quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lição 4 - 3º Trimestre 2014 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2014
Vivendo em família

Lição 04 – Mas eu nasci assim.

Texto bíblico: Gênesis 25.19-34; Gálatas 5.16-26



Personalidade é conjunto de atributos e qualidades físicas, intelectuais e morais que caracterizam o indivíduo. Os principais elementos formadores da personalidade são a hereditariedade e o meio ambiente. Hereditariedade são os fatores herdados, isto é, a natureza humana transmitida pelos pais.

Esses fatores hereditários nascem com o indivíduo e afetam e agem no mesmo  através:
 
Do sistema nervoso

Do sistema endócrino (as glândulas de secreção interna);

Dos demais órgãos internos.
 
Esses fatores influem no psiquismo da pessoa, determinando o seu biótipo, isto é, sua constituição física, seu temperamento e influindo no, seu caráter. Eles passam de geração a geração e afetam o aprendizado de várias maneiras.
 
A. Componentes da Personalidade
 
1. Biótipo ou constituição. É o aspecto físico-morfológico do indivíduo.
 
2. Temperamento. É o aspecto fisiológico-endócrino do indivíduo. Noutras palavras, é a característica dinâmica da personalidade. Fazem parte dele os impulsos ou instintos, que sãos as força motrizes da personalidade. Os instintos são congênitos; implantados na criatura para capacitá-la a fazer instintivamente o que for necessário, independente de reflexão e para manter e preservar a vida natural. “Se no início de sua vida, o bebê não tivesse certos instintos, não poderia sobreviver, mesmo com o melhor cuidado paterno médico”. Dr. Leander Keyser.
 
Esses instintos saíram perfeitos das mãos do Criador, mas o pecado que veio pela queda os perverteu e os transtornou.
 
Os afetos agem sobre o temperamento. É do temperamento que depende a maneira de reagirmos face aos fatos e circunstâncias da vida e ambientes.
 
3.Caráter. É o aspecto subjetivo da personalidade. O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a vontade própria e conduta. É a “marca” da pessoa subjetivamente.
 
4. O “eu”. É a pessoa consciente de si mesma. É o aspecto espiritual da personalidade. É ele o centro de gravitação, estrutura e equilíbrio de toda a vida psicológica.
 
Dos mais importantes aspectos ou componentes da personalidade são o caráter  e o temperamento, os quais passamos a destacar.
 
Caráter
 
É um componente da personalidade.

É adquirido, não herdado.
 
Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, e o estado sócio-econômico.
 
Pode ser mudado, mas ... não é fácil!

Jesus pode mudar milagrosamente o caráter (2 Co 5.17) e continuar mudando-o, à medida que nos rendemos a Ele ( Rm 12.2; Fp 1.6). Jesus pode salvar (Hb 7.25), e esta salvação abrange espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23).
 
Temperamento

É um estado orgânico neuropsíquico.

É inato, e capaz de desenvolver-se.

É influenciado pelo sistema nervoso, glândulas de secreção interna, hereditariedade, constituição física.

Pode ser controlado. O Espírito Santo pode e quer controlar o temperamento do crente (Rm 8.6,13; Gl 5.22).

Não pode ser mudado.
 
(Texto extraído do livro Manual da
Escola Dominical, pp. 222-224. CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário