segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Lição 12 - 3º Trimestre 2018 - O Mestre Fez Promessas - Pré Adolescentes.

Lição 12 - O Mestre fez Promessas

 3º Trimestre de 2018
Texto bíblico: João 16.5-7,13-20,23.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que Deus fez promessas importantes para a sua igreja. Ele é fiel para cumpri-las e os seus servos devem aguardar o cumprimento de tais promessas com boas expectativas. Não há nada que Deus tenha prometido aos seus servos que Ele tenha deixado de cumprir (cf. 1 Ts 5.24). Mesmo quando as circunstâncias não eram favoráveis o Senhor usou as adversidades para moldar o caráter e a fé do seu povo. Embora pareça que Deus demore em cumprir suas promessas, na verdade, Ele já tem um tempo determinado para o cumprimento de todas as coisas. Isso não significa que todas as promessas feitas por Deus estejam atreladas aos sonhos e desejos do coração humano. Apesar das promessas despertarem a atenção da igreja para uma vida vitoriosa e abençoada, boa parte delas dizem respeito à missão de pregar o evangelho do reino de Deus aos que estão perdidos e à Segunda Vinda do Senhor para buscar a Igreja. Infelizmente, a igreja tem compreendido mal os planos e as promessas de Deus para o seu povo. Na lição de hoje, seus alunos aprenderão que há promessas especiais para o crescimento saudável do Corpo de Cristo.
A. Deus é fiel em cumprir suas promessas. A fidelidade de Deus sempre foi questionada em várias ocasiões. Todavia, o Senhor sempre velou pelo cumprimento da sua palavra. Foi assim durante a saída do povo de Israel do Egito até a entrada na Terra Prometida (Êx 3.6-12; 14.15-31). O Senhor também cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias a respeito do cativeiro de Judá (Jr 1.11-16). Assim, também, em muitas outras ocasiões Deus permaneceu fiel ao seu povo, ainda que os israelitas não tenham se mostrado fiéis ao Senhor. Até mesmo a iniciativa de trazer o povo ao arrependimento foi obra do Espírito Santo (Jr 31.1-4). E, como não poderia deixar de ser, a promessa da Vinda do Messias se cumpriu no tempo determinado por Deus. Jesus veio a este mundo em forma humana para cumprir a vontade do Pai: morrer na cruz por nossos pecados (Is 52.13—53.12).
B. As promessas de Deus em contraste com os anseios humanos. É comum ouvirmos algumas pessoas afirmarem que Deus tem promessas para realizar na vida de seus servos. Na maioria das vezes, essas afirmativas concentram as promessas de Deus somente em bênçãos e vitórias. Entretanto, as promessas de Deus, em sua maior parte, estão vinculadas aos propósitos divinos no tocante à missão evangelizadora da igreja neste mundo (cf. 1 Pe 2.9,10). A vontade de Deus é que todos compreendam em que consiste a salvação concedida: mediante a fé em Jesus Cristo (cf. 1 Tm 2.3-5). Além do cumprimento do “IDE” para alcançar os perdidos, a promessa de Deus também diz respeito à Segunda Vinda de Cristo, anunciada pelo próprio Jesus e por seus apóstolos durante o período da igreja primitiva (cf. Jo 14.1-3; At 2.14-36).
C. O Espírito Santo — a maior promessa. Vale ressaltar que de todas as promessas que o Senhor tem para o seu povo, há uma que é terminante para que todas as outras se tornem realidade: o revestimento do Espírito Santo. Os discípulos de Cristo viveram a mesma expectativa durante o tempo em que aguardavam o revestimento de poder do Alto, anunciado por Jesus (cf. Lc 24.49; At 1.4,5). Além do curso intensivo que vivenciaram durante os três anos do ministério de nosso Senhor, os discípulos tiveram de esperar mais alguns dias para ver a promessa se cumprir. Então no dia de Pentecostes a promessa se cumpriu e todos os discípulos que estavam reunidos no mesmo lugar foram cheios do Espírito Santo (cf. At 2.1-4). Esta mesma promessa está disponível para a igreja nos dias atuais. Todos os que pedirem a Deus esta graça, receberão o revestimento de poder a fim de que estejam capacitados para exercerem o chamado de Deus.
Pergunte aos alunos se eles já ouviram a respeito das promessas que Deus tem reservado para cada um deles. Explique que as promessas de Deus estão ligadas aos propósitos do Reino Celestial. Mostre que mais importante do que receber as bênçãos e vitórias materiais desta vida são as promessas de Deus para a vida eterna, como a salvação em Cristo e o galardão pelo serviço prestado em sua obra (cf. Cl 3.23,24; 1 Pe 5.4).
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário