sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Lição 8 - 3º Trimestre 2017 - A Igreja de Cristo - Adultos.

Lição 8

                                     A Igreja de Cristo 3° Trimestre de 2017
adultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
– A COMUNIDADE DOS FIÉIS
II – ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA
III – O CORPO DE CRISTO
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALMostrar a Igreja como o Corpo de Cristo e os elementos que a identificam.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Apresentar o significado da palavra “igreja” e os seus desdobramentos;
II – Explicar os elementos que identificam a Igreja;
III – Conscientizar os crentes de que eles são membros do corpo de Cristo.
PONTO CENTRAL
A Igreja é o Corpo de Cristo.

Caro professor, prezada professora,
A Paz do Senhor!
Uma igreja local dividida não terá êxito em sua jornada terrena e jamais alcançará o objetivo da evangelização mundial. Você tem a oportunidade, neste domingo, de tocar num assunto determinante para o crescimento da Igreja Primitiva: A COMUNHÃO CRISTÃ.

A palavra Comunhão, de acordo com o texto bíblico na língua original, tem um sentido bem amplo. Proveniente do gregokoinê, o termo para comunhão é KOINONIA. Este expressa os seguintes significados: “participação, quinhão; comunicação, auxílio, contribuição; sociedade, comunhão, intimidade, ‘cooperação’; (nos papiros, da relação conjugal)”1. A ideia da palavra é expressar o vínculo perfeito de unidade fraternal dentro de uma comunidade específica cujas características essenciais são a cooperação e o relacionamento mútuo.

A Igreja de Cristo é a reunião de diversas pessoas (diferentes classes sociais, sexos e etnias). Essas pessoas formam − seja no bairro, no município, no Estado ou até mesmo no país − a “assembleia” visível [a comunidade do Altíssimo] e convocada por Deus para proclamar o Evangelho da salvação a toda criatura. Para atingir esse alvo, a comunhão cristã tem um papel preponderante na divulgação das Boas Novas.

Por intermédio da koinonia, a Igreja Cristã denotará a relevância do Evangelho de Jesus Cristo a uma sociedade, cuja paz e a verdadeira dignidade humana são o objeto de busca frequente. A igreja local está estabelecida nessa sociedade. Aquela precisa ser relevante e autêntica no desenvolvimento de suas ações. Por isso, a comunhão do Corpo de Cristodeve transparecer uma realidade visível de amor a Deus acima de todas as coisas, ao próximo e entre os irmãos. Só assim que a sociedade sem Deus reconhecerá a graça acolhedora da igreja local e atentará para a proclamação do Evangelho de Cristo Jesus (At 2.46,47).

SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, prezada professora, ao final da aula, discuta com os alunos sobre o que poderia ser feito por eles na igreja local e, na sociedade, que refletissem como luz a atividade evangelizadora da Igreja e a vida em comunhão do Corpo de Cristo. Evoque o testemunho do Livro de Atos a partir do testemunho poderoso de vida daquela igreja que resultou na conversão de milhares de pessoas a Cristo (At 2.42-47).

1TAYLOR, W. C. Dicionário do N T Grego. 10. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Batista Regular, 2001, p. 119.
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do setor de Educação Cristã (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Jesus é Meu Amigo - Berçário.

Berçário

Lição 7

                              Jesus é meu amigo
3° Trimestre de 2017
bercario
OBJETIVO DA LIÇÃO: Apresentar Jesus como o nosso melhor, verdadeiro e fiel amigo. Ele nos faz amigos de Deus.
É HORA DO VERSÍCULO: “[...] Mas chamo vocês de amigos [...]” (Jo 15.15).


Nesta lição, as crianças serão levadas a compreender e se certificar de que Jesus é o nosso melhor, verdadeiro e fiel amigo. Ele nos faz amigos de Deus.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem, usando giz de cera, a figura do amigo Jesus, segurando os bebês.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Adão e Eva Desobedeceram ao Papai do Céu - Maternal.

Lição 7

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                Adão e Eva desobedecem ao Papai do Céu 
3° Trimestre de 2017
maternal1
Objetivo da lição: Mostrar a criança de que pela desobediência de Adão e Eva, todos nos tornamos pecadores, e levá-la a receber Jesus, como Salvador.
Para guardar no coração: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.” (Rm  3.23)


Mensagem ao professor
“Por algum tempo, Adão e Eva viveram a mais completa ventura. Aquela harmonia, porém, estava para ser quebrada por um personagem sinistro e inimigo de todo o bem. No entanto, se o Diabo supunha que a obra divina achava-se arruinada para sempre, enganava-se. Porque Deus, em seu infinito amor, já havia elaborado, desde a fundação do mundo, o Plano de Salvação para resgatar-nos do pecado. A Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz.

O Éden era um lugar perfeito. A partir daí, a humanidade poderia multiplicar-se e espalhar-se por todo o planeta, ampliando, em amoroso trabalho, o jardim que Deus plantara. Infelizmente, nossos pais caíram na tentação do Diabo.

A fim de induzir a raça humana ao pecado, Satanás instrumenta um animal astuto e sagaz (Gn 3.1). E, por seu intermédio, dialoga com Eva, estabelecendo com a mulher um vínculo de amizade e profunda afeição, que acabaria por levá-la à apostasia. Iludida, Eva pecou. A mulher deixou-se levar pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida (1 Jo 3.16). Se Eva foi enganada e caiu, Adão pecou de forma voluntária e cônscia. Teologicamente, é o responsável pela introdução do pecado no mundo (Rm 5.12)” (Claudionor de Andrade, Lições Bíblicas CPAD).
Perfil da criança
“As crianças parecem ter o dom da alegria. Certamente possuem um dom concedido por Deus, que as torna capazes de brincar nas circunstâncias mais adversas. Observou-se que mesmo nos campos de concentração nazistas, esfomeadas e maltratadas, as crianças ainda arranjavam meios de divertir-se. Como afirma o autor Claudionor de Andrade, “Têm as crianças uma reserva de energia tão inesgotável, que são capazes de entregar-se aos seus jogos e folguedos do arrebol ao entardecer”. Acerca do mesmo tema, escreve Toulet: ‘As crianças vivem intensamente embriagadas: embriagadas de vida’. Se isto se aplica às crianças em geral, quanto mais às do maternal, que se acham na fase do comer e dormir, para depois despender a energia acumulada!
Se o brilho de uma criancinha se apaga, alguma coisa está errada; algo muito doloroso ou sujo atingiu-lhe a alma. Possam os professores do maternal serem usados por Deus para alimentar cada vez mais, nesses coraçõezinhos, a chama da verdadeira alegria – a alegria da salvação” (Marta Doreto).
Oficina de ideias 
“Escreva “Jesus” numa folha de ofício, com letras largas para que as crianças as preencham com bolinhas de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Distribua retalhos de qualquer tipo de papel colorido, para que rasguem e façam as bolinhas. Converse: Você sabe o que está escrito aí? Isto mesmo: Jesus! O nome do nosso Salvador e amigo das crianças. Jesus veio ao mundo, morreu na cruz para perdoar os nossos pecados e nos salvar. Jesus chama todas as crianças para ficar pertinho dEle” (Marta Doreto).
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da desobediência de Adão e Eva que se encontra em Gênesis 3.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma BuenoEditora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - O Meu Amigo Viaja com seu Povo - Jardim de Infância.

Lição 7

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                     O meu Amigo Viaja com seu Povo
3° Trimestre de 2017
jardim
OBJETIVOS: Os alunos deverão confiar que o Papai do Céu está sempre conosco e Ele prova isso de várias maneiras.
É HORA DO VERSÍCULO: “Vocês sairão alegres [...], serão guiados em paz para a sua terra [...]” (Is 55.12).


Nesta lição os alunos aprenderão que chegou o grande dia para a saída do povo do Egito. Finalmente Faraó deixou o povo de Deus ir embora. Conhecendo o início da caminhada do povo pelo deserto, os alunos perceberão que o Papai do Céu está sempre conosco e Ele prova isso de várias maneiras, como durante o período que caminhou com o seu povo.

Quando viajamos, arrumamos algumas coisas para levar conosco. Fazemos nossas malas com aquilo que provavelmente precisaremos usar durante o período que estivermos fora de casa. Com o povo foi assim, eles arrumaram tudo para a viagem.

Por este motivo, a atividade de hoje sugere que as crianças preparem a própria mala para uma viagem. Então, caso haja tempo, depois que as atividades propostas na revista do professor e do aluno forem executadas, imprima a imagem abaixo, uma para cada aluno, diga para eles imaginarem que farão uma viagem com os pais e a mamãe mandou você arrumar a sua mala. Desenhe ou escreva, dentro da imagem da mala, aquilo que não pode faltar na sua bagagem.
licao7.terceirotri.jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora Responsável pela Revista Jardim de Infância da CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Protegidos Dia e Noite - Primários.

Primários

Lição 7

                      Protegidos Dia e Noite
3° Trimestre de 2017
primarios
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Deus está com os seus filhos o tempo todo, guiando e protegendo.
PONTO CENTRAL: Deus está conosco e nos ajuda em nossa jornada.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite.” (Sl 121.6)

   Querido(a) professor(a), na próxima aula seus alunos aprenderão mais sobre o cuidado e proteção de Deus com o seu povo, ao prover as colunas de nuvem e fogo para que os hebreus soubessem que o Senhor estava com eles dia e noite a caminho da Terra Prometida.

   Quantas vezes as estradas da vida se mostram fustigantes no calor das provações, confusas e frias no ápice das tribulações?! Mas seja qual for à situação ou o tempo lá está o Senhor, presente, nos provendo refrigério, proteção e encorajamento para seguir adiante.

   Com um exemplo simples e na linguagem de seus primários compartilhe com eles sobre algum momento em sua trajetória (seja profissional, familiar, etc.) que foi crucial saber que Deus estava com você. Explique que o Senhor se manifesta nos mostrando isso de muitas maneiras diferentes e precisamos estar atentos e gratos pela sua presença em nossas vidas, nos ajudando em tudo.

   Para fixar o aprendizado do versículo e objetivo proposto para esta aula, sugerimos o “Jogo dos 7 erros” com o visual da lição (Fig. 7.4). Fixe a figura em um local visível a todos e em seguida forme dois grupos. Tendo impresso previamente duas vezes o anexo abaixo, forneça uma para cada grupo; o que identificar os erros primeiro vence. Com a ilustração da lição ainda em evidência, peça que eles repitam o versículo de hoje novamente: “O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite” (Sl 121.6).
primarios.terceirotri.licao7
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Jesus é Batizado - Juniores.

Lição 7

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              Jesus é batizado - Mateus 3 
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) Professor(a),

Na aula desta semana sua classe aprenderá a respeito de uma das ordenanças deixadas para a igreja, que até mesmo o Filho de Deus cumpriu em obediência à vontade do Pai. Jesus foi batizado por João Batista. Ao tomar conhecimento deste fato, qualquer pessoa que lê as Escrituras Sagradas deve questionar: como pode Jesus ser batizado por João se ele não tinha pecado algum? Havia essa necessidade? É um fato curioso quando lemos os evangelhos e nos deparamos com esta situação.

Embora não tenhamos todas as respostas para o questionamento é possível encontrar algumas razões que contextualizam o fato de Jesus ter pedido a João que o batizasse.

“[...] O batismo de João Batista era uma verdadeira inovação religiosa. O mundo judeu conhecia dois tipos de batismos, ou purificações, com água. Havia o batismo exigido aos prosélitos na sua conversão, e havia os banhos mais frequentes de purificação que tinham suas raízes em tradições bíblicas.
Textos rabínicos indicam três coisas necessárias a um homem que desejasse tornar-se um judeu: a circuncisão, o sacrifício e o batismo.

[...] O que João fez, então, foi criar um novo símbolo a partir de elementos do antigo: um batismo em água viva (corrente), que não prometia renovação, mas que em lugar disto simbolizava o comprometimento com uma renovação interior que somente poderia ser obtida com uma dedicação completa a Deus, como uma preparação pessoal para o reino escatológico iminente” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007 p. 17,18). Desde então, o batismo é compreendido na igreja como um testemunho público daqueles que abandonaram a velha vida e tornaram-se novas criaturas. O batismo é pré-requisito para aqueles que desejam fazer parte do Corpo de Cristo e participar de uma segunda ordenança: a santa ceia.

No caso de Cristo, é bem verdade que o nosso Senhor não carecia de arrependimento. Sendo assim, seu batismo não se tratava de um ritual de purificação ou coisa semelhante. Antes, sua vida, obra e ministério deveriam se identificar com a natureza humana pecadora e cumprir de forma plena a justiça de Deus, isto é, um testemunho público de que todo aquele que se arrepende dos seus pecados e desce às águas batismais está cumprindo a vontade de divina e recebendo o perdão de seus peados (2 Co 5.17-21).

Para reforçar o ensinamento da lição, sugerimos a seguinte atividade:

Apresente para os alunos cartões com os nomes dos personagens que aparecem na cena do batismo de Jesus. Insira também outros personagens bíblicos e peça que os alunos identifiquem somente aqueles que se referem ao batismo de Jesus. Ao final, faça as devidas correções.

Abraão – Jesus – Maria – João Batista – Pedro – Maria – Deus Pai – José – Davi – Samuel – Isaías – Espírito Santo
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - A Ressurreição e Ascensão de Jesus - Pré Adolescentes.

Lição 7

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                          A Ressurreição e Ascensão de Jesus
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 24.1-12.
Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito da ressurreição e ascensão de Cristo. Após momentos de dor e angústia vivenciados por Jesus e seus discípulos tudo parecia voltar ao normal na velha Jerusalém. Os discípulos, desanimados e trancados com medo de que os líderes judeus os prendessem, não entenderam o porquê de todas aquelas coisas terem acontecido, porquanto, o entendimento deles estava obscurecido para compreender os planos de Deus e o que ainda estava por vir.
Como se não bastasse, para surpresa de todos, Maria Madalena chega inesperadamente com a notícia de que o Mestre havia ressuscitado. A cena de Jesus crucificado e moído sobre a cruz ainda era muito forte na mente dos discípulos para que eles viessem a acreditar em qualquer notícia diferente daquilo que eles haviam presenciado nos últimos dias.

Certamente os discípulos imaginaram que Maria estivesse fora de si, por não aceitar o fato de que o seu Mestre fora morto. Mas aquilo que parecia ser impossível, tendo em vista o trauma sofrido nas últimas quarenta e oito horas, se tornaria o maior milagre já contemplado pelos discípulos durante os três anos e meio do ministério de Cristo. Eles haviam comido, dormido e passado um bom tempo juntamente com o Mestre para saberem diferenciar se aquele homem que aparecera para Maria, verdadeiramente era o Cristo ressurreto.
E para que não restassem dúvidas, o mesmo Jesus aparece aos discípulos com as portas fechadas. Não era um fantasma, apesar disso, Jesus, o Mestre glorioso apresentou as marcas dos cravos e até comeu para confirmar aos discípulos aquilo que eles já sentiam no momento em que viram o Mestre no meio deles. Aleluia! Jesus havia tornado a vida e estava ali diante deles a ordená-los uma nova missão: anunciar o evangelho do Reino de Deus a todas as pessoas (Mc 16.15).
“A ressurreição de Cristo Jesus (ver Mt 28.6) é confirmada pelos seguintes fatos:
(1) O tumulo vazio. Se os inimigos de Jesus tivessem furtado o seu corpo, eles o teriam mostrado, para confirmar que Ele não ressuscitara. Se os discípulos tivessem furtado o seu corpo, nunca teriam sacrificado suas vidas e posses em prol daquilo saberiam ser mentira e engano. O túmulo vazio revelara que Jesus realmente ressuscitou e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.
(2) A existência, o poder, a alegria e a devoção da igreja primitiva. Se Jesus não tivesse ressuscitado e aparecido aos seus, estes nunca teriam passado do desânimo para a alegria, coragem e esperança indizíveis (Lc 24.52,53).
(3) A composição do Novo testamento. O Novo Testamento foi escrito por homens que deram a sua vida em prol da verdade e da justiça ensinada por Jesus. Nunca teriam se dado ao trabalho de escrever a respeito do Messias e dos seus ensinos, se a sua carreira tivesse terminado em morte e desilusão (ver 1 Co 15.12-19).
(4) O batismo com o Espírito Santo e suas inerentes manifestações na igreja. O derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, como realidade prática, comprova que Jesus ressuscitara e fora exaltado à destra de Deus (cf. At 1.3-5; 2.33). Se Cristo não tivesse ressuscitado, não teria havido nenhum batismo experimental com o Espírito Santo (cf. Jo 16.7).
(5) Os milhões de pessoas que, decurso desses últimos dois mil anos, experimentaram nos seus próprios corações e vidas a presença de Jesus e o testemunho do Espírito Santo.” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1563).
Portanto, não há como negar que tanto a morte como a ressurreição e ascensão de Cristo trouxeram novas expectativas de salvação para a humanidade. Sendo assim, aproveite e converse com seus alunos a respeito do batismo. Pergunte se eles já se batizaram. Como eles compreendem o batismo? Ouça-os e, em seguida, explique que o batismo é um testemunho público do arrependimento e comprometimento com Deus. Reforce que desde então, seus alunos devem buscar uma vida de renovação espiritual e dedicação ao serviço da obra de Deus como forma de se prepararem para o grande Dia do retorno de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Relacionando-se nas Redes Sociais - Adolescentes.

Lição 7

Relacionando-se nas Redes Sociais
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:NA REDE
PERIGOS
FAZENDO UMA LEITURA CRÍTICA
OBJETIVOS
Mostrar
 que as redes sociais não são boas ou más, depende do uso que fazemos delas;
Enfatizar os perigos das redes sociais;
Demonstrar os benefícios das redes sociais.

Prezado professor, prezada professora,
A lição desta semana é bem atual e traz grande impacto para a vida dos adolescentes da igreja. Por isso, encare a aula desta semana como uma oportunidade abençoada para orientar seus alunos quanto ao uso da rede social. Entretanto, antes de iniciar o preparo de sua aula, faça uma introspectiva, pergunte-se se como professor ou professora, você tem feito uso inteligente, moderado e sábio das redes sociais. Sim, pois muitas vezes costumamos tomar as imaturidades dos adolescentes como exemplo de desequilíbrios quando na verdade nós somos os primeiros a lidar com as coisas de forma imatura. Por isso, não deixe de fazer esse exame honesto com você mesmo. Em seguida, ore ao Senhor e entregue a sua vida aos cuidados de Deus, peça a Deus para orientar e guiar sua vida diante desse desafio.

A fim de preparar melhor a sua aula, embora o texto não verse necessariamente sobre a rede social, o assunto é um dos pilares para o bom uso das mídias sociais: Liberdade de Expressão e o Direito de Escolha. O texto é do pastor Douglas Batista, presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB. O princípio exposto pelo autor pode ser adapto a realidade das redes sociais, e o mais importante, o nosso comportamento em relação ao outro que pensa diferente de nós. Abaixo, o texto:
Assistimos estarrecidos os massacres promovidos por radicais muçulmanos nos últimos dias. O ato radical que provocou comoção e indignação internacional, sem dúvida, foi o assassinato dos cartunistas do Semanário "Charlie Hebdo" de Paris.
Segundo testemunhas os assassinos que invadiram a sede da revista dispararam contra os desprevenidos funcionários aos brados de “vingamos o profeta”. Uma clara referência a Maomé, o profeta fundador do Islamismo que tinha sido satirizado pelo Semanário.
Repudiamos fortemente a atitude terrorista e condenamos os atos criminosos praticados em nome do Islã (leia postagem anterior). Ninguém pode sair matando quem faz sátira de suas crenças ou vive e pensa diferente de sua cultura.
No entanto, é preciso parar e refletir. Concordamos que nada justifica o ato covarde e criminoso praticado em nome do Islã. Mas, uma questão deve ser racionalmente discutida: qual é o limite da liberdade de expressão? Ou será que não existem limites?
Temos o direito de ofender e satirizar a crença alheia? Podemos expor ao ridículo a fé de nosso próximo? Não devemos respeitar o direito de escolha das pessoas? Em um mundo civilizado não é consenso que nossa liberdade termina quando começa a liberdade do outro?
No Brasil é frequente, infelizmente, o uso da liberdade de expressão para ofender a fé cristã. A mídia, músicas, novelas, humoristas e programas diversos se revezam em dessacralizar o cristianismo. Não obstante nenhum cristão sai por ai metralhando e tirando a vida das pessoas que discordam de sua fé. Isto pelo fato do Evangelho de Cristo ensinar o amor e o perdão. Ao contrário do Alcorão que incita o ódio e vingança.
Será este o motivo da mídia brasileira satirizar a fé cristã e nada publicar contra o islamismo? Será por isso que fazem uso da liberdade de expressão para ridicularizar quem não vai revidar, mas se acovardam em fazer o mesmo contra quem tem histórico de violência?
O mundo repudia a ação dos terroristas islâmicos e defende o direito de liberdade de expressão. Unimos nossas vozes neste brado mundial, porém, uma pergunta não quer calar: e o direito de escolha? Não deve ser respeitado? As escolhas dos judeus, muçulmanos, cristãos e adeptos de religiões diversas? Reitero o questionamento: não existem limites para a liberdade de expressão? Esse direito deve sobrepujar os demais direitos?
Em lugar de satirizar e ofender a religião de um indivíduo, povo ou nação, não seria melhor mostrar racionalmente a realidade acerca das religiões? É verdade que não devemos fechar os olhos para o mal que emana do islã e outras religiões que incitam o ódio e a intolerância. Contudo, defendo que devemos argumentar com fatos e não fazer uso de sátiras ofensivas. Do mesmo modo os ofendidos devem defender-se com o uso das leis em vigor e não fazer "justiça" com as próprias mãos.
No entanto, o Semanário "Charlie Hebdo" não se limita a fazer críticas meramente construtivas. As charges publicadas são extremamente ofensivas e sem respeito algum a religião alheia. A capa de novembro de 2012 publicou uma charge obscena da santíssima trindade e trazia como tema o casamento gay [1]. Fazer humor ou criticar é válido no estado de direito democrático, porém, bem diferente é blasfemar e desrespeitar. Contudo, apesar da conduta desrespeitosa da revista nada justifica a violência sofrida.
Diante desta realidade não deveria a imprensa respeitar a pluralidade religiosa? E assim requerer, por exemplo, que muçulmanos respeitem às escolhas dos cristãos que vivem em países islâmicos? Repito que nada justifica a violência muçulmana, mas torno a perguntar: qual é o limite da liberdade de expressão? Até onde ela deve chegar? Enfatizo que não apoio em nem simpatizo com a censura, mas acredito no bom senso.
Entendo que o direito de escolha é tão fundamental quanto o da liberdade de expressão. Ninguém pode ser cerceado de seu direito de expressão e nem de seu direito de escolha. Ninguém pode sair matando por ter sido satirizado, mas também ninguém deveria publicar sátiras ofensivas por discordar do pensamento ou da crença de alguém. Defendo a argumentação racional e o respeito pelas diferenças e repúdio a ofensa gratuita.
O direito de escolha deve ser respeitado. Discordo dos atos violentos e reitero que nada justifica o terrorismo dos radicais islâmicos, mas insisto: não estará o mundo sendo parcial e hipócrita discutindo apenas a liberdade de expressão e de modo tendencioso ignorando o respeito que se deve ao direito de escolha?
Reflita Nisso! (Texto extraído do site CPADNEWS: < http://www.cpadnews.com.br/blog/douglasbaptista/o-cristao-e-o-mundo/116/liberdade-de-expressao-e-o-direito-de-escolha.html > Acesso em 7 de Ago. de 207.)

[1] (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/01/charges-mais-polemicas-da-charlie-hebdo.html).
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Na seção REFLETINDO, a pergunta de número 2 pede para o aluno destacar alguns pontos negativos da rede social e sobre como deveríamos nos relacionar com ela. Aproveite essa questão para ampliar a reflexão. Após a exposição de todo o conteúdo da lição, escolha três ou mais alunos para que exponham os pontos negativos da rede social. A partir desses pontos, peça para que proponham maneiras de se relacionar na rede social de acordo com os princípios do Evangelho. Conduza a discussão e ao final feche o assunto apresentando o princípio do Evangelho de acordo com a lição ministrada.

Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.