terça-feira, 7 de junho de 2016

Lição 11 - 2º Trimestre 2016 - A Família Segundo o Coração de Deus - Jovens.

Lição 11

A família segundo o coração de Deus
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - UMA FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
II - UMA FAMÍLIA FRACASSADA
CONCLUSÃO
O padrão moral das famílias, nos dias hodiernos, está sendo fortemente alterado pelos novos paradigmas estabelecidos pela sociedade pós-moderna. No continente europeu, berço de muitos avivamentos cristãos, por exemplo, a esmagadora maioria das famílias não cultiva mais a espiritualidade bíblica, com consequências desastrosas. Se, no passado, sem a influência das ideias contemporâneas, era difícil manter o padrão moral de Deus nas famílias, como mostra claramente a Bíblia, como achar uma família segundo o coração de Deus nestes dias? Esta resposta será estudada nesta lição, porém, decerto, como Davi foi um homem segundo o coração de Deus, também existem famílias que vivem em conformidade com a vontade do Senhor.
I - UMA FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Existe família perfeita (1)? Eis uma pergunta aparentemente difícil para muitos, os quais consideram o termo perfeição como sendo sinônimo de impecabilidade, ausência de erro... porém não se trata disso neste caso. Quando Deus exortou Abraão a ser perfeito (Gn 17.1), e quando Jesus repetiu o mesmo mandamento no sermão da montanha (Mt 5.48), não estavam determinando que seus ouvintes nunca mais pecassem, pois o Senhor sabia ser isso impossível (1 Jo 1.8). Deus, nos dois momentos, estava determinando que seus filhos se submetessem completamente a Ele e, assim, refletiriam a imagem do Senhor (2 Co 3.18), mas não seriam necessariamente iguais ao Senhor. É como ensinava um sábio do passado: as pessoas que se colocam nas mãos de Deus "serão perfeitos como ele é perfeito - perfeitos em amor, em sabedoria, em alegria, em beleza e em imortalidade".
Estes são, exatamente, os predicados de uma família segundo o coração de Deus. O jovem cristão, destarte, deve almejar isso para sua vida... Uma família perfeita em amor, em sabedoria, em alegria, em beleza e em imortalidade... Mister lembrar que só se chega até onde a visão alcança. Se o rapaz ou a moça não tiver projetos de vida excepcionais, calcados na perfeição de Deus, dificilmente obterá resultados familiares exuberantes.? Quem está escondido em Deus deve planejar construir um lar verdadeiramente feliz (2). Não deve se contentar com menos. O maior interessado nisso tudo é o próprio Senhor.
Existe, entretanto, um grande paradoxo: viver para Deus, mas não levar a família aos pés do Senhor (3). Quanta frustração devem ter suportado os sacerdotes Arão e Eli, por perderem filhos precocemente por causa da desobediência filial. Os referidos sacerdotes souberam conduzir muitos à presença do Senhor, mas sofreram uma grande tristeza ao verem seus queridos filhos castigados drasticamente por Deus. Que os jovens, ao construírem novos lares, elejam como prioridade máxima que todo o lar esteja no centro da vontade de Deus, não acontecendo, assim, a maior contradição da vida cristã. ?
II - UMA FAMÍLIA FRACASSADA 
É possível decidir qual tipo de semente vai ser semeada no solo, porém em relação à colheita não existe opção: será o produto daquilo que foi plantado, muitas vezes mais. Assim aconteceu com o Rei Davi (1). Ele, um homem segundo o coração de Deus, tomou várias decisões equivocadas, acarretando funestas consequências, tanto na seara política, quanto pessoal e espiritual.?
No que tange aos relacionamentos (2), Davi nunca soube se posicionar corretamente. Sempre teve atitudes egoístas, principalmente em relação aos filhos, ora desprezando, ou sendo indiferente, ou relegando ao esquecimento.... Davi deixou um péssimo exemplo, que deve ser evitado.? E isso acarretou um triste fim para a família de Davi (3). Quando se observa o que aconteceu com os descendentes de um dos rei mais piedosos de Israel, é possível enxergar o perigo do descuido com os familiares. Paulo ensina que aquele que não cuida bem das pessoas de sua família, negou a fé e se tornou pior que um infiel (1 Tm 5.8).
CONCLUSÃO
O desafio de ter uma família segundo o coração de Deus deve mover a todos em busca da excelência, em todos os aspectos. O Senhor deve ter o primeiro lugar em todo o momento, nas decisões mais simples, e nas mais complexas. Não se pode esquecer do culto domésticos, dos momentos de lazer, de diálogo, de estar juntos, dentre outras coisas, para que o amor posso fluir descontraidamente, alegremente, fortalecendo os laços de fidelidade a Deus e ao próximo.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário