sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Lição 08 - 1º Trimestre 2021 - Comprometidos com a Palavra de Deus - Adultos.

 

Lição 8 - Comprometidos com a Palavra de Deus 

1º Trimestre de 2021

ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – A AUTORIDADE DA BÍBLIA
II – ZELO PELA DOUTRINA
III – CUIDADO QUANTO AOS MODISMOS
CONCLUSÃO

OBJETIVO GERAL
Demonstrar o nosso compromisso com a Palavra de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Afirmar a autoridade da Bíblia;
II – Mostrar o zelo pela boa doutrina;
III – Pontuar os cuidados quanto ao modismos.

PONTO CENTRAL
Amamos a Palavra de Deus e somos comprometidos com ela.

Estimado(a) professor(a), nós somos apegados à Palavra e buscamos a orientação do Espírito Santo para nos ajudar na interpretação das Escrituras porque Ele é o divino autor da revelação de Deus à humanidade. Os profetas e os apóstolos, os instrumentos humanos, “falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21). Foi claramente afirmado que os profetas do Antigo Testamento recebiam a Palavra do Senhor por meio do seu Espírito (Zc 7.12; Ez 2.2; Ne 9.30). Uma comparação de Atos 28.25 com Isaías 6.9,10 ensina que o Espírito Santo é a Pessoa especial da Trindade que entregou a revelação de Deus em palavras. O Espírito de Deus é aquEle que inspirou as Escrituras, isto é, ensinou as palavras (1 Co 2.12,13), de modo que elas fossem precisas, infalíveis e repletas de autoridade. O Senhor Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para ensinar aos seus apóstolos todas as coisas, e trazer à lembrança tudo o que Ele lhes havia dito (Jo 14.26). (Trecho extraído e adaptado do Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 684)

Por este motivo, estimule seus alunos a buscarem o Espírito Santo para ajuda-los na compreensão das Sagradas Escrituras a fim de evitarem os modismos que cercam nossas igrejas. Vejamos o que o comentarista da lição, pastor Esequias Soares, discorre sobre O Cuidado quanto aos Modismos

“O significado literal de ‘modismo’, segundo os dicionários da língua portuguesa, é o que está na moda, e, dependendo do contexto, é aquilo ‘que tem caráter efêmero, passageiro’. É nesse contexto o nosso cuidado, os nossos pais tiveram e devemos manter a mesma vigilância doutrinária. Esses modismos são provenientes de várias fontes: erros de interpretação de textos bíblicos, experiências pessoais e revelações de origem estranha. Trata-se de distorção doutrinária que está muito em voga na mídia evangélica e nos últimos anos vem recebendo aceitação de muitos líderes desavisados. 

Vários modismos pentecostais têm chegado ao país, como se fossem avivamentos bíblicos genuínos. É assim que se houve falar de doutrinas e práticas religiosas estranhas como sendo o avivamento esperado. Os principais modismos já saíram de moda e outros até já desapareceram. Os mais conhecidos são o mapeamento espiritual, a maldição hereditária, a ideia de ‘crentes endemoninhados’.12 Outro modismo que já está fora de moda é o ‘cair no poder’, chamado ‘sopro santo’. Muita gente se reunia nas igrejas e em grandes concentrações já predispostas para “cair no poder”, com alguém para segurar na hora de cair para trás. Às vezes, o pregador soprava ou jogava o paletó para o plenário e com isso muitos dos presentes caíam para trás. Tivemos que lidar com esse abuso por um bom tempo. 

O dente de ouro eram obturações de ouro que supostamente aconteciam durante os cultos mediante a pregação e a ministração de alguém com uma ‘unção específica’. Muitos iam para esses cultos previamente programados com lanternas e espelhos, e se via muita gente de boca escancarada, e outros com lanternas e espelhos procurando obturações de ouro. Tal modismo já desapareceu. A ‘unção do riso’ foi outra inovação, mas não durou muito tempo, é conhecida também como a ‘bênção de Toronto, gargalhada sagrada ou unção de Isaque’. As pessoas se reuniam nos cultos e começavam a dar gargalhas: ‘As manifestações relacionadas com este movimento incluem gargalhadas, cair no Espírito, passar tempo no carpete (to do carpet time) e emitir sons produzidos por animais tais como urrar como leão e latir como cachorro’.13 O movimento G-12 com a regressão psicológica também foi moda. Onde estão agora todos esses modismos? Alguns desapareceram, outros vão se reinventando para não dizer, desaparecendo. 

Ser comprometido com a Palavra é ir além da comunicação do evangelho, mas também batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos: ‘Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos’ (Jd 3). Assim, o nosso cuidado com a doutrina deve ir além do combate aos modismos e também servir para defender a nossa fé das seitas e heresias, refutar os erros que se opõem aos ensinos bíblicos e persuadir os contradizentes para que eles se convertam ao evangelho. Devemos fazer o melhor para Deus.”


12 Esses três modismos da alegada “Batalha Espiritual”: o mapeamento espiritual, a maldição hereditária, a ideia de crentes endemoninhados, foram estudados na lição 1 do 1º. trimestre de 2019 e o assunto foi ampliado no livro que acompanhou o trimestre: SOARES, Esequias & SOARES, Daniele. Batalha Espiritual – O Povo de Deus e a Guerra Contra as Potestades do Mal. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 13-26.

13 ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise – Decadência Doutrinária na Igreja Brasileira. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1995, p. 79. Este livro apresenta um estudo amplo sobre a maioria dos modismos apresentada no presente capítulo com suas práticas abusivas e suas respectivas respostas bíblicas.


Texto extraído da obra “O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo”.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Verônica Araujo
Setor de Educação Cristã 

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário