quinta-feira, 11 de junho de 2015

Lição 11 - 2º Trimestre 2015 - A Última Ceia. Adultos.

Lição 11

A Última Ceia
2º Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbaINTRODUÇÃO
I – ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ÚLTIMA CEIA

II – A CELEBRAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA

III – OS ELEMENTOS DA ÚLTIMA CEIA

CONCLUSÃO

“A SANTA CEIA, UM MOMENTO MUITO ESPECIAL” (LUCAS 22.17-20)
Na aula desta semana, aprenderemos acerca do significado da ceia instituída pelo Senhor. A Santa Ceia é um momento muito especial em que trazemos a memória, o ato vicário de Cristo sobre a cruz do Calvário por amor às nossas vidas. Por esta razão, devemos ser gratos a Deus, pois Cristo se tornou a causa da nossa salvação, e não somente nossa, mas também de todos quantos recebem a fé e obedecem ao evangelho.
Daí a importância da ceia instituída por Cristo três dias que antecedia a Páscoa judaica. Ele mesmo tomando o cálice declarou: “Tomai-o e reparti-o entre vós, porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus. E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22.17-20).

Desse modo, deve haver a consciência de que este momento não pode ser realizado de qualquer maneira e, por isso, os que participam não devem fazê-lo indignamente (cf 1 Co 11.27). Deve haver uma profunda reflexão em nosso coração a respeito de nossa prática cristã. Será que estamos obedecendo a Palavra de Deus de maneira devida ou há rebeldia em nosso coração? “Examine-se o homem a si mesmo” (v. 28). Portanto, caro professor, apresente aos seus alunos, a importância do momento da santa ceia para a vida cristã. Boa aula!
I. A importância da Santa Ceia.
A Santa Ceia é uma importante ordenança que Cristo deixou aos seus discípulos. A nossa salvação deve ser lembrada com amor e gratidão a Deus, pois éramos pecadores perdidos e destituídos da glória de Deus (cf. Rm 3.23), mas agora, fomos alcançados por sua maravilhosa graça, pelo alto preço que Cristo pagou em nosso lugar, na cruz do Calvário (Cl 2.13,14).

Por este motivo, é muito importante que celebremos a ceia como o marco da libertação do pecado para uma vida graciosa na presença de Deus e em comunhão com Ele. A Bíblia de Estudo Pentecostal discorre a respeito da importância da santa ceia: “A Ceia do Senhor é descrita em quatro trechos bíblicos: Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.15-20; 1 Co 11.23-32. Sua importância relaciona-se com o passado, o presente e o futuro.

(1) Sua importância no passado. (a) É um memorial (gr. anamnesis; vv. 24-26; Lc 22.19) da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através da Ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida. A morte de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos abstermos de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22). (b) É um ato de ação de graças (gr. eucharistia) pelas bênçãos e salvação de Deus, proveniente do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós (v. 24; Mt 26.27,28; Mc 14.23; Lc 22.19).

(2) Sua importância no presente. (a) A Ceia do Senhor é um ato de comunhão (gr. Koinonia) com Cristo e de participação nos benefícios de sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo (10.16,17). Nessa ceia com o Senhor ressurreto, Ele, como o anfitrião, faz-se presente de modo especial (cf. Mt 18-20; Lc 24.35). (b) É o reconhecimento e a proclamação da Nova Aliança (gr. Kaine diatheke) mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e o nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer leais, de resistir o pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo (v. 25; Mt 26.28; Mc 14.28; Lc 22.20).

(3) Sua importância no futuro. (a) A Ceia do Senhor é um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor (Mt 8.11; 22.1-14; Mc 14.25; Lc 13.29; 22.17,18,30). (b) Antevê a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo (v. 26) e encerra a oração: ‘Venha o teu Reino’ (Mt 6.10; cf. Ap 22.20). Na Ceia do Senhor, toda essa importância acima mencionada, só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à sua vontade”. (CPAD, 1195, p. 1753).

II. Não devemos tomar do cálice indignamente.
Tendo em vista que a celebração da ceia possui um significado tão especial para nós, devemos observar de que maneira estamos participando desse momento. A Palavra de Deus exorta aos que participam do cálice do Senhor, que não devem participar de forma indigna (cf. 1 Co 11.27,28).

A Ceia do Senhor deve ser encarada como um momento de renovação espiritual e não de remorso. Qualquer espírito indiferente seja de autocomiseração, ou até mesmo em outro extremo, de egocentrismo e irreverência deve ser rejeitado. Na verdade, o que deve haver, é uma profunda reflexão com relação a nossa prática cristã, visto que é nossa responsabilidade não somente professar o evangelho, como também praticá-lo de bom grado.

Laurence O. Richards, em o Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, discorre a respeito deste fato da seguinte maneira: “Algumas pessoas da igreja estão participando da Ceia ‘indignamente’, como mostram os versículos de 1 Co 11.27-34. Aqui a falha é a maneira indigna (v. 27) de participar. O problema não é a forma da celebração, mas a atitude do celebrante. Aqueles que se aproximam com soberba, ignorando pecados não confessados, se arriscam a desagradar a Deus, podendo vir a sofrer enfermidades e até mesmo a morte física. A Ceia do Senhor reverencia um sacrifício feito para nos libertar do grilhão do pecado. Não podemos participar dignamente, se estivermos chafurdando (corrompendo) alegremente na presas do pecado e, dessa forma, negando o propósito da morte de Cristo” (CPAD, 2012, p. 357).

Por esta razão, devemos aproveitar este momento para buscarmos fortalecimento e intimidade com Deus, a fim de que possamos crescer espiritualmente e evitar o pecado.
Considerações finais
Em vista do que temos aprendido, a ceia do Senhor deve ser um momento tratado com carinho e reverencia por cada crente. A fé que temos na morte de Cristo não deve ser lembrada com tristeza, e sim com alegria, pois Ele mesmo se tornou a razão da nossa redenção e salvação (cf. Hb 5.9).

Ao apresentar o cálice e o pão, Cristo inaugura um Novo Testamento que tem a marca do seu sangue, derramado por nós (Lc 22.17-20). Por este motivo, nosso coração deve anelar por uma prática de vida cristã de profunda comunhão e intimidade com Deus, pois os que negligenciam tal oportunidade, somente cumprem um formalismo e estão distantes de conhecerem as virtudes do Reino dos Céus e da graça divina.

Portanto, que possamos refletir, acerca da importância que este memorial tem para nossa vida cristã e buscarmos uma real renovação espiritual intensa, tanto em nossa mente como em nosso caráter diante de Deus (cf. Rm 12.1,2).

Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações CPAD.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Lição 10 - 2º Trimestre 2015 - Jesus e o Dinheiro - Adultos.

Lição 10

Jesus e o Dinheiro
2º Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbaINTRODUÇÃO
I – O DINHEIRO, BENS E POSSES NAS PERSPECTIVAS SECULAR E CRISTÃ

II – DINHEIRO, BENS E POSSES NO JUDAÍSMO DO TEMPO DE JESUS

III – DINHEIRO, BENS E POSSES NOS ENSINOS DE JESUS

CONCLUSÃO

“A VIDA, UM BEM MAIOR QUE AS RIQUEZAS” (LUCAS 12.15)
Na aula desta semana, aprenderemos a respeito do uso devido do dinheiro. As Escrituras não condenam a aquisição honesta de riquezas, e, sim, o amor a elas dispensado.
Nesta perspectiva, veremos de que forma o secularismo e o materialismo estão presentes até mesmo no meio cristão. Embora essa seja uma triste realidade, importa que saibamos que a vida é o maior bem que podemos ter e cuidar. O próprio Deus, apesar de ser o dono e Criador de todas as coisas, considera o ser humano como a maior riqueza de toda a sua criação. Ele se preocupa com o que somos, e não com o que temos.

As riquezas e a inquietação pelos bens materiais não devem dominar o coração dos que servem a Deus. Por mais que seja necessário adquirirmos bens nesta vida, eles não devem assumir o lugar de honra e adoração que pertencem somente ao nosso Criador. Não é o dinheiro em si, e sim o amor desenfreado pelo dinheiro, a raiz de todos os males (1 Tm 6.10).

Portanto, caro professor, enfatize aos seus alunos a respeito da mordomia cristã. Reflita com a classe que devemos cuidar, sim, de todas as coisas que o Senhor nos dispensou, sabendo que somos apenas administradores de bens que não nos pertencem. Tenha uma ótima aula!
I. Deus se preocupa com o que somos e não com o que temos.
Em nossos dias, tem predominado na mente das pessoas, um secularismo tal, qual nunca ouve em toda a história da humanidade. São pessoas que vivem em uma sociedade onde os valores da Palavra de Deus já não fazem a menor diferença. Exercer uma religiosidade já não é mais tão interessante, afinal de contas, “Deus está em meu coração”, é o que muitos dizem.

Os que seguem por este caminho, encontram aconchego no bem estar material, e acreditam que uma boa condição financeira é suficiente para suprir todas as necessidades desta vida. No entanto, isso é um engano e pura vaidade, pois a natureza humana é composta de matéria, mas também possui caráter espiritual, cujo autor e Criador é Deus e a esta necessidade, somente Ele pode inteirar.

Diante disso, a maior preocupação que encontramos além da predominância do secularismo e do materialismo em nossa sociedade, é quando tais práticas adentram o espaço da igreja. Quando falamos espaço da igreja, não nos referimos somente ao espaço físico, mas quando estas práticas tornam-se parte da concepção de vida cristã, em que se aprende a ter fé em Deus, baseada na prosperidade material e na busca incessante pelo suprimento das necessidades materiais e emocionais.

Contudo, este é um perigo que tem rondado as igrejas, de modo que muitos já não veem a necessidade de se cultivar uma vida espiritual santa e obediente a Deus de maneira que o Senhor seja honrado e respeitado em primazia. Mas, para Deus, o maior bem não consiste nos bens que temos a oferecer, e sim na qualidade de um coração que adore a Deus em espírito e em verdade (cf. Jo 4.23,24).

II. As riquezas não devem ocupar o lugar de Deus.
Em face disso, Jesus ensinou a respeito de não andarmos ansiosos pelos cuidados desta vida. No evangelho de Mateus, no capítulo 6, versículos 19 a 34, nosso mestre salienta a respeito da preocupação humana pelos bens materiais em contraste com o bem maior que é a eternidade.

Há um a preocupação incessante no coração do homem pelo seu bem estar presente e também futuro. Por esta razão, ele se inclina a trabalhar e a ajuntar tesouros nesta vida, a ponto de se tornar um escravo do dinheiro de modo que lhe obedece em tudo o que ele exigir para que a vida humana tenha dignidade (cf. Rm 6.16; 1 Tm 6.10).

Em contraste, Jesus afirma: “Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Laurence O. Richards discorre deste texto da seguinte maneira: “Nós sabemos o que significa servir a Deus. Mas como pode uma pessoa servir ao Dinheiro? A palavra grega para ‘servir’, douleuein, enfatiza a sujeição da vontade. Ela tem a mesma raiz que a palavra ‘escravo’. Podemos parafrasear este versículo do seguinte modo: ‘Ninguém pode ser escravo do dinheiro e ainda servir a Deus’.

Jesus está afirmando uma profunda verdade espiritual e psicológica. Podemos ser capazes de compartimentar nossos pensamentos, de modo que o trabalho, o lar, a diversão e a igreja sejam mantidos separadamente. No fundo, no entanto, elas serão um valor que orienta a maneira como cada escolha é avaliada. Para alguns, este valor é a popularidade, e tais pessoas farão qualquer coisa para obter a aprovação da multidão. Para muitos, o valor básico é a riqueza, e cada escolha é, em última análise, avaliada pelo resultado econômico final. Jesus nos diz que o valor orientador do reino é a vontade de Deus, e Deus deve ter prioridade em nossas vidas. Se não decidirmos servir a Deus, e fazer com que agradar a Ele seja a coisa mais importante de nossas vidas, certamente seremos escravizados a alguma coisa que não tem nenhum valor. Somente o serviço a Deus é que traz as riquezas eternas” (Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. 32,33).

Sendo assim, os que são motivados pelo amor ao dinheiro, farão o que for preciso para consegui-lo, mesmo se for necessário abrir mão dos valores da Palavra de Deus. Todavia, por maiores que sejam as nossas necessidades materiais, elas nunca serão mais importantes que a nossa devoção a Deus.
Considerações finais
Concluímos que, embora tenhamos por necessário, adquirirmos bens deste mundo para nossa subsistência, devemos usufruir dele como se nada dele tivéssemos (cf. 1 Co 7.30,31).

O secularismo e o materialismo têm invadido o meio cristão, ditando uma nova maneira de viver, totalmente inadequada aos padrões bíblicos. Embora seja essa a realidade de muitos, contudo não deve ser a nossa. Sabemos que temos um Deus que supre todas as nossas necessidades em glória (Fp 4.19). Nosso Deus ama a humanidade e nos considera como primícias de todas as suas criaturas (cf. Tg 1.18). Ele nos considera pela qualidade do que somos para Ele, e não por aquilo que provém de nossas mãos.

Desse modo, as riquezas e os bens materiais não devem dominar o coração dos que servem a Deus, pois somente ao Senhor pertence a honra e a glória. O dinheiro até pode ser um recurso passível de ser utilizado, porém não deve ser o alvo da nossa devoção. Os bens que o Senhor nos dispensa, faz de nós, simplesmente administradores do seu Reino e deveremos prestar contas ao nosso Deus de todas as coisas que fazemos com as suas propriedades (Rm 14.10). Que possamos prestar uma excelente mordomia ao nosso Senhor, pois certamente Ele nos recompensará (2 Co 5.10).
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações CPAD.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Lição 9 - 2º Trimestre 2015 - As Limitações dos Discípulos. Adultos.

Lição 9

 As Limitações dos Discípulos
2º Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbaINTRODUÇÃO
I – LIDANDO COM A DÚVIDA

II – LIDANDO COM A PRIMAZIA E O EXCLUSIVISMO

III – LIDANDO COM A AVAREZA

CONCLUSÃO

“A AUTORIDADE ESPIRITUAL DO DISCÍPULO DE CRISTO” (MATEUS 20.25-28)
Nesta semana, estudaremos concernente ao comportamento dos discípulos de Jesus em relação aos seus ensinamentos. Veremos que a autoridade espiritual que Cristo concedeu aos seus discípulos está em contraste com os rudimentos deste mundo (Mt 20.25-28).
Jesus ensinou que os príncipes dos gentios dominam sobre eles com autoridade, mas não seria esta a maneira adequada com que os discípulos deveriam exercer a autoridade no Reino de Deus. Antes, a autoridade dos discípulos seria a espiritual, vinda do Alto, corroborada de poder e unção para que exercessem o ministério divino. Para isso, a humildade e a predisposição em servir seriam indispensáveis (1 Pe 5.1-3).

Além do mais, os que seguem as pisadas de Cristo, devem consagrar suas vidas no altar de Deus, a fim de que possam exercer o ministério divino com poder e autoridade. Uma vida de oração e obediência à Palavra de Deus é imprescindível para o crescimento e bom efeito da obra de Deus.

Caro professor, enfatize aos seus alunos que temos a responsabilidade de fazer a obra que Cristo nos outorgou com excelência e, para isso, devemos buscar ser humildes e ter uma vida consagrada a Deus. Visto que o Senhor deseja realizar muitas maravilhas por nosso intermédio, à medida que nos colocamos no altar de Deus.
I. A autoridade espiritual e a primazia terrena.
Em face disso, o ensinamento de Cristo contrasta com a concepção mundana a respeito do exercício da autoridade. No mundo, os que exercem autoridade, possuem as propriedades materiais e os meios de produção. Estes dominam literalmente sobre os que servem e não possuem recursos próprios para produzir. Dessa forma, há uma hierarquia que, por natureza, rege a ordem pública e organiza a sociedade em si, e conduz o funcionamento do mundo em que vivemos.

Nesse contexto, Cristo chama os seus discípulos para que sejam “Sal da terra” e “Luz do mundo”, dizendo-lhes como deveria ser a autoridade deles neste mundo: “Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal” (cf. Mt 20.26). Jesus concede aos seus discípulos uma lição de humildade, seguida de uma predisposição em servir que deve ser intrínseca daqueles que querem fazer parte do Reino e exercer autoridade nele.

O evangelho de Cristo não traz promessas de poder e status aos que aderem a fé. Os que querem alcançar posições mais altas a fim de exercer autoridade e domínio sobre as pessoas, certamente, estão equivocados com relação à proposta do Reino de Deus. De outro modo, devem dedicar suas vidas em favor de ajudar o próximo e trabalhar para o crescimento e edificação espiritual da Igreja de Cristo (cf. Jo 13.34; Cl 3.14; 1 Jo 3.14). Tais características são indispensáveis para o exercício do ministério divino.

II. Consagração a Deus para o exercício do ministério.
Semelhantemente, outro aspecto indiscutivelmente essencial para a vida cristã é a consagração a Deus. Os que seguem a Cristo e almejam por fazer a obra de Deus, devem consagrar suas vidas no altar do Senhor. A orientação divina aos seus servos da Igreja Primitiva consistia em que não realizassem a obra de qualquer maneira (cf. Fp 3.17; 1 Ts 1.6; 1 Tm 4.6,12-16).

Consagrar-se aqui, significa dedicar-se a Deus. O Senhor exorta a que nos purifiquemos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (2 Co 7.1). O Dicionário Vine classifica o termo “aperfeiçoar (gr. epiteleo) como um processo em andamento” (CPAD, 2009, p. 406). A consagração a Deus deve ser algo contínuo na vida do cristão. O zelo pela realização da obra ministerial é um diferencial no Reino de Deus.

É bem verdade que o trabalho realizado pela igreja consiste em ações éticas, morais e sociais, mas o objetivo principal é espiritual. Neste âmbito encontra-se a missão de proclamar o evangelho a toda criatura, sabendo que teremos de enfrentar as investidas do inferno contra nós, que tentam impedir o alcance dos mais carentes de salvação.

Por esta razão, todo cristão deve consagrar a vida ao Senhor e encher-se do Espírito Santo, a fim de utilizar das armas da justiça para destruição das fortalezas e de toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus (2 Co 10.4-6). O crente deve ter uma vida devocional de oração e estudo da Palavra de Deus para que possa se fortalecer, pois em tudo deve se mostrar santificado (1 Ts 5.23).

Dado que, a autoridade divina, diferentemente da secular, não consiste em tempo de Igreja ou em fartura de conhecimento, e sim na obediência de um coração puro e verdadeiro para com Deus e a sua igreja. Esta é a verdadeira consagração a Deus.
Considerações finais
Finalmente, entendemos que a autoridade concedida aos discípulos de Cristo, em momento algum atendeu à ambição pessoal de qualquer um deles, ou mesmo teve por crédito, promovê-los individualmente. Antes, a graça do evangelho transformou homens indignos e discriminados pela sociedade em pescadores de homens (Mt 4.19). O evangelho de Cristo trouxe a regeneração dos corações arrependidos e constituiu apóstolos de um ministério divino, cuja marca oficial é a humildade.

Sendo assim, a autoridade a eles concedida deveria ser seguida de uma vida de oração e obediência à Palavra de Deus. Porquanto, disso depende o crescimento e edificação da igreja (1 Co 12.12-14).

Do mesmo modo, o exercício do ministério na igreja moderna também deve ser realizado com primor. Além disso, a nossa motivação em fazer a obra deve ir além de um simples encargo a nós dispensado. Isso explica o porquê de muitas vezes, não testemunharmos tantos milagres na igreja atual. O apóstolo Paulo afirma: “Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; [...] Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda” (Fp 1.15,18).

Portanto, que possamos refletir na maneira como temos feito a obra, pois desfrutamos de um mesmo Espírito, mas a nossa convicção e motivação para realização da obra de Deus devem ser repensadas.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações CPAD.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Lição 8 - 2º Trimestre 2015 - Jesus e as Minorias - Jovens.

Lição 8

Jesus e as Minorias2° Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbjINTRODUÇÃO
I - JESUS, OS POBRES E OS ENFERMOS
II - JESUS,  AS MULHERES, AS CRIANÇAS E OS SAMARITANOS
III - COMO TRATAR AS MINORIAS
CONCLUSÃO

BEM-AVENTURADOS VÓS, OS POBRES, PORQUE VOSSO É O REINO DE DEUS (LUCAS 6.20)
Na lição desta semana, estudaremos acerca da compaixão que Cristo demonstrou pelos menos favorecidos da sociedade. O Reino de Deus é diferente do reino humano, porque está disponível a todos que o buscam com um coração humilde e dependente da graça divina (Mt 6.19-21).
Nesse Reino, não há acepção de pessoas, pois o amor de Deus é manifesto a todos que o aceitam e desejam fazer parte dele. A provisão desse Reino vai ao encontro das maiores necessidades da natureza humana, sejam elas de âmbito espiritual, emocional ou mesmo material (Mt 5.1-12).

A compaixão de Cristo excedeu e muito a compreensão humana do que significa apieda-se do sofrimento do próximo. Antes, Cristo, por sua morte vicária, assumiu o nosso lugar no sofrimento da cruz, a fim de nos garantir uma vida de paz e a confiança da vida eterna. Por essa razão, o Reino de Deus compreende e supre as maiores das necessidades da humanidade, visto que Deus se solidariza com a sua carência (Mc 6.34).

Sendo assim, caro professor, destaque nesta lição, o papel primordial da Igreja em apresentar um evangelho que se importa com a carência das pessoas. Além disso, destaque a qualidade do Reino de Cristo em condenar qualquer tipo de opressão ou discriminação ao próximo, seja em função de força política ou ideológica. Boa aula!

1. A compaixão de Cristo pelos menos favorecidos.
Uma das qualidades mais intrínsecas e louváveis de Cristo é a compaixão. Nosso Senhor Jesus Cristo se compadeceu puramente de todos aqueles à sua volta que o suplicavam por uma cura ou algum milagre de qualquer natureza. Quando se refere aos pobres como bem-aventurados, Cristo ensina que aqueles que têm a fé, já não estarão sem provisão. Pois mostram em seu espírito, a dependência humilde da graça de Deus (Mt 6.25-34).

Assim, a provisão do Reino de Cristo está disponível a todos os que creem, pois em Cristo, não há acepção de pessoas. Antes, sua graça é poderosa para suprir as maiores necessidades da humanidade, seja no âmbito espiritual, no que diz respeito à salvação, visto que Ele já pagou o preço com a sua morte vicária em que levou os nossos pecados sobre si para a nossa justificação (Rm 5.1,2); seja de cunho emocional, pelo fato de interceder por nossas necessidades emocionais, a fim de que tenhamos o Consolador para nos amparar e fortalecer mediante as aflições deste mundo (Jo 14.16-18); ou mesmo pelas necessidades materiais, que precisamos que sejam supridas durante o tempo da nossa peregrinação, mas que não devem ser prioridade, pois os que buscam o Reino de Deus em primeiro lugar, de nada têm falta (Mt 6.33).

Portanto, o Reino de Cristo está fundamentado em amor para que os pobres, ou mesmo aqueles que reconhecem a sua pobreza, encontrem neste Reino, a verdadeira bem-aventurança que desfrutam os que recebem a Palavra do evangelho com humildade.
2. O Reino de Deus e a pobreza humana.
Em face disso, quando discorremos a respeito da bem-aventurança que desfrutam os pobres no Reino de Deus, devemos ter em mente que a pobreza humana, destacada por Cristo, não se detém somente aos que se esvaziam de si mesmos, a fim de serem cheios de Cristo e possuem a sua satisfação na provisão divina, mas também aos carentes da provisão material.

Jesus não apresenta um evangelho que prioriza um discurso teórico em detrimento da necessidade material humana. Antes, Ele ordenou aos seus discípulos que ajudassem os pobres deste mundo, pois Deus também se preocupou com que o cuidado mútuo e a comunhão fizessem parte da cultura da Igreja Primitiva que estava por surgir através dos apóstolos (Lc 9.11-17; At 3.42-46).

Um exemplo de sua graça e misericórdia é manifesto nas duas multiplicações dos pães e peixes, em que, aproximadamente dez mil pessoas foram alimentadas. O texto diz que Jesus sentiu compaixão pela multidão.

De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, “O termo original é splagchnizomai, o qual descreve uma emoção que comove a pessoa até o íntimo do seu ser. Fala da tristeza que alguém sente pelo sofrimento e infortúnio do próximo, justamente com o desejo de ajudá-lo. É uma característica de Deus (Dt 30.3; 2 Rs 13.23; Sl 78.38; 111.4) e do seu Filho Jesus Cristo (Mc 1.41; 6.34; 8.2; Mt 9.36; 14.14; 15.32; Lc 7.13). Em todas as épocas, e particularmente nestes dias de indiferença ante o sofrimento dos outros. Jesus espera que semelhante atitude motive atos compassivos dos seus seguidores (Mt 18.33; Lc 10.33)” (CPAD, 1995, p. 1473).

Portanto, a bem-aventurança está disponível a todos que, com um coração humilde, recebem o Reino de Deus e tornam-se participantes de sua graça.

Considerações finais
Em vista do que podemos observar, os valores do Reino de Deus são opostos ao que presume a concepção humana. A compaixão expressa em Jesus excede as boas intenções do homem natural e vai ao encontro das maiores carências da humanidade.

Em cristo, encontramos a provisão, não somente de nossos anseios espirituais para com o divino, mas também o conforto e descanso para as nossas emoções, além do cuidado divino em nossas necessidades materiais. De fato, temos um evangelho que é pleno e atende a plenitude humana (Mt 11.28-30).

De forma alguma o Reino de Cristo, compartilha das práticas de interesse político ou ideológico, a fim de se apropriar da potencialidade do homem. Pelo contrário, seu Reino aflora o que tem de melhor na natureza humana, a fim de que sejamos para sua glória (Jo 18.36).

Que possamos aprender e levar os ideais de Cristo em nosso viver, de modo que o mundo conheça e experimente das bem-aventuranças que Deus coloca à disposição dos que reconhecem humildemente suas carências e necessidades diante do Criador, que é compassivo e amoroso para com as suas criaturas.


Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

Lição 7 - 2º Trimestre 2015 - Jesus, o Mestre da Justiça - Jovens.

Lição 7

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Jesus, o Mestre da Justiça2° Trimestre de 2015
INTRODUÇÃO

I - JESUS, O MESTRE QUE CUMPRIU TODA A JUSTIÇA (Mt 3.15)

II - JESUS ENSINA A PRÁTICA DA JUSTIÇA (Mt 6.33)

III - A JUSTIÇA QUE AGRADA A DEUS (Mt 5.6; Is 58.6)
CONCLUSÃO

O CARÁTER DA JUSTIÇA DIVINA (EFÉSIOS 4.24)
Na aula desta semana, estudaremos concernente a justiça aplicada pelo Mestre dos mestres, a partir do seu caráter moral e espiritual. Em relação ao seu aspecto moral, Cristo nos ensina que a justiça divina rege a conduta dos justos, a fim de ensiná-los em que consiste a vontade de Deus, de modo que confronta os nossos erros e aponta a retribuição para o pecado (Mt 8.12).
Do mesmo modo, o aspecto espiritual da justiça divina, mostra-nos a sua capacidade restaurativa, em que Deus perdoa o pecador e restabelece o homem à condição de filho de Deus (Jo 8.11).

Cristo é o nosso maior exemplo de justiça, pois ele mesmo apontou para o homem o caminho que devia seguir, mostrando que a justiça divina não consistia no cumprimento de preceitos e ordenanças seguidas por uma tradição, e sim na justiça que ajuda o pobre e o necessitado, cuida das viúvas e exorta a guardar-se da corrupção do mundo.
Caro professor, que nesta lição, você possa levar a sua classe a compreender os aspectos moral e espiritual da justiça divina, de modo que os jovens compreendam sobre o que há de mais importante na justiça de Deus.

1. O caráter moral da justiça divina.
Em vista disso, a justiça divina possui o aspecto moral pelo fato de ser intrínseca ao caráter de Deus a moralidade. Quando Cristo ensinava mandamentos que eram contrários ao que era ensinado e distorcido pelos doutores da lei, na verdade, Ele quis mostrar a essência do que realmente Deus espera de seus servos (Mt 5.17).

O Senhor confronta os nossos erros não porque quer ver a nossa condenação, ou mesmo deixar um sentimento de culpa em nós, e sim para nos convencer a um sincero arrependimento para que alcancemos perdão por meio da sua graça (Mt 4.12; Lc 5.31,32).

Dicionário Bíblico Wycliffe, aponta o aspecto moral da justiça divina: “A justiça de Deus é um correlato necessário de sua santidade ou excelência moral. Uma vez que Deus é infinitamente perfeito, Ele deve ser imparcial em seus juízos e sempre tratar as suas criaturas com equidade. [...] A doutrina da justiça de Deus tem muitas ramificações, mas ela é mais frequentemente discutida em relação ao pecado do homem, e nesta relação é mais próxima em significado à severidade de Deus. Severidade é o modo pelo qual o pecador sente a justiça de Deus” (CPAD, 2010, p. 1122).

Portanto, tal exigência moral da justiça só poderia ser satisfeita, por intermédio de uma consciência transformada pelo poder do evangelho que regenera o homem pecador, mediante a fé em Jesus Cristo (Rm 12.2).
2. O caráter espiritual da justiça divina.
Além do mais, a justiça divina também possui o caráter espiritual, pelo fato da morte vicária de Cristo satisfazer às exigências do juízo divino com relação ao pecado do homem (Hb 9.13-15).

Dicionário Bíblico Wycliffe, continua a discorrer: A respeito da justiça divina ou retidão de Deus, Paulo declara: ‘Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus’ (Rm 3.23-26). Esta passagem tem sido felizmente chamada de ‘a acrópole do evangelho’, as boas novas de que através de Cristo, os requisitos da justiça divina foram atendidos. As Escrituras não ensinam que a justiça de Deus seja puramente corretiva. Ela não é uma expressão da benevolência de Deus. É a qualidade que faz parte de Deus, e que garante a todas as suas criaturas, que o pecado deve ser castigado por causa de sua inerente apostasia, e que a retidão deve ser reconhecida e recompensada por causa do seu mérito e dignidade intrínsecos” (CPAD, 2010, pp. 1122-23).

Isso nos faz entender que a justiça de Deus foi feita em Jesus. Sua morte na cruz pagou o preço pelo pecado, e dessa forma, todos os que creem no ato vicário de Cristo, alcançam a justificação e a remissão de seus pecados perante Deus, o que qualifica a justiça divina como o cumprimento pleno de uma reivindicação espiritual (Rm 3.21-26). Dessa forma, ao homem é concedida a graça de ter a sua condição restaurada à de filho de Deus.

Considerações finais
Consideramos que a justiça divina possui os aspectos moral e espiritual necessários, para que o homem obtenha o conhecimento de Deus e tenha uma vida correta. Do mesmo modo, Ele providenciou o meio pelo qual possamos ser salvos e tornarmos à condição de filhos de Deus por intermédio da morte vicária de Cristo sobre a cruz.

Sabemos que Cristo satisfez a justiça divina, não somente pelo fato de viver e ensinar a essência do ensinamento da lei de Deus, mas também por entregar a própria vida, a fim de se tornar a justiça de todo pecador arrependido e justificá-lo diante de Deus. Que a partir do estudo desta lição, seus alunos possam conhecer melhor os aspectos da justiça divina e sua maravilhosa graça restauradora, disponível aos homens em Jesus Cristo.

Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

Lição 8 - 2º Trimestre 2015 - O Poder de Jesus Sobre a Natureza e os Demônios - Adultos.

Lição 8

O Poder de Jesus Sobre a Natureza e os Demônios
2º Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbaINTRODUÇÃO
I – JESUS E AS FORÇAS SOBRENATURAIS
II – JESUS E A REALIDADE DOS DEMÔNIOS
III – JESUS E A OBRA DOS DEMÔNIOS
CONCLUSÃO

“A DEIDADE DE CRISTO PRESENTE EM SEUS MILAGRES” (FILIPENSES 2.9-1)
Na aula desta semana, estudaremos acerca do poder que Cristo exerceu sobre a força da natureza e o mundo espiritual. Dado isso, observaremos a manifestação das duas naturezas de Cristo: a divina e a humana, que Ele manifestou por intermédio das maravilhas que operou.
Sua natureza divina é visivelmente constatada nos milagres que operou e na autoridade de sua palavra. Até mesmo a tempestade e os espíritos imundos não podiam resistir ao seu poder, visto que Ele é antes de todas as coisas e tudo subsiste sob o seu domínio (cf. Cl 1.17).
Do mesmo modo, sua graça era manifesta em sua personalidade, pois mesmo sendo em forma de Deus, não teve a vaidade de usar indevidamente deste direito para atrair glória para si. Antes, em tudo foi obediente ao Pai e se humilhou a condição de servo, sendo fiel até a morte, e morte de crucificação (cf Fl 2.6-8). Por conseguinte, Deus exaltou a Cristo e o deu o pleno poder sobre os céus e a terra (vv. 9-11). Todas as forças, naturais ou sobrenaturais, estão sujeitas à autoridade e soberania de Cristo.

Sendo assim, caro professor, nesta aula você poderá enfatizar esses dois aspectos da natureza de Cristo que se mostraram presentes nas manifestações milagrosas que ocorreram durante o seu ministério terreno. Explique também, de que forma a duas naturezas de Cristo se coadunam. Tenha uma boa aula!
I. A natureza divina manifesta nas obras de Cristo.
A deidade de Cristo nunca esteve oculta. De fato, suas obras e maravilhas operadas, evidenciavam claramente que um homem comum não poderia realizar tantos milagres se do Alto não lhe fosse concedido. A grande dificuldade do povo judeu em aceitar a deidade de Cristo, levava-o a uma profunda incredulidade que obscurecia o seu entendimento, a fim de que não chegasse ao conhecimento da verdade. Até mesmo os discípulos tiveram dificuldade para reconhecer a autoridade divina de Cristo.

Os grandes milagres que relatam o domínio de Cristo sobre a força da natureza, na travessia da tempestade que se levantou contra o barco em que estavam Jesus e os seus discípulos, no lago de Genesaré (Mc 4.35-41); a libertação do endemoninhado que estava possuído de uma legião de demônios (5.1-20); a cura da mulher que tinha uma hemorragia a doze anos, depois de ter passado por vários médicos (5.25-34); e a ressurreição da filha de Jairo, principal da sinagoga (5.22-24,35-43), são algumas dentre muitas outras evidências claras da manifestação da autoridade e presença divina em Cristo.

Certa vez, Ele mesmo declarou: “Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras” (Jo 14.10,11). Portanto, Cristo é a imagem do Deus invisível que habitou entre nós (cf. Cl 1.15).

II.Mesmo sendo Deus, assumiu a forma de servo obediente e fiel.
Embora a graça divina fosse notória na personalidade de Cristo, em momento algum, o Filho de Deus permitiu com que a vaidade dominasse o seu coração, a ponto de usar indevidamente do seu privilégio para atrair glória para si. Mesmo sendo um com o Pai, ele assume a forma humana e se humilha a posição de servo, a fim de ser obediente em tudo até a morte.

O Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento discorre a respeito da declaração do apóstolo Paulo aos filipenses, no capítulo 2, versículos 2 ao 8: “Jesus, que em sua própria natureza é Deus, não considerou que esta condição devesse estar patente demais, de modo a trazer-lhe alguma vantagem pessoal. Observe novamente o impacto que estas palavras causariam nos ouvintes de Paulo, que orgulhavam-se de sua cidadania romana com todos os seus direitos e privilégios intrínsecos. Ao invés de reunir e exercer seus privilégios, Jesus aniquilou-se, deu a si mesmo até a morte. A solução para os problemas da unidade dos filipenses estava na adoção deste mesmo propósito de Jesus.

[...] O ministério da encarnação começa a se esclarecer — Jesus, o segundo membro da Trindade, não deixou de lado a sua divindade. Deus não pode separar-se ou divorciar-se de sua própria natureza. Antes, a aniquilação de Jesus deveria ser vista no fato de que Ele, como Deus, tomou a forma de servo. Isto é bem subentendido por Paulo através do uso da palavra ‘tomando’. A ‘natureza’ (utiliza-se a palavra grega morphe) que Cristo escolheu assumir exatamente a forma de um escravo. Aqui temos alguém que tinha ‘a própria natureza de Deus’ e que tomou verdadeiramente’, a natureza adicional de ‘servo’. Isto resume a dupla natureza da encarnação. Cristo foi, simultaneamente, completamente Deus e completamente humano” (CPAD, 2004, p. 1293).

Dessa forma, Ele manifestou aos homens o seu intenso amor divino, a fim de que servisse de modelo para a edificação espiritual e comunhão dos crentes. Seu poder está acima de todas as forças e dominações, sejam elas, naturais ou sobrenaturais (cf. Fl 2.9-11; Ef 6.12; Cl 1.16,17). Em seu nome, que está acima de todos os nomes, há poder e autoridade para operação de milagres e maravilhas (Mc 16.17,18).
Considerações finais
Finalizamos em dizer que é incontestável a afirmativa de que nEle, o Filho de Deus, habita toda a plenitude do Pai. Os milagres que operou, sua autoridade sobre as forças da natureza e o poder exercido sobre as hostes espirituais do império de Satanás, evidenciam claramente a cerne da sua natureza divina, representada em sua natureza humana.

Além do mais, o que ratifica a sua soberania é a capacidade que tem de não manifestar as riquezas do seu privilégio, a fim de ser o exemplo de humildade e amor para os seus seguidores, quando na verdade, abre mão de sua forma divina e assume não somente a humana, mas também se apresenta como o servo obediente e fiel em tudo, sem reclamar, pois “Ele não abriu a boca” (Is 53.7).

Por esta razão, seu nome está exaltado acima de todas as coisas, e nele exercemos também a autoridade ministerial. Que a partir da reflexão no exemplo de Cristo, possamos repensar a nossa postura em relação aos nossos irmãos, a fim de cumprirmos a maior missão: ser uma igreja relevante nestes últimos dias.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações CPAD.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Lição 7 - 2º Trimestre 2015 - Poder Sobre as Doenças e a Morte - Adultos.

Lição 7

Poder Sobre as Doenças e a Morte
2º Trimestre de 2015
capa-subsidio-lbaINTRODUÇÃO
I – DOENÇAS, PERDÃO E CURA
II – RAZÕES PARA CURAR
III – AUTORIDADE PARA CURAR
IV – A REDENÇÃO DO NOSSO CORPO
CONCLUSÃO


“POR SUAS PISADURAS, FOMOS SARADOS” (ISAÍAS 53.4,5)
Nesta semana, aprenderemos acerca do bom efeito que a morte vicária de Cristo trouxe à humanidade, no tocante a cura de enfermidades, sejam elas de âmbito físico, emocional ou espiritual. O profeta Isaías declara: “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.4,5).
A morte vicária de Cristo nos trouxe a restauração da comunhão com Deus, e a cura das enfermidades causadas em razão da queda do homem no jardim do Éden. Mas Deus que é rico em misericórdia traçou um plano de cura e regeneração para o homem, mediante a fé em Jesus Cristo. Seu propósito é firme e não falha. Ele prometeu curar todas as moléstias do povo e Cristo cumpriu esta profecia durante o tempo do seu ministério terreno (Is 61.1; Lc 4.18).

Do mesmo modo, o Espírito Santo continua a agir nos dias atuais para que o homem encontre a cura e o perdão divino, e por fim tenha a sua saúde plenamente restabelecida em todas as áreas.

Portanto, caro professor, enfatize em sua aula, o bom efeito do sacrifício de Cristo no Calvário em relação à cura do homem, e apresente o propósito divino para restabelecer a saúde da humanidade nos aspectos físico, emocional e espiritual. Boa aula!
I. A morte vicária de Cristo nos trouxe “cura”.
Em virtude da morte vicária de Cristo, o homem teve uma nova oportunidade de estar em comunhão com Deus. Além disso, agora pode receber a cura de todas as moléstias que assolam a sua saúde física, emocional e espiritual. Por meio da graça de Cristo, as enfermidades que debilitam o corpo são curadas, as dores da alma e as feridas do coração, os traumas emocionais, além de toda opressão espiritual oriunda da atuação de espíritos malignos são removidas. Enfim, “Ele levou sobre si, todas as nossas enfermidades” (Is 53.4).

Bíblia de Estudo Pentecostal discorre: “Cristo foi crucificado por nossos pecados e nossas culpas diante de Deus (cf. Sl 22.16; Zc 12.10; Jo 19.34; 1 Co 15.3). Como nosso substituto, Ele sofreu o castigo que merecíamos, e pagou a penalidade dos nossos pecados — a penalidade da morte (Rm 6.23). Por isso, podemos ser perdoados por Deus e ter a paz com Ele (cf. Rm 5.1). ‘Pelas sua pisaduras fomos sarados’. Esta cura refere-se à salvação, com todas as suas bênçãos, espirituais e materiais. A doença e a enfermidade são consequências da queda adâmica e da atividade de Satanás no mundo. ‘Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo’ (1 Jo 3.8). Cristo concedeu dons de cura à sua igreja (1 Co 12.9) e ordenou a seus seguidores curar os enfermos como parte da sua proclamação do Reino de Deus (Lc 9.1,2; 10.1,8,9,19)” (CPAD, 1995, p. 1054).

Com isso, podemos entender que a graça redentora opera de maneira plena na natureza do homem, a fim de que tenha saúde em toda a sua existência (cf. Jo 10.10).

II. O propósito divino para a cura do homem.
Por sua infinita misericórdia, o Senhor estabeleceu o caminho para a regeneração e cura do homem, mediante a fé em Jesus Cristo. Sua vida, obra e ministério terreno, constataram que o propósito divino em Cristo é restaurar todas as coisas e restabelecer o homem à sua posição de excelência diante de Deus. Durante o seu ministério terreno, Cristo curou as moléstias do povo e restabeleceu a saúde do homem, a fim de demonstrar que a justiça de Deus traz vida em contraste com o pecado que tem a morte como salário. A Bíblia de Estudo Pentecostal continua a discorrer acerca da vontade de Deus no tocante a cura divina:

“(1) A declaração do próprio Deus. Em Êx 15.26 Deus prometeu saúde e cura ao seu povo, se este permanecesse fiel ao seu concerto e aos seus mandamentos (Ver Êx 15.26). Sua declaração abrange dois aspectos: (a) ‘Nenhuma das enfermidades porei sobre ti [como julgamento], que pus sobre o Egito’; e (b) ‘Eu sou o SENHOR, que te sara [como Redentor]’. Deus continuou sendo o Médico dos médicos do seu povo, no decurso do AT, sempre que os seus sinceramente se dedicavam a buscar a sua face e obedecer à sua Palavra (cf. 2 Rs 20.5; Sl 103.3).

(2) O ministério de Jesus. Jesus, como o Filho encarnado de Deus, era a exata manifestação da natureza e do caráter de Deus (Hb 1.3; cf. Cl 1.15; 2.9). Jesus, no seu ministério terreno (4.23,24; 8.14-16; 9.35; 15.28; Mc 1.32-34,40,41; Lc 4.40; At 10.38), revelava a vontade de Deus na prática (Jo 6.38; 14.10), e demonstrou que está no coração, na natureza e no propósito de Deus curar todos os que estão enfermos e oprimidos pelo diabo.

(3) A provisão da expiação de Cristo. (Is 53.4,5; Mt 8.16,17; 1 Pe 2.24). A morte expiatória de Cristo foi um ato perfeito e suficiente para a redenção do ser humano total — espírito, alma e corpo. Assim como o pecado e a enfermidade são os gigantes gêmeos, destinados por Satanás para destruir o ser humano, assim também o perdão e a cura divina vêm juntos como bênçãos irmanadas, destinadas por Deus para nos redimir e nos dar saúde (cf. Sl 103.3; Tg 5.14-16). O crente deve prosseguir com humildade e fé e apropriar-se da plena provisão da expiação de Cristo, inclusive a cura do corpo.

(4) O ministério contínuo da igreja. Jesus comissionou seus doze discípulos para curar os enfermos, como parte da sua proclamação do reino de Deus (Lc 9.1,2,6). Posteriormente, Ele comissionou setenta discípulos para fazer a mesma coisa (Lc 10.1,8,9,19). Depois do dia de Pentecoste o ministério de cura divina que Jesus iniciara teve prosseguimento através da igreja primitiva como parte da sua pregação do evangelho (At 3.1-10; 4.30; 5.16; 8.7; 9.34; 14.8-10; 19.11,12; cf. Mc 16.18; 1 Co 12.9,28,30; Tg 5.14-16). O NT registra três maneiras como o poder de Deus e a fé se manifestam através da igreja para curar: (a) a imposição de mãos (Mc 16.15-18; At 9.17); (b) a confissão de pecados conhecidos, seguida da unção do enfermo com óleo pelos presbíteros (Tg 5.14-16); (c) os dons espirituais de curar concedidos à igreja (1 Co 12.9). Note que são os presbíteros da igreja que devem cuidar desta ‘oração de fé’” (CPAD, 1995, pp. 1402-03).
Considerações finais
Concluímos que é a graça de Deus manifesta em Cristo, o único meio que pode tornar o homem saudável novamente em todo o seu aspecto físico, emocional e espiritual. Embora haja em nossos dias muitos métodos e maneiras de cuidar da saúde, a nossa existência depende exclusivamente da graça redentora e regeneradora que somente o Filho de Deus pode proporcionar por intermédio da fé.

O Senhor Deus já estabeleceu um plano de cura e providenciou o meio, pelo qual, a culpa do pecado e a assolação do mal que causam tantas enfermidades, sejam erradicadas da vida humana. Sua obra perfeita, Ele realizou na cruz do Calvário, levando sobre si, todas as nossas enfermidades e nos concedendo uma nova vida, mediante a fé no Filho de Deus (Is 53). Em conformidade, o Espírito Santo rege a sua igreja e atua nos crentes a fim de que tenham uma vida saudável em todos os aspectos da sua existência. Porquanto, são as pisaduras de Cristo que nos proporcionam a cura que tanto precisamos.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações CPAD.