quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Jesus é Batizado - Juniores.

Lição 7

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
              Jesus é batizado - Mateus 3 
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) Professor(a),

Na aula desta semana sua classe aprenderá a respeito de uma das ordenanças deixadas para a igreja, que até mesmo o Filho de Deus cumpriu em obediência à vontade do Pai. Jesus foi batizado por João Batista. Ao tomar conhecimento deste fato, qualquer pessoa que lê as Escrituras Sagradas deve questionar: como pode Jesus ser batizado por João se ele não tinha pecado algum? Havia essa necessidade? É um fato curioso quando lemos os evangelhos e nos deparamos com esta situação.

Embora não tenhamos todas as respostas para o questionamento é possível encontrar algumas razões que contextualizam o fato de Jesus ter pedido a João que o batizasse.

“[...] O batismo de João Batista era uma verdadeira inovação religiosa. O mundo judeu conhecia dois tipos de batismos, ou purificações, com água. Havia o batismo exigido aos prosélitos na sua conversão, e havia os banhos mais frequentes de purificação que tinham suas raízes em tradições bíblicas.
Textos rabínicos indicam três coisas necessárias a um homem que desejasse tornar-se um judeu: a circuncisão, o sacrifício e o batismo.

[...] O que João fez, então, foi criar um novo símbolo a partir de elementos do antigo: um batismo em água viva (corrente), que não prometia renovação, mas que em lugar disto simbolizava o comprometimento com uma renovação interior que somente poderia ser obtida com uma dedicação completa a Deus, como uma preparação pessoal para o reino escatológico iminente” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007 p. 17,18). Desde então, o batismo é compreendido na igreja como um testemunho público daqueles que abandonaram a velha vida e tornaram-se novas criaturas. O batismo é pré-requisito para aqueles que desejam fazer parte do Corpo de Cristo e participar de uma segunda ordenança: a santa ceia.

No caso de Cristo, é bem verdade que o nosso Senhor não carecia de arrependimento. Sendo assim, seu batismo não se tratava de um ritual de purificação ou coisa semelhante. Antes, sua vida, obra e ministério deveriam se identificar com a natureza humana pecadora e cumprir de forma plena a justiça de Deus, isto é, um testemunho público de que todo aquele que se arrepende dos seus pecados e desce às águas batismais está cumprindo a vontade de divina e recebendo o perdão de seus peados (2 Co 5.17-21).

Para reforçar o ensinamento da lição, sugerimos a seguinte atividade:

Apresente para os alunos cartões com os nomes dos personagens que aparecem na cena do batismo de Jesus. Insira também outros personagens bíblicos e peça que os alunos identifiquem somente aqueles que se referem ao batismo de Jesus. Ao final, faça as devidas correções.

Abraão – Jesus – Maria – João Batista – Pedro – Maria – Deus Pai – José – Davi – Samuel – Isaías – Espírito Santo
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário