quinta-feira, 8 de junho de 2017

Lição 11 - 2º Trimestre 2017 - Usando a Minha Influência - Adolescentes.

Lição 11

Usando a Minha Influência
2° Trimestre de 2017
capaadolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:ÓRFÃ E EXILADA DE SEU POVO
UMA JOVEM DIFERENTE NOMEADA RAINHA
UMA RAINHA QUE SOUBE USAR SUA INFLUÊNCIA
O GRANDE JEJUM
VOCÊ TAMBÉM PODE
OBJETIVOSRefletir sobre o comportamento cristão perante o mundo;
Fazer com que os alunos pensem sobre o seu chamado e desejem descobri-lo;
Mostrar a responsabilidade de influenciar pessoas em seu convívio social.
Prezados professores,

A lição desta semana tem como tema central discutir a importância de o adolescente cristão perceber e identificar o tipo de influência que recebe do meio social em que ele vive. Ela está estruturada em cinco tópicos. O primeiro destaca a situação familiar de Ester, sem pai e mãe, e ainda exilada de seu povo.

O segundo aborda o fato da jovem Ester ser diferente das outras moças daquele lugar e mesmo assim ser nomeada rainha, já que seus padrões eram diferentes dos daquela nação. O terceiro tópico apresenta Ester já como rainha e fazendo uso da sua influência para ajudar o seu povo. O quarto tópico salienta o grande jejum que a rainha conclamou para todo o povo judeu participar a fim de pedir a ajuda divina para mudar os planos maléficos que estavam sendo arquitetados para prejudicar os judeus, principalmente Mardoqueu, o primo que criou e cuidou de Ester. E, finalmente, o quinto tópico estimula o adolescente a também influenciar sua geração e os outros ao seu redor.

Esta lição deve, principalmente, levar o adolescente a entender que estamos no mundo para influenciá-lo e não ser influenciado por ele. Quando o servo de Deus está em uma posição de destaque, todos miram nele porque sabem que Deus está com ele, e por isso esperam ser abençoados através daquela pessoa. Por isso, estimule seus alunos a não se envergonharem de serem verdadeiros servos de Deus e ainda influenciarem todos ao seu redor, porque isso que Deus espera deles e as pessoas estão sedentas de serem abençoadas e tocadas por aqueles que podem influenciar positivamente a sociedade.

Vivemos hoje uma grande degradação moral na política, em que as leis estão sendo feitas para corromper o homem de diversas formas. Instigue seus alunos a identificarem as doutrinações ideológicas antibíblicas (na escola ou na sociedade) e refutarem-nas através do conhecimento bíblico e pelo poder e pela autoridade que Deus nos dá. Assim como Ester, usou sua coragem para mudar o destino do seu povo e abençoá-lo, faça uma oração com a turma pedindo pela autoridade divina neste tempo difícil.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Redatora do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário