quarta-feira, 4 de maio de 2016

Lição 6 - 2º Trimestre 2016 - O Papel do Marido na Família - Jovens.

Lição 06

O papel do marido na família
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI – HIERARQUIZAÇÃO NA FAMÍLIA
II - A ARTE DA LIDERANÇA
III - CONTRASTES DE LIDERANÇAS
CONCLUSÃO

INTRODUÇÃODeus criou o homem e a mulher em pé de igualdade, não estabelecendo superioridade entre eles. Prova disso é que o Senhor extraiu a matéria prima para fazer Eva do corpo de Adão. Ou seja, ambos são da mesma substância, feitos com o mesmo primor pelas mãos do Criador. As distinções inatas apenas caracterizam os propósitos divinos para cada gênero. 
No âmbito da Santa Trindade, por exemplo, embora não haja graus de importância entre as Pessoas, mesmo assim existe organização hierárquica: o Filho é submisso ao Pai, em amor. Da mesma forma, a esposa deve ser submissa ao marido, em amor, e esse deve a liderar, porque se numa equipe não houver hierarquia, não haverá ordem e sem isso não pode existir crescimento.
I - HIERARQUIZAÇÃO NA FAMÍLIA 
Deus estabeleceu o marido como líder no âmbito da família (1). Essa decisão divina pode ser atestada ao longo da história da humanidade, tanto nas famílias, quanto nas sociedades, pois foram os homens quem inauguraram e estabeleceram as civilizações. As guerras, os grandes empreendimentos do passado, foram lastreados na força do homem, pois esse papel de liderança lhe é afeto desde o Éden, trazendo inúmeros benefícios ao mundo (2).
A partir, porém, da década de 1960, o movimento feminista radical tentou desconstruir a ideia do homem como líder de seu lar (3). O efeito foi devastador sobre aquela geração, produzindo mulheres, no fim da vida, cheias de frustrações. Hoje, o feminismo radical ou ortodoxo praticamente se desfez, pela total ineficiência empírica dos seus postulados.
II - A ARTE DA LIDERANÇAA liderança do marido no lar deve ser ampla, tanto no aspecto social, quanto no espiritual (1). E deve envolver toda a família: esposa (2) e filhos (3). Deus constituiu o homem como sacerdote do lar, assim também como protetor e mantenedor da família, fazendo-o, por isso, um líder servil. Os grandes homens de Deus, como Abraão, souberam conduzir sua esposa e filhos pelo caminho do Senhor. Essa liderança, porém, não diz respeito somente ao comando da família, como mencionado, mas sobretudo ao serviço: cuidar, prover, instruir... Trata-se de uma liderança que busca o interesse da esposa e filhos em primeiro lugar. 
III - CONTRASTES DE LIDERANÇAS
Na Bíblia, despontam inúmeras lideranças ineficazes no lar (1). Homens que não souberam levar seus entes queridos à presença de Deus. Dentre eles destaca-se o poderoso rei Davi, homem segundo o coração de Deus, mas que perdeu sua família para o mundo. Seus filhos não se amavam, suas esposas litigavam de lados opostos, e o futuro da família real foi lamentável. Houve abundante derramamento de sangue.
Por outro lado, a Bíblia narra extraordinários exemplos de pais que fizeram de seus filhos como "flechas nas mãos do valente". Homens que andaram como seus filhos pela estrada da vida e lhe legaram ricas experiências com Deus. Alguns desses pais, a Bíblia sequer registra seus nomes, mas isso não importa. O que vale a pena mencionar é que seus filhos, pela excelentes preparação no lar, ainda muito jovens, fizeram grandes diferença em sua geração, e foram decisivos para a implementação do plano do Senhor na história dos mundo.
Dentre esses, mister ressaltar os pais de Daniel, Misael, Azarias e Ananias. Seus pais conseguiram incutir em sua descendência o desejo em ser fiel ao Senhor. E os seus filhos cumpriram o papel de arautos de Deus no palácio do rei da Babilônia, sendo decisivos para os destinos de muitos povos. Glória a Deus pela liderança eficaz exercida por pais que conhecem ao Senhor!
CONCLUSÃOA liderança do marido no lar é uma grande benção para toda a família. Não se trata de sexismo, mas de discernimento social e espiritual. As pessoas que não conhecem a Deus, certamente, questionarão a necessidade do marido ser o cabeça do casal, porém a Bíblia registra essa escolha divina. E, por isso, não podemos esquecer esse importante preceito.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário