sábado, 22 de setembro de 2018

Lição 13 - 3º Trimestre 2018 - A Mensagem Pentecostal - Adolescentes.

Lição 13 - A Mensagem Pentecostal

3º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
JESUS SALVA
JESUS CURA
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO
JESUS BREVE VOLTARÁ
OBJETIVOS
Expor a estrutura da Mensagem Pentecostal;
Pontuar que Jesus salva e cura;
Mostrar que Jesus batiza no Espírito Santo e breve voltará.
Para aprofundar mais o primeiro tópico da presente lição, Jesus Salva, sugerimos a leitura do seguinte texto:

O PROCESSO DA SALVAÇÃO
Marcelo Oliveira de Oliveira
Nesta lição, veremos o que Deus faz na vida da pessoa que se arrependeu dos pecados e creu no Senhor Jesus: Justifica, Regenera e Santifica.
Justificação
De condenados, absolvidos; de culpados, declarados inocentes. Mediante a quitação da penalidade integral do pecado por Cristo Jesus, o nosso Senhor, segundo a sua própria justiça, Deus nos declarou justificados. Esse termo refere-se à nossa mudança de situação diante de Deus. É o ato pelo qual o Altíssimo declara os pecadores outrora acusados, culpados e condenados, agora livres e absolvidos com base na definitiva e satisfatória obra salvífica de Jesus Cristo operada na cruz. É uma das maravilhosas doutrinas da Salvação que precisa ser pregada, afirmada e reafirmada nos púlpitos e nas classes de Escola Dominical das igrejas locais.
Regeneração
O teólogo pentecostal Daniel Pecota diz que a Regeneração “é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito e no nosso caráter moral”. Após o arrependimento e a fé, Deus nos regenera por intermédio do seu Espírito Santo. É o milagre da criação de uma nova natureza interior. É ação do Espírito semelhante ao que profetizou o profeta Ezequiel: “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 11.19). Uma doutrina urgente que deve ser pregada e ensinada. Uma das verdades que os pentecostais sempre enfatizaram é a “mudança de vida” como prova da verdadeira conversão em Cristo. Isso passa obrigatoriamente pelo milagre da Regeneração que leva-nos à santificação.
Santificação
O teólogo pentecostal Timothy P. Jenney, no capítulo “O Espírito Santo e a Santificação”, da obra Teologia Sistemática: Perspectiva Pentecostal, editada pela CPAD, diz que “os escritores do Novo Testamento empregam tão frequentemente a expressão ‘Espírito Santo’ por reconhecerem a relevância do Espírito para a santificação do mundo” (p.406). Nesse sentido, podemos conceituar “santificação” como “o processo mediante o qual Deus está purificando o mundo e seus habitantes”. É uma obra continuada a partir da regeneração, numa perspectiva instantânea, pois aplica à vida do crente a obra feita por Jesus; e progressiva, pois a operação do Espírito é permanente. Uma doutrina que deve ser vivida hoje!
(Texto extraído da revista Ensinador Cristão, editora CPAD, 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário