quinta-feira, 28 de junho de 2018

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - A História da Sementinha - Primários.

Lição 1 - A História da Sementinha

 3º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que o Reino de Deus cresce à medida que anunciamos a sua Palavra.
Ponto central: O Reino de Deus deve ser anunciado a todas as pessoas.
Memória em ação: “De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus que dá o crescimento” (1 Co 3.7)
     Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia. Como este ano está passando rápido, não é mesmo?! Em meio a uma rotina corrida e com tantos compromissos, por vezes negligenciamos a importância de parar e refletir. Sobre nós, sobre nossas vidas, sonhos, MISSÃO! Que possamos juntos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Você, professor (a), é um instrumento de Deus para transmitir esta sabedoria a seus primários, a fim de que cresçam instruídos nos valores eternos, sem se perderem do que realmente importa. Por isso, renove-se no Senhor, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia.
Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)
     E falando em focar em valores eternos, o tema desta nova revista são justamente histórias que nos instruem acerca deles: As Parábolas de Jesus. A cada aula seus alunos terão a gloriosa oportunidade de ouvir uma lição ensinada pelo Mestre dos mestres.
       Nesta primeira aula, vamos ensinar os Primários sobre a parábola do grão de mostrada, narrada em Marcos 4.30-34.
       Aproveitando o tema da lição sobre sementinha logo no início do trimestre, que tal confeccionar com os primários uma sementeira? Além de clarificar e reforçar os aprendizados desta história contada por Jesus é também uma rica experiência para os pequeninos estar em contato com a terra, ver o desabrochar e desenvolvimento de uma semente, o cuidado e paciência que requer, etc. Ao longo dos próximos meses as crianças poderão vivenciar tudo isso e acompanhar na prática o que foi mencionado na história que Jesus contou. Lembrando que a sementeira ficará sob a sua supervisão (talvez seja necessário levar a sementeira para outro ambiente, arejado e com luz, trazendo-a de volta para a observação da turma, somente para o momento da aula).
     Seguem três idéias compartilhadas pelo blog “Tempo Junto” que você pode colocar em prática com sua turma com bastante facilidade. E, claro, sempre ir frisando que isto é criação de Deus, assim como a lição aprendida em Marcos 4.30-34, sobre a paciência, perseverança e carinho necessários com a “semente”, assim como devemos ter pregando a Palavra de Deus para todos.
1- Replantando Aipo
aipo
      Sabia que plantando dentro da raiz/talo do Aipo ele cresce novamente? Veja como fazer. 
      Corte a base no pé de aipo, deixando alguns centímetros. Coloque esse pedaço em um prato com água, em um local ensolarado. Só isso! Esse meiozinho amarelo é de onde as folhas sairão. Há algumas dicas: deixar o aipo em lugar bem úmido e remover apenas alguns pedaços do aipo por vez. Comece por fora e depois os pedaços de dentro. As mudanças acontecem bem rápido, em apenas alguns dias. Então, a experiência vai ser bem legal para as crianças!
2- Sr. Ovo cabeludo
       Essa ideia incrível e super criativa do Nurture Store de usar cascas de ovo para fazer crescer plantinhas que mais se parecem com o cabelo do Sr. Ovo.
ovos
      Você vai precisar de caixa de ovos vazia, canetas coloridas, algodão, sementes simples pra graminha (podem ser milhos ou feijões) e cascas de ovos vazias.
       Primeiro, lave as cascas já vazias e as ponha na caixa de ovos. Depois, coloque um pouco de algodão molhado com as sementes dentro. Ponha bastante mesmo, pra poder crescer bastante “cabelo.” O legal dessa atividade é desenhar na casca com muito cuidado, fazendo olhinhos, criando rostinhos de acordo com a criatividade de cada criança.
       Deixe essa caixa de ovos perto de uma janela e espere a grama crescer. Garanto a vocês que o resultado, mesmo que um pouco demorado, vai ser incrível. Não se esqueça de manter o algodão sempre molhado. Depois de alguns dias o Sr. Ovo vai deixar de ser careca.
3 - A experiência clássica: Feijões “mágicos”
feijao
      É claro que não poderia faltar a sugestão da experiência com sementes mais clássica de todas: a plantação de feijão! Tudo que você precisa é algodão molhado, feijão, um pote ou copo de preferência transparente e um lugar perto da janela. Essa provavelmente você já fez na época da sua escola. É muito legal ver o crescimento das plantas, principalmente do feijão que faz parte do almoço de quase todo brasileiro e as crianças estão bem familiarizadas.
      Forre o fundo do recipiente com algodão umedecido, coloque a semente de feijão e deixe em um local iluminado. Os segredos simples para o sucesso dessa experiência são manter o algodão sempre úmido, molhando, aos poucos no decorrer do crescimento; não deixar o feijão tomar muito sol; e nem permitir que insetos entrem no recipiente. Apenas isso. Após os três primeiros dias o algodão mudará de cor, em seguida, o feijão enrrugará, até que “tcharãm”, brotará uma raiz e a primeira folhinha.  
      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário