quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Classes Juvenis 15-17 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2012
O que a bíblia fala sobre o futuro da igreja
  • Lição 11- Juízo Final

    Texto Bíblico: Apocalipse 20.11-15 

    Após esse juízo, a humanidade inteira entrará na eternidade, permanecendo os homens na situação determinada pelo modo como cada um viveu diante de Deus nesse mundo. Para que todas as coisas sejam feitas às claras, e para que não possam existir dúvidas, serão todos chamados a comparecer diante do Trono Branco, para ouvirem pessoalmente da boca do grande Juiz a palavra decisiva.

    Os sepulcros se abrirão, e os mortos ressuscitarão. Assim como os corpos mortos dos santos foram ressuscitados na vinda de Jesus (1Ts 4.16-18), também ressuscitarão os ímpios que morreram em seus pecados (At 24.15; Jo 5.29). Enquanto viviam na terra, serviram ao pecado (Rm 6.13,16,19,21).

    Agora esses ímpios ressuscitarão em um corpo imperecível, mas carregado de pecado. Também os corpos dos salvos, que morreram durante o Milênio, ressuscitarão nesse momento. Mas estes sim, com um corpo de glória. O Hades deu aos mortos que nele havia (Ap 20.13). Os espíritos dos ímpios estão no Hades, aguardando a ressurreição para condenação. Diante da convocação de Jesus, o Supremo Juiz, esses espíritos deixarão o Hades para se unirem aos seus corpos ressuscitados, em uma ressurreição para vergonha e desprezo eternos (Dn 12.2). Suas consciências estarão recordando todos os males que praticaram enquanto viviam na terra. Todos os ímpios que morreram, do princípio da criação até o final do Milênio, ressuscitarão naquele dia, e todos comparecerão diante do Trono Branco.

    A sentença será totalmente justa, feita de acordo com o que tiver escrito nos livros de Deus acerca dos homens. Nada se fará ao acaso. Nenhum julgamento será coletivo: todos comparecerão individualmente diante do trono, e todos serão julgados segundo a situação espiritual de cada um.

    Bibliografia:

    BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. P.430-432;Rio de Janeiro: CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário