terça-feira, 17 de maio de 2016

Lição 8 - 2º Trimestre 2016 - Israel no Plano da Redenção - Adultos.

Lição 08

Israel no plano da redenção
2° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – A ELEIÇÃO DE ISRAEL DENTRO DO PLANO DA REDENÇÃO (Rm 9.1-29)
II – O TROPEÇO DE ISRAEL DENTRO DO PLANO DA REDENÇÃO (Rm 9.30 –10.21)
III – A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL DENTRO DO PLANO DA REDENÇÃO (Rm 11.1-32)
CONCLUSÃO
“E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti” (Rm 11.17,18). Infelizmente não são poucos dentro da igreja evangélica que esquecem essa advertência e reverberam a ideia equivocada da Teologia da Substituição. Penso ser importante usar este espaço para falar um pouco da origem dessa teologia, pois pode haver alguém da sua classe que desconhece esse tema e lhe faça algumas perguntas.
A questão do papel do povo judeu hoje no plano de Deus tem despertado sentimentos variados nos cristãos do mundo atual em relação ao Israel contemporâneo. Tais sentimentos atrelam-se ao método adotado na interpretação bíblica ao longo da história eclesiástica. Assim, o método alegórico foi importantíssimo para o surgimento da Teologia da Substituição.
A destruição de Jerusalém, a Cidade de Deus, no ano 70 d.C, foi um acontecimento crucial para a eficácia desse método. No século IV, o clero cristão era constituído por bispos ocidentais e orientais influenciados pelo método alegórico — ele uniu-se ao império romano, mediante Constantino, o imperador de Roma. Esses clérigos consideraram a destruição de Jerusalém um sinal de que Deus havia rejeitado o povo judeu.
Neste contexto, a Teologia da Substituição ganhou força dentro do Cristianismo. A igreja romana advogou para si o título de o “Novo Israel de Deus”. E, a exemplo de outras tradições cristãs, passou julgar os judeus como o “povo rebelde que matou Jesus” e para sempre fora rejeitado por Deus. Por isso, o estudioso Arnold Fruchtenkbaum conceitua a Teologia da Substituição como corrente que rejeita o moderno Estado de Israel como cumprimento da profecia bíblica. Neste caso, todas as profecias sobre o povo judeu já fora cumprida e, por isso, não se deve esperar nenhuma restauração futura de Israel (cf. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. CPAD, 2008, pp.372). Ora, algumas respostas sobre a profecia bíblica deveriam responder a estas questões: Qual o público alvo da profecia bíblica? Cumpriu-se toda? A quem Deus prometeu uma terra localizada no Oriente Médio?À Igreja ou a Israel? Tal promessa se cumpriu plenamente? Então, o estudioso sério das Escrituras pensará muito antes de afirmar que a Igreja substituiu Israel.
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

terça-feira, 10 de maio de 2016

Lição 7 - 2º Trimestre 2016 - O Papel da Esposa na Família - Jovens.

Lição 07

O papel da esposa na família
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - PRECEDENTES HISTÓRICOS
II - A BRILHANTE ADJUTORA
III - CRIADA PARA GERAR
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOA mulher foi criada por Deus em igualdade com o homem. O fato de Adão ter sido criado primeiro não o tornou mais importante que Eva, pois não há distinção de relevância entre os gêneros. Homem e mulher são engrenagens de um mecanismo extraordinário chamado família. São como arco e flecha, chave e fechadura, agulha e linha... Um sem o outro perde-se o sentido, a razão de ser. Na família, porém, enquanto cônjuges, Deus os hierarquizou. A esposa foi posta um lugar inferior, ocupando o honroso "número dois". Ela não será a líder do marido, porém auxiliando-o, em submissão, desempenhará a importante tarefa de edificar a sua casa... De modo contrário, poderá destruir sua família com as suas próprias mãos (Pv 14.1).
I - PRECEDENTES HISTÓRICOS 
Ao analisar a história da Queda, vê-se claramente que a raiz de todo o problema decorreu do esquecimento do padrão divino para a família. Eva, em total insubmissão ao seu marido, foi a um lugar perigoso, fez amizade com "alguém" sagaz (1) e decidiu, por si só, comer do fruto proibido. Sua autossuficiência em relação a Adão apresentou-se trágica, como sói acontecer (2). Deus tinha colocado Eva em uma equipe com Adão para que ambos pudessem tomar as decisões juntos, com prévio acerto, entretanto a mais antiga ancestral dos humanos, calcada em elementos eminentemente emocionais (3), agiu independentemente e, após, convenceu seu marido a fazer o mesmo.
II - A BRILHANTE ADJUTORA
Deus nunca perde, nunca abdica de Seus planos. Ele sempre mantém o plano A. Plano B é coisa de fracassado. Foi assim também, mesmo após o episódio funesto do Éden. O primeiro casal fracassou, mas Deus manteve o Seu planejamento para a humanidade. A mulher, embora desatendendo a ordem divina de submissão ao marido e à palavra de Deus, continuou sendo uma peça importante na na história da salvação. Ela produziria a Semente (Cristo) que feriria a cabeça da serpente (1). Igualmente a mulher exerceria um papel preponderante na família, ao lado de seu marido (2), construindo um lar em que Deus pudesse se manifestar e, por fim, levando seus filhos (3) à presença de Deus, como aconteceu com a avó e a mãe de Timóteo (2Tm 1.4,5), as quais ensinaram as sagradas letras a um menino que tinha tudo para enveredar pelo paganismo, por causa da influência de seu pai descrente. A abnegação daquelas duas mulheres transformou Timóteo em um gigante da fé cristã, um baluarte no ministério do apóstolo Paulo.
III - CRIADA PARA GERAR
A ciência jamais conseguirá produzir vida. Isso é monopólio divino, o qual, na humanidade, foi delegado às mulheres. Esse dom especial, inaudito, coloca o gênero feminino em destaque (1), embora na hierarquia familiar, como dito, esteja em inferioridade. O Senhor Deus sempre faz compensações. Esse presente do Senhor ficou ainda mais destacado quando o profeta Isaías proclamou: “(...) eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Is 7.14). A Semente da Salvação derivaria de uma aliança entre Deus e a mulher. Que grande privilégio.
Maria, ao receber a proposta angelical, concordou prontamente ser a mãe do Salvador, mesmo com o risco de morrer apedrejada. Maria acreditou no plano de Deus! Um projeto que tinha tudo para dar errado, mas, mesmo assim, ela vislumbrou, pela fé, que dias melhores viriam (3). É assim que Deus, ainda hoje, faz com as mulheres submissas. O Senhor incute-lhes sentimentos quanto ao futuro, - sonhos, que nada mais são que desejos divinos. Isso aconteceu com mulheres como Raquel, Acsa, Rute, Ana e tantas outras do passado, como com mulheres submissas desta geração.
CONCLUSÃO
O papel feminino na família, estabelecido por Deus, nada tem a ver com o que a sociedade pós-moderna propaga; o cristianismo apresenta um projeto de viver na família que pode ser considerado "politicamente incorreto", mas que, por milênios, tem dado certo e produzido inigualáveis resultados sociais, para a Glória de Deus.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Lição 7 - 2º Trimestre 2016 - A Vida Segundo o Espírito - Adultos.

Lição 07

A vida segundo o espírito
2° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO À LEI DO PECADO (Rm 8.1-4)
II – A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO À NATUREZA ADÂMICA (Rm 8.5-17)
III – A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO ENTRE A NOVA ORDEM E A ANTIGA (Rm 8.18-39)
CONCLUSÃO
O tema do capítulo oito
Caro professor, a lição sete abordará o último capítulo da primeira seção da Carta aos Romanos. Lembra de que a epístola está estruturada em três grandes seções: 1?8; 9?11; 12?16? Na presente lição, analisaremos o capítulo 8, que conclui o argumento da justificação, apresentado pelo apóstolo Paulo ao longo dos sete capítulos anteriores: a vida no Espírito. 
Ora, se ao longo dos sete capítulos o apóstolo argumenta que Cristo nos justificou e nos libertou, arrancando-nos das garras do império do pecado, agora ele pretende mostrar como é a vida no Espírito de quem foi justificado por Cristo. Para isso, é importante o professor voltar-se para algumas referências dos capítulos anteriores: Romanos 5.1-5; 7.4-6.
A nova vida no Espírito
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que nãoandam segundo a carne, mas segundo o espírito” (8.1). É significativo que este primeiro versículo seja uma consequência natural e prolongada de Romanos 7.6: “Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. Portanto, nenhuma condenação há para quem está em Cristo!
O apóstolo passa a demonstrar o fato de que a libertação do pecado produzida pelo Espírito resultou em nosso livramento da culpa e da morte, fruto da obra expiatória de Cristo no Calvário. Se no capítulo cinco esta nova realidade de vida traz a esperança, pois é uma nova realidade como produto do derramamento do amor de Deus por intermédio do seu Espírito (v.5), no oitavo o apóstolo trata o crente como que vivendo e estando imerso nesta esperança, isto é, a vida plena no Espírito Santo (8.1,6b).
A realidade de quem “anda” no Espírito vislumbra no apóstolo uma perspectiva escatológica ? “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (8.18) ? arraigada na realidade da existência: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (v.26). Convide a sua classe a viver no Espírito. Nossa esperança deve estar no céu, mas não podemos perder de vista a realidade das coisas. Precisamos reproduzir o vislumbre da gloriosa esperança onde habitamos.
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Lição 6 - 2º Trimestre 2016 - O Papel do Marido na Família - Jovens.

Lição 06

O papel do marido na família
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI – HIERARQUIZAÇÃO NA FAMÍLIA
II - A ARTE DA LIDERANÇA
III - CONTRASTES DE LIDERANÇAS
CONCLUSÃO

INTRODUÇÃODeus criou o homem e a mulher em pé de igualdade, não estabelecendo superioridade entre eles. Prova disso é que o Senhor extraiu a matéria prima para fazer Eva do corpo de Adão. Ou seja, ambos são da mesma substância, feitos com o mesmo primor pelas mãos do Criador. As distinções inatas apenas caracterizam os propósitos divinos para cada gênero. 
No âmbito da Santa Trindade, por exemplo, embora não haja graus de importância entre as Pessoas, mesmo assim existe organização hierárquica: o Filho é submisso ao Pai, em amor. Da mesma forma, a esposa deve ser submissa ao marido, em amor, e esse deve a liderar, porque se numa equipe não houver hierarquia, não haverá ordem e sem isso não pode existir crescimento.
I - HIERARQUIZAÇÃO NA FAMÍLIA 
Deus estabeleceu o marido como líder no âmbito da família (1). Essa decisão divina pode ser atestada ao longo da história da humanidade, tanto nas famílias, quanto nas sociedades, pois foram os homens quem inauguraram e estabeleceram as civilizações. As guerras, os grandes empreendimentos do passado, foram lastreados na força do homem, pois esse papel de liderança lhe é afeto desde o Éden, trazendo inúmeros benefícios ao mundo (2).
A partir, porém, da década de 1960, o movimento feminista radical tentou desconstruir a ideia do homem como líder de seu lar (3). O efeito foi devastador sobre aquela geração, produzindo mulheres, no fim da vida, cheias de frustrações. Hoje, o feminismo radical ou ortodoxo praticamente se desfez, pela total ineficiência empírica dos seus postulados.
II - A ARTE DA LIDERANÇAA liderança do marido no lar deve ser ampla, tanto no aspecto social, quanto no espiritual (1). E deve envolver toda a família: esposa (2) e filhos (3). Deus constituiu o homem como sacerdote do lar, assim também como protetor e mantenedor da família, fazendo-o, por isso, um líder servil. Os grandes homens de Deus, como Abraão, souberam conduzir sua esposa e filhos pelo caminho do Senhor. Essa liderança, porém, não diz respeito somente ao comando da família, como mencionado, mas sobretudo ao serviço: cuidar, prover, instruir... Trata-se de uma liderança que busca o interesse da esposa e filhos em primeiro lugar. 
III - CONTRASTES DE LIDERANÇAS
Na Bíblia, despontam inúmeras lideranças ineficazes no lar (1). Homens que não souberam levar seus entes queridos à presença de Deus. Dentre eles destaca-se o poderoso rei Davi, homem segundo o coração de Deus, mas que perdeu sua família para o mundo. Seus filhos não se amavam, suas esposas litigavam de lados opostos, e o futuro da família real foi lamentável. Houve abundante derramamento de sangue.
Por outro lado, a Bíblia narra extraordinários exemplos de pais que fizeram de seus filhos como "flechas nas mãos do valente". Homens que andaram como seus filhos pela estrada da vida e lhe legaram ricas experiências com Deus. Alguns desses pais, a Bíblia sequer registra seus nomes, mas isso não importa. O que vale a pena mencionar é que seus filhos, pela excelentes preparação no lar, ainda muito jovens, fizeram grandes diferença em sua geração, e foram decisivos para a implementação do plano do Senhor na história dos mundo.
Dentre esses, mister ressaltar os pais de Daniel, Misael, Azarias e Ananias. Seus pais conseguiram incutir em sua descendência o desejo em ser fiel ao Senhor. E os seus filhos cumpriram o papel de arautos de Deus no palácio do rei da Babilônia, sendo decisivos para os destinos de muitos povos. Glória a Deus pela liderança eficaz exercida por pais que conhecem ao Senhor!
CONCLUSÃOA liderança do marido no lar é uma grande benção para toda a família. Não se trata de sexismo, mas de discernimento social e espiritual. As pessoas que não conhecem a Deus, certamente, questionarão a necessidade do marido ser o cabeça do casal, porém a Bíblia registra essa escolha divina. E, por isso, não podemos esquecer esse importante preceito.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Lição 5 - 2º Trimestre 2016 - Deixando Pai e Mãe - Jovens.

Lição 05

Deixando pai e mãe
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - O PRIMEIRO MANDAMENTO
II - ALCANCE DO MANDAMENTO
III - CONFLITO ENTRE MANDAMENTOS
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOSer pai ou mãe é uma experiência única na vida. A pessoa vive, pela primeira vez, em regra, a intensidade de cumprir com "exagero" o mandamento de amar o próximo como a si mesmo... geralmente, os pais amam os filhos mais do que a si mesmos. Essa relação forte e inseparável, um dia, porém, deve sofrer um abalo, uma transformação, quando o filho ou filha vai construir um novo lar. Deus estabeleceu que, nesse instante, os pais devem ser deixados para trás. O verbo hebraico usado na Bíblia para expressar o núcleo desse primeiro mandamento significa "partir, abandonar..." Algo que muitos pais e filhos não compreendem, mas que apresenta-se indispensável para o novo núcleo familiar que se forma seguir em frente.
I- O PRIMEIRO MANDAMENTOPara existirem certos começos é preciso que aconteça o encerramento de ciclos anteriores, tal como se dá entre a noite e o dia, a primavera e o inverno... Deus, da mesma maneira, sempre organizado e cuidadoso com a obra prima da Criação, o homem, informou que as gerações seguintes, para crescerem fortes e saudáveis, precisavam transformar seus relacionamentos familiares anteriores, "deixando pai e mãe" (I.1). 
Essa inspiração criativa do Senhor, pela qual cada indivíduo deve ter suas próprias características físicas e psicológicas, - fenômeno identificado em várias ciências como individuação (I.2) está espalhada em todo o Universo. Na Bíblia, por exemplo, Deus cita para Jó um caso de individuação - o das cabras que vivem nas montanhas (I.3). O Senhor mostra que seus filhotes, depois que ficam fortes, abandonam os pais e nunca mais voltam. Cada nova família de cabras monteses precisa de uma montanha para viver, a fim de construir um lar para chamar de "seu". Esse é o ciclo da vida.
II - ALCANCE DO MANDAMENTO
O afastamento em relação aos pais deve acontecer em três dimensões: geográfica, psicológica e financeira. O afastamento geográfico é a motivação do sábio adágio popular, que ensina: "Quem casa, quer casa". Sem dúvida, sair da casa dos pais para viver em sua própria residência, como recomenda a Bíblia, é algo muito importante, indispensável, vital, para a nova família (I.1).
Esse afastamento, porém, também deve alcançar a parte emocional. "Cada qual no seu quadrado", como diz outro ditado popular. Isso não quer dizer que os filhos devem abrir mão dos conselhos dos pais, mas que as decisões do cotidiano serão tomadas pelo casal (I.2).Na mesma linha de raciocínio deve existir, igualmente, o afastamento financeiro. "Amigos, amigos, negócios à parte", enuncia outra máxima do povo. O vínculo familiar com os pais, pelo novo casal, deve ser cultivado no sentido de compartilhar vida e emoções, mas os desafios financeiros devem ser suportados individualmente (I.3), não obstante o dever de "ajuda" financeira recíproca dure para toda a vida.
III - CONFLITO ENTRE MANDAMENTOS
Se por um lado, o Senhor mandou que o novo casal deixasse pai e mãe, por outro o próprio Jesus criticou o fato de alguns mestres da lei e fariseus não honrarem os pais por não lhes ajudar financeiramente (Mc 7.10-13 - III.1). Ou seja, deixar pai e mãe não significa virar-lhes as costas, mas saber que, doravante, o foco principal deve ser o novo núcleo familiar. O afastamento da casa dos pais não implica em desprezá-los, em não participar da vida familiar (aniversários, passeios, almoços etc), pois o dever recíproco de assistência emocional e financeira entre pais e filhos nunca se acaba, mas apenas sofre transformação após o casamento dos filhos (III.2).
Os filhos, porém, que não souberem administrar essa obrigação de honrar os pais, podem morrer precocemente (III.3), pois tratar bem os genitores é um mandamento que garante vida longa. Destarte, sobre os filhos penderá, sempre, o dever de honrar os pais até o fim da vida, sejam os genitores bons ou maus, entretanto o dever de ser-lhes obedientes cessa com o casamento do filho ou da filha.?
CONCLUSÃO
O projeto de vida traçado por Deus para a família é extremamente viçoso e cheio de alegria. Dificuldades fazem parte da história de qualquer pessoa, mas se forem obedecidos os padrões divinos, ao cabo dos anos, tudo estará perfeitamente estabelecido. Nesse diapasão, deixar pai e mãe, em algum momento, pode ser doloroso, mas no fim da estrada, os frutos de um viver equilibrado redundarão em grande realização familiar.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Lição 5 - 2º Trimestre 2016 - A Maravilhosa Graça - Adultos.

Lição 05

A Maravilhosa Graça
2° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – OS INIMIGOS DA GRAÇA
II – A VITÓRIA DA GRAÇA
III – OS FRUTOS DA GRAÇA
CONCLUSÃO
O obstáculo à mensagem da Graça de DeusUm dos maiores obstáculos sobre o ensino do apóstolo Paulo quanto à maravilhosa graça de Deus é a confusão feita com o Antinomismo. O prezado professor já deve ter se interado das implicações imorais que o Antinomismo traz às vidas das pessoas. A ideia do Antinomismo é promover a extinção de quaisquer espécies de preceitos morais em forma de lei a ser seguida. De modo que se qualquer cristão exigir o mínimo de um comportamento moral do outro, logo ele será denominado moralista, no sentido mais pejorativo do termo. 
É claro que o apóstolo Paulo não estava ensinando no capítulo 6 a extinção de quaisquer aspectos de ordem moral. Quem criou essa confusão foram os intérpretes de Paulo, mais vinculados as doutrinas do Gnosticismo, ao ponto de defenderem a estapafúrdia ideia de que quanto mais o crente pecar mais a graça o alcançará, uma interpretação transloucada de Romanos 5.20b: Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.
A analogia entre Adão e Cristo
Ora, qualquer estudante sério das Escrituras sabe que o versículo acima é a culminação da analogia de que o apóstolo faz entre Cristo e Adão (de acordo com o que estudamos na lição 4. Bem como explicou o erudito John Murray, a entrada e a universalidade totalitária do pecado neste mundo, bem como o juízo e a morte, estão ambos vinculados à pessoa de Adão (onde o pecado superabundou). Entretanto, a entrada da justiça divina, o predomínio da graça, da justificação, retidão e da verdadeira vida estão ligadas a Jesus Cristo (onde superabundou a graça). Neste aspecto, o apóstolo quer mostrar que a história da humanidade gira em torno desses dois eixos, Adão e Jesus.
A doutrina da maravilhosa graça de Deus nos mostrará que o homem dominado pelo pecado só pode ser livre desse domínio pela graça divina. Neste sentido, ela é libertadora, pois livra o ser humano do senhorio do mal; ela é vida, pois destrói o reinado da morte ela é eterna, pois faz o ser humano levantar-se da morte para a vida plena. O ser humano nascido de novo tem gerado dentro dele uma nova consciência que, mesmo quem não conheceu a Lei de Moisés, manifesta a ética e o comportamento baseado no Amor de Deus de maneira consciente e sincera (Gl 5.22-24). Ou seja, o Espírito Santo é quem convenceu este ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11). Por isso, a graça é maravilhosa. 
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

Lição 6 - 2º Trimestre 2016 - A Lei, a Carne e o Espírito - Adultos.

Lição 06

A Lei, a carne e o espírito
2° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – A LEI ILUSTRADA NA ANALOGIA DO CASAMENTO (Rm 7.1-6)
II – ADÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA DA SOLIDARIEDADE DA RAÇA (Rm 7.6-13)
III – O CRISTÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA ENTRE CARNE E ESPÍRITO (Rm 7.14-25)
CONCLUSÃO
Sobre o papel da Lei - Lembre-se sempre de que um dos métodos argumentativos do apóstolo em suas epístolas é o de criar perguntas retóricas a fim de ensinar determinada doutrina. Como por exemplo: se pela Lei eu conheço o pecado, então a Lei é má? O apóstolo responderá imediatamente: De modo nenhum (Rm 7.7). Se a Lei é de Deus, ela é boa e santa. Mas, então, ela se tornou morte para mim? - De modo nenhum (Rm 7.13) - mais uma vez responde o apóstolo.
No versículo 7, o que vemos é o apóstolo Paulo rejeitando a ideia de que a Lei é má, ou é pecado. Pelo contrário, o apóstolo afirma que é pela Lei que conhecemos o pecado. Ou seja, não que pela Lei consumamos o pecado, mas o conhecemos. Aqui há uma diferença gigante entre o conhecer o pecado e o praticar o pecado. Alguém pode perguntar: Então o que fez o ser humano pecar? De pronto o apóstolo responde: "Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto, sem a lei, estava morto o pecado” (v.8).
Logo, a Lei não é pecado. No versículo, mais uma pergunta retórica: a Lei tornou-se morte para mim? A resposta do apóstolo é mais um vigoroso: De modo nenhum. Na sequência do texto o apóstolo Paulo mostra que o que ocorre é exatamente o contrário: quem produz a morte não é a Lei, senão o pecado. O pecado é quem produz a morte no ser humano.
A Lei o desmascara e sobre ele nos convence. Lei e Pecado - Lei e Pecado são elementos diametralmente opostos. A santidade da Lei e em relação ao pecado é de uma seriedade e solenidade na epístola de Romanos ao ponto de o apóstolo deixar claro de que a Lei não é a ministradora do pecado ou da morte. Digamos que ela agrava o Pecado. Há um ditado popular que diz: "Tudo o que é proibido é mais gostoso”. A partir do momento em que o ser humano toma contato com a proibição é como se houvesse uma revolta contra aquela proibição e uma necessidade imensa de violar aquilo que está proibido. É nossa natureza pecaminosa. Se não quebrada a norma, nenhuma consequência. Mas no caso da pessoa que viola tal norma, sofrerá ela as consequências da norma. 
Por esse aspecto, podemos dizer que a norma agrava a violação, pois se não houvesse a norma não haveria a violação. Se houvesse Lei, não haveria o pecado. A graça de Deus apresentada pelo apóstolo Paulo implica num compromisso muito sólido e vivo com a ética do Reino de Deus e sua justiça.
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Lição 4 - 2º Trimestre 2016 - Preparando-se para Construir uma Família - Jovens.

Lição 04

Preparando-se para construir uma família
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI – O CAMINHO DO AMOR
II - NAMORO E NOIVADO
III - CASAMENTO
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOA preparação é um importante requisito para qualquer projeto exitoso. De nada adianta ter boas intenções, se não existir planejamento para alcançar o objetivo. Jesus ensinou sobre isso ao dizer que o homem deveria, antes de construir uma torre, calcular previamente o seu custo, para não sofrer decepção (Lc 14.28,29). Para se construir um novo lar conjugal, da mesma forma, o jovem deve saber estabelecer etapas, quais sejam: esperar no Senhor até o momento oportuno, fazer a escolha certa do futuro cônjuge, prolongada preparação intelectual, encontrar trabalho remunerado, e cumprir corretamente todas as fases do relacionamento amoroso: namoro, noivado e, por fim, o casamento.
I - O CAMINHO DO AMOREsperar apresenta-se como uma grande virtude. Aliás, "quem espera, sempre alcança," diz o adágio popular. Esperar com paciência, em Deus, é coisa para os moralmente fortes, que possuem, sobretudo, fé. Se esperar não consiste em algo fácil, quanto mais tendo que esperar sozinho. Este foi o caso de Jacó, que ficou solteiro na casa dos pais, esperando em Deus, até os 77 anos de idade, quando o Senhor providenciou sua amada esposa, Raquel (I.1). Por tal razão, quando ele a viu, chorou. Ele sabia que ali estava a bênção de Deus. (I.2).
Mesmo com todas as evidências, Jacó não se precipitou, mas aguardou estrategicamente e, de maneira prudente, conquistou sua esposa, contando com a aprovação paterna (I.3). As coisas na vida que são alcançadas sem muito esforço, geralmente, em pouco tempo, são desprezadas. Com certeza, esse não foi o caso de Jacó, em relação à sua esposa Raquel (Gn 29.20).
II - NAMORO E NOIVADO
Namoro e noivado são fases importantes do relacionamento entre dois jovens, rapaz e moça, as quais devem se desenvolver dentro dos padrões divinos.  Somente no momento em que os namorados estiverem bastante envolvidos intelectualmente e emocionalmente, devem começar os compromissos econômicos preparatórios para o casamento, amplexando as compras essenciais do novo lar. 
A intimidade, nesse momento, não deve avançar além daquilo que é a vontade de Deus, para que não se percam bênçãos decorrentes de um relacionamento centrado no Senhor (1Ts 4.3).

III - CASAMENTOAté o casamento serão definidos os últimos dois últimos passos para a construção do novo lar, que são: preparo intelectual e emprego. Essas duas etapas preparatórias serão importantíssimas, a fim de fornecer as condições financeiras para a vida em comum. No casamento, a intimidade será total entre o casal, pois avançarão para o ponto mais alto de complementariedade, eles se tornarão monossomáticos: uma só carne (III.1).
Entretanto, antes de chegar ao ápice, os nubentes precisam garantir os meios de subsistência (trabalho) e, para tanto, eles necessitam ter preparação intelectual. Há pessoas que não se preocupam em se preparar intelectualmente, porém não se lembram que Salomão, Daniel, Paulo, dentre muitos outros, somente desenvolveram seus dons e ministérios por causa do preparo intelectual que possuíam.
Quanto ao emprego, a Bíblia é bastante clara sobre a responsabilidade que cada um tem de trabalhar. Não é justo que um rapaz tire uma moça da casa dos pais e faça ela sofrer privações previsíveis. O texto do dia da lição menciona que: Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis (Pv 24.3,4) (II.2).
Entretanto, em que pese a suma importância de construir um novo lar conjugal, é possível ser solteiro, mas feliz (III.3). Há casos, e não são raros, em que Deus priva o jovem de se casar, como foi a situação de Jeremias (Jr 16.1,2), mas não o priva da felicidade. Aliás, quanto a Jeremias, o Senhor não permitiu o seu casamento para que ele não sofresse mais ainda (Jr 16.3,4). Sem dúvida, o lugar mais seguro e feliz que existe é o centro da vontade de Deus.
CONCLUSÃOLamentável como muitos jovens, da mesma forma que Sansão, perderam-se quando estavam se preparando para construir um novo lar. Esse momento é crucial na vida de qualquer homem ou mulher. Um dos mais importantes. A ajuda de Deus consubstancia-se indispensável para que os passos certos sejam dados e a felicidade transforme-se em um marco indelével e duradouro na nova família.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo. 

Lição 4 - 2º Trimestre 2016 - Os Benefícios da Justificação - Adultos.

Lição 04

Os benefícios da justificação
2° Trimestre de 2016
topomaravilh
INTRODUÇÃOI – A JUSTIFICAÇÃO MANIFESTADA (Rm 3.21-26)
II – A JUSTIFICAÇÃO CONTESTADA (Rm 3.27-31)
III – A JUSTIFICAÇÃO EXEMPLIFICADA (Rm 4.1-25)
CONCLUSÃO

Ora, pode uma doutrina como a da justifi cação pela fé ter um benefício prático na vida do crente? dá alguma consequência concreta quando o crente toma aconsciência de que foi justificado por Deus por intermédio da graça divina mediante a fé em Jesus? Professor, é importante enfatizar aos alunos de que toda doutrina bíblica possui uma aplicação para a vida.
Doutrina não é apenas teoria? Ela visa a amadurecer o crente a fim de que ele caminhe de maneira segura no processo de amadurecimento da fé no caminho de Cristo. Por isso, ao iniciar a aula desta semana, conforme a sua possibilidade, reproduza resumidamente os benefícios da doutrina da justifi cação pela fé com o objetivo de facilitar a reflexão em sala de aula:
OS BENEFÍCIOS DA DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
Romanos 5.1-5
A graça de Deus
justifi cando o ser
humano
Romanos 5.6-11
O amor trinitário
Romanos 5.12-21
A nova Criação
de Deus
1. A bênção da paz com
Deus (v.1);
1. O amor do Pai pelo
ser humano (v.8)
1. O homem em Adão
(v.12)
2. A bênção de esperar
em Deus (v.2)
2. o Espírito santo distribui
o amor (5.bb)
2. O homem em Cristo
(v.17).
3. A bênção de sofrer
por Cristo Jesus (v.3-5).
3. o Filho realiza o amor
no coração (vv.10,11).
1. A bênção da paz com
Deus (v.1)
O quadro acima destaca uma série de bênçãos que o crente justificado por Deus tem acesso ao ????ai no momento em que abre o coração para a Palavra de Deus. Um dos pontos mais importantes desse quadro são as imagens que o apóstolo Paulo usa para destacar o homem imperfeito em Adão e o ser humano perfeito em Jesus. A maior das bênçãos da justificação pela fé é que se por Adão entrou no mundo a morte, o sofrimento, a traição etc, por Cristo chegou a vida, a paz, a esperança, a alegria e tudo quanto é bom para aquele que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor (Rm 5.12-21).
Enfatizar ao aluno a nova realidade de vida de uma pessoa justificada por Deus é permitir-lhe conhecer uma das mais ricas e consoladoras doutrinas sobre a condição do ser humano agora justificado por Cristo. Quantas são as pessoas que chegam às nossas comunidades sofridas, cheias de condenação na alma e na consciência? O contato, a assimilação e a fé nesta verdade bíblica quebrarão e destruirão as amarras da alma e da consciência daqueles que se sentem acusados e se tornam acuados pelo Inimigo de nossas almas. Ore a Deus, peça-o para cada aluno viver a graça dessa verdade em nome de Jesus.
Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 66 – abr/mai/jun de 2016. 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lição 3 - 2º Trimestre 2016 - As Diferentes Mudanças Sociais da Família - Jovens.

Lição 03

AS DIFERENTES MUDANÇAS SOCIAIS DA FAMÍLIA
2° Trimestre de 2016
topojovensINTRODUÇÃOI - DIREITO E FAMÍLIA
II - A FAMÍLIA DURANTE OS SÉCULOS
III - A MONOGAMIA COMO MODELO BÍBLICO
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃOOs seres vivos estão em contínua mutação. Na genética, isso se chama adaptação. O ser vivo se adapta ao novo ecossistema, criando mecanismos que façam a vida melhorar. No ambiente social, igualmente, o ser humano também vai se adaptando paulatinamente, estimulando-se a ter novos projetos, a buscar novas conquistas... e isso é algo bom, porque, afinal, a vida não é estática, mas dinâmica. O grande problema ocorre quando, na ânsia de mudar e de alcançar novos horizontes, o homem sai do caminho de Deus. Ao longo dos séculos, isso tem acontecido frequentemente com a família.
I- DIREITO E FAMÍLIA
De acordo com a época ou a cultura de um povo, a definição de família pode variar muito, entretanto há certa convergência em estabelecer que a família se configura como o grupo social constituído por pessoas ligadas pela consanguinidade, afinidade e/ou pela existência de vínculos matrimoniais (I.1).  A partir daí, vislumbra-se a relevância singular da "sociedade natural mais importante", como mencionava Aristóteles, o que é chancelado pelo Judiciário, o qual, nos dias hodiernos, em regra, destina magistrados nas grandes cidades para decidirem exclusivamente conflitos que envolvam direito de família (II.2).
Ao longo dos milênios, alguns tipos de arranjos familiares foram produzidos pelas sociedades, em desacordo com o padrão anteriormente planejado por Deus, tais como: um marido e várias esposas, ou uma esposa e vários maridos, casamento em grupo (em que não há casais fixos) e, o mais recente tipo, "casamento" entre pessoas do mesmo sexo. Todas essas configurações fogem dos padrões de Deus e jamais terão a Sua aprovação (I.3).

II- A FAMÍLIA DURANTE OS SÉCULOS
Como dito anteriormente, a sociedade como um todo se desviou do padrão divino para a família, que somente surge a partir de uma união monos somática (homem e mulher se tornam uma só carne, já que relações sexuais fora do casamento não estabelecem uma família) concretizada através de um casamento heterossexual e monogâmico (um homem e uma mulher), feito para durar para sempre.
Com esse modelo, a Bíblia determina que o homem seja o cabeça do casal (II.2), pois para que uma equipe tenha força ela precisa de um líder. E o marido é essa pessoa. Mesmo no tempo do Novo Testamento, manteve-se esse princípio. No contexto da pós-modernidade, vê-se pseudo-famílias formando-se a partir de uniões estáveis (II.3), - casais que vivem sob o mesmo teto, mas não se casam... Acham que o casamento não se resume ao que está escrito em uma certidão cartorária, e dizem que "o importante é o amor". Estão enganados! O casamento se resume em um pedaço de papel sim, como muitos outros documentos relevantes (p. ex.: leis, dinheiro, escrituras de imóveis, contratos de aluguel) mas ninguém despreza tais "papéis". A grande diferença é que o casamento é o mais importante documento do mundo, pois consolida uma aliança eterna, que é feita na Terra, mas chancelada no Céu! Por isso, os que buscam conviver em união estável encontram-se em grande perigo, pois estão fornicando e, diz a Bíblia, "os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus" (Gl 5.19-21).
III- A MONOGAMIA COMO MODELO BÍBLICO
No Antigo Testamento (III.1), os homens de Deus tiveram, em regra, relacionamentos monogâmicos, mesmo no período anterior à lei Mosaica. As poucas exceções na Bíblia, Deus as tolerou por motivos culturais pontuais. No entanto, a grande maioria dos servos de Deus, teve casamentos monogâmicos. Mesmo vivendo em sociedades que permitiam a poligamia, eles preferiram seguir o padrão perfeito do Senhor. No Novo Testamento (III.2), também percebe-se que as famílias judaicas surgiram predominantemente de casamentos monogâmicos, estabelecendo o homem como o cabeça do casal.
No Brasil dos dias atuais (III.3), a família perdeu legalmente seu modelo bíblico quando, em 1988, houve a promulgação da Constituição Federal. Observe-se que, na Bíblia, homens e mulheres são iguais diante de Deus, mas no casamento existe hierarquia. E foi isso que o texto constitucional excluiu. Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, seguindo o exemplo de inúmeras nações.
CONCLUSÃO
A sociedade pós-moderna de nossos dias tem se desviado fortemente do projeto de Deus. Inventando novas maneiras de pecar a cada dia, causam indignação ao Criador. O que fazer? Cada família cristã deve permanecer fiel a Deus, andando dia após dia no centro de Sua vontade, pois esse é o único lugar seguro que existe.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Reynaldo Odilo.