quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Lição 10 - 4º Trimestre 2017 - O Processo da Salvação - Adultos.

Lição 10

                                      O Processo da Salvação  4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – JUSTIFICADOS POR DEUS
II – REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO
III – SANTIFICADOS EM CRISTO
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Explicar que o processo da salvação se dá mediante a justificação, regeneração e santificação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Mostrar a natureza da justificação divina;
II – Explicar o que é a regeneração pelo Espírito Santo;
III – Compreender que somos santificados em Cristo.
PONTO CENTRALO processo da salvação se dá por meio da justificação, regeneração e santificação.
O PROCESSO DA SALVAÇÃO
Marcelo Oliveira de Oliveira
Nesta lição, veremos o que Deus faz na vida da pessoa que se arrependeu dos pecados e creu no Senhor Jesus: Justifica, Regenera e Santifica.

Justificação
De condenados, absolvidos; de culpados, declarados inocentes. Mediante a quitação da penalidade integral do pecado por Cristo Jesus, o nosso Senhor, segundo a sua própria justiça, Deus nos declarou justificados. Esse termo refere-se à nossa mudança de situação diante de Deus. É o ato pelo qual o Altíssimo declara os pecadores outrora acusados, culpados e condenados, agora livres e absolvidos com base na definitiva e satisfatória obra salvífica de Jesus Cristo operada na cruz. É uma das maravilhosas doutrinas da Salvação que precisa ser pregada, afirmada e reafirmada nos púlpitos e nas classes de Escola Dominical das igrejas locais.
Regeneração
O teólogo pentecostal Daniel Pecota diz que a Regeneração “é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito e no nosso caráter moral”. Após o arrependimento e a fé, Deus nos regenera por intermédio do seu Espírito Santo. É o milagre da criação de uma nova natureza interior. É ação do Espírito semelhante ao que profetizou o profeta Ezequiel: “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 11.19). Uma doutrina urgente que deve ser pregada e ensinada. Uma das verdades que os pentecostais sempre enfatizaram é a “mudança de vida” como prova da verdadeira conversão em Cristo. Isso passa obrigatoriamente pelo milagre da Regeneração que leva-nos à santificação.
Santificação
O teólogo pentecostal Timothy P. Jenney, no capítulo “O Espírito Santo e a Santificação”, da obra Teologia Sistemática: Perspectiva Pentecostal, editada pela CPAD, diz que “os escritores do Novo Testamento empregam tão frequentemente a expressão ‘Espírito Santo’ por reconhecerem a relevância do Espírito para a santificação do mundo” (p.406). Nesse sentido, podemos conceituar “santificação” como “o processo mediante o qual Deus está purificando o mundo e seus habitantes”. É uma obra continuada a partir da regeneração, numa perspectiva instantânea, pois aplica à vida do crente a obra feita por Jesus; e progressiva, pois a operação do Espírito é permanente. Uma doutrina que deve ser vivida hoje!
Texto publicado, mas levemente adaptado, na revista Ensinador Cristão, nº 72, Editora CPAD, 2017, p.41.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

domingo, 26 de novembro de 2017

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Um Menino e um Gigante - Berçário.

Berçário

Lição 9

                                   Um menino e um gigante
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO DA LIÇÃO: Mostrar à criança que o Papai do Céu deu força e coragem a Davi para ele vencer o gigante.
É HORA DO VERSÍCULO: “Eu clamo a Deus, pedindo ajuda [...]” (Sl 18.3).


Nesta lição, as crianças estudarão mais um pouco sobre a história de Davi. Agora Davi tinha ido até o campo de batalha a fim de ver seus irmãos que estavam na guerra e levar notícias deles ao seu pai. Ele viu que todos os soldados do povo do Papai do Céu estavam com medo de um gigante chamado Golias. Mas o Papai do Céu deu força e coragem a Davi para ele vencer o gigante e livrar todo o povo.

Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças fazerem um círculo em volta do menor e um X sobre o maior personagem.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Um Templo para Louvar a Deus - Maternal.

Lição 9

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                  Um Templo para Louvar a Deus
4° Trimestre de 2017
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Objetivo da Lição: Ensinar à criança a louvar a Deus com alegria pelo cumprimento de suas promessas.
Para Guardar no Coração: “[...] Todo o povo gritava bem alto e louvava o Senhor [...].” (Esdras 3.11)

Perfil da Criança
Eis o texto da psicóloga e autora Elaine Cruz a respeito da criança de quatro anos: “É uma idade expansiva, em que a criança pode bater em amigos, dar pontapés, atirar pedras, quebrar coisas e, nas suas manifestações emocionais, rir de forma estrondosa, ter acessos de fúria ou chorar copiosa e exageradamente. Funciona, porém, como uma gangorra, pois em outros momentos são perfeitamente encantadoras e divertidas, não obstante os excessos do seu comportamento.

“Nesta fase, a criança gosta que lhe concedam novos privilégios, e é menos sensível aos elogios e às censuras. Precisa receber ordens antecipadas, claras e simples, para começar a fazer aquilo que se pretende que faça, como ‘depois deste desenho você vai tomar o seu banho’. Se a criticam ou censuram, pode mostrar-se arrogante, grosseira, respondona, ou fazer uma birra de mau gênio. Faz suas tarefas de rotina sem protestos e de uma forma independente. As restrições verbais dão agora melhores resultado que as físicas. Os objetivos e as competições ajudam a motivá-las” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, CPAD).
Subsídio Professor
Zorobabel incentiva e ajuda o povo a reconstruir o Templo. O templo de Deus não podia ser um edifício qualquer; tinha de ser o mais belo e o mais forte; um templo que honrasse o Deus Criador e Todo-Poderoso, ali adorado.

Isto nos faz pensar no edifício espiritual, de que nos fala Paulo em 1 Coríntios 3.9-15. Edifício que você está ajudando a edificar. A cada domingo, ao ministrar a lição aos seus pequenos alunos, você está ajudando a levantar as paredes desse templo espiritual, que é a Igreja de Cristo.

Portanto, cuidado, “veja cada um como edifica”. O alicerce deste templo não pode ser outro, senão Jesus Cristo, a principal pedra de esquina. É sobre Ele que a sua Igreja é edificada. No entanto, é possível que alguém tente edificar sobre o fundamento correto, usando o material errado, como o caso mencionado por Paulo nesta passagem. Ele, como sábio construtor, lançara o fundamento certo: Jesus (v.10). Mas outros estavam levantando as paredes com material de categoria inferior; material facilmente consumível pelo fogo, como o feno e a palha.

O que seriam estes materiais na construção espiritual? Talvez a sabedoria carnal; provavelmente as doutrinas de homens e as heresias. Deus nos guarde de laçarmos mão destas coisas. Que Ele nos ajude a somente empregar em sua construção o ouro, a prata e as pedras preciosas, que são as excelentes doutrinas do evangelho e os valores da pessoa de Jesus. Somente estes materiais são de durabilidade eterna e trazem a Deus a glória que lhe é devida.
Oficina de Ideias 1
Distribua blocos de plástico, ou de madeira, e ferramentas de brinquedo, para que as crianças brinquem de construir o Templo.
Até Logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Esdras 3.1-11.
*Este subsídio foi extraído de Lições Bíblicas do Maternal Mestre 7/8, Marta Doreto, CPAD.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
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Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - O Livro de Deus conta a História de uma Ovelha - Jd Infância.

Lição 9

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                     O Livro de Deus conta a história de uma ovelha 
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO: Os alunos deverão compreender que o amor de Deus pela humanidade é sem limites; e contribuir na tarefa da evangelização.
É HORA DO VERSÍCULO: “Eu sou o bom pastor; o bom, pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).

Nesta lição, as crianças irão aprender que nós somos ovelhas do Papai do Céu. E com a parábola da ovelhinha desgarrada, Jesus nos deu um exemplo de evangelização, de ir atrás do que está perdido, longe do Papai do Céu. O amor dEle pela humanidade é sem limites e precisamos estimular nossas crianças a contribuir na tarefa da evangelização.

Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que você imprima a folha abaixo, entregue uma para cada aluno e peça que recortem a ovelhinha e colem-na em uma folha em branco e em volta desenhem um pasto bem verdinho ou ainda um local bem cercado para as ovelhas ficarem protegidas. Elas deverão escrever os seus nomes dentro da ovelha e reafirmem que são ovelhas de Jesus. Ou ainda, podem escrever o nome de algum amiguinho que está desgarrado do rebanho do Papai do Céu.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora Responsável pela Revista Jardim de Infância da CPAD
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Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - David e Jônatas Tornam-se Amigos- Primários.

Primários

Lição 9

                                Davi e Jônatas Tornam-se Amigos
4° Trimestre de 2017
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OBJETIVO: Que os alunos compreendam que devemos ser amigos como Jesus é nosso amigo.
PONTO CENTRAL: Amigos dados por Deus são verdadeiros presentes.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Pv 18.24)
     Querido (a) professor (a), nesta próxima lição traremos aos pequeninos um tema muito especial: amizade. Fomos criados por Deus como seres relacionais. Portanto, desde a infância e por toda a vida esta é uma área de grande importância, que não pode ser negligenciada.

     Não por mal, muitos pais educam seus filhos para a desconfiança e incredulidade nessa relação tão bonita que é a amizade. Alguns usam o bordão: “amigo de verdade é só pai e mãe”. Certamente, algumas decepções os levaram a essa crença equivocada e passá-la adiante é uma tentativa de evitar que os filhos se machuquem. Contudo, em toda sua sabedoria, a Bíblia nos revela que uma genuína amizade, mesmo que rara, é extremamente necessária e seu valor não está na quantidade, mas na qualidade:
     O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão. (Pv 18.24)

     Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Ec 4.9-12)

     Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Pv 27.17)

     Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão. (Pv 17.17)
     Na história desta próxima lição veremos entre Jônatas e Davi esse tipo de amizade, que transcende até mesmo laços de sangue, que faz do outro, ainda que nascido em uma família diferente da sua, um verdadeiro irmão para todas as horas, especialmente nas de adversidade.

     Sugerimos que após a história e os demais conteúdos de sua revista de ED colocados em prática, você realize uma dinâmica, para de forma lúdica fixar a lição aprendida, além de estimular a comunhão entre a turma.

     Escreva o nome de cada aluno presente em pedaços diferentes de papel. Em seguida, os coloque dobrados numa salva e deixe que cada criança retire um, que não pode conter o próprio nome. Oriente-os a não deixarem que mais ninguém veja seu papel, e nem comentem quem sorteou, como na brincadeira de “amigo oculto” ou “amigo secreto”.

     Após esta etapa, distribua folhas de papel ofício, lápis e giz de cera. Peça-os que dobrem as folhas ao meio, deixando-as no formato de um cartão. Cada um deverá fazer um desenho na capa em homenagem ao amigo sorteado (pode ser o próprio amigo desenhado, ou algo que ele goste, com sua cor favorita, etc.). E dentro do mesmo, peça-os que escrevam uma mensagem contendo ao menos três elogios a respeito deste amigo, sem mencionar o nome dele no bilhete, apenas sua própria assinatura.

     Por fim, um de cada vez deverá ler o seu e pela mensagem e características citadas, a turma tentará adivinhar quem foi o amigo secreto. Deixe que façam algumas tentativas, peça mais pistas à criança que escreveu o cartão e vá mediando este momento. A cada acerto da turma ou revelação do amigo sorteado, oriente-os a entregarem o cartão com um forte abraço de amizade.

     Conclua, enfatizando que assim como Jônatas, Davi e nós fizemos aqui, um verdadeiro amigo sempre está disposto a nos ajudar, dar palavras de ânimo, encorajamento, apoio e às vezes até mesmo de correção para o nosso bem, através de um bom conselho.

     Ore com a turma pedindo ao Senhor que nos ajude a sermos e termos bons amigos, assim como os heróis da nossa história de hoje.

     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Uma Pequena Semente - Juniores.

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Uma pequena semente – Mateus 13.31-33; Lucas 13.18-21.
4° Trimestre de 2017
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Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que os valores do Reino de Deus são opostos aos valores da terra. A dinâmica celestial é diferente daquela que interpretamos na esfera material. Deus, por várias vezes, apresenta em sua Palavra que as coisas que muitas vezes consideramos insignificantes nesta vida são justamente as que Ele usa para nos surpreender. O apóstolo Paulo declara aos coríntios que “para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu aquilo que o mundo acha que é fraco” (cf. 1 Co 1.27). No Reino de Deus não há lugar para a aparência ou autossuficiência, pois todas as coisas são realizadas para a glória do nome dEle.
Em ambas as parábolas, apresentadas na lição, o ensinamento central é que Deus considera as pequenas coisas com a mesma importância que as grandes. Aquilo que aparentemente parecia pequeno e infrutífero se torna grande e produtivo no Reino de Deus. Assim se iniciou o trabalho de Jesus quando pregava o evangelho pela antiga Palestina. No início havia poucos discípulos, apenas doze, mas com passar dos dias várias pessoas decidiram seguir Jesus, não importasse aonde o Mestre fosse. Todas tinham a mesma necessidade: estar com Jesus. Com isso, a pregação do evangelho se espalhou por todo o Israel até atingir outras nações, e não muito tempo depois, todo o mundo antigo se apropriou da boa semente do Reino. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 1382) discorre a respeito:
A expectativa geral entre os ouvintes de Jesus era a de que o Messias viria como um grande rei e, como tal, livraria a nação judaica de Roma e restabeleceria a antiga glória de Israel. Mas Jesus disse que seu Reino começava silenciosamente. Como a minúscula semente de mostarda, que cresce e transforma-se em uma árvore enorme, ou como um pouco de fermento, que faz dobrar de tamanho a massa de pão, o Reino de Deus se expandirá até que o mundo inteiro seja mudado.
Compreender como o Reino de Deus funciona é importante para que os seus alunos saibam como se comportar dentro dele. Assim como o evangelho se disseminou a partir de Cristo e assumiu a dimensão que vemos hoje, é possível que a ação do Espírito continue a realizar grandes feitos a partir da vida de pessoas que aos olhos da sociedade pareçam insignificantes. Deus continua a surpreender os sábios em sua sabedoria e a chamar as coisas que não são para confundir as que são, a fim de que somente o Seu nome seja engrandecido.

Dito essas coisas, aproveite e mostre para os seus alunos que eles fazem parte do Reino celestial e, assim como o Reino começou como uma pequena semente, explique que Deus os chamou ainda na infância para uma grande obra. Diga que, na verdade, o mais importante no Reino de Deus não é que as nossas habilidades e capacidades apareçam para que sejamos notados ou mesmo elogiados, mas que a nossa vida seja apresentada a Deus com o intuito de que o Reino dEle continue a crescer e vidas sejam salvas.

Aproveite e leve para a sala de aula um cartaz com diversos tipos de sementes. Coloque as sementes em saquinhos de sacolé e prenda-os no cartaz. Ao lado do saquinho, faça uma ficha com as informações referentes à semente: nome, origem, para que serve, benefícios, como é consumida, etc. Não se esqueça de apresentar a semente de mostarda entre as demais e mostre
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Cuidado com os Modismos - Pré Adolescentes.

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           Cuidado com os Modismos   4° Trimestre de 2017
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A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 6.19,20; 10.31.

Caro(a) professor(a),

A aula desta semana aborda um assunto que é discutido de maneira polêmica na adolescência: os modismos Há muita divergência sobre o tema, principalmente, no que diz respeito à vestimenta, piercing e tatuagem. Enquanto para alguns não há nada demais fazer uso de tais costumes, para outros, são práticas totalmente incompatíveis com os valores da Palavra de Deus. Seja qual for o posicionamento das pessoas a respeito do assunto o que a Palavra de Deus ensina deve ser mantido e obedecido.
Há uma verdade ensinada pelo apóstolo Paulo que serve de norte para a nossa discussão. Paulo diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em nós e não pertencemos a nós mesmos e, por esse motivo, devemos glorificar a Deus por meio do nosso corpo (cf. 1 Co 6.19,20). Partindo dessa premissa, pergunte para os seus alunos se convém fazer o que bem entender do corpo ou mesmo da própria aparência. Considerando que já não vivemos para nós mesmos, e sim a fim de agradar aquEle que nos criou, importa que a nossa aparência esteja bem cuidada de modo que glorifique a Deus. Na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, encontramos o seguinte comentário:

O que Paulo quis dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a Deus? Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o Espírito Santo passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. O fato de Deus ter nos comprado ‘por bom preço’ alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de Cristo nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertencer a Deus, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo Senhor.

Com base neste entendimento é importante que seus alunos tenham em mente que a nova vida em Cristo não é para ser vivida de acordo com o que pensam ser o melhor. Antes, a nova vida em Cristo implica em um estilo de vida obediente e submisso à Palavra de Deus. Toda e qualquer atitude que tem proximidade com os apelos mundanos deve ser rejeitada (cf. 1 Ts 5.22). João acrescenta em sua epístola que o mundo e os seus desejos passam, mas aquele que faz o que Deus manda vive para sempre (cf. 1 Jo 2.17). Aproveite o assunto da lição, converse com seus alunos e procure saber o que pensam a respeito dos modismos. Tendo em vista que estamos vivendo em um tempo em que tudo gira em torno da moda, mostre a partir da reflexão na Palavra de Deus que os modismos fazem parte do contexto cultural de cada época, mas os valores da Palavra de Deus são permanentes.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - A Bíblia ensina amar o Ser Humano - Adolescentes.

Lição 9

A Bíblia ensina amar o Ser Humano
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO: 
O SER HUMANO É A IMAGEM E A SEMELHANÇA DE DEUS
DEVEMOS AMAR O SER HUMANO PORQUE ELE É A IMAGEM DE DEUS
AMANDO O OUTRO SER HUMANO COMO A NÓS MESMOS
OBJETIVOS
Fazer os alunos compreenderam o que é o amor;
Conscientizá-los de que amar ao próximo não é uma opção, mas um mandamento;
Refletir sobre de que forma podem demonstrar seu amor pelo próximo.
O CRISTÃO E SEU RELACIONAMENTO COM OS EXCLUÍDOS
Douglas Roberto de Almeida Baptista
     Durante seu ministério terreno, Jesus quebrou vários paradigmas ao encontrar-se com coletores de impostos e prostitutas (grupo de excluídos à época na cultura judaica). No entanto, ao se relacionar com estas pessoas, Jesus nunca aprovou e jamais incentivou a conduta de nenhuma delas. Ao contrário, ao demonstrar amor e interesse pelos excluídos Jesus tinha como objetivo libertá-los da má conduta e da opressão do pecado.
     O encontro de Jesus com Zaqueu, por exemplo, trouxe mudanças imediatas na vida do publicano. Zaqueu devolveu os impostos cobrado a mais e ainda entregou metade dos seus bens para ser repartido entre os pobres. Diante desta transformação na vida deste coletor de impostos Jesus exclamou: "Hoje veio salvação a esta casa" (Lc 12.9).
     Outra situação esclarecedora trata-se do encontro de Cristo com a mulher que havia sido flagrada se prostituindo com um homem casado. Ao despedir envergonhados aqueles que queriam apedrejá-la, Jesus disse a mulher: "Vai-te, e não peques mais" (Jo 8.1).
      Portanto, certamente Jesus deseja que façamos algo em favor dos grupos de excluídos, mas sem aprovar ou incentivar nenhuma conduta pecaminosa. Os Cristãos devem amar os pecadores e repudiar apenas o pecado. O verdadeiro cristão não nutre ódio algum por quem quer que seja. O cristão não sente fobia alguma por homossexuais ou prostitutas, nem por políticos corruptos, pedofílos ou bandidos. Apenas não concorda com suas atitudes e práticas:
     "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1Co 6.10)
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - A Igreja em Missões Urbanas - Juvenis.

Lição 9

A Igreja em Missões Urbanas
4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO
1. PAULO E A EVANGELIZAÇÃO NOS GRANDES CENTROS
2. O PERFIL BÍBLICO DE UMA LIDERANÇA CRISTÃ
3. VOCAÇÃO E CHAMADO PARA A LIDERANÇA
OBJETIVOS
Apresentar 
as estratégias utilizadas por Paulo para evangelizar os grandes centros;
Encorajar a vencer os desafios da evangelização nos grandes centros e nas pequenas cidades;
Discutir como utilizar os meios tecnológicos na evangelização.
     Querido (a) professor (a), a nossa próxima lição abordará um tema para o qual o próprio Cristo comissionou cada um de nós, o “ide”. Vamos focar especificamente em “missões urbanas”, alvo desafiador, porém ao alcance de todos. Para tal, destacaremos como exemplo em nosso estudo a dedicação e estratégias utilizadas por ninguém mais, ninguém menos que o próprio Paulo, o apóstolo dos gentios. Certamente seu papel no avanço do Reino, ganhando incontáveis almas para Cristo, tem muito a nos ensinar.
     Independente do tempo que você tem de atuação no ministério de ensino é sempre importante lembrar que boa parte deste trabalho começa antes de entrar na sala de aula. Você tem dedicado um tempo consistente para o estudo da lição? Elaboração do plano de aula, bem como preparo de todo material necessário para sua realização? E quanto à oração, você tem apresentado seus alunos a Deus, intercedendo em prol da frutificação da semente a ser lançada em seus corações? Essas são etapas essenciais do processo de educação cristã. Seja qual for sua resposta, separe um momento e ore por seus juvenis. Quem sabe, através desta aula não se levantarão missionários fervorosos, comprometidos em proclamar a mensagem de Salvação, perto ou longe, nas redondezas e até nos confins da Terra?!

   Como pontuaremos na lição, temos inúmeros desafios na tarefa de evangelização nos grandes centros urbanos, bem como nas cidades pequenas. Inclusive um muito comum, especialmente em nosso país, é a decepção com a instituição religiosa, devido a alguns erros que seus membros e líderes cometeram, um mau testemunho que pode ter deixado difíceis barreiras para alguns ouvintes. Contudo, acaso “haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?” (Gn 18.14). Com Ele venceremos todos as dificuldades. Com esta certeza, incentive seus alunos a crerem no poder da graça de Deus e da Palavra de Salvação, anunciando-a até mesmo ao mais improvável receptor. Afinal, quem diria que Saulo, um dos maiores perseguidores de cristãos da época, fosse se tornar um deles? E não apenas isso, mas tornar-se o mais ávido evangelista de seu tempo. No entanto, foi exatamente o que aconteceu, porque a Palavra é mais importante e mais poderosa do que o mensageiro.

    Após a aplicação das atividades e demais conteúdos sugeridos na sua revista de ED, que tal propor uma atividade prática à sua turma? Previamente, converse sobre a viabilidade desta idéia com sua liderança e os pais dos juvenis. E proponha-os a oração e ação, saindo para evangelizar, seja em bairros próximos à Igreja ou mesmo na porta da dela, antes ou depois de um culto. Aproveitemos a criatividade e intensidade vibrante inerente aos juvenis em prol do Reino de Deus.

    O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.