segunda-feira, 9 de julho de 2018

Lição 02 - 3º Trimestre 2018 - O Propósito dos Milagres no Ministério de Jesus - Jovens.

Lição 2 - O Propósito dos Milagres no Ministério de Jesus

3º Trimestre de 2018
Introdução
I-A Expectativa Judaica
II-A Vinda do Reino de Deus
III-O Ministério de Jesus só Pode ser Entendido em Conexão com o Reino de Deus
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Historiar a expectativa judaica em relação à questão messiânica;
Ressaltar os paradoxos da vinda do Reino de Deus;
Explicar a conexão do ministério de Jesus com o Reino de Deus.
Palavras-chave: Milagre.

Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu plano de aula, leia o subsídio de autoria do pastor César Moisés Carvalho:

Sendo o milagre uma intervenção divina que visa corrigir algo que está fora do lugar e, assim, prestar socorro, como harmonizar tal aspecto com uma criação perfeita de um Deus perfeito? Tal questão é tão incômoda, que Jean-Louis Souletie diz que o “próprio Voltaire, para salvaguardar a grandeza de Deus, desenvolve a ideia de que se Deus é Deus, sua criação é desde o início tão boa quanto ele a poderia ter feito e, portanto, Deus não tem que reinventar sua criação para suprir uma imperfeição que poderia ter evitado ou previsto desde o início”.  Ocorre, porém, que há textos bíblicos que são diretos e categóricos em dizer que a Criação sofreu um transtorno de proporções cósmicas (Gn 3.17-19; Rm 8.20-23); daí o porquê de falar-se em uma nova Criação ou da restauração da Terra (Is 65.17; At 3.20,21; Cl 1.16-20; Ap 21.1). Conhecida tradicionalmente no cristianismo por “pecado original” e mais amplamente chamada de “Queda” em círculos protestantes, tal doutrina, que procura explicar a origem do mal com base na Bíblia, foi desenvolvida por Agostinho de Hipona (354–430), no século V da nossa era, em seus escritos sobre a graça.  Basicamente, a doutrina resume-se no que Bruce Marino afirma ao dizer que as “Escrituras ensinam que o pecado é real e pessoal; que se originou na queda de Satanás, um ser pessoal, maligno e ativo; e que, através da queda de Adão, propagou-se entre a humanidade, que fora criada boa por um Deus totalmente bom”. 
Assim, enquanto pensadores como Voltaire estavam às voltas com a questão que abre esse capítulo, Tomáš Halík, diz de forma bastante natural que, se “o mundo fosse perfeito, ele próprio seria Deus e dentro dele nenhuma busca haveria de Deus”.  Portanto, ainda que não seja possível compreender, a necessidade do ministério terreno de Jesus Cristo só ocorre por causa da Queda (cf. Gn 3.15; Rm 5.12-21). E em que, basicamente, consistiu tal ministério? O evangelista Marcos, já na quarta seção do Evangelho que leva o seu nome, relata que, após João Batista ter sido preso, Jesus foi para a Galileia e pregava o evangelho de Deus, dizendo: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (1.15).  Enquanto Mateus e Lucas fornecem informações a respeito da concepção e do nascimento de Jesus, Marcos parte do que ele chama de “Início do evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”, ou seja, olhando de forma superficial, seu interesse parece estar na atividade ministerial do Nazareno. Porém, o evangelista alude ao evento histórico e decisivo ― a Nova Aliança, um novo tempo ― inaugurado pelo Filho de Deus. Na realidade, os Evangelhos Sinóticos, incorretamente lidos como se fossem relatos cronológicos, contêm mais teologia que elementos historiográficos; estes, aliás, quando aparecem, têm o propósito de apenas servir como background ou pano de fundo.  Marcos, apesar de sucinto em sua abordagem e narrativa, desenvolve uma cristologia que tem como eixo a mensagem alvissareira do “alegre anúncio”, a “boa nova”, o evangelho. A importância dessa mensagem está vinculada à expectativa imediata dos judeus, conforme escreveu Lucas acerca da profetisa Ana, que, ao contemplar o menino nos braços de Simeão, passou a dar graças a Deus e a falar da criança a “todos os que esperavam a redenção em Jerusalém” (2.38).
Mas é necessário cuidado, pois existe um grande perigo de entender-se e/ou reduzir o evangelho a apenas à sua mensagem. É preciso enxergá-lo no contexto mais amplo da esperança judaica apregoada por Jesus Cristo. Mas qual era essa esperança? Antes de responder, é preciso verificar a expressão “Reino de Deus” (e “Reino dos céus”), que, mesmo sendo abundante nos quatro Evangelhos (63 vezes, sendo apenas duas delas no Evangelho de João), nas palavras de Joachim Jeremias, é ipsissima vox de Jesus, ou seja, é uma expressão autêntica e original dEle, pois, na literatura do judaísmo antigo, não há nenhum paralelo com a grande quantidade apresentada nos Evangelhos (especialmente nos Sinóticos) e nem com a conotação dada pelo Senhor Jesus. Aliás, o mesmo autor diz ainda que, “nas palavras de Jesus que tratam de basileia [reino] encontra-se uma profusão de expressões que não têm nenhum paralelo (nem sequer profano) na maneira de falar dos contemporâneos de Jesus”.  Assim, basileia é ipsissima voxporque “Jesus não só fez do termo o tema central de sua pregação, mas também o preencheu com um conteúdo novo, para o qual não há termo de analogia”.  Isso porque evangelho, conforme apontado por Marcos 1.1, “não é o começo de um livro ou de uma pregação sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, mas o primeiro início e o amadurecer histórico de um acontecimento decisivo para toda a história humana. É o início do ‘Evangelho’ que tem como protagonista e ponto focal Jesus Cristo”.  Isto é, o “‘alegre anúncio’, ‘boa nova’, como a de uma vitória ou de um nascimento e subida ao trono de um novo imperador”.
A discussão a respeito de se Jesus realmente pregou um evangelion, isto é, um novo tempo, ou se apenas surgiu como mais um profeta a corrigir a postura de Israel, dando sequência ao continuísmo da relação imposta pela religião institucionalizada no Antigo Testamento é de suma importância. Kümmel, por exemplo, afirma que “a promissão do perdão anunciada por Jesus não passaria de uma mera promessa, como era no judaísmo de sua época, a qual não modificaria em nada o presente, caso Jesus somente tivesse falado da ação de Deus no futuro”.  O autor não se contenta com conclusões a priori e passa indagar ao texto bíblico se, de fato, Jesus teria pregado “um Evangelho”, dizendo que só há “condições de responder realmente se a pregação de Jesus a respeito do reino de Deus foi ou não proclamação de salvação, isso é, Evangelho, quando reconhecermos até que ponto Jesus também indicou para a ação de Deus no presente”.  Em outras palavras, a pregação de Cristo era “apenas” futurística? Kümmel defende o fato de a “mensagem de Jesus a respeito da iminente vinda e da presença do reino de Deus serv[ir], portanto, para emoldurar a proclamação da ação paternal e julgadora de Deus”.  Assim, “na pessoa, nos ensinamentos e na ação de Jesus a ação de Deus passa a acontecer no presente, transformando-se em realidade concreta para os crentes”.  Evidentemente que, de igual forma, existe um aspecto futurístico na mensagem e nas ações de Cristo. Tal aspecto é designado pela teologia como uma tensão entre o “já” e o “ainda não”.
Portanto, o Reino de Deus (Basileia tou Theou) é o tema central da mensagem de Jesus.  Justamente por isso, o assunto dos milagres de Jesus precisa ser analisado levando-se em conta a mensagem do Reino de Deus e o ministério de ensino desenvolvido pelo Senhor, pois havia perfeita consonância entre as ações do Mestre e suas palavras (Lc 24.19). Como já foi dito, Marcos, tido tradicionalmente como o mais antigo dos Evangelhos, registra que, “depois que João [Batista] foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.14,15). Para qualquer judeu, a vinda do Reino de Deus era esperada com muita ansiedade; porém, para que eles pudessem crer no “evangelho”, isto é, o anúncio de que este tempo realmente havia chegado, era preciso ver os sinais que o caracterizam e que evidenciam que o referido período estava, de fato, em curso. Seguindo seu intento de evidenciar tal realidade, Marcos diz que Jesus foi a uma sinagoga num sábado e que Ele ali ensinava. Entre os presentes, havia um homem atormentado por um espírito imundo, e este se manifestou no momento em que Jesus ministrava. O Senhor repreendeu o espírito imundo, expulsando-o do homem. Na sequência, o texto diz que “todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Mc 1.27). Tal acontecimento denota que o ensino de Jesus não era mera teorização, mas demonstração concreta da chegada do Reino de Deus, pois aliava conhecimento com poder (Mt 22.29; cf. 1 Co 2.4,5). Tim Dowley informa com propriedade que os milagres de Jesus “eram ‘sinais’ do Reino de Deus, mostrando que o reinado do Messias tinha começado, como predisseram as Escrituras”.
Tal entendimento corrobora, de acordo com Jürgen Moltmann, com o pensamento de Lutero que ensinava que o Reino de Deus “se tornou tão próximo que os sinais do tempo messiânico já aparecem: doentes são curados, demônios são expulsos, coxos andam, surdos ouvem, aos pobres é anunciado o Evangelho”, ou seja, “está tão perto que já se pode orar a Deus como “‘Abba’”, Pai Querido, e finalmente, o Reino tornou-se “tão próximo que se torna necessária a interpretação messiânica da Torá por meio do Sermão do Monte em que seu cumprimento se torna possível no discipulado de Cristo”.
Portanto, uma espiritualização do Reino de Deus, vendo-o apenas como algo imaterial e sem nenhuma intervenção na realidade cruel e desumana, significa que ele é impotente em face da enfermidade e da dor (algo que a atuação ministerial de Jesus tratou de contrariar). Por outro lado, deixar de reconhecer que a morte e as catástrofes naturais agora imperam livremente e que, por isso mesmo, o Reino ainda não está atuando de forma completa significa negar-se a enxergar a realidade. Tal “realidade”, inóspita e hostil, aguarda sua transformação; por isso mesmo, de acordo com a “compreensão bíblica”, diz Moltmann, “o reino da glória [isto é, o Reino consumado] é idêntico com a nova criação”.  Em consonância com esse assunto, referindo-se aos relatos de milagres registrados nos Evangelhos, C. S. Lewis divide-os em dois sistemas. O primeiro deles “inclui as classes: 1) Milagres de Fertilidade; 2) Milagres de Cura; 3) Milagres de Destruição; 4) Milagres de Domínio sobre o Inorgânico; 5) Milagres de Inversão; 6) Milagres de Santificação (ou de Glorificação)”.  “O segundo sistema”, continua Lewis, “que atravessa o primeiro, produz apenas duas classes: 1) Milagres da Velha Criação e 2) Milagres da Nova Criação”.  As três primeiras classes restringem-se à “Velha Criação”, isto é, a realidade tal como a experimentamos desde a Queda em Gênesis 3. A quarta classe de milagres ocorre em ambas, e, finalmente, as classes 5 e 6 são exclusivas da “Nova Criação”. Mas o que significa a “Nova Criação”? Lewis oferece um exemplo dizendo que, “quando Cristo anda por sobre a água, temos um milagre da Nova Criação”.
Trata-se, portanto, do que alguns teólogos chamam de prolepse, isto é, “antecipação”. Dessa forma, cada um dos milagres tem a tarefa não apenas de apontar, mas também de levar àqueles que conseguem ver além do miraculoso a seguir a direção sinalizada pelo feito. No caso que está sendo considerado, é preciso decidir pela porta estreita e pelo caminho apertado do Reino de Deus (Mt 7.14). Da mesma maneira que quem está em Cristo torna-se uma “nova criatura” (2 Co 5.17), é preciso também entender que a regeneração humana é a antecipação e o início da regeneração total, o palingenesis (de πλινγενεσία, palingenesia, palin, “de novo”, genesis, “nascimento”), o novo começo que já teve início na concepção quando Cristo, o Messias e Redentor, encarnou-se (Cl 1.16-20). É por isso que, quando interrogado pelos discípulos de João Batista (que tinha uma perspectiva trans-histórica, final e política para o Reino de Deus) acerca do fato de se Jesus era mesmo ou não o Messias, a resposta do Mestre não foi filosófica, teológica ou retórica, mas demonstrativa e muitíssimo prática: “Eles foram a Jesus, e disseram: ‘João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’ Nessa mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus, e fez muitos cegos recuperar a vista. Depois respondeu: ‘Voltem, e contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Notícia é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!’” (Lc 7.20-23).  As ações milagrosas do Senhor eram antecipações do que será uma realidade na plenitude.
É importante dizer que, assim como os milagres realizados pelo Senhor Jesus sinalizavam o aparecimento do Reino de Deus, os prodígios na contemporaneidade antecipam o que será “quando vier o que é perfeito”, quando, “então, o que o é em parte será aniquilado” (1 Co 13.10). Na verdade, “a exigência de ‘sinais e milagres’ dirigida a Jesus pergunta não só pela legitimação de sua missão, mas simultaneamente pelos sinais dos tempos messiânicos”.  Em outras palavras, uma vez que Jesus apresentou-se pregando o evangelho, eu repito: era preciso evidenciar isso por meio dos sinais que caracterizam tal mensagem. Moltmann diz que, como “o messias enquanto profeta prometido estaria acompanhado por ‘sinais e milagres’, essa pergunta foi dirigida também a seus apóstolos”, pois o “novo tempo mosaico da salvação escatológica é reconhecido nos sinais e milagres que se esperam dos apóstolos de Cristo”.  Uma vez que o Reino havia sido anunciado por Jesus e tal inauguração não fora revogada pela ascensão do Senhor, cabia primeiramente ao seu colégio apostólico a incumbência de prosseguir com o anúncio do Reino por meio da pregação (At 28.31). No entanto, pelo fato de a mensagem ser a mesma, esperava-se dos que a anunciavam a prova de que um novo tempo realmente se havia iniciado (Mc 16.15-20). Tal não ocorreu unicamente com o colégio apostólico, mas o próprio Paulo mencionou tais características para legitimar seu apostolado (2 Co 12.12). É sabido que tais operações acontecem pela virtude do Espírito Santo (Mt 12.28; Lc 4.19-21; 5.17; At 10.38). Neste aspecto, mesmo o Senhor Jesus Cristo — que, como membro da Trindade e por “sua própria natureza”, diz Stanley Horton, “o Espírito Santo estava nele” — não prescindiu de “uma experiência distinta com o Espírito, quando este veio sobre Ele, após seu batismo por João”.  Ainda que, como reconhece o mesmo autor, “a vinda do Espírito Santo sobre Jesus era incomparável”, pois sua “experiência ia além da de qualquer pessoa, antes ou depois, porque Deus não lhe deu o Espírito ‘por medida’ (João 3.34)”, mesmo assim, é preciso ter “em mente, também, que o Espírito veio sobre Jesus, após Ele ter se identificado com a humanidade através do batismo nas águas”.  Assim, como ser humano, “Ele devia ministrar no poder do Espírito”.  Não apenas isso, mas considerando “a plena humanidade de Jesus e a sua identificação conosco, é digno de nota que, tão logo o Espírito veio sobre Jesus, Ele se submeteu à orientação do Espírito Santo (Mateus 4.1; Lucas 4.1)”.  Numa palavra, “Jesus não somente era guiado pelo Espírito, como também o seu ministério foi realizado pelo Espírito Santo”.  Mesmo nos “evangelhos”, diz Horton, “não há muita informação de que o Espírito Santo tenha revestido Jesus para o ministério”, pois, “uma vez que é um fato constatado, não havia necessidade para tantas repetições”. Tal conclusão pode ser entendida pelo fato de que, quando “Jesus voltou para a Galiléia, o poder do Espírito Santo se manifestou primeiramente no seu ministério de ensino e, depois, no de cura”.  Numa palavra, uma vez que, “pelo batismo no Jordão desceu sobre Jesus a Rûaḥ Jahwe, o Espírito Santo, e o preencheu com o poder de sua missão messiânica”,
Não menos importante que a reflexão da imprescindibilidade do Espírito Santo para o próprio Mestre, sobretudo por sua condição humana, é o fato de que, mediante “Jesus Cristo o Espírito é enviado sobre a comunidade, de forma que continua obrando”.  Sim, essa é a crença fundamental dos pentecostais no que diz respeito à missão confiada à Igreja. Ela nada poderia realizar sem a presença do Espírito Santo. Apesar de Jesus Cristo ser Deus , sua dotação pelo Espírito para realizar sinais e milagres (Lc 5.17; At 10.38) demonstra que Ele não lançou mão de um poder residente de sua deidade; antes, precisou da unção do Espírito para realizar tais obras.  Moltmann diz que “teólogos liberais recorreram a esse fato para relativizar a Jesus como portador do Espírito entre muitos outros”; ele, contudo, observa que tais teólogos “se esqueceram da maneira singular com que Jesus foi dotado com o Espírito e que conduziu a sua filiação divina e a sua missão específica”.  Diferentemente dos reformados, o próprio Calvino, a quem eles dizem seguir teologicamente, reconhecia “que o Espírito não fora dado a Jesus para ele próprio, mas para toda a comunidade, cuja cabeça ele foi de antemão”.  Para Moltmann, isso demonstra “que Jesus não foi batizado com o Espírito como pessoa privativa, mas pars pro toto, representativamente, como um entre muitos e como um para muitos”, ou seja, “Ele recebeu o Espírito para os doentes que curou, para os pecadores que perdoou, para o povo pobre cuja comunhão procurou, para as discípulas e discípulos que chamou para lhe seguirem”.  E é justamente dessa forma que o pentecostal crê. Não recebemos o batismo no Espírito Santo para usufruto pessoal, mas para servir. O revestimento de poder não é uma capacitação do Espírito que visa o exibicionismo de quem quer que seja, mas, sim, uma forma de Deus mover-se por intermédio de alguém para alcançar pessoas necessitadas (1 Co 12.7). 
Além de servir para demonstrar a realidade do Reino de Deus, pois, conforme Edward Schillebeeckx, o “início do reino de Deus torna-se visível aqui nesta terra, em nossa história, pela vitória contra os ‘poderes do mal’”, isto é, por meio dos milagres de Jesus, pois, conforme os “evangelhos deixam claro”, continua o mesmo autor, “uma ‘salvação’ que não se manifestasse aqui e agora, em seres humanos muito concretos, não teria nada de ‘Boa Nova’” ; por isso, os prodígios realizados pelo Mestre tinham igualmente uma função social. “Chama a atenção”, diz Moltmann, “que muitas histórias de cura se dão com mulheres e para suas filhas que, em uma sociedade patriarcal, têm menos direitos e menor prestígio social”.  Não apenas isso, uma vez que, “à luz do reino de Deus próximo, o mundo necessitado de salvação se mostra em sua verdadeira possessão com suas doenças” , diz o mesmo autor, e estando ciente de “que doenças eram estigmatizadas naquele tempo com impureza, os doentes eram discriminados cúltica e socialmente” . Portanto, ao curar as pessoas, extinguia-se tal estigma, e, por isso, a “anulação dessa discriminação é o aspecto social das curas de Jesus”.  Dessa forma, o objetivo do milagre, que é socorrer o necessitado e devolver-lhe a dignidade, também evidencia o Reino de Deus e faz com que o nome maravilhoso do Criador seja glorificado.                                                                 
*Adquira o livro do trimestre de autoria de CARVALHO, César Moisés. Milagres de Jesus: A Fé Realizando o Impossível. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe. 
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 02 - 3º Trimestre 2018 - A Beleza e a Glória do Culto Levítico - Adultos.

Lição 2 - A Beleza e a Glória do Culto Levítico

 3º Trimestre de 2018
PONTO CENTRAL
Deus não se agrada de um culto que se impõe pelo ritualismo. 
ESBOÇO GERALIntrodução
I – O Culto do Antigo Testamento
II – Elementos do Culto Levítico
III – Finalidades do Culto Levítico
Conclusão
OBJETIVO GERAL
Conscientizar de que o verdadeiro culto divino não se impõe pelo ritualismo, mas pelo quebrantamento de coração e pela integridade de espírito.
A Beleza e a Glória do Culto Levítico
Pr. Claudionor de Andrade
Introdução
Em virtude de sua natureza didática e tipológica, o culto levítico tinha de ser majestoso e belo; um reflexo da glória do Deus de Israel. Sua liturgia, por isso mesmo, era para ser vista, ouvida e tocada. Nalguns ritos e cerimônias, até o olfato e o paladar do adorador eram contemplados.
Apesar de tantos recursos pedagógicos, somente alguns vieram a descobrir a essência dos procedimentos levíticos: a plena comunhão entre Deus e o seu povo. Esses raríssimos homens e mulheres tornaram-se conhecidos, na literatura profética, como o remanescente fiel. 
I. O Culto a Deus no Coração Humano
Veremos que o culto divino, para ser perfeito, tem de ser precedido pelo cultivo do coração humano. No âmbito teológico, cultuar e cultivar são sinônimos; harmonizam-se belamente.
1. Definição do culto divino. A palavra “culto” advém do vocábulo latino cultus que, originário do verbo colere,descreve o esmero que o lavrador, na antiga Roma, dispensava a terra, a fim de torná-la arável. Inspirados por essa belíssima etimologia, os romanos não demoraram a associar o cultivo do solo às lides religiosas.
Teologicamente considerado, o culto pode ser definido como as honras, deferências e louvores que o homem, já cultivado pela Palavra de Deus, tributa ao Deus da Palavra. No ato cultual, o homem externa o seu reconhecimento a Deus como o Criador, Senhor e Mantenedor de todas as coisas. Para ser verdadeiro, o culto há de ter como fundamento a doutrina dos profetas e apóstolos, conforme a encontramos na Bíblia Sagrada.
Rigorosamente, os louvores carreados a um ídolo não podem ser considerados culto, pois somente Deus é digno de toda adoração: Ele tudo criou e a tudo mantém. Quanto aos ídolos, que tributos merecem? Logo, o culto a um ídolo não é culto, mas idolatria; algo esdrúxulo, bizarro, grotesco.
Se a criatura tem de venerar o que a criou, conclui-se que o ídolo, por ser criação do homem, deveria adorar a esse mesmo homem. Silogisticamente, o homem está para o ídolo, assim como Deus está para o homem. A diferença é que somente Deus pode criar a partir do nada. O homem limita-se a recriar coisas de matérias e refugos já existentes. É por isso que o ídolo, embora exista, não passa de um objeto vil e desprezível.
2. Jesus e o cultivo do coração humano. O nosso relacionamento com Deus requer cuidados e zelos agriculturáveis. Exige atenção, sabedoria, paciência. Foi por isso que o Senhor Jesus assemelhou a pregação do Evangelho ao semear (Mt 13.3-18). Nessa faina, o Semeador ansiará por obreiros e diaristas, para que uma parte da sementeira, ao menos, venha a germinar (1 Co.3.6).
Mas quem, de fato, está a sulcar o coração humano? O Senhor Jesus responde a essa pergunta com surpreendente beleza: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” (Jo 15.1, ARA). Se nos voltarmos a Isaías, deparar-nos-emos com o próprio Deus a sulcar o coração de Israel, a fim de fertilizá-lo, para que a boa semente germine: a Palavra da Fé. A descrição do profeta é de uma sublimidade que transcende a poesia.
O cultivo do coração de Israel, levado a efeito pelo próprio Deus, não foi suficiente para reconduzi-lo, naqueles dias já distantes e rebeldes, ao culto verdadeiro. A alma israelita em nada diferia daquele terreno pedregoso e cheio de cardos descrito pelo Senhor na Parábola do Semeador.
Sim, o culto divino tem muito a ver com o cultivo da terra. Para se cultuar a Deus tem de se cultivar, antes, o coração do homem.
Dessa explanação, concluímos que o culto ao Deus Único e Verdadeiro não vinga como as ervas daninhas, nem como o joio que, nem bem é lançado ao solo, alastra-se e já sufoca o bom plantio. O culto divino exige uma lavragem zelosa, paciente e constante da alma; um trabalho que, iniciado com o semeador, prossegue com o que rega e com o que, vigilante e atento, impede o inimigo de lançar a cizânia durante as vigílias solitárias e já tomadas pelas trevas (1 Co 3.6).
3. O coração humano e o conhecimento de Deus. A melhor forma de se cultivar o coração humano encontra-se no livro de Oseias: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3).
Quanto mais conhecemos a Deus, mais aprofundamos a nossa comunhão com Ele. O coração de Moisés estava de tal forma cultivado pela presença divina que, segundo o derradeiro registro do Deuteronômio, ele já não orava ao Senhor, mas, com o Senhor, falava cara a cara (Dt 34.10-12). O conhecimento que o profeta tinha de Deus transcendia o mero assentimento teológico; era algo experimental, profundo e cotidiano. 
4. Os cultivadores do coração humano. Foi para cultivar o verdadeiro culto, no coração hebreu, que o Senhor providenciou profetas, sacerdotes e reis. Cada um desses pedagogos tinha a obrigação de educar o povo na Palavra de Deus e mantê-lo ante o Deus da Palavra. Era uma educação tão perfeita, que levava o israelita a crescer tanto diante de Deus como perante os homens. Samuel, apesar do ambiente em que fora criado, alcançou esse ideal (1 Sm 2.21,26).
Vinha o profeta, e ensinava a nação a guardar os mandamentos divinos. Em seguida, chegava o sacerdote que, intercedendo pelo povo, tornava-o propício diante do Senhor. Quanto ao rei, possuindo este um mandato cristológico, tinha por obrigação sustentar o ofício profético e manter o ministério sacerdotal. Doutra forma, os ministros divinos não teriam condições de desempenhar a sua função. Na Igreja de Cristo, temos obreiros igualmente valiosos, cuja função também é educar-nos na Palavra de Deus (Ef 4.11-16).No ato de congregar, cultivamo-nos mutuamente por intermédio do louvor, da oração, da celebração da Santa Ceia e, principalmente, da exposição da Palavra de Deus. Sem as Sagradas Escrituras, a liturgia é inútil. 
II. O Culto Levítico
O culto levítico é o resultado de um processo litúrgico que, iniciado por Adão, culminou na chamada dos descendentes de Levi, cujo ministério precípuo consistia em zelar pela adoração ao Deus Único e Verdadeiro. Neste tópico, veremos os antecedentes do culto hebreu.
1. O culto adâmico. Se Adão não tivesse dado ocasião ao pecado, suas oferendas a Deus, no Éden, teriam consistido apenas em sacrifícios pacíficos e de louvores. Ao invés de ofertas cruentas, limitar-se-ia ele a apresentar ao Senhor as primícias de seu trabalho no paraíso: a exuberância do reino vegetal.
Ao desobedecer ao Criador, o pai da raça humana percebeu que, além das ofertas de paz, teria de apresentar ao Senhor, também, sacrifícios por suas transgressões. Doutra forma, como poderia ele fazer-se propício diante do Santíssimo Deus? Aliás, na morte do animal, ou animais, cujas peles serviram-lhe de vestes, Adão e Eva vieram a entender o mecanismo da expiação (Gn 3.21).
Adão, apesar de sua culpa universal, jamais deixou de ser tratado por Deus como filho amado (Rm 5.12; Lc 3.38). Sem o seu exemplo de arrependimento e de adoração, os cultos que se seguiram, na História Sagrada, não teriam sido possíveis. 
2. O culto noético. O culto com que Noé servia ao Senhor tinha, como genealogia, uma sequência de homens santos, piedosos e ousados em sua adoração. O primeiro dessa lista foi Abel, cujo sangue clamou da Terra aos Céus (Gn 4.10). Assim como a morte de Estêvão deflagrou o crescimento da Igreja (At 11.19.20), de igual modo acontecera com o martírio de Abel; o seu exemplo foi imitado por homens como Enos, filho de Sete, cuja vida levou a linhagem piedosa de Adão a um reavivamento (Gn 4.26).
O culto de Noé era tão excelente que só poderia ser equiparado ao de Jó e ao de Daniel (Ez 14.14). Aliás, esses foram os três varões mais piedosos de toda a História Sagrada. A adoração noética sobressaía-se pela graça divina e constituía-se num poderoso libelo contra uma geração perversa, corrompida, irrecuperável e blasfema (Gn 6.8,9; Hb 11.7).Sobrevivendo ao Dilúvio e à apostasia de Cam, o culto noético teve, como herdeiros imediatos, a Sem, a Jó e, finalmente, a Abraão, nosso pai na fé (Gn 9.26; Jó 1.1). Cronologicamente, o patriarca Jó precedeu ao patriarca hebreu, pois, em suas lamúrias, cita Adão, mas não menciona Abraão (Jó 31.33).
3. O culto abraâmico. O culto de Abraão teve início quando ele ainda era um gentio como eu e você, querido leitor (At 7.2). Os próprios israelitas, aliás, reconhecem que o seu grande patriarca não passava de um pagão entre outros pagãos (Dt 26.5). Mas, reconvocado em Harã, obedeceu prontamente ao Senhor (Gn 12.1-4). Já firme na fé, pôs-se a peregrinar por uma terra que, embora sua, tratava-o como estrangeiro (Hb 11.9). Mas, para o crente Abraão, o que mais lhe importava era a sua confiança em Deus. Ele sabia que, além de sua herança terrestre, aguardava-o uma cidade, nos Céus, cujo artífice era o Senhor Todo-Poderoso.
O auge do culto abraâmico deu-se quando o patriarca encontrou-se com Melquisedeque, depois de uma renhida batalha contra uns régulos orientais. Ali, na já querida Salém, ele foi reconhecido pelo rei-sacerdote como servo de Deus e legítimo representante do verdadeiro culto (Gn 14.19,20).
Celebra-se, ali, a proto-ceia do Senhor Jesus, unindo, numa única liturgia, os representantes de ambos os testamentos (Gn 14.18). Nessa celebração, encontrava-se já presente, nos lombos de Abraão, o responsável pelo culto oficial de Israel, conforme a interpretação do autor da Epístola aos hebreus: “E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste” (Hb 7.9,10, ARA).
Para mim, o capítulo 14 de Gênesis é o texto de ouro da religião divina. Nessa narrativa, Melquisedeque ergue-se como sacerdote do Deus Altíssimo. E, nessa condição, traz o pão e o vinho consagrados ao crente Abraão, que, pela fé, celebra a redenção do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Ao fazê-lo, mostra a eternidade do sacrifício vicário do Filho de Deus. Naquele ato, Levi, em Abraão, curva-se ao Novo Testamento.
Com base nesse texto sagrado, declaramos que existe apenas uma religião abraâmica: a religião do Deus Único e Verdadeiro. Esta, por seu turno, manifestou-se plenamente na vinda de Jesus Cristo, conforme explica muito bem o autor da Epístola aos Hebreus, na introdução de sua carta. Portanto, considerar o Islã uma religião abraâmica é desconhecer o espírito do Antigo Testamento. Rigorosamente falando, nem o próprio Judaísmo, como hoje o conhecemos, é uma religião abraâmica. Foi o que o próprio Cristo deixou patente aos seus contemporâneos (Jo 8.40).
4. O culto levítico. Herdeiro direto da devoção abraâmica, o culto levítico pode ser definido como a instituição oficial da verdadeira religião confiada a Israel pelo próprio Deus. Seu objetivo não é apenas litúrgico, mas essencialmente teológico, conforme exorta o profeta Oseias aos seus contemporâneos (Os 6.3). Apesar de sua imponência e exterioridade, a adoração levítica é voltada ao interior de cada adorador de Jeová, que sempre buscou estar presente entre o seu povo.
Segundo a narrativa sagrada, o culto levítico foi instituído pela celebração da Páscoa, na noite que precedeu a saída dos filhos de Israel do Egito. E, tendo como fundamento esse fato, conduziu litúrgica, didática e teologicamente os israelitas a se apresentarem ao mundo como um povo escolhido, profético, sacerdotal e real. Um povo, aliás, que deve a sua redenção unicamente a Jeová.     
III. As Finalidades do Culto Levítico
O culto divino, no Antigo Testamento, tinha quatro finalidades básicas: adorar ao Único e Verdadeiro Deus, reafirmar as alianças divinas, professar o credo mosaico e aguardar o Messias. Era uma celebração teológica e messiânica. 
1. Adorar ao Único e Verdadeiro Deus. Ao reunir-se para adorar a Deus, a comunidade de Israel demonstrava duas coisas: a aceitação do Único e Verdadeiro Deus e a rejeição dos deuses pagãos (Sl 86.10; 97.9). Enfim, o culto levítico afastava os israelitas da idolatria e aprofundava a sua comunhão com o Senhor (Sl 96.5). Esse era o teor dos cânticos congregacionais do Santo Templo.
2. Reafirmar as alianças antigas. Se os filhos de Israel, por exemplo, entoassem o Salmo 136, professariam ser herdeiros das alianças que o Senhor firmara com Abraão, Isaque, Jacó e Davi. E, assim, cultuando ao Senhor, lembravam-se de que Deus comanda a História. Em boa parte de seus cânticos, os filhos de Israel relembram a presença de Deus em sua vida familiar e comunal (Sl 47.9). Veja o Salmo 105.

3. Professar o credo divino. Em seus cultos, os israelitas, guiados pelo ministério levítico, professavam o seu credo: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4, ARA). Nesta sentença, resume-se toda a teologia do Antigo Testamento. É necessário que voltemos a recitar e a cantar o nosso credo. 
4. Aguardar o Messias. No livro de Salmos, há uma elevada cristologia, que descreve a paixão, a morte, a ressurreição e a glorificação do Senhor Jesus Cristo como Rei dos reis (Sl 22.1-19; 16.10; 110.1-4; 2.1-8). Um israelita crente e predisposto a servir a Deus jamais seria surpreendido com a chegada do Messias, pois o culto levítico era essencial e tipologicamente cristológico.
IV. Os Elementos do Culto Levítico
Em seu auge, o culto divino do Antigo Testamento era composto por estes elementos: sacrifícios, cânticos, exposição da Palavra, oração, leitura da Palavra e bênção. Isso não significa, porém, que todo esse conteúdo estivesse presente em todas as celebrações.  
1. Sacrifícios. O culto inaugural do Santo Templo, que teve início com a chegada da Arca Sagrada, foi marcado por uma grande quantidade de sacrifícios de animais (1 Rs 8.5). De forma sem igual, o rei Salomão e todo o Israel demonstraram suas ações de graças ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
2. Cânticos. Em seguida, os cantores e músicos puseram-se a louvar ao Senhor, entoando provavelmente os cânticos que Davi e outros salmistas haviam composto (2 Cr 5,12,13). Nesse período, a arte musical de Israel era a mais desenvolvida de toda região oriental. 
3. Exposição da Palavra. Logo após, Salomão dirigiu-se ao povo, fazendo uma síntese da História Sagrada até aquele instante. Ele mostra a clara intervenção de Deus em cada etapa da existência de Israel (2 Cr 6.1-13). 
4. Oração. O rei dirige-se, agora, a Deus em oração, agradecendo-o por aquele momento, e intercede não só por Israel, mas pelos gentios que, ouvindo acerca da intervenção divina na vida de seu povo, para ali acorreriam.
5. Leitura da Palavra. Após o cativeiro babilônico, já no tempo de Esdras e Neemias, a Palavra de Deus começou a ser lida publicamente como parte da liturgia do culto (Ne 8.1-8). Nesse período, os sacerdotes puseram-se também a explicar a Lei ao povo de Deus. Antes disso, a leitura das Escrituras limitava-se aos montes Gerizim e Ebal (Dt 29.11).
6. Bênção. O culto levítico era encerrado com a bênção araônica (Nm 22.6). Ao serem assim abençoados, os filhos de Israel conscientizavam-se de que eram propriedade particular do Senhor. 
*Adquira o livro. ANDRADE, Claudionor de. Adoração, Santidade e Serviço: Os Princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Lição 02 - 3º Trimestre 2018 - A História do Semeador - Primários.

Lição 2 - A História do Semeador

3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que é importante guardar a Palavra de Deus no coração.
Ponto central: O nosso coração deve estar aberto para a Palavra de Deus.
Memória em ação: “Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro” (Ap 1.3a)
     Querido (a) professor (a), seguiremos compartilhando com nossos primários acerca das ricas parábolas de Jesus. Apesar da atemporalidade dessas lições preciosas, é preciso contextualizá-las para que o ouvinte urbano do século presente compreenda a sua profundidade. Justamente com este propósito, sugerimos no subsídio da lição anterior, a plantação de algumas sementinhas, a fim de ajudar nessa ambientação dos pequeninos com o solo, semeadura, tempo de germinação e crescimento de cada semente, etc.
    Se você fez a experiência sugerida na lição anterior, poderá utilizá-la como exemplo também nesta próxima aula. E caso não tenha feito, ainda há tempo para realizá-la nesta lição, recapitulando a anterior e introduzindo a parábola do semeador.
     Explique que antigamente e no local onde Jesus contou esta parábola tinham muitas pessoas do campo, que plantavam seus próprios alimentos e viviam da venda deles. Então, elas entendiam perfeitamente que nem todo solo estava bom ou preparado para ser um bom receptor da semente, por isso nem todas vingavam ou chegavam a dar frutos. Até hoje é desta forma, existem diferentes tipos de solo e maneiras de cuidar e plantar neles, do contrário, não há produção de alimentos.
Solos
     Nesta faixa etária seus alunos provavelmente já estão ouvindo nas suas escolas sobre os tipos de solos:  Nesta faixa etária seus alunos provavelmente já estão ouvindo nas suas escolas sobre os tipos de solos:
Argiloso: Possui consistência fina e é impermeável, isto é, onde a água não penetra. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.
Humífero ou Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).
Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto. (Informações do portal Sua Pesquisa https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm)
     Portanto, é interessante fazer esta pequena recapitulação, antes da introdução da história. Se possível, leve fotografias de cada um. Você encontra com facilidade na internet ou livros de ciências e geografia desta faixa etária. Tal recapitulação, além de ajudá-los em suas classes seculares, clarificará a explicação e aplicabilidade da parábola do Semeador em nossas vidas. recapitulação, além de ajudá-los em suas classes seculares, clarificará a explicação e aplicabilidade da parábola do Semeador em nossas vidas.
     Ao final da história, pergunte que tipo de solo seus alunos querem que sejam seus corações. Ore com eles para que a semente da Palavra de Deus frutifique em cada um e jamais se perca.
     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - A Queda - Juvenis.

Lição 1 - A Queda

3º Trimestre de 2018
“E, vendo a mulher r que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3.6)
Esboço da Lição
1. A QUEDA
2. A CRIATURA CONTRA O CRIADOR
3. CONDENADOS PELO PECADO COMETIDO POR OUTRA PESSOA?
4. UM PESO E UMA MEDIDA

Objetivos
Conhecer a tragédia da Queda para a humanidade;
Mostrar o plano de livramento de Deus para a humanidade;
Reconhecer o perigo em desobedecermos a Deus.
     Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia. Como este ano está passando rápido, não é mesmo?! Em meio a uma rotina corrida e com tantos compromissos, por vezes negligenciamos a importância de parar e refletir. Sobre nós, sobre nossas vidas, sonhos, MISSÃO! Que possamos juntos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Você, professor (a), é um instrumento de Deus para transmitir esta sabedoria a seus juvenis. Por isso, renove-se no Senhor, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia.
Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)
     E falando em focar no que tem valor eterno, o tema desta nossa revista é justamente sobre isso. Vamos ter a oportunidade gloriosa de apresentar aos juvenis a história da “Queda e Redenção” da humanidade.
     O antigo ditado filosófico e popular de que “uma imagem vale mais que mil palavras” tem fundamento, especialmente no ensino. O recurso visual é muito importante na aprendizagem e memorização, seja qual for a matéria e faixa etária dos alunos. Por isso, além dos recursos já disponibilizados em sua revista, sugerimos que você faça um resumo visual de tudo que estudaremos ao longo do trimestre, através de uma dinâmica. Esperamos com este recurso despertar ainda mais o interesse da turma para as próximas aulas, além da internalização da história mais importante da humanidade, a trajetória de sua queda até o plano de redenção, pelo sangue de Jesus.
      Você vai precisar dos seguintes materiais: Copo de vidro transparente, água, cloro ou água sanitária e iodo (facilmente encontrados em supermercados e drogarias). O ideal é que você não deixe os produtos nos seus recipientes originais para despertar ainda mais a curiosidade da turma e não tirar o foco dos alunos da história.
       Primeiramente, mostre o copo com água até a metade e diga que ele representa cada um de nós quando Deus nos criou lá no Éden, livre do pecado, puros.
       Então, misture o iodo com a água e continue a explicação:
       – Mas um dia nos afastamos de Deus, pecamos (a água ficará escura. Você pode se estender mais falando os tipos de pecado e o quanto eles nos mancharam, nos afastando de Deus).
      Em seguida, você pegará um pouco da água sanitária e (após sua explicação), derramará sobre o recipiente que ficou com a água escura e o líquido voltará a ficar transparente como água. Porém, antes explique:
    – Deus nos amou tanto que arquitetou um plano para nos redimir, para nos tirar deste lamaçal de pecado, para que possamos ter uma vida eterna ao lado dEle, o que jamais conseguiríamos pelos nossos próprios esforços. E Ele se dispôs a dar seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer, não perecesse, mas tivesse a vida eterna (Jo 3.16).
      Peça que eles leiam Romanos 5.18,19: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”. (E neste momento, após falarem “justos”, derrame o cloro ou água sanitária).
     Esta é uma simples ilustração, mas também muito marcante. No entanto, acima de qualquer recurso, dependemos exclusivamente do Espírito Santo para atingir os corações. Por isso, previamente ore pela sua classe, prepare-se para esta aula, treine pelo menos duas vezes essa dinâmica, antes de apresentá-la pra sua turma, a fim de que tudo corra como o esperado.
      Ao final da aula, ore com seus juvenis, clamando ao Senhor para que ao longo do trimestre Ele trabalhe em cada coração, que o conhecimento obtido nas aulas não seja apenas teórico em suas vidas, mas transformadores em suas almas.O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 02 - 3º Trimestre 2018 - O Amigo que Conversou com Jesus Escondido - Jd. Infância.

Lição 2 - O Amigo que Conversou com Jesus Escondido

3º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão saber que um amigo de Deus gosta de aprender a sua Palavra e presta muita atenção na explicação dela; e entender que ninguém entrará no Céu sem nascer de novo (se arrepender de seus erros e aceitar Jesus como Senhor e Salvador).

É hora do versículo: “Quem crer e for batizado será salvo [...]” (Mc 16.16).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Nicodemos, que um verdadeiro amigo do Papai do Céu ama ler e ouvir a sua Palavra. E que para entrar no Céu é necessário nascer da água e do espírito.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com o desenho ilustrando o encontro entre Nicodemos e Jesus à noite. Reforce que Nicodemos foi conversar com Jesus nesse horário porque ele tinha medo de ser visto com Jesus e ser castigado pelos estudiosos da Lei. 
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
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Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - O Amigo que Anunciou Jesus - Jd. Infância.

Lição 1 - O Amigo que Anunciou Jesus

3º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão saber que um verdadeiro amigo de Deus o obedece (assim como João Batista o obedeceu); e entender que para receber Jesus, é preciso se arrepender dos nossos erros/pecados.

É hora do versículo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” (Mt 3.2).

Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história e da pregação de João Batista, que o verdadeiro amigo de Deus é obediente e que para recebermos Jesus em nosso coração, devemos nos arrepender dos nossos erros e pecados.
A pregação de João batista preparou o caminho para Jesus quando veio a este mundo.
Após realizar todas as atividades propostas na revista do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo com o desenho de João Batista no rio Jordão. Era neste local que ele pregava sobre o arrependimento e a vinda de Jesus, além de batizar as pessoas no rio.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
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quinta-feira, 28 de junho de 2018

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Louvo ao Papai do céu que me Faz Dormir em Paz - Berçário.

Lição 1 - Louvo ao Papai do Céu que me faz dormir em paz

3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Levar as crianças a entender e a sentir que o cuidado de Deus as alcança até na hora do sono.

É hora do versículo: “Quando me deito, durmo em paz [...]” (Salmos 4.8).

Nesta lição, as crianças aprenderão que podemos confiar no Papai do Céu que cuida de nós até na hora do sono. Ele nos ajuda a dormir bem rápido e ainda nos dá bons sonhos, não nos deixando ter pesadelo.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças colorirem o bebê que está dormindo bem tranquilo dentro das mãos protetoras do Papai do Céu.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
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Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Miriã Ajuda a Mamãe Joquebede - Maternal.

Lição 1 - Miriã ajuda a mamãe Joquebede

 3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Despertar na criança o desejo de ajudar o próximo, especialmente a mãe e outros membros da família.

Para guardar no coração: “Um ao outro ajudou [...]” (Is 41.6).

Seja bem-vindo
“Professora, este é o primeiro domingo do trimestre, por isso é importante que você renove a decoração da sala e verifique os brinquedos que precisam ser substituídos e o material que será utilizado, como por exemplo: cola, giz de cera, visuais, guache. Receba seus alunos calorosamente e incentive-os para uma nova fase de descobertas e aprendizado que está começando. Não se esqueça de apresentar os novos alunos que provavelmente estão ingressando em sua turma. Faça uma oração para iniciar a aula agradecendo a Deus por poderem estar juntos para aprender mais a respeito de Deus na Escola Dominical. Reserve alguns minutos para cantar com os alunos. Procure escolher cânticos que falem a respeito de ajudar ao próximo, tema central das lições deste trimestre. Dê oportunidade para que um dos alunos recolha as ofertas. Enfatize a importância de contribuir com alegria. Apresente o versículo do dia e diga aos alunos que hoje eles aprenderão uma história que mostra que mostra uma menina que ajudou a sua mãe a cuidar do seu irmão” (Daniele Pereira).
Subsídio professor
“Parece bastante óbvio que não há necessidade de provar a afirmativa de que não podemos ensinar sem saber ou conhecer. Como pode o nada produzir algo, ou a escuridão gerar luz? A afirmação dessa lei parece um axioma; porém, um estudo mais profundo demonstrará que é uma verdade fundamental: a lei do professor. Nenhuma outra condição é tão fundamental e essencial. Se invertermos os termos dessa lei, outra verdade importante será revelada: O que o professor conhece, isso deve ensinar.
A palavra conhecer ocupa um lugar central na lei do professor. O conhecimento é o material com que trabalha o mestre, e a primeira razão em favor dessa lei deve ser buscada no conhecimento. O que os homens chamam de conhecimento apresenta muitos graus, desde o primeiro vislumbre de verdade até a mais perfeita compreensão. Em diferentes estágios, a experiência de vida, como a adquirimos, caracteriza-se: (a) por um conhecimento fraco; (b) pela habilidade de relembrar voluntariamente, ou descrever, de modo geral, o que temos aprendido; (c) pelo poder de explicar, provar, ilustrar e aplicar o que aprendemos; e (d) pelo conhecimento e apreciação da verdade em seu significado mais profundo e suas relações mais amplas, por cuja força e importância atuamos, sendo por ela modificada a nossa conduta. A história somente é história para quem assim a lê e a conhece. É esta a última forma de conhecimento, ou experiência, que deve ser introduzida na lei do verdadeiro professor.
Mas a lei do professor é apenas uma das leis do ensino, e o fracasso pode provir da violação das outras leis, bem como da negligência desta. De modo semelhante, o sucesso em certa medida pode resultar da obediência a outras leis. Contudo, o ensino sempre será duvidoso e fraco se for caracterizado por inadequado conhecimento da matéria a ser ensinada” (GREGORY, John Milton. As sete leis do Ensino. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 24,25).
Atividade do aluno
maternal

Até logoDepois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Êxodo 2.1-10. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Envie suas dúvidas ou sugestões para telma.bueno@cpad.com.br
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - A História da Sementinha - Primários.

Lição 1 - A História da Sementinha

 3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que o Reino de Deus cresce à medida que anunciamos a sua Palavra.
Ponto central: O Reino de Deus deve ser anunciado a todas as pessoas.
Memória em ação: “De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus que dá o crescimento” (1 Co 3.7)
     Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia. Como este ano está passando rápido, não é mesmo?! Em meio a uma rotina corrida e com tantos compromissos, por vezes negligenciamos a importância de parar e refletir. Sobre nós, sobre nossas vidas, sonhos, MISSÃO! Que possamos juntos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Você, professor (a), é um instrumento de Deus para transmitir esta sabedoria a seus primários, a fim de que cresçam instruídos nos valores eternos, sem se perderem do que realmente importa. Por isso, renove-se no Senhor, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia.
Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)
     E falando em focar em valores eternos, o tema desta nova revista são justamente histórias que nos instruem acerca deles: As Parábolas de Jesus. A cada aula seus alunos terão a gloriosa oportunidade de ouvir uma lição ensinada pelo Mestre dos mestres.
       Nesta primeira aula, vamos ensinar os Primários sobre a parábola do grão de mostrada, narrada em Marcos 4.30-34.
       Aproveitando o tema da lição sobre sementinha logo no início do trimestre, que tal confeccionar com os primários uma sementeira? Além de clarificar e reforçar os aprendizados desta história contada por Jesus é também uma rica experiência para os pequeninos estar em contato com a terra, ver o desabrochar e desenvolvimento de uma semente, o cuidado e paciência que requer, etc. Ao longo dos próximos meses as crianças poderão vivenciar tudo isso e acompanhar na prática o que foi mencionado na história que Jesus contou. Lembrando que a sementeira ficará sob a sua supervisão (talvez seja necessário levar a sementeira para outro ambiente, arejado e com luz, trazendo-a de volta para a observação da turma, somente para o momento da aula).
     Seguem três idéias compartilhadas pelo blog “Tempo Junto” que você pode colocar em prática com sua turma com bastante facilidade. E, claro, sempre ir frisando que isto é criação de Deus, assim como a lição aprendida em Marcos 4.30-34, sobre a paciência, perseverança e carinho necessários com a “semente”, assim como devemos ter pregando a Palavra de Deus para todos.
1- Replantando Aipo
aipo
      Sabia que plantando dentro da raiz/talo do Aipo ele cresce novamente? Veja como fazer. 
      Corte a base no pé de aipo, deixando alguns centímetros. Coloque esse pedaço em um prato com água, em um local ensolarado. Só isso! Esse meiozinho amarelo é de onde as folhas sairão. Há algumas dicas: deixar o aipo em lugar bem úmido e remover apenas alguns pedaços do aipo por vez. Comece por fora e depois os pedaços de dentro. As mudanças acontecem bem rápido, em apenas alguns dias. Então, a experiência vai ser bem legal para as crianças!
2- Sr. Ovo cabeludo
       Essa ideia incrível e super criativa do Nurture Store de usar cascas de ovo para fazer crescer plantinhas que mais se parecem com o cabelo do Sr. Ovo.
ovos
      Você vai precisar de caixa de ovos vazia, canetas coloridas, algodão, sementes simples pra graminha (podem ser milhos ou feijões) e cascas de ovos vazias.
       Primeiro, lave as cascas já vazias e as ponha na caixa de ovos. Depois, coloque um pouco de algodão molhado com as sementes dentro. Ponha bastante mesmo, pra poder crescer bastante “cabelo.” O legal dessa atividade é desenhar na casca com muito cuidado, fazendo olhinhos, criando rostinhos de acordo com a criatividade de cada criança.
       Deixe essa caixa de ovos perto de uma janela e espere a grama crescer. Garanto a vocês que o resultado, mesmo que um pouco demorado, vai ser incrível. Não se esqueça de manter o algodão sempre molhado. Depois de alguns dias o Sr. Ovo vai deixar de ser careca.
3 - A experiência clássica: Feijões “mágicos”
feijao
      É claro que não poderia faltar a sugestão da experiência com sementes mais clássica de todas: a plantação de feijão! Tudo que você precisa é algodão molhado, feijão, um pote ou copo de preferência transparente e um lugar perto da janela. Essa provavelmente você já fez na época da sua escola. É muito legal ver o crescimento das plantas, principalmente do feijão que faz parte do almoço de quase todo brasileiro e as crianças estão bem familiarizadas.
      Forre o fundo do recipiente com algodão umedecido, coloque a semente de feijão e deixe em um local iluminado. Os segredos simples para o sucesso dessa experiência são manter o algodão sempre úmido, molhando, aos poucos no decorrer do crescimento; não deixar o feijão tomar muito sol; e nem permitir que insetos entrem no recipiente. Apenas isso. Após os três primeiros dias o algodão mudará de cor, em seguida, o feijão enrrugará, até que “tcharãm”, brotará uma raiz e a primeira folhinha.  
      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Noé, Um Pregador Ousado - Juniores.

Lição 1 - Noé, um Pregador Ousado

3º Trimestre de 2018
Texto bíblico – Gênesis 6.5—7.24; 8.15—9.17.

Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus. Dessa vez seus alunos conhecerão histórias de personagens que demonstraram fé e coragem diante de grandes desafios. E para iniciarmos os trabalhos faremos menção de um herói da fé que suportou a incredulidade de uma geração inteira e não desanimou de realizar a obra que o Senhor havia ordenado. Noé obedeceu a Deus e construiu uma arca para ele e sua família abrigarem-se do dilúvio que havia de vir sobre toda a terra. Mesmo tendo que enfrentar várias dificuldades, Noé permaneceu firme e viu o cumprimento da promessa (cf. Gn 6.13-22).
Além de mostrar-se bem disposto a construir aquela grande embarcação, Noé enfrentou lutas internas que combatiam a sua fé. Imagine uma pessoa que recebeu o chamado de Deus e inicia este grande empreendimento com muita fé, mas o tempo passa e não vê se cumprir o que Deus havia prometido. Certamente, Noé deve ter enfrentado vários conflitos internos e externos: por fora, os homens se comportavam de mal a pior e a terra estava cheia de violência (v. 13); e por dentro, os temores, a irritação e o desânimo. Ainda assim, Noé não desistiu e a Bíblia o chama de pregoeiro da justiça (cf. 2 Pe 2.5).
Um aspecto marcante do comportamento na história de Noé é a forma como ele entendia o pecado. A Bíblia diz que Noé era um homem justo e reto em suas gerações (Gn 6.9). Ele não se conformava com o triste estado em que se encontravam os homens da sua geração. Eram pessoas que perderam o total temor de Deus e tornaram-se insensíveis à necessidade do próximo. Noé, todavia, seguia de forma justa e agradável aos olhos do Criador. Por causa da crescente maldade da humanidade o Senhor observou que não havia outra forma a não ser castigar a terra com o dilúvio e separar para si um povo santo que o adorasse e levasse a diante a proposta divina de que toda a terra deveria servir a Deus.
Seus alunos devem ser ensinados a rejeitar o pecado, a maldade e não se conformarem com este mundo (cf. Rm 12.2). Assim como Noé rejeitou as práticas do mundo daquela época que antecediam o evento do dilúvio, seus alunos também devem ser estimulados desde pequenos a rejeitarem toda prática desagradável a Deus, tendo em vista que a volta de Jesus Cristo está às portas. O mesmo Jesus afirmou que assim como acontecia nos dias de Noé, assim será a Vinda do Filho do Homem, “Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.37-39). Portanto, importa que seus alunos saibam como se posicionar frente ao mundo, sabendo que todos terão que prestar contas a Deus.
Utilize a ilustração da Arca e pergunte aos seus alunos o que era necessário para que Noé e sua família tivessem um bom relacionamento durante o tempo que ficariam naquela embarcação. Peça que digam também que práticas devem ser rejeitadas se quisermos ter um bom relacionamento dentro da igreja — a arca de Deus nos dias atuais.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - A Palavra Eterna Habitou entre Nós - Pré Adolescentes.

Lição 1 - A Palavra Eterna habitou entre nós 

3º Trimestre de 2018
A lição de hoje encontra-se em: João 1.1-5,10-14.
Olá prezado(a) professor(a),
É com muita alegria que queremos parabenizá-lo(a) pela sua trajetória até aqui. Não é fácil ser um(a) professor(a) da Escola Dominical, pois o nosso compromisso está além do ensino. A nossa responsabilidade não se resume em propagar o conhecimento da Palavra de Deus, mas também colocá-la em prática, tendo em vista que não podemos ensinar as verdades bíblicas e ter uma vida completamente oposta ao que ensinamos.
O tema deste trimestre ressalta os ensinamentos de Cristo aos seus discípulos, registrados especificamente no evangelho de João. Em geral, este evangelho é muito utilizado em programas de discipulado por se tratar de um material vasto de informações que relatam as particularidades de Jesus. Se alguém quer conhecer a pessoa de Jesus, sua natureza como Filho de Deus e a obra da salvação consumada na cruz do Calvário este é o evangelho ideal para iniciar a leitura.
A primeira lição deste trimestre tem como título “A Palavra Eterna Habitou entre Nós”. Como já é de praxe saber, o evangelista João apresenta Jesus Cristo como a Palavra de Deus, “o Verbo vivo que se fez carne” (Jo 1.14). João explica a pré-existência, coexistência e participação de Jesus na criação juntamente com o Pai e o Espírito Santo. Jesus não foi criado ou surgiu a partir da gestação no ventre de Maria, Ele estava juntamente com o Pai na eternidade e veio a este mundo cumprir a missão que lhe foi designada.
O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1569) discorre a respeito do “Verbo que se fez carne”:
João começa seu Evangelho denominando Jesus de ‘o Verbo’ (gr. Logos). Mediante este título de Cristo, João o apresenta como a Palavra de Deus personificada e declara que nestes últimos dias Deus nos falou através do seu Filho (cf. Hb 1.1). As Escrituras declaram que Jesus Cristo é a sabedoria multiforme de Deus (1 Co 1.30; Ef 3.10,11; Cl 2.2,3) e a perfeita revelação da natureza e da pessoa de Deus (Jo 1.3-5,14,18; Cl 2.9). Assim como as palavras de um homem revelam o seu coração e mente, assim também Cristo, como ‘o Verbo’, revela o coração e a mente de Deus (14.9). João nos apresenta três características principais de Jesus Cristo como ‘o Verbo’.
(1) O relacionamento entre o Verbo e o Pai. (a) Cristo preexistia ‘com Deus’ antes da criação do mundo (cfr. Cl 1.15,19). Ele era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele. (b) Cristo era divino (‘o Verbo era Deus’), e tinha a mesma natureza do Pai (Cl 2.9; ver Mc 1.11). 
(2) O relacionamento entre o Verbo e o mundo. Foi por intermédio de Cristo que Deus Pai criou o mundo e o sustenta (v. 3; Cl 1.17; Hb 1.2; 1 Co 8.6).
(3) O relacionamento entre o Verbo e a humanidade. ‘E o Verbo se fez carne’ (v. 14). Em Jesus, Deus tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: Cristo deixou o céu e experimentou a condição da vida e do ambiente humanos ao entrar no mundo pela porta do nascimento humano (ver Mt 1.23 nota).
Entender que a origem de todas as coisas está ligada inerentemente ao ato criativo de Deus é de suma importância para o fortalecimento da fé em seus alunos. Em muitas circunstâncias eles serão tentados a desistir da fé que receberam e questionados quanto ao que creem. Por conta disso, é importante que tenham em mente que a vida e a criação emanam da fonte que é Deus. Utilize os argumentos apontados na lição de hoje e abra espaço para os seus alunos perguntarem a respeito da origem de Jesus. Mostre aos seus alunos que Jesus Cristo é o nosso maior modelo a ser seguido.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Porque Estudar História? Adolescentes.

Lição 1 - Por que estudar História? 

3º Trimestre de 2018
TEXTO BÍBLICO: Salmos 78.1-4.

OBJETIVOS:
Ensinar aos alunos sobre a importância da história;
Exemplificar maneiras prazerosas de se aprender história;
Conscientizar sobre a importância da história da Igreja. 
Olá caríssimo(a) professor(a),
Mais um trimestre se inicia e com ele recebemos uma nova oportunidade de conhecermos da parte de Deus o que Ele tem reservado para cada um de nós. Quando estudamos as Escrituras Sagradas, encontramos uma vasta quantidade de registros que são relevantes para o nosso aprendizado e crescimento espiritual. A Bíblia apresenta textos que são instrutivos e servem de orientação para diversas situações que nos deparamos diariamente. Por outro lado, encontramos escritos que são descritivos, isto é, narrativas que apresentam exemplos de grandes personalidades que tiveram um encontro com Deus e se tornaram heróis da fé. Por intermédio de suas histórias podemos aprender lições relevantes que fortalecem a nossa fé.
Nesse contexto, a Palavra de Deus também nos apresenta a história da Igreja, o povo que Deus separou para levar a mensagem da salvação até os confins da terra. Essa mesma história teve inicio, oficialmente, em Atos dos apóstolos, quando os discípulos usados por Deus começaram a se reunir para adorar e compartilhar dos ensinamentos deixados pelo Senhor Jesus.
A igreja iniciada com os apóstolos tinha características especiais que deveriam ser renovadas a cada período da sua história. Infelizmente, não foi isso que aconteceu, pois como a história relata a igreja assumiu várias formas e faces com o passar dos tempos. Dentre os aspectos da igreja que podemos destacar está o que foi tratado com os irmãos no livro de Atos, conforme apresenta o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1657): 
Através do livro de Atos, bem como outros trechos do Novo Testamento, tomamos conhecimento das normas ou dos padrões estabelecidos para uma igreja neotestamentária.
(1) Antes de mais nada, a igreja é o agrupamento de pessoas em congregações locais e unidas pelo Espírito Santo, que diligentemente buscam um relacionamento pessoal, fiel e leal com Deus e com Jesus Cristo (13.2; 16.5; 20.7; Rm 16.3,4; 1 Co 16.19; 2 Co 11.28; Hb 11.6 nota).
(2) Mediante o poderoso testemunho da igreja, os pecadores são salvos, nascidos de novo, batizados nas águas e acrescentados à igreja; participam da Ceia do Senhor e esperam a volta de Cristo (2.41,42; 4.33; 5.14; 11.24; 1 Co 1.26).
(3) O batismo no Espírito Santo será pregado e concedido aos novos crentes (ver 2.39 nota), e sua presença e poder, se manifestarão.
(4) Os dons do Espírito Santo estarão em operação (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-11; Ef 4.11,12), inclusive prodígios, sinais e curas (2.18,43; 4.30; 5.12; 6.8; 14.10; 19.11; 28.8; Mc 16.18).
(5) Para dirigir a igreja, Deus lhe provê um ministério quíntuplo, o qual adestra os santos para o trabalho do Senhor (Ef 4.11,12).
(6) Os crentes expulsarão demônios (5.16; 8.7; 16.18; 19.12; Mc 16.17).
(7) Haverá lealdade absoluta ao evangelho, isto é, aos ensinamentos originais de Cristo e dos apóstolos (2.42. ver Ef 2.20 nota). Os membros da igreja se dedicarão ao estudo da Palavra de Deus e à obediência a ela (6.4; 18.11; Rm 15.18; Cl 3.16; 2 Tm 2.15).
(8) No primeiro dia da semana (20.7; 1 Co 16.2), a congregação local se reunirá para a adoração e a mútua edificação através da Palavra de Deus escrita e das manifestações do Espírito (1 Co 12.7-11; 14.26; 1 Tm 5.17).
(9) A igreja manterá a humildade, reverencia e santo temor diante da presença de um Deus santo (5.11). Os membros terão uma preocupação vital com a pureza da igreja, disciplinarão aqueles que caírem no pecado, bem como os falsos mestres que são desleais à fé bíblica (20.28; 1 Co 5.1-13; ver Mt 18.15 nota).
(10) Aqueles que perseverarem no caráter piedoso e nos padrões da justiça ensinados pelos apóstolos, serão ordenados ministros para a direção das igrejas locais e a manutenção da sua vida espiritual (Mt 18.15 nota; 1 Co 5.1-5; 1 Tm 3.1-7; Tt 1.5-9).
(11) Semelhantemente, a igreja terá diáconos responsáveis para cuidarem dos negócios temporais e materiais da igreja (ver 1 Tm 3.8 nota).
(12) Haverá amor e comunhão no Espírito evidente entre os membros (2.42,44-46; ver Jo 13.34 nota), não somente dentro da congregação local como também entre ela e outras congregações que creem na Bíblia (15.1-31; 2 Co 8.1-8).
(13) A igreja será uma igreja de oração e jejum (1.14; 6.4; 12.5; 13.2; Rm 12.12; Cl 4.2; Ef 6.18).
(14) Os crentes se separarão dos conceitos materialistas prevalecentes no mundo, bem como de suas práticas (2.40; Rm 12.2; 2 Co 6.17; Gl 1.4; 1 Jo 2.15,16).
(15) Haverá sofrimento e aflição por causa do mundo e dos seus costumes (4.1-3; 5.40; 9.16; 14.22).
(16) A igreja trabalhará ativamente para enviar missionários a outros países (2.39; 13.2-4).
Nenhuma igreja local tem o direito de se chamar de igreja segundo as normas do Novo Testamento, a não ser que esteja se esforçando para manter estas 16 características práticas entre os seus membros.
Aproveite e confeccione um cartaz com estas informações e fixe em um local de fácil visualização. Depois converse com seus alunos e pergunte se a igreja dos dias atuais tem apresentado essas características. Leve para sala de aula livros que contam um pouco da história dos cristãos em todo o mundo. Se preferir, pesquise no livro História Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia, editado pela CPAD, e destaque alguma informação histórica que seja relevante para a classe.
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.