sábado, 5 de setembro de 2020

Lição 08 - 3º Trimestre 2020 - O Livro Achado no Templo - Primários.

Lição 8 – O Livro Achado no Templo


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial 
Objetivo: Explicar que na Bíblia encontramos a vontade de Deus.
Frase do Dia: A vontade de Deus está escrita na Bíblia.
Memória em ação:Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó Deus! Guarda a tua lei no meu coração.” (Salmos 40.8) 
Querido (a) professor (a), no próximo domingo vamos falar sobre as Escrituras Sagradas e sua importância tanto no passado como também no presente e futuro. Incentive sempre aos seus Primários a trazerem suas bíblias, as lerem em aula e também quando estiverem em suas casas. 
A cada texto áureo, peça que uma criança leia o versículo em sua Bíblia para a classe. Estimule esse contato com a Palavra, bem como o prazer em falar dela aos amiguinhos. Você pode promover dinâmicas com recompensas simples, por exemplo, solicitar um dever de casa: que decorem ao longo da semana o “Memória em Ação” da próxima aula e quem o acertar no domingo seguinte seja premiado. 
Sabemos que em cada região do país e até mesmo fora dele – aonde pela graça de Deus nosso material alcança – há uma realidade distinta, tanto cultural como econômica e, portanto, as crianças também estão em níveis diferentes de desenvolvimento e leitura. Por isso, procure conhecer bem as peculiaridades da sua classe e ir adaptando cada dica e orientação ao contexto em que seus primários estão inseridos. Se mais avançados na leitura, cobre um pouco mais, instigue-os além, se com dificuldades, adapte o exercício, leia e peça que ele apenas acompanhe e complete lendo uma ou outra palavra, etc. O importante é incluir e motivar a todos cognitivamente e em especial no conhecimento da Palavra de Deus.
Para ilustrar a história de hoje, antes da aula começar e qualquer aluno chegar esconda uma Bíblia. Você pode colocá-la dentro de uma caixa similar a um baú de tesouro (como o molde abaixo).  
molde
Após a introdução da lição, contando mais acerca do “menino rei”, diga que na sala também há um tesouro escondido e peça um voluntário por vez para tentar encontrar. Cada um poderá checar apenas em 1 lugar, errando o palpite cederá a chance ao próximo. Para tornar um pouco mais desafiador, dependendo da realidade de sua sala de aula, tal brincadeira poderá ser feita com a criança de olhos vedados seguindo as instruções de outra voluntária ou de todas as demais, tudo, claro, sob sua proteção. 
Quando encontrarem o baú, pergunte sobre que tesouro acham ter ali dentro. Em seguida, abra e explique porque a Palavra de Deus é um grande e valioso tesouro e o quanto ela pode mudar o mundo para melhor quando encontrada e praticada. Prossiga contando a história de hoje, todas as maravilhas que encontrar este tesouro fez na época do reinado de Josias. 
Ao final da aula, ore com as crianças para que nunca deixemos que se perca em nossos corações e prática de vida o tesouro que é a Palavra de Deus.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário