Lição 8 - Recompensado por Interpretar um Sonho
3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Texto Bíblico: Gênesis 41.1-45.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que todo o bem que realizamos para o próximo tem uma recompensa. Foi isso que aconteceu na vida de José que, mesmo sendo injustiçado mais uma vez, não deixou de fazer o bem para o próximo. Depois de muito tempo na prisão, José já poderia ter enfraquecido na fé e deixado o seu caráter se deteriorar, tornando-se uma pessoa amarga e pessimista. Mas Deus tem seus propósitos e sabia que poderia contar com José. As lutas que o servo de Deus passou não eram para torná-lo uma má pessoa, e sim para aperfeiçoá-lo e foi o que aconteceu.
A primeira lição que podemos observar foi o comportamento de José. Ele não se deixou levar pelas mais uma vez pelas circunstâncias. A Bíblia relata que nos episódios em que José foi injustiçado a benignidade de Deus estava com seu servo (Gn 39.3, 23). Deus não abandonou José e a prova disso é o fato de que ele teve êxito na casa de seu senhor Potifare também na prisão. O futuro de José era promissor. Ele não deixou se contaminar pelos males da vida e não se tornou uma pessoa ruim. Mais uma vez o bom comportamento do servo de Deus fez a diferença.
Em segundo lugar é importante ressaltar que aquelas adversidades serviram para aperfeiçoar o caráter de José. Na Bíblia de estudo Pentecostal (CPAD, p. 95) encontramos uma abordagem sobre o assunto:
José mantinha a sua fé em Deus, mesmo quando estava confinado no cárcere, sem motivo, durante pelo menos dois anos. Suas interpretações dos sonhos de Faraó, por revelações do Espírito de Deus, resultaram na oportunidade para sua libertação imediata e ato contínuo, na sua ascendência à posição de autoridade. Essa narrativa salienta que, embora Deus não seja a causa de tudo que acontece (Gn 39.7-23). Ele pode usar até circunstâncias adversas para fazer cumprir a sua vontade, visando ao nosso bem, segundo os seus propósitos (cf. Rm 8.28).
É importante destacar para seus alunos que as adversidades devem contribuir para o nosso aprendizado. Aprender lidar com as injustiças é uma lição que os pais não estão acostumados a ensinar para os filhos. Pelo contrário, muitos pais ensinam os filhos a serem mimados e a receberem tudo com facilidade, mas a vida mostrará que as grandes conquistas não são fáceis de serem alcançadas e, por isso, seus alunos precisam aprender a serem fortes. Aproveite e converse com seus alunos sobre esta necessidade e conte-lhes a sua experiência, juntamente com o testemunho de José e mostre que com esforço e confiança em Deus é possível vencer e alcançar as promessas de Deus para nossas vidas.
Tenha uma boa aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário