terça-feira, 10 de maio de 2016

Lição 7 - 2º Trimestre 2016 - O Papel da Esposa na Família - Jovens.

Lição 07

O papel da esposa na família
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - PRECEDENTES HISTÓRICOS
II - A BRILHANTE ADJUTORA
III - CRIADA PARA GERAR
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOA mulher foi criada por Deus em igualdade com o homem. O fato de Adão ter sido criado primeiro não o tornou mais importante que Eva, pois não há distinção de relevância entre os gêneros. Homem e mulher são engrenagens de um mecanismo extraordinário chamado família. São como arco e flecha, chave e fechadura, agulha e linha... Um sem o outro perde-se o sentido, a razão de ser. Na família, porém, enquanto cônjuges, Deus os hierarquizou. A esposa foi posta um lugar inferior, ocupando o honroso "número dois". Ela não será a líder do marido, porém auxiliando-o, em submissão, desempenhará a importante tarefa de edificar a sua casa... De modo contrário, poderá destruir sua família com as suas próprias mãos (Pv 14.1).
I - PRECEDENTES HISTÓRICOS 
Ao analisar a história da Queda, vê-se claramente que a raiz de todo o problema decorreu do esquecimento do padrão divino para a família. Eva, em total insubmissão ao seu marido, foi a um lugar perigoso, fez amizade com "alguém" sagaz (1) e decidiu, por si só, comer do fruto proibido. Sua autossuficiência em relação a Adão apresentou-se trágica, como sói acontecer (2). Deus tinha colocado Eva em uma equipe com Adão para que ambos pudessem tomar as decisões juntos, com prévio acerto, entretanto a mais antiga ancestral dos humanos, calcada em elementos eminentemente emocionais (3), agiu independentemente e, após, convenceu seu marido a fazer o mesmo.
II - A BRILHANTE ADJUTORA
Deus nunca perde, nunca abdica de Seus planos. Ele sempre mantém o plano A. Plano B é coisa de fracassado. Foi assim também, mesmo após o episódio funesto do Éden. O primeiro casal fracassou, mas Deus manteve o Seu planejamento para a humanidade. A mulher, embora desatendendo a ordem divina de submissão ao marido e à palavra de Deus, continuou sendo uma peça importante na na história da salvação. Ela produziria a Semente (Cristo) que feriria a cabeça da serpente (1). Igualmente a mulher exerceria um papel preponderante na família, ao lado de seu marido (2), construindo um lar em que Deus pudesse se manifestar e, por fim, levando seus filhos (3) à presença de Deus, como aconteceu com a avó e a mãe de Timóteo (2Tm 1.4,5), as quais ensinaram as sagradas letras a um menino que tinha tudo para enveredar pelo paganismo, por causa da influência de seu pai descrente. A abnegação daquelas duas mulheres transformou Timóteo em um gigante da fé cristã, um baluarte no ministério do apóstolo Paulo.
III - CRIADA PARA GERAR
A ciência jamais conseguirá produzir vida. Isso é monopólio divino, o qual, na humanidade, foi delegado às mulheres. Esse dom especial, inaudito, coloca o gênero feminino em destaque (1), embora na hierarquia familiar, como dito, esteja em inferioridade. O Senhor Deus sempre faz compensações. Esse presente do Senhor ficou ainda mais destacado quando o profeta Isaías proclamou: “(...) eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Is 7.14). A Semente da Salvação derivaria de uma aliança entre Deus e a mulher. Que grande privilégio.
Maria, ao receber a proposta angelical, concordou prontamente ser a mãe do Salvador, mesmo com o risco de morrer apedrejada. Maria acreditou no plano de Deus! Um projeto que tinha tudo para dar errado, mas, mesmo assim, ela vislumbrou, pela fé, que dias melhores viriam (3). É assim que Deus, ainda hoje, faz com as mulheres submissas. O Senhor incute-lhes sentimentos quanto ao futuro, - sonhos, que nada mais são que desejos divinos. Isso aconteceu com mulheres como Raquel, Acsa, Rute, Ana e tantas outras do passado, como com mulheres submissas desta geração.
CONCLUSÃO
O papel feminino na família, estabelecido por Deus, nada tem a ver com o que a sociedade pós-moderna propaga; o cristianismo apresenta um projeto de viver na família que pode ser considerado "politicamente incorreto", mas que, por milênios, tem dado certo e produzido inigualáveis resultados sociais, para a Glória de Deus.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário