Lição 6 - Alegrias e Felicidades
1º Trimestre de 2021
Texto Bíblico: Filipenses 4.4-13
Destaque: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Fp 4.4)
Objetivos
Definir o que é alegria;
Mostrar que a alegria cristã não deve estar baseada em circunstância;
Enfatizar o contentamento como forma de triunfo sobre todas as coisas.
Querido professor (a),
A Paz do Senhor Jesus!
Nesta semana vamos estudar com os adolescentes um tema muito importante: o segredo da felicidade. Na carta paulina aos filipenses, o apóstolo destaca que o contentamento é um caminho de satisfação pessoal e triunfo sobre as dificuldades da vida.
Após a ministração do conteúdo da revista, sugerimos a seguinte reflexão para o encerramento da aula:
A ALEGRIA
Os crentes podem sentir profundo contentamento, serenidade e paz não importa o queaconteça. Essa alegria vem de conhecer a Cristo e de depender da força que vem dEle, e nãoda nossa.
A alegria não vem de circunstâncias externas, mas do nosso interior. Como cristãos nãodevemos confiar naquilo que temos ou que experimentamos para sentir alegria, mas no Cristoque habita em nós. A alegria do Cristão é maior do que suas provações.
[Então, proponha aos alunos as seguintes perguntas e crie um ambiente seguro para que elescompartilhem seus pensamentos à vontade.]
1. Com base nas circunstâncias da vida de Paulo e no conteúdo da carta aos Filipenses,como você pensa que o apóstolo descreveria essa alegria?
2. Como um cristão pode encontrar alegria em circunstâncias aparentemente infelizes?
3. Se um amigo cristão lhe perguntasse “Como posso encontrar alegria no Senhor se avida parece ser tão injusta”, o que você me diria?
4. Como você pode encontrar alegria em Jesus durante esta semana?
Através dessa conversa informal, você poderá avaliar a eficácia do aprendizado dos conceitos essenciais desta lição. Finalize reforçando os princípios ensinados.
Deus lhe abençoe!
Flavianne Vaz
Editora Responsável pela Revista Adolescentes Vencedores da CPAD
Fonte: Bíblia do Estudante de Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1365.
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