quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lição 10 - 2º Trimestre 2017 - A Dimensão Presente e Futura do Reino - Juvenis.

Lição 10

A dimensão presente e futura do Reino
2° Trimestre de 2017
capajuvenis
ESBOÇO DA LIÇÃO1. QUAL É A NATUREZA DO REINO DE DEUS?2. O REINO DE DEUS NO TEMPO PRESENTE
3. O REINO DE DEUS NO TEMPO FUTURO
4. A IGREJA, UMA EXPRESSÃO ATUAL DO REINO DE DEUS!
OBJETIVOSCaracterizar a natureza do Reino de Deus;
Apresentar as dimensões presentes e futuras do Reino;
Apontar o papel da Igreja no Reino de Deus.

Querido professor, ao longo de todo este trimestre temos estudado sobre o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo. E, especificamente nesta próxima lição, nos aprofundaremos nas suas implicações terrenas, momento presente, assim como em suas dimensões futuras, na Eternidade.
Em uma sociedade de tanto imediatismo e materialismo, seus juvenis podem ter a tendência a considerar mais o “aqui e agora”, ignorando muitas vezes o porvir. Por isso, será importante debater e ampliar a visão sobre estes pontos marcantes acerca do Reino; a forma como ele já foi estabelecido por Cristo, evidenciando-se no “agora” (Mt 4.17), mas com a promessa de que se completará no futuro eterno (2 Pe 1.10,11; Dn 2.44). Reflita com eles nestas passagens apresentadas, assim como nas seguintes: Mt 6.33; Lc 9.59-62; 17.20,21; Rm 14.17. Deixe que se expressem livremente sobre o que compreenderam acerca delas.
[...] Em geral, a palavra “reino” denota a ideia de um domínio, uma região física ou espacial, incluindo o povo e a terra sobre os quais um rei exerce autoridade. Esse sentido também se aplica às palavras usadas para “reino” no Antigo e no Novo Testamentos.

[...] Faz-se necessário um comentário geral sobre uma expressão que é específica do Evangelho de Mateus. O ponto de interesse é o uso que ele faz da expressão “Reino dos céus” em passagens em que Marcos ou Lucas, em seus relatos, referem-se ao “Reino de Deus” (por exemplo, Mt 13.31; Mc 4.30; Lc 13.18).
[...] É incerto o motivo por que o Evangelho de Mateus menciona “o Reino dos céus” de forma rotineira, o que não acontece nas outras narrativas. É provável que Jesus usasse as duas expressões, mas Lucas e Marcos simplesmente escolheram usar, de forma consistente, a expressão “Reino de Deus” por ser menos ambígua para leitores gentios que a expressão mais judaica “Reino dos céus”. Fica claro, a partir de passagens como 19.23,24, em que Jesus diz aos discípulos: “é difícil entrar um rico no Reino dos céus. [...] é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus”, que Mateus considera as duas expressões praticamente como sinônimas.
De forma distinta de muitas passagens do Antigo Testamento que se referem ao Reino de Deus como uma realidade presente, as referências no Evangelho de Mateus têm em vista, em geral, um reino ainda futuro ou a entrada no reino que ainda está no futuro. De qualquer modo, a passagem 12.28, em que Jesus afirma o seguinte a respeito de sua atividade de expulsar demônios: “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus”, refere-se ao Reino como uma realidade presente (ZUCK, R. B. Teologia do Novo Testamento. 1.ed., RJ: CPAD, 2008, pp.36,38).
Não podemos desconsiderar a tamanha necessidade, ou mesmo urgência, da manifestação do Reino de Deus aqui na terra. A Igreja, coletiva e individualmente, está aqui justamente para isso ― manifestar, em palavras e ações, o Reino de Cristo a este mundo caótico. Contudo, como o próprio apóstolo Paulo disse: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co 15.19). Há muito mais, pois as “coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam” (1 Co 2.9).
O Senhor lhe abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário