sábado, 22 de setembro de 2018

Lição 13 - 3º Trimestre 2018 - A Crucificação e Ressurreição de Cristo - Pré Adolescentes.

Lição 13 - A Crucificação e Ressurreição de Cristo

3º Trimestre de 2018
Texto bíblico: João 19.16-18; 20.11-18.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos estão convidados a conhecer um pouco mais a respeito do amor de Deus. Talvez eles já tenham se perguntado o que teria levado o Criador a entregar o seu Filho Amado para morrer na cruz do Calvário em favor dos pecadores. O interessante do amor de Deus, diferentemente do amor humano, é que ele não é oferecido oportunamente como se Deus esperasse alguma coisa em troca do seu amor. Antes, o amor de Deus é permanente e Ele o manifestou simplesmente pelo fato de ter afeição pela sua criação. Deus nos convence do erro e nos conduz ao arrependimento somente pelo seu amor, não porque somos obrigados (cf. 2 Co 5.14). Isso não significa que estejamos isentos da decisão de submeter-nos à vontade do Criador. Todavia, o seu amor é a única razão pela qual o Senhor nos oferece a oportunidade de receber a salvação e ter uma nova vida de comunhão com Ele (cf. Jo 3.16). A lição de hoje chama a atenção para a ação do Espírito Santo em nossos corações à medida que nos abrimos para o amor de Deus. Esta é uma oportunidade de levar seus alunos a refletir que Deus almeja operar em cada coração pelo seu Espírito Santo, trazendo arrependimento, quebrantamento e intimidade com Ele.
Deus manifesta um amor muito especial pelo pecador e não o vê de forma desprezível, mesmo em sua pior condição de pecado. O seu amor tem um propósito muito especial que transpassa as necessidades básicas da humanidade. Deus deseja resgatá-la de sua triste condição de pecado e restaurá-la para uma nova vida de santidade. Ele amou de tal maneira, de um modo especial! Na Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1575), encontramos o seguinte comentário:
João 3.16 revela o coração e o propósito de Deus para com a humanidade.
(1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, isto é, ‘o mundo’ (cf. 1 Tm 2.4).
(2) Deus ‘deu’ seu Filho como oferenda na cruz por nossos pecados. Não foi algo que Ele foi obrigado a fazer (1 Jo 4.10; Rm 8.32).
(3) Crer (gr. pisteuo) inclui três elementos principais: (a) plena convicção de que Cristo é o Filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador; (b) comunhão com Cristo pela nossa auto submissão, dedicação e obediência a Ele (cf. 15.1-10; ver 14.21; Jo 15.4); (c) plena confiança em Cristo de que Ele é capaz e também quer conduzir o crente à salvação final e à comunhão com Deus no céu.
(4) ‘Perecer’ é a quase sempre esquecida palavra em 3.16. Ela não se refere à morte física, mas à pavorosa realidade do castigo eterno no inferno (Mt 10.28).
(5) ‘Vida Eterna’ é a dádiva que Deus outorga ao homem quando este nasce de novo. ‘Eterna’ expressa não somente a perpetuidade da nova vida, mas também a qualidade desta vida, como a de Deus; uma vida que liberta o homem do poder do pecado e de Satanás, e que o afasta daquilo que é puramente terreno para que ele conheça a Deus (cf. 8.34-36; 17.3).
Deus manifestou tamanha graça para com os pecadores, e esta graça está disponível mediante a fé. O apóstolo Paulo ensina na Carta aos romanos que a fé vem pelo ouvir, pelo ouvir da Palavra de Deus (cf. Rm 10.17). Esta ação ocorre por meio da operação do Espírito Santo em cada coração. Somente Ele tem o poder de convencer o ser humano do erro, mostrar-lhe a nova direção a seguir e o caminho de volta à comunhão com o Pai (cf. Jo 14.6; 16.8-11). Mediante a fé, é possível aproximar-se de Deus e manter a intimidade com Ele. 
Aproveite a temática da aula de hoje e converse com seus alunos a respeito do amor de Deus pelos pecadores. Mostre que, em nossa lógica humana, talvez não compreendemos ou não concordamos com a forma como Deus trata com aqueles que não são merecedores da sua graça. Entretanto, vale ressaltar que essa maneira de Deus lidar com a humanidade é fruto do seu imensurável amor. Converse com seus alunos e permita que expressem o que pensam sobre o assunto.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário