quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - A Ressurreição e Ascensão de Jesus - Pré Adolescentes.

Lição 7

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
                          A Ressurreição e Ascensão de Jesus
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 24.1-12.
Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito da ressurreição e ascensão de Cristo. Após momentos de dor e angústia vivenciados por Jesus e seus discípulos tudo parecia voltar ao normal na velha Jerusalém. Os discípulos, desanimados e trancados com medo de que os líderes judeus os prendessem, não entenderam o porquê de todas aquelas coisas terem acontecido, porquanto, o entendimento deles estava obscurecido para compreender os planos de Deus e o que ainda estava por vir.
Como se não bastasse, para surpresa de todos, Maria Madalena chega inesperadamente com a notícia de que o Mestre havia ressuscitado. A cena de Jesus crucificado e moído sobre a cruz ainda era muito forte na mente dos discípulos para que eles viessem a acreditar em qualquer notícia diferente daquilo que eles haviam presenciado nos últimos dias.

Certamente os discípulos imaginaram que Maria estivesse fora de si, por não aceitar o fato de que o seu Mestre fora morto. Mas aquilo que parecia ser impossível, tendo em vista o trauma sofrido nas últimas quarenta e oito horas, se tornaria o maior milagre já contemplado pelos discípulos durante os três anos e meio do ministério de Cristo. Eles haviam comido, dormido e passado um bom tempo juntamente com o Mestre para saberem diferenciar se aquele homem que aparecera para Maria, verdadeiramente era o Cristo ressurreto.
E para que não restassem dúvidas, o mesmo Jesus aparece aos discípulos com as portas fechadas. Não era um fantasma, apesar disso, Jesus, o Mestre glorioso apresentou as marcas dos cravos e até comeu para confirmar aos discípulos aquilo que eles já sentiam no momento em que viram o Mestre no meio deles. Aleluia! Jesus havia tornado a vida e estava ali diante deles a ordená-los uma nova missão: anunciar o evangelho do Reino de Deus a todas as pessoas (Mc 16.15).
“A ressurreição de Cristo Jesus (ver Mt 28.6) é confirmada pelos seguintes fatos:
(1) O tumulo vazio. Se os inimigos de Jesus tivessem furtado o seu corpo, eles o teriam mostrado, para confirmar que Ele não ressuscitara. Se os discípulos tivessem furtado o seu corpo, nunca teriam sacrificado suas vidas e posses em prol daquilo saberiam ser mentira e engano. O túmulo vazio revelara que Jesus realmente ressuscitou e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.
(2) A existência, o poder, a alegria e a devoção da igreja primitiva. Se Jesus não tivesse ressuscitado e aparecido aos seus, estes nunca teriam passado do desânimo para a alegria, coragem e esperança indizíveis (Lc 24.52,53).
(3) A composição do Novo testamento. O Novo Testamento foi escrito por homens que deram a sua vida em prol da verdade e da justiça ensinada por Jesus. Nunca teriam se dado ao trabalho de escrever a respeito do Messias e dos seus ensinos, se a sua carreira tivesse terminado em morte e desilusão (ver 1 Co 15.12-19).
(4) O batismo com o Espírito Santo e suas inerentes manifestações na igreja. O derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, como realidade prática, comprova que Jesus ressuscitara e fora exaltado à destra de Deus (cf. At 1.3-5; 2.33). Se Cristo não tivesse ressuscitado, não teria havido nenhum batismo experimental com o Espírito Santo (cf. Jo 16.7).
(5) Os milhões de pessoas que, decurso desses últimos dois mil anos, experimentaram nos seus próprios corações e vidas a presença de Jesus e o testemunho do Espírito Santo.” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1563).
Portanto, não há como negar que tanto a morte como a ressurreição e ascensão de Cristo trouxeram novas expectativas de salvação para a humanidade. Sendo assim, aproveite e converse com seus alunos a respeito do batismo. Pergunte se eles já se batizaram. Como eles compreendem o batismo? Ouça-os e, em seguida, explique que o batismo é um testemunho público do arrependimento e comprometimento com Deus. Reforce que desde então, seus alunos devem buscar uma vida de renovação espiritual e dedicação ao serviço da obra de Deus como forma de se prepararem para o grande Dia do retorno de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário