domingo, 26 de novembro de 2017

Lição 09 - 4º Trimestre 2017 - Um Templo para Louvar a Deus - Maternal.

Lição 9

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
                  Um Templo para Louvar a Deus
4° Trimestre de 2017
maternal4tcapa
Objetivo da Lição: Ensinar à criança a louvar a Deus com alegria pelo cumprimento de suas promessas.
Para Guardar no Coração: “[...] Todo o povo gritava bem alto e louvava o Senhor [...].” (Esdras 3.11)

Perfil da Criança
Eis o texto da psicóloga e autora Elaine Cruz a respeito da criança de quatro anos: “É uma idade expansiva, em que a criança pode bater em amigos, dar pontapés, atirar pedras, quebrar coisas e, nas suas manifestações emocionais, rir de forma estrondosa, ter acessos de fúria ou chorar copiosa e exageradamente. Funciona, porém, como uma gangorra, pois em outros momentos são perfeitamente encantadoras e divertidas, não obstante os excessos do seu comportamento.

“Nesta fase, a criança gosta que lhe concedam novos privilégios, e é menos sensível aos elogios e às censuras. Precisa receber ordens antecipadas, claras e simples, para começar a fazer aquilo que se pretende que faça, como ‘depois deste desenho você vai tomar o seu banho’. Se a criticam ou censuram, pode mostrar-se arrogante, grosseira, respondona, ou fazer uma birra de mau gênio. Faz suas tarefas de rotina sem protestos e de uma forma independente. As restrições verbais dão agora melhores resultado que as físicas. Os objetivos e as competições ajudam a motivá-las” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, CPAD).
Subsídio Professor
Zorobabel incentiva e ajuda o povo a reconstruir o Templo. O templo de Deus não podia ser um edifício qualquer; tinha de ser o mais belo e o mais forte; um templo que honrasse o Deus Criador e Todo-Poderoso, ali adorado.

Isto nos faz pensar no edifício espiritual, de que nos fala Paulo em 1 Coríntios 3.9-15. Edifício que você está ajudando a edificar. A cada domingo, ao ministrar a lição aos seus pequenos alunos, você está ajudando a levantar as paredes desse templo espiritual, que é a Igreja de Cristo.

Portanto, cuidado, “veja cada um como edifica”. O alicerce deste templo não pode ser outro, senão Jesus Cristo, a principal pedra de esquina. É sobre Ele que a sua Igreja é edificada. No entanto, é possível que alguém tente edificar sobre o fundamento correto, usando o material errado, como o caso mencionado por Paulo nesta passagem. Ele, como sábio construtor, lançara o fundamento certo: Jesus (v.10). Mas outros estavam levantando as paredes com material de categoria inferior; material facilmente consumível pelo fogo, como o feno e a palha.

O que seriam estes materiais na construção espiritual? Talvez a sabedoria carnal; provavelmente as doutrinas de homens e as heresias. Deus nos guarde de laçarmos mão destas coisas. Que Ele nos ajude a somente empregar em sua construção o ouro, a prata e as pedras preciosas, que são as excelentes doutrinas do evangelho e os valores da pessoa de Jesus. Somente estes materiais são de durabilidade eterna e trazem a Deus a glória que lhe é devida.
Oficina de Ideias 1
Distribua blocos de plástico, ou de madeira, e ferramentas de brinquedo, para que as crianças brinquem de construir o Templo.
Até Logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Esdras 3.1-11.
*Este subsídio foi extraído de Lições Bíblicas do Maternal Mestre 7/8, Marta Doreto, CPAD.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário