quinta-feira, 28 de junho de 2018

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Miriã Ajuda a Mamãe Joquebede - Maternal.

Lição 1 - Miriã ajuda a mamãe Joquebede

 3º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Despertar na criança o desejo de ajudar o próximo, especialmente a mãe e outros membros da família.

Para guardar no coração: “Um ao outro ajudou [...]” (Is 41.6).

Seja bem-vindo
“Professora, este é o primeiro domingo do trimestre, por isso é importante que você renove a decoração da sala e verifique os brinquedos que precisam ser substituídos e o material que será utilizado, como por exemplo: cola, giz de cera, visuais, guache. Receba seus alunos calorosamente e incentive-os para uma nova fase de descobertas e aprendizado que está começando. Não se esqueça de apresentar os novos alunos que provavelmente estão ingressando em sua turma. Faça uma oração para iniciar a aula agradecendo a Deus por poderem estar juntos para aprender mais a respeito de Deus na Escola Dominical. Reserve alguns minutos para cantar com os alunos. Procure escolher cânticos que falem a respeito de ajudar ao próximo, tema central das lições deste trimestre. Dê oportunidade para que um dos alunos recolha as ofertas. Enfatize a importância de contribuir com alegria. Apresente o versículo do dia e diga aos alunos que hoje eles aprenderão uma história que mostra que mostra uma menina que ajudou a sua mãe a cuidar do seu irmão” (Daniele Pereira).
Subsídio professor
“Parece bastante óbvio que não há necessidade de provar a afirmativa de que não podemos ensinar sem saber ou conhecer. Como pode o nada produzir algo, ou a escuridão gerar luz? A afirmação dessa lei parece um axioma; porém, um estudo mais profundo demonstrará que é uma verdade fundamental: a lei do professor. Nenhuma outra condição é tão fundamental e essencial. Se invertermos os termos dessa lei, outra verdade importante será revelada: O que o professor conhece, isso deve ensinar.
A palavra conhecer ocupa um lugar central na lei do professor. O conhecimento é o material com que trabalha o mestre, e a primeira razão em favor dessa lei deve ser buscada no conhecimento. O que os homens chamam de conhecimento apresenta muitos graus, desde o primeiro vislumbre de verdade até a mais perfeita compreensão. Em diferentes estágios, a experiência de vida, como a adquirimos, caracteriza-se: (a) por um conhecimento fraco; (b) pela habilidade de relembrar voluntariamente, ou descrever, de modo geral, o que temos aprendido; (c) pelo poder de explicar, provar, ilustrar e aplicar o que aprendemos; e (d) pelo conhecimento e apreciação da verdade em seu significado mais profundo e suas relações mais amplas, por cuja força e importância atuamos, sendo por ela modificada a nossa conduta. A história somente é história para quem assim a lê e a conhece. É esta a última forma de conhecimento, ou experiência, que deve ser introduzida na lei do verdadeiro professor.
Mas a lei do professor é apenas uma das leis do ensino, e o fracasso pode provir da violação das outras leis, bem como da negligência desta. De modo semelhante, o sucesso em certa medida pode resultar da obediência a outras leis. Contudo, o ensino sempre será duvidoso e fraco se for caracterizado por inadequado conhecimento da matéria a ser ensinada” (GREGORY, John Milton. As sete leis do Ensino. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 24,25).
Atividade do aluno
maternal

Até logoDepois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Êxodo 2.1-10. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Envie suas dúvidas ou sugestões para telma.bueno@cpad.com.br
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário