quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Lição 12 - 4º Trimestre 2017 - Davi Traz a Arca à Jerusalém - Primários.

Primários

Lição 12

                                 Davi Traz a Arca à Jerusalém
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que os alunos compreendam que devemos ser obedientes.

PONTO CENTRAL: A obediência agrada a Deus.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (Jo 14.15).
     Querido (a) professor (a), estamos nos aproximando do fim de mais um trimestre, o último do ano. Que tal nesta aula propor um amigo oculto entre as crianças?! Ao recebê-las, pergunte aos responsáveis se eles autorizam a participação de seus pequeninos nesta singela brincadeira, que tem grande significado relacional. O custo pode ser simbólico, compra em uma lojinha popular próxima, de acordo com a realidade da comunidade de sua igreja local. O objetivo principal não é material ou financeiro, mas emocional.

    Você também pode solicitar que os pais cooperem com um pratinho de salgado ou doce e refrigerante para a festinha de final de ano da turma. Organize como achar melhor. Mas frise a importância da celebração do encerramento de mais um ciclo para os primários. Faça o sorteio entre os participantes, e se possível compre alguns itens unissex para o caso de novos alunos e visitantes comparecerem na próxima aula, tais como: Massinha de modelar, caixa de lápis de cera, Revistinha de colorir, Potinho de bolha de sabão, estalinho, etc.

   Por meio desta próxima lição, você ministrará aos primários sobre obediência, as consequentes bênçãos advindas dela, bem como o seu oposto. O contexto se passa na nobre tentativa de Davi de trazer de volta a Arca da Aliança. Algumas dúvidas podem surgir quanto à boa intenção do rei, assim como a de Uzá ao segurar a Arca para impedi-la de cair. Esteja preparada para responder a esses possíveis questionamentos das crianças com franqueza, na linguagem delas e o que não souber, seja honesta, proponha uma pesquisa de casa para que descubram juntos. Esta lição de humildade e honestidade é muito mais importante do que aparentar saber todas as respostas.

A Arca de Deus representava o tesouro nacional de Israel e era, geralmente, conservada no Tabernáculo. Quando ela retornou a Israel após um breve período no território filisteu (1 Sm 4.1; 7.2), foi guardada na casa de Abinadabe durante 20 anos. Davi entendeu como Deus abençoara esse israelita. E desejou trazer a Arca para Jerusalém, a fim de assegurar as bênçãos de Deus sobre toda a nação; (Para maiores informações sobre a Arca, veja a Êx 37.1 e Js 3.2-4).

6.6,7 – Uzá apenas tentava proteger a Arca. Portanto, seria justa a ira de Deus contra ele? De acordo com Números 4.5-15, ela somente poderia ser transportada pelos levitas, que para isso deveriam empregar as devidas varas e nunca tocá-la diretamente. De acordo com a lei hebraica, tocá-la representava um grande pecado (Nm 4.15) e a atitude de Deus estava dirigida contra Davi e Uzá. O rei colocou a Arca em uma carroça, seguindo o exemplo dos filisteus (1 Sm 6.7,8), e não as ordens do Senhor. Uzá, embora sincero em seu desejo de proteger a Arca, teve que enfrentar as consequências da desobediência, ao tocá-la. Além disso, ele provavelmente nem era levita. Quando Davi procurou reatar a comunhão de Israel com Deus, a nação foi dramaticamente lembrada pelo Senhor de que até mesmo o entusiasmo deve ser acompanhado pela obediência às suas leis. Na próxima vez que o rei tentou levar a Arca para Jerusalém, tomou todo cuidado para conduzi-la corretamente (1 Cr 15.1-15).

Davi contristou-se porque um homem tão bem intencionado fora morto e seus planos para um feliz retorno da Arca foram frustrados (6.8). Sabia, sem dúvida, que a culpa era sua por ter transportado a Arca sem o mesmo cuidado. Após ter se acalmado, colocou-a temporariamente em um abrigo enquanto esperava que Deus lhe permitisse levá-la a Jerusalém. Isso também lhe deu algum tempo para planejar a melhor maneira de transportá-la. O fato de Deus ter abençoado a casa de Obede-Edom era um sinal para Davi de que poderia tentar novamente conduzi-la a Jerusalém. (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.426)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!     
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário