quinta-feira, 28 de junho de 2018

Lição 01 - 3º Trimestre 2018 - Noé, Um Pregador Ousado - Juniores.

Lição 1 - Noé, um Pregador Ousado

3º Trimestre de 2018
Texto bíblico – Gênesis 6.5—7.24; 8.15—9.17.

Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus. Dessa vez seus alunos conhecerão histórias de personagens que demonstraram fé e coragem diante de grandes desafios. E para iniciarmos os trabalhos faremos menção de um herói da fé que suportou a incredulidade de uma geração inteira e não desanimou de realizar a obra que o Senhor havia ordenado. Noé obedeceu a Deus e construiu uma arca para ele e sua família abrigarem-se do dilúvio que havia de vir sobre toda a terra. Mesmo tendo que enfrentar várias dificuldades, Noé permaneceu firme e viu o cumprimento da promessa (cf. Gn 6.13-22).
Além de mostrar-se bem disposto a construir aquela grande embarcação, Noé enfrentou lutas internas que combatiam a sua fé. Imagine uma pessoa que recebeu o chamado de Deus e inicia este grande empreendimento com muita fé, mas o tempo passa e não vê se cumprir o que Deus havia prometido. Certamente, Noé deve ter enfrentado vários conflitos internos e externos: por fora, os homens se comportavam de mal a pior e a terra estava cheia de violência (v. 13); e por dentro, os temores, a irritação e o desânimo. Ainda assim, Noé não desistiu e a Bíblia o chama de pregoeiro da justiça (cf. 2 Pe 2.5).
Um aspecto marcante do comportamento na história de Noé é a forma como ele entendia o pecado. A Bíblia diz que Noé era um homem justo e reto em suas gerações (Gn 6.9). Ele não se conformava com o triste estado em que se encontravam os homens da sua geração. Eram pessoas que perderam o total temor de Deus e tornaram-se insensíveis à necessidade do próximo. Noé, todavia, seguia de forma justa e agradável aos olhos do Criador. Por causa da crescente maldade da humanidade o Senhor observou que não havia outra forma a não ser castigar a terra com o dilúvio e separar para si um povo santo que o adorasse e levasse a diante a proposta divina de que toda a terra deveria servir a Deus.
Seus alunos devem ser ensinados a rejeitar o pecado, a maldade e não se conformarem com este mundo (cf. Rm 12.2). Assim como Noé rejeitou as práticas do mundo daquela época que antecediam o evento do dilúvio, seus alunos também devem ser estimulados desde pequenos a rejeitarem toda prática desagradável a Deus, tendo em vista que a volta de Jesus Cristo está às portas. O mesmo Jesus afirmou que assim como acontecia nos dias de Noé, assim será a Vinda do Filho do Homem, “Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.37-39). Portanto, importa que seus alunos saibam como se posicionar frente ao mundo, sabendo que todos terão que prestar contas a Deus.
Utilize a ilustração da Arca e pergunte aos seus alunos o que era necessário para que Noé e sua família tivessem um bom relacionamento durante o tempo que ficariam naquela embarcação. Peça que digam também que práticas devem ser rejeitadas se quisermos ter um bom relacionamento dentro da igreja — a arca de Deus nos dias atuais.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário