Lição 4 - Conservando uma Vida Frutífera
2º Trimestre de 2018
INTRODUÇÃO
I - LIDERANÇA FRUTÍFERA, IGREJA FRUTÍFERA
II - UMA IGREJA QUE FRUTIFICOU
III - O QUE FAZER PARA CONTINUAR FRUTIFICANDO
CONCLUSÃO
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Identificar as características de uma liderança frutífera;
Reconhecer os desafios que a igreja em Tessalônica superou
para frutificar;
Compreender o que é necessário fazer para frutificar.
Palavra-chave: Fruto.
Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu
plano de aula, leia o subsídio abaixo:
O evangelho frutificou e consolidou-se em Tessalônica,
apesar de tudo cooperar para o contrário: fuga de Paulo, multiculturalismo
local, fortes perseguições sociais, introdução de falsos pregadores. Como se
pode explicar tal fato? Pela simples resposta: foi a maravilhosa graça de Deus.
A jovem comunidade cristã tessalonicense, apesar de sua fragilidade
doutrinária, conseguiu acessar o cerne da mensagem evangélica: o amor. Eles não
apenas compreenderam o cristianismo como vivência pura e profunda do amor, como
também experimentaram comunitariamente os efeitos de tal verdade divina.
Reflitamos sobre como crescer em comunhão intensa com Deus de modo rápido,
porém absolutamente sadio.
O que Paulo podia esperar depois da surra e cadeia em
Filipos e da fuga repentina de Tessalônica? Bem, se Paulo fosse um de nós, talvez
a confirmação de que a vocação para a Macedônia era um propósito divinamente
inspirado e não apenas um empreendimento humanamente falido. A missão em Bereia
serviria perfeitamente a essas expectativas; afinal de contas, como nos narra
Lucas, houve uma adesão coletiva daquela cidade à pregação de Paulo (At
17.11,12). E que modo melhor de ratificar isso, senão por meio de uma exitosa
missão na celebrada Atenas?
Centro filosófico do mundo, ainda naquele momento histórico,
casa dos fatalistas estoicos e dos epicuristas hedonistas, Atenas — numa
análise humanamente fundada — seria uma ótima oportunidade para chancelar o
ministério de Paulo não apenas naquela região, mas também em todo o mundo
antigo. Entretanto, como bem se sabe, apesar do emblemático discurso no
Areópago (At 17), os resultados práticos foram similares aos de Filipos e
Tessalônica: numericamente inexpressivos; bem diferente dos alcançados em
Bereia.
Talvez, a maior lição transmitida por Paulo em seu
ministério macedônico seja esta: a presença de Deus na vocação ministerial de
uma pessoa não deve ser mensurada numericamente ou pela popularidade que esta
alcança, mas, sim, pela doação pessoal em tudo o que se realiza. Como qualquer
outra pessoa, a vida de um vocacionado é repleta de altos e baixos, fracassos e
vitórias. É ambiência contemporânea, moldada por uma ambição perfeccionista,
que nos impele a falsa crença de que só os colecionadores de sucesso serão
felizes. Devemos retornar, de maneira insistente, aos princípios e pressupostos
de Cristo, segundo os quais, mesmo em meio as mais aparentes derrotas, muitas
vezes, somos feitos vitoriosos por Deus.
Falando em termos meramente humanos, quem continuaria numa
jornada tão desgastante como essa que Paulo empreendia com seu grupo de amigos
se não fosse pela presença fortalecedora de Deus? É a graça cotidiana de Deus
que aperfeiçoa nossos ministérios e continuamente confirma, de modo especial a
nós mesmos, o quanto nossas vocações são valiosas para o Reino de Deus.
Os efeitos de uma hipotética desistência de Paulo em sua
missão macedônica são simplesmente inimagináveis para seu ministério em
particular, assim como as repercussões de tais acontecimentos para o curso de
todo o cristianismo primitivo. A boa notícia que nos relata a história é que,
mesmo diante de todas as adversidades, Paulo não desistiu.
A ambição dos negociadores de adivinhações em Filipos (At
16.19), a inveja dos líderes judeus em Tessalônica (At 17.5) e o
achincalhamento dos filósofos atenienses (At 17.18) não foram capazes de
ofuscar a enorme alegria de Paulo por tudo aquilo que Deus estava fazendo em
sua segunda viagem missionária. Conforme argumenta Marques:
É confiado em Deus que parte para Tessalônica, sabendo que
ali Deus garantiria o sucesso da missão tal como em Filipos. Isto nos diz que a
fundação de Tessalônica tem sua origem na confiança de Paulo em Deus. Como se
convenceu disto? Foi pelo resultado obtido, apesar de ser expulso, desta vez
por manobras de judeus. Em Atenas (1Ts 3,1), perante o fracasso no Areópago, vê
com clareza a mão de Deus em Tessalônica. Que tal esforço não fora inútil, os
tessalonicenses mesmos o confirmaram (1Ts 2,1). Esta confiança de Paulo em Deus
não nascera apenas na Macedônia, é claro. Dirá mais tarde, como em outras
ocasiões, que foi salvo por sua fé em Deus (cf. 2Cor 6,4-10; 11,23-28).
(MARQUES, 2009, p.24)
Assim, compreende-se que o conjunto de vivências
experimentadas por Paulo e sua equipe em todo o seu percurso ministerial é
fundamental para o crescimento do próprio apóstolo, de modo que o acúmulo de
aprendizagens fez, cada vez mais, a vocação paulina aperfeiçoada.
É nesse contexto da atuação em Atenas que Paulo toma uma de
suas decisões ministeriais mais acertadas junto à Igreja em Tessalônica: o
apóstolo resolve enviar Timóteo para visitar aquela comunidade e trazer-lhe
notícias. Por que o próprio Paulo não voltara à Tessalônica? Porque, segundo
ele afirma em 1 Ts 2.18, houve uma forte oposição — não apenas circunstancial,
física e material, mas também espiritual. O missionário chega a nomear Satanás
como o impedimento a seu retorno àquela cidade. Para autores como Pastor (2009,
p. 152), essa nomeação da malignidade está associada à cultura apocalíptica da
qual Paulo era participante. Sobre esse impedimento satânico, afirma-nos
Turrado:
[Paulo] Não precisa como o impediu. Logo, não é necessário,
ainda que não se exclua, supor uma intervenção extraordinária ou milagrosa;
bastam obstáculos naturais, de ordem física ou moral, nos quais Paulo vê as
mãos do demônio. Ele está firmemente convencido, muito ao contrário do que
praticamente às vezes nos passa despercebido, da funesta ação do demônio, cujo
triste papel é opor-se aos interesses de Deus (Rm 16.20; 1 Co 7.5; 2 Co 2.11;
Ef 6.11; 1 Tm 3.7). (TURRADO, 1965, p. 650)
Para além de toda conjectura de qualquer natureza, o que é
mais relevante tratar nesse episódio do impedimento paulino é o reconhecimento
da existência de oposições que não são meramente fruto do acaso, mas
subordinadas a determinada causalidade malignas.
Paulo como um Formador de Novos Líderes
Em 1 Tessalonicenses 3.2, somos informados de que Timóteo é
enviado a Tessalônica não como um estagiário em missão de representação de seu
líder, mas como um ministro revestido de autoridade e responsabilidade sobre um
determinado grupo de irmãos. Como já afirmamos anteriormente, essa é uma
atitude absolutamente acertada para ambos os lados, isto é, tanto Timóteo, que
teve a oportunidade de vivenciar uma riquíssima experiência pastoral ainda
muito jovem, quanto a comunidade dos tessalonicenses, que foi confortada e
animada por meio da palavra anunciada.
Para a maioria dos comentadores, Timóteo tinha entre 20 e 30
anos quando foi enviado em missão à Igreja de Tessalônica. Quais eram os riscos
que tal atitude de Paulo poderia produzir para a vida de Timóteo? Inúmeros. Em
primeiro lugar, a própria morte. O clima em Tessalônica estava absolutamente
hostil; tanto os religiosos judeus quanto os desordeiros que havia naquela
cidade realizaram uma verdadeira caçada a Paulo e seus amigos, tanto que alguns
irmãos sofreram perseguições e prisões ainda com Paulo em Tessalônica (At
17.6), e, mesmo depois de terem saído da cidade, a equipe missionária ainda foi
perseguida de maneira insistente, a ponto de terem de fugir de Bereia também
(At 17.13-15).
Havia, de fato, um risco de morte, não apenas pela oposição
dos religiosos e baderneiros, mas também do próprio império romano, uma vez que
a acusação que pesava sobre os missionários era de insurreição. Os religiosos
recorreram às autoridades romanas sob a alegação de que Paulo e sua equipe
proclamavam outro rei em terras tessalonicenses, Jesus (At 17.7). Ora, esta
fora a mesma acusação segundo a qual o próprio Cristo acabou sendo crucificado.
Se o risco de morte for desconsiderado de modo arbitrário,
ainda persistem as possibilidades de perseguição, prisão, espancamento, etc.,
que já eram reais durante a ação ministerial de Paulo e que continuavam, pois a
distância temporal da fuga apostólica para o retorno de Timóteo era muito
curta.
Além de todos os riscos de integridade física que Timóteo
corria, ainda havia a possibilidade de tudo se complicar ministerialmente.
Bastaria os tessalonicenses rejeitarem a juventude do auxiliar de Paulo, ou,
quem sabe, de modo justificado, sua inexperiência, e a trajetória ministerial
de Timóteo sofreria um revés, talvez, insuperável.
É necessário lembrar que, além dos problemas sociais — que
se concretizavam por meio da oposição comunitária que se constituía —, a Igreja
tessalonicense enfrentava uma consistente crise doutrinária, especialmente com
relação a questões escatológicas, as quais repercutiam em problemas
relacionais. Era, então, necessário um pastor habilidoso, que soubesse, ao nível
dos tessalonicenses, transmitir as verdades ainda não compreendidas por eles.
Timóteo foi o homem certo para a missão de retorno a
Tessalônica. As qualidades deste auxiliar de Paulo podem ser avaliadas a partir
do versículo 2, quando o apóstolo define-o por meio de dois termos de designam
positivamente duas áreas diferentes da vida do jovem pastor: irmão (ἀδελφός) e
cooperador (συνεργός). Enquanto trato pessoal, Paulo tinha total confiança em
Timóteo, tanto que o tratava como irmão — em outros contextos, anos à frente,
Timóteo será amorosamente chamado de filho; nas circunstâncias que envolviam a
Igreja em Tessalônica, ele recebe uma denominação que denota sua proximidade a
Paulo não apenas nas relações pessoais, mas também na responsabilidade ministerial.
Já com relação ao perfil vocacional, Paulo testemunha que seu amigo não é um
inexperiente neófito, e sim um qualificado colaborador do Reino de Deus. Sobre
a confiança de Paulo em Timóteo e as qualificações deste, afirma Pastor:
O apóstolo sabe das dificuldades e dos problemas dos
tessalonicenses (cf. 1 Ts 1,6; 2,14; 3,1-5) e, uma vez que ele não pode ir
pessoalmente para ajudá-los e sustentá-los, enviou seu colaborador Timóteo com
esse encargo e com o de informar-lhe a situação da comunidade. Por esse motivo,
vemos uma primeira qualificação deste personagem em tom altamente positivo;
Paulo chama-lhe, além de irmão, de nada menos que colaborador de Deus na
pregação do evangelho, indicando como Deus não atua de forma separada da ação
humana, ainda que não seja uma colaboração no mesmo nível (cf. p.e. Rm
10,14-15). (PASTOR, 2009, p. 154)
A relação do apóstolo com o jovem obreiro era muito
estreita, tanto que, ao afirmar que era necessário o envio de Timóteo à
Tessalônica, Paulo declara em 1 Ts 3.1 que ficou, literalmente, “abandonado”,
“sem ajuda”. Não temos acesso aos pormenores da visita e nem ao ambiente de
recepção do jovem missionário; entretanto, as palavras de Paulo registradas em
1 Ts 3 demonstram o sucesso do envio. Nas palavras do apóstolo, usando um
trocadilho que, em língua portuguesa, se perde, mas que fica muito claro no
grego, ele afirma no versículo 6: “Vindo, porém, agora, Timóteo de vós para nós
e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor”; ou seja, Timóteo, ao regressar
de Tessalônica, trouxe tão ricas notícias por meio das quais “evangelizou”
Paulo acerca da fé e do amor dos tessalonicenses. As informações de Timóteo
eram muito confortantes a Paulo, analogamente, assim como o evangelho de nosso
Senhor Jesus Cristo foi confortante aos tessalonicenses.
Paulo e o Ministério como Motivação para a Vida Cotidiana
Em 1 Ts 3.8, temos uma das declarações mais pastorais de
todo o Novo Testamento. Paulo literalmente diz nesse texto que a continuação da
vida tornou-se muito mais leve e sem o peso da culpa por meio da maravilhosa
notícia de que os tessalonicenses permanecem firmes na vocação da salvação que
lhes foi anteriormente anunciada pelo missionário.
A amabilidade desse texto surpreende qualquer leitor de
outras cartas paulinas, nas quais, apesar de toda atenção e cuidado, em nenhuma
se registra tamanho afeto. Nessa pequena declaração, Paulo está afirmando o
quanto foi angustiante ficar sem notícias daquela jovem comunidade; desse modo,
diante do retorno de Timóteo, o ânimo novamente se recobrou no coração do
apóstolo.
Ao refletirmos sobre o relacionamento de Paulo com a Igreja
de Tessalônica, deparamo-nos com um modelo de liderança muito distante das
práticas eclesiástico-empresariais dos dias atuais. Quem atualmente investiria
tempo e pessoal numa localidade extremamente avessa ao evangelho? Basta
analisar o quanto a igreja contemporânea investe em templos suntuosos em
comparação ao que envia para os trabalhos missionários em países avessos ao
cristianismo.
Lembremos que Tessalônica era um desses lugares
ostensivamente contrários à pregação do evangelho; onde se formou uma pequena
comunidade de novos cristãos; contudo, era para lá que as orações de Paulo
estavam direcionadas; era para lá que seu coração pulsava. É necessário
reconhecermos que os fundamentos do Reino são completamente diferentes das
regras dos negócios religiosos de hoje.
Precisamos urgentemente de pastores como Paulo.
Conclusão
Sem amor, toda e qualquer intenção humana facilmente
transitará entre a ganância e o animalesco instinto de sobrevivência. Foi para
amar que fomos salvos, para viver em amor, para existir pelo amor. Que a
experiência mais extraordinária da vida cristã — amar — seja uma realidade em
nossas vidas.
*Este subsídio foi adaptado de BRAZIL, Thiago. A Igreja do
Arrebatamento: O Padrão dos Tessalonicenses para Estes Últimos Dias. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso
no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição
toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso
para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar
todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode
substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é
fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois
exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando
esse material com o objetivo de ajudá-lo.