sábado, 16 de março de 2019

Lição 11 - 1º Trimestre 2019 - O Louvor de Davi - Juvenis.

Lição 11 - O louvor de Davi 

1º Trimestre de 2019
“Livrou-me do meu possante inimigo e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu”(2 Sm 22.18).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. DAVI: UM “RESUMÃO”
2. UM CORAÇÃO GRATO E HUMILDE
3. APRENDENDO COM DAVI
4. UM CORAÇÃO REDIMIDO
OBJETIVOS
Destacar que Davi enfrentou diversas situações de perigo ao longo da vida;
Expor que Davi reconheceu sua dependência de Deus e que era grato a Ele;
Incentivar os alunos a serem sempre gratos a Deus.
Querido (a) professor (a), dando prosseguimento ao tema do nosso trimestre “Louvor e Adoração” não poderíamos deixar de nos aprofundar na história e exemplo de vida de um dos maiores adoradores que já passou pela terra – Davi: o caçula, o pastorzinho de ovelhas, o bravo guerreiro, o profeta, o sacerdote, o rei, mas, sobretudo, o adorador.
Temos muito a aprender com aquele que é citado no Antigo e em o Novo Testamento como o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14; At 13.22).. Além de tão grande honra, Deus o concedeu uma ainda maior: a aliança que o tornou uma peça chave no plano de salvação da humanidade. Se a partir de Abraão, o Senhor começou a formar o povo de onde viria o Messias e com Moisés a trazer a Lei para este povo enquanto aguardam a Cristo, foi a Davi quem Ele escolheu para construir a estirpe real do Salvador Ungido.
 Agora, pois, assim dirás ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o chefe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí teus inimigos diante de ti, e fiz para ti um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra. [...] a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. (2 Samuel 7. 8-17)
Havendo tempo hábil, peça que a classe leia silenciosamente as referências das Sagradas Escrituras expostas no quadro e em seguida responda com suas palavras por que eles acham que Davi recebeu tamanha honra da parte do Senhor e foi considerado por Ele como um homem segundo o seu coração.
Após as colocações dos que desejarem opinar, peça que, em uma folha em branco, todos façam duas colunas. Uma escrevendo que qualidades de Davi eles já possuem e quais eles gostariam de ter ou aperfeiçoar para serem servos mais agradáveis ao coração do Senhor.
Antes desta atividade, exponha em um quadro ou em cartaz destacado na sala, o trecho abaixo da revista “Lições Bíblicas de Jovens e Adultos” da CPAD, chamada “Davi – As vitórias e as derrotas de um homem de Deus” (2009) e finalize a aula com o apelo da sessão “Aplicação Pessoal” e uma oração.
Davi era um homem segundo o coração de Deus, pelas seguintes razões:
(a) cria em Deus desde a sua juventude (17.34,37);
(b) buscava diligente e continuamente a face de Deus e o seu conselho, dependendo inteiramente dEle (23.2,4; 30.8; 2 Sm 2.1; 5.19,23);
(c) adorava a Deus com a totalidade do seu ser e instruía a nação inteira de Israel a fazer o mesmo (1 Cr 15;16);
(d) reconhecia humildemente que Deus era o verdadeiro Rei de Israel e que ele mesmo não passava de um representante dEle (2 Sm 5.12);
e (e) na sua conduta pública obedecia ao Senhor e cumpria a sua vontade de modo geral (cf. At 13.22). 
APLICAÇÃO PESSOAL
Você deseja que Deus faça em sua vida o mesmo que fez com Davi? Se a sua resposta for afirmativa, coloque-se no altar do Espírito Santo; apresente sua vida Àquele que a todos transforma segundo a imagem de Cristo. Davi, o homem segundo o coração de Deus, não era perfeito. Já é do seu conhecimento que este personagem, como servo de Deus, soldado, pai e rei, teve muitas falhas e erros, mas colocou sua vida inteiramente nas mãos de Deus. Ele não usou máscaras ou disfarces. Você tem se colocado por inteiro no altar do Senhor?
Davi conhecia ao Senhor e sabia que Ele era poderoso para livrar e transformar o homem pecador. Davi conhecia ao Senhor de modo pessoal, pois andava em sua presença. Conhecia ao Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle. Você conhece ao Senhor pessoalmente? Mantém um relacionamento diário com Ele? O fato de conhecer ao Senhor pessoalmente fez a diferença na vida do filho de Jessé. Para ser um homem ou mulher segundo o coração de Deus, se faz necessário conhecê-Lo e viver inteiramente com Ele, obedecendo-Lhe em tudo. Que o Altíssimo continue a derramar ricas bênçãos sobre sua vida e família. Confie nEle e viva para a glória do Deus Pai, Aquele que também o ungiu para uma grande obra.

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário