sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Lição 10 - 4º Trimestre 2017 - Saul Tem Inveja de Davi - Primários.

Primários

Lição 10

                                 Saul Tem Inveja de Davi
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que o aluno compreenda que Deus não aprova a inveja.
PONTO CENTRAL: A inveja nos afasta de Deus e das pessoas.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus [...].” (Tt 3.3)
     Querido (a) professor (a), na próxima aula ensinaremos nossos alunos contra um grande mal, mundialmente considerado como um dos sete pecados capitais: a inveja. A palavra “capital” vem do latim caput, que tem o significado de “líder”, “chefe”. Isto é, refere-se a um pecado que encabeça, se desdobra em muitos outros.

     De fato, podemos observar claramente em diferentes histórias trágicas relatadas nas Sagradas Escrituras os imensos abismos originados por este “carro-chefe” chamado inveja. Este sentimento tão negado, mas ainda assim inerente a todo e qualquer ser humano. Porque a nossa natureza pecaminosa é invejosa. Não a toa, Deus colocou entre os 10 mandamentos o “não cobiçarás” coisa alguma de teu próximo (Êx 20.17). O alerta a vigilância é para TODOS, mas poucos admitem que precisam dele. E está justamente aí o perigo. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia” (1Co 10.12).

     Em uma interessante palestra sobre o tema, um professor perguntou à platéia: “Quem aqui sente inveja?”, praticamente ninguém levantou a mão. Em seguida, fez outra indagação: “Quem aqui é invejado por alguém?”, praticamente todos levantaram as mãos. Assim ele ilustrou o seu argumento do quanto temos facilidade de enxergar a inveja do outro, mas não as nossas. E assim a inveja gera outros pecados: a mentira, auto-engano, soberba, etc. Por isso, desde já, é crucial ensinar nossas crianças a examinarem a si mesmas e serem honestas para com Deus, que é longânimo e está sempre pronto a perdoar um coração sincero e arrependido (Sl 51.17).

     A começar por você, professor, confesse-se diante do Altíssimo. E lembre-se que o melhor antídoto contra este mal, ao qual todos nós estamos sujeitos, é um coração cheio de genuína gratidão. Por isso, traga a memórias as inúmeras bênçãos que o Senhor tem derramado sobre você e alegre-se também pelas bênçãos na vida de seus irmãos. “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” (Tg 3.16). Vemos esta constatação exatamente através da história da nossa próxima lição, que mostra o quanto o Rei Saul se destruiu, à medida que, sem perceber, mais e mais invejava e desejava a destruição de Davi.

     Propomos que após a história contada, você bata um papo com sua classe sobre estas verdades aqui mencionadas. Para isto, sugerimos que antes da aula começar, você espalhe alguns versículos sobre o tema pela sala. Para dar início a este bate-papo, peça que as crianças os procurem. Para você saber quantos são, numere os papéis. Cada aluno ficará apenas com um e quando todos forem encontrados, sente-os em círculo e peça que os leia, um por vez, à medida que você os pergunte o que entenderam e converse com eles sobre cada um.

     Em seguida, estimule-os a confessarem as vezes que agiram com inveja em oração, pedindo perdão ao Senhor, para que seus corações sejam limpos deste mal e não fiquem como o do rei Saul, que até mesmo adoeceu por causa da inveja.

     Segue algumas sugestões de versículos para a dinâmica sugerida:

“Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Êx 20.17).

“ [...] a inveja destrói o tolo” (Jó 5.2).

“Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional” (Sl 73.21-22).

“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos” (Pv 14.30).

“O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?” (Pv 27.4).

“Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros” (Gl 5.26).

“Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas, quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” ( Tt 3.3-6).

“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” (Tg 3.16).

“Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência” (1 Pe 2.1).

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário