sexta-feira, 7 de junho de 2019

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Uma Multidão é Alimentada - Jd. Infância.

Lição 10 - Uma multidão é alimentada

2º Trimestre de 2019
Objetivos: Os alunos deverão reconhecer o poder de Deus para prover-lhes tudo o necessário, e disporem-se a oferecer ao Senhor tudo o que possuem, confiantes de que Ele lhes recompensará a fé. 
É hora do versículo:  “E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam [...]” (2 Co 9.8).
Nesta lição, as crianças aprenderão que Jesus é poderoso para transformar em grande bênção tudo o que lhe apresentamos. Assim como Ele abençoou o lanche do menino, multiplicou e entregou para alimentar uma grande multidão.
Fale com as crianças que o menino ajudou a alimentar uma grande multidão com o lanchinho que ele tinha. Pergunte às crianças o que elas também podem oferecer a Jesus para ajudar às pessoas. Faça cópias da atividade abaixo e depois que responderem a pergunta, deixe que pintem o desenho do menino oferecendo um cestinho com o seu lanchinho: dois peixinhos e cinco pães. 
cincopaesdoispeixinhos.licao10.jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Indo ao Egito - Primários.

Lição 9 - Indo ao Egito

2º Trimestre de 2019
Objetivo: Demonstrar ao aluno que Deus prova o nosso caráter para verificar se fomos transformados pelo seu poder.
Ponto central: Deus prova a nossa fé.
Memória em ação: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês [...]” (Rm 12.2a).
Querido (a) professor (a), nesta próxima lição nós vamos ter a oportunidade de contar para as crianças sobre o grande encontro, após tantos anos, de José com seus irmãos. Como nós nos comportaríamos se fosse conosco? Imagine se deparar com aqueles que são sangue do seu sangue, supostamente os que deveriam ser seus mais leais protetores, mas na verdade foram os algozes que te venderam, traíram e abandonaram. Como encará-los após todo o sofrimento que foi vivenciado?! 
É o que sempre dizemos aqui, não importa a que faixa etária a Palavra será transmitida, ela sempre precisa passar e trabalhar primeiro em nós mesmos, que a transmitimos. Então, neste momento pré-lição analise-se a si mesmo (a), reflita se há algo ou alguém que você precisa perdoar, libertar seu coração deste fardo tão amargo da mágoa – o veneno que tomamos nós, pensando no dano para o outro. Pense também se você mesmo não foi também o causador de alguma amargura. Como liberar ou encontrar o perdão para o “imperdoável”? Foi isso que Jesus Cristo respondeu na cruz. Portanto, Ele pode nos ajudar. Ore sobre estas questões, apresente-as diante daquele que pode curar a ferida incurável, te redirecionar para o caminho da paz novamente. 
Sugerimos que antes do momento da história e de aplicar todos os demais itens indicados no planejamento de aula em sua revista, você se sente com seus Primários em círculo e bata um papo com eles sobre quando nos magoam ou quando nós magoamos alguém. A importância de não mentir sobre isso, mas sim de pedir perdão, tentar reparar o dano mesmo quando não foi a nossa intenção causá-lo e de também perdoar. Pergunte se tem alguém com quem estão magoados e se estão dispostos a perdoá-los, assim como o Papai do Céu também nos perdoa todos os dias. Ore por essas questões, pedindo ao Senhor que crie em nós um coração perdoador. Esse é um bom gancho para introduzir a história de hoje. Faça suspense sobre se José irá ou não conseguir perdoar aos seus irmãos, para que ninguém falte nas próximas aulas e possamos descobrir juntos o que aconteceu. 
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Deus Guarda o Profeta - Juniores.

Lição 10 - Deus guarda o profeta 

2º Trimestre de 2019
Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão a respeito do cuidado de Deus para com os seus servos. O profeta Eliseu não temeu quando o rei sírio mandou soldados atrás dele para prendê-lo. O motivo seria pelo fato de Eliseu ter revelado ao rei Jorão quais eram os planos do rei sírio para atacar Israel. Por esse motivo, o rei sírio estava furioso com Eliseu e pretendia capturá-lo. Mas Deus é onisciente, Ele conhece todas as coisas e sabe dos intentos malignos que tentam abater os seus servos e não os deixará desamparados (Sl 139; Is 29.15).
Há muitas lições que podem ser extraídas a partir da história de Eliseu. Dentre elas, podemos citar o fato de que Eliseu não temeu o que poderia acontecer com ele e Geazi, pois sabia que o Senhor era poderoso para livrá-los do perigo. E disse Eliseu ao seu moço: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v. 16). Quem serve a Deus nunca estará sozinho! Uma demonstração clara desse cuidado foi o envio de milhares de anjos para guardar os seus servos de qualquer ataque do exército sírio. Geazi só pode contemplar esta grande maravilha após Eliseu orar e pedir ao Senhor que abrisse os olhos do moço (v. 17). Este episódio serve para despertar em seus alunos a confiança de que nunca estarão sozinhos. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, p. 518) comenta:
O servo de Eliseu deixou de sentir medo ao ver o poderoso exército celestial. A fé revela que Deus faz mais por seu povo do que poderíamos imaginar ou avaliar por meio daquilo que vemos. Quando enfrentarmos dificuldades aparentemente insuperáveis, devemos nos lembrar que os recursos espirituais estão disponíveis, mesmo que não possamos vê-los. Vejamos pelos olhos da fé e deixemos que Deus nos mostre os seus recursos. Se não virmos o Senhor trabalhar em nossa vida, o problema pode ser nossa visão espiritual, não o poder de Deus.
O Senhor quer abrir os nossos olhos espirituais para que possamos ver as suas maravilhas. Para fixar este ensinamento junto aos seus alunos, sugerimos a seguinte atividade:
Reúna os alunos em dois grupos. Escolha um aluno de cada grupo para representá-los. Em seguida, o aluno representante deverá ser vendado e os demais alunos deverão formar um círculo em torno dele. Esconda a Bíblia em algum lugar da sala (pode ser atrás da porta, debaixo da mesa, em cima do armário). Cada grupo terá a oportunidade de ajudar o seu representante a encontrar a Bíblia escondida. Os alunos podem ajudar dizendo as expressões: “quente”, “frio”, “morno”, como formas de sinalizar onde está escondida a Bíblia. O grupo que terminar a atividade em menos tempo, vence a brincadeira. Se preferir, pode premiar os alunos com chocolates ao final da atividade. 

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Fazendo Escolhas Sábias - Pré Adolescentes.

Lição 10 - Fazendo escolhas sábias

2º Trimestre de 2019
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.5,6.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre as escolhas que terão de fazer ao longo da pré-adolescência. Nesta fase, eles estão deixando as brincadeiras e comportamentos infantis para aprenderem a lidar com as responsabilidades, seja na escola com as atividades disciplinares, ou mesmo nas tarefas de casa, ajudando os pais, etc, Em todo tempo seus alunos se deparam com situações em que devem fazer escolhas, e importa que essas escolhas sejam feitas em Deus. Não há conselho melhor para nos instruir a respeito de qual a direção correta a seguir do que o conselho da Palavra de Deus (cf. Sl 119.105).
O livro de Provérbios está repleto de conselhos para que seus alunos aprendam a tomar decisões sábias. Em Provérbios 3, o autor ressalta o conselho de um pai a seu filho sobre a importância de ouvir e guardar os mandamentos. O autor ressalta ainda que a confiança no Senhor é fundamental para que as decisões não sejam tomadas com base na própria capacidade de raciocínio ou habilidade de discernimento. Isso não significa que Deus não tenha nos dado a capacidade de avaliar, discernir e verificar o que é mais viável. Entretanto, significa que Deus tem uma palavra de resposta para cada um de nós.
Aprender a tomar decisões sábias é um exercício que seus alunos precisam aprender a fazer a partir do discernimento da voz de Deus. Muitas vezes, o Senhor vai usar a experiência de alguém para nos mostrar o caminho certo a ser seguido. Em outras ocasiões, teremos apenas as Sagradas Escrituras para nos mostrar o caminho a ser percorrido. E quando não soubermos o que fazer, é preciso confiar no Senhor e esperar o momento certo do seu agir.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 930):
Confiar no Senhor de todo o coração é o inverso de duvidar dEle e da sua Palavra. Esta confiança é fundamental em nosso relacionamento com Deus e tem base na premissa de que Ele é fidedigno. Como filhos de Deus, podemos ter a certeza de que nosso Pai celestial nos ama e que cuidará fielmente de nós (ver Mt 10.31), conduzir-nos-á no caminho certo e cumprirá as suas promessas. Nos tempos mais difíceis da nossa vida, podemos entregar ao Senhor o nosso caminho (cf. Sl 37.5) e confiar nEle para agir em nosso favor.
Reforce aos seus alunos que a confiança em Deus é um exercício de aprimoramento. A cada etapa da vida, eles terão que tomar decisões importantes, algumas mais complexas do que outras. Mas o importante nesse contexto é buscar a presença do Senhor, pois é dEle que vem a nossa redenção (cf. Sl 121).
Para fixar o aprendizado da lição de hoje, faça o seguinte exercício com seus alunos: distribua uma folha de papel A4 para cada aluno da turma. Se preferir, a atividade poderá ser realizada em dupla. Peça que escrevam um resumo da história de um personagem bíblico que teve de tomar uma difícil decisão. Em seguida, eles poderão relacionar o exemplo do personagem com uma experiência própria e compartilhar com a turma.

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Não Recuamos - Adolescentes.

Lição 10 - Não Recuamos 

2º Trimestre de 2019
ESBOÇO DA LIÇÃO:
A ESTÁTUA DE OURO E O DECRETO DO REI
SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO
LANÇADOS NA FORNALHA DE FOGOO LIVRAMENTO
OBJETIVOS
Levar os alunos a avançarem diante das perseguições;
Conscientizá-los de que deve prestar culto só a Deus;
Criar uma barreira de resistência às imposições da sociedade.
Prezado professor, prezada professora,
A lição desta semana tem como tema central o perigo da idolatria. Ela se encontra estruturada em quatro tópicos. O primeiro destaca a estátua de ouro e o decreto do rei Nabucodonozor para que todos no império adorassem a estátua. O segundo traça o perfil dos três jovens que resistiram o rei: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. O terceiro tópico destaca a punição do rei aos jovens por eles não terem se dobrado à estátua. E, por fim, o quarto tópico revela o grande livramento que Deus deu aos três jovens.
Ao longo da lição, você perceberá que o propósito maior é levar os adolescentes a, pelo menos, três reflexões importantes: (1) Diante de alguma perseguição, eles não devem ter medo, mas avançarem em nome de Jesus. (2) Desenvolver a consciência de que devemos prestar culto somente a Deus (Dt 6.4), de modo que nada pode estar no trono do nosso coração, senão o Criador. (3) Aprender a desenvolver barreiras em relação às imposições da sociedade moderna que vão contra as virtudes do Reino de Deus.    
Prezado professor, prezada professora, é imenso o desafio de educar os nossos adolescentes na perspectiva cristã. Por isso, é importante que toda equipe que trabalha com adolescentes e jovens esteja atenta aos desafios do tempo atual. A presente lição demonstrará que os que militam na causa de Cristo na faixa-etária infanto-juvenil são alvos de muitos ataques. Assim, para municiar o seu ministério, bem como confiando que você tem a preocupação de equipar também os pais de seus alunos, indicamos abaixo, obras que podem edificar a sua vida, seu ministério e os pais de seus alunos: 
Os Adolescentes da Bíblia(de Daniel Darling, editora CPAD)
Uma obra que mostra os adolescentes nas Escrituras com seus desafios e individualidades que podem nos ensinar como lidar com os adolescentes hoje, bem como abençoar os adolescentes que tiverem contato com a obra.
Os Maravilhosos Anos da Adolescência 
(de Débora Ferreira da Costa, editora CPAD)
É um manual de orientação para os pais, líderes de departamento e professores de Educação Cristã. Nesse manual há uma análise do universo da adolescência e ênfase na importância da educação juvenil nesse importante período da vida. 
Entrei no Ensino Médio, e Agora?
(de Steve Gerali, editora CPAD)
Não é fácil viver a vida cristã num ambiente escolar secularizado. Isso faz da escola um campo de batalha. Não há nada de romântico nisso. O desafio é imenso. Permanecer com os princípios de Cristo e influenciar os amigos são uma das propostas dessa obra para os adolescentes. Portanto, tanto os Educadores quanto os pais devem conhecer a batalha que os adolescentes travam diariamente.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Editor da revista Adolescentes Vencedores

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - Os Profetas em o Novo Testamento - Juvenis.

Lição 10 - Os profetas em o Novo Testamento

2º Trimestre de 2019
“E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra” (Ap 11.10).
OBJETIVOS
Caracterizar os profetas do NT;
Relacionar a liderança profética com pregação e visão de futuro;
Exemplificar casos de profetas como líderes em o NT.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A PROFECIA DE ÁGABO, UM REGISTRO DA ATUAÇÃO PROFÉTICA EM O NT
2. O QUE FAZIA UM PROFETA EM O NT ?
3. PROFETA COMO VISIONÁRIO NA IGREJA ATUAL
4. A LIDERANÇA PROFÉTICA QUE ABENÇOA A IGREJA LOCAL
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula cairá no dia do Pastor. E como viemos no decorrer de todo trimestre falando sobre liderança, inclusive a pastoral, que tal você organizar junto aos seus alunos uma homenagem, agradecendo pelo líder que se doa tanto em prol de suas ovelhas?!
Você pode promover um brainstorming, uma “tempestade de ideias” em tradução livre, onde cada um poderá dar sugestões do que vier a mente. Para que a criatividade e inovação surjam é importante deixar fluir sem julgamentos, então explique que nenhuma ideia é ruim ou impossível, portanto, deve ser dita sem receio. Ao final, juntos, vocês decidirão qual pode ser aproveitada ou até mesmo fundir algumas.
O tema ao redor da liderança desta próxima lição é com base na figura do profeta em o Novo Testamento. Sabemos que Deus não muda, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Contudo, infinito como é e a própria sabedoria e toda ciência, Ele usa cada um de uma maneira e cada profeta de acordo com o tempo, cultura, necessidade vigente. Por isso, naturalmente, vamos perceber algumas características diferentes entre as lideranças proféticas mencionadas em o Antigo e em o Novo Testamento. Assim como entre os profetas da atualidade.
A fim de lhe fornecer um aprofundamento sobre tais especificidades, segue abaixo o artigo do saudoso mestre e consultor teológico, Pr. Antonio Gilberto.
O ensino bíblico sobre a profecia
O termo profecia no Antigo Testamento vem de um verbo hebraico, naba, que significa basicamente anunciar, declarar. Daí, profetizar é “anunciar a mensagem de Deus”.
No Novo Testamento, profetizar vem do verbo grego profetéia, que significa basicamente “falar em lugar de” ou “em nome de” (pro = em favor, em lugar de; phemi = falar). Profeta é, pois, alguém que fala por outrem (como em Êxodo 7.1 e Ezequiel 3.17 e 33.7).
Como já vimos, os dois propósitos da profecia são testificar de Jesus (Ap 19.10) e revelar a vontade de Deus entre os homens. As duas categorias gerais da profecia são a proclamativa e a preditiva.
A profecia proclamativa é também chamada declarativa, locutiva ou não-preditiva. O conteúdo da profecia proclamativa pode ser mensagens de exortação, admoestação, ânimo, estímulo, encorajamento, aprovação, promessa, ameaças, aviso, advertência, reprovação, censura, sentença, correção, castigo, julgamento, consolo e conforto.
A profecia preditiva, por sua vez, pode ser literal ou tipológica. Pode concernir a casos isolados (pessoa, cidade, nação, etc.) ou pode ser apocalíptica (futurista), podendo ser constituída de casos isolados ou encadeados em conjunto.
Quando a profecia preditiva é tipológica, ela utiliza muito tipos, símbolos, figuras e alegorias. Um exemplo é o capítulo 23 de Levíticos. 
Aplicação da profecia 
Certas profecias têm duas formas de cumprimento: um imediato, para a época do profeta; e outro de cumprimento remoto, para dias e épocas futuras. É a chamada “dupla perspectiva profética”. O estudante das profecias precisa discernir bem isso, para evitar confusão, especulação e violência à Palavra de Deus. 
Alerta de Deus quanto aos Seus profetas 
Em Salmos 105.15 e 1 Crônicas 16.22 há uma advertência divina quanto ao tratamento dos profetas de Deus: “Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas”. Por outro lado, infelizmente, sempre houve e haverá falsos profetas e falsos mestres entre o povo de Deus (2 Pd 2.1 e Mt 24.11). Os profetas e os líderes do povo de Deus do Antigo Testamento tiveram duras refregas com os falsos profetas (Lc 6.26). O mesmo ocorreu com os líderes do povo de Deus no Novo Testamento, principalmente Paulo (At 13.6; 2Co 11.13,26; Gl 2.4; 1Jo 4.1 e Mt 7.15). Algumas passagens igualmente importantes para reflexão sobre esse assunto são Jeremias 14.14-15, 23.21 e Mateus 7.22.
Alguns dos falsos profetas nominados na Bíblia são Balaão (Nm 22.5; 31.8,16; Js 13.22; Ne 13.2; Jd v11 e Ap 2.14), Barjesus (At 13.6), Jezabel (Ap 2.20), Noadia  (Ne 6.4), Zedequias, filho de Quenaana (1Rs 22.11-12) e os 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera (1Rs 18.19).
Quando estudamos a atividade profética na Bíblia Sagrada, encontramo-la manifestando-se em três aspectos distintos.
Em primeiro lugar, vemos a profecia como ministério permanente recebido de Deus no Antigo Testamento, em Israel (Hb 1.1; 2Pe 1.19 e Jr 35.15).
Em segundo lugar, identificamos no Novo Testamento a profecia como um dom ministerial na Igreja (Ef 4.11-13; 1Co 12.28-29 e Ef 2.20).
Por fim, vemos ainda no Novo Testamento a profecia como dom espiritual na Igreja, na congregação (At 2.17-18; 1Co 12.10; 14.1-4, 29-40; Rm 12.6-8). 
Profecia no Novo Testamento  
Falaremos nesse ponto sobre o dom ministerial de profeta no Novo Testamento. Trata-se do ministério profético na Nova Aliança. Não confundir com o dom de profecia.
O termo profeta, como já vimos, significa literalmente porta-voz, como em Êxodo 7.1 e Lucas 1.70. Essa é a ideia do ministério profético.
As diferenças entre o ministério profético (dom ministerial) e o dom de profecia são as seguintes: 
1) O ministério profético não é para todos. “São todos profetas?”, 1 Co 12.29. Em Éfesios 4.11, Paulo diz que Deus “deu uns” para profetas. O dom espiritual de profecia, ao contrário, é para todos: “Todos podereis profetizar”, 1 Co 14.31.
2) O dom de profecia é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo concedida a uma pessoa da congregação, do povo, para transmitir a mensagem de Deus. O ministério profético resultante do respectivo dom ministerial é, por sua vez, exercido através de um ministro dado por Deus à Igreja. 
A profecia no ministério profético, como aqui abordado, não é a pregação comum. É uma mensagem divina revelada no momento, ao passo que a pregação habitual é estudada, preparada (1Tm 5.17b).
3) No dom de profecia, Deus usa principalmente o aparelho fonador da pessoa; no ministério profético, Deus usa principalmente a mente da pessoa.
4) O dom de profecia tem âmbito local, congregacional; o dom ministerial tem âmbito geral e itinerante (At 11.27; 13.1,3 e 15.32-34). 
Precisamos de ambos hoje na Igreja! (Pv 29.18; At 15.32). A Bíblia diz, em Atos, que os “profetas exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras”. A unção divina sobre o profeta costuma ser repentina. No mestre, costuma ser durativa.
O forte do profeta como dom ministerial é expor os padrões de justiça divina para o povo. O profeta é um arauto da santidade de Deus. O seu espírito ferve com isso. Ele foi chamado para isso, geme por causa disso, da santidade de Deus e de tudo o que é dEle!
A mensagem de Deus sai da mente e da boca do profeta como chamas de fogo santo e divino. João 5.35 diz de João Batista, o profeta: “Ele era candeia que ardia”. O profeta de Deus faz o carnal estremecer, parar e considerar o seu mau e tortuoso caminho (At 24.24-25). O profeta recebe de Deus amplas revelações divinas (Ef 3.5).
[...] Os dois aspectos da profecia são a profecia das Escrituras, a qual é inerrante (2Pd 1.20 e Jo 10.35b), e a profecia da Igreja. Esta última pode ser julgada (1Co 14.29), isso porque o profeta pode vir a falar do seu próprio espírito (Ez 13.3 e 1Cr 17.2-5,11-12).
Não é Deus mesmo quem fala no momento da profecia hoje. É o profeta quem fala, transmitindo a mensagem de Deus (1Co 14.29). Se fosse Deus mesmo quem falasse, a mensagem não precisaria ser julgada (1Ts 5.21; 2Pd 2.1-3; 1Jo4.1 e Pv 14.15).
A manifestação do dom de profecia (bem como os demais dons) durante o culto deve ter limite: “Falem dois ou três profetas”, 1Co 14.29. Isso significa que a maior parte do tempo do culto deve ser para exposição da Palavra de Deus.
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - O Poder e os Reinos Deste Mundo - Jovens.

Lição 10 - O Poder e os Reinos Deste Mundo

2º Trimestre de 2019
Introdução
I-O Poder que Impera no Mundo;
II-Deus está acima de todo e qualquer poder.
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Discutir a respeito do poder que impera no mundo;
Conscientizar de que todo poder emana de Deus e que Ele está no controle de tudo.
Palavras-chave: Cobiça e soberba.
Por Pr. Natalino das Neves
Poder é um assunto que sempre suscitou questionamentos e são muitas as respostas. Alguns o defendem como um bem a ser preservado para a justiça, outros como um mal necessário e inevitável, enquanto há quem defenda que é um mal por natureza a ser eliminado. Certo é que não há como viver sem se relacionar com o poder. Mal ou bem, depende de quem o detém e a motivação de quem faz uso dele. E a Bíblia, o que aborda ou ensina sobre o poder? O cristão sabe lidar com ele?
I. O PODER QUE IMPERA NO MUNDO 
O poder do Império Romano no primeiro século
O Império Romano marcava fortemente o imaginário dos habitantes da Palestina no primeiro século. Nesse período que surge a principal figura do cristianismo, Jesus de Nazaré. Ele inicia seu ministério na Galileia, quando esta e a Pereia estavam sob o reinado de Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande. Nessa região Jesus vivenciou a realidade opressora do Império Romano, principalmente sobre os mais indefesos, os camponeses que viviam em aldeias de modo bastante tradicional, envolvidos especialmente com a produção de grãos. As circunstâncias históricas, econômicas, sociais e políticas envolveram a atividade de Jesus na Galileia do século I d.C. O modo de dominação imposta pelo Império Romano afetou profundamente o modo de vida dos camponeses. A opressão imperial era sustentada por meio da força de legiões de soldados. As legiões romanas faziam parte do imaginário coletivo judaico e foi o elemento motivador dos numerosos levantes populares, principalmente no final do primeiro século a.C. Em especial, o movimento que surgiu na década de 60, em que culminou com a guerra judaica com o império romano e resultou na destruição de parte da cidade e do Templo de Jerusalém.
A Palestina já havia tido experiências de opressão imperialistas antes dos romanos por meio de extorsão de excedentes agrícolas e escravização. No entanto, a comercialização romana era bem mais invasiva. 
A unidade política do império era mantida pelo controle militar por meio de legiões de soldados estabelecidas em centros urbanos espalhados pelas províncias romanas. A agricultura era a base da economia dos habitantes da Palestina. Os romanos apropriavam-se não somente dos excedentes agrícolas dos camponeses, como também de suas terras, geralmente devido à dívidas contraídas pela impossibilidade de pagamento de tributos excessivos. Eles tiravam a própria dignidade dos campesinos (GOODMAN, 2008, p. 70; GRABBE, 2002, pp. 6,7; Horsley, 2010, pp. 5-8). Os camponeses eram as principais vítimas da política expansionista romana. O exército romano em seu avanço sobre os territórios palestinos trataram os habitantes com brutalidade excessiva com o intuito de induzir o povo à submissão. Para eles, a dominação romana não significava somente a submissão à uma pesada tributação, mas, acima de tudo, uma grave ameaça a própria existência por meio da expulsão de sua próprias terras. Josefo comenta que “quando Cássio conquistou Tariqueia, na Galileia, escravizou cerca de 30 mil homens e posteriormente escravizou o povo de importantes cidades regionais como Gofna, Emaús, Lida e Tamna” (HORSLEY; HANSON, 1995, p. 43-44).
Toda a situação de injustiça sistêmica e opressão institucionalizada era “legitimada” pela firme crença de ser esse império universal, desejado e protegido pelos deuses. Uma dominação sustentada por um exército considerado invencível e sob o pretexto de uma paz garantida, a Pax Romana (BRUNT, 2004, p. 33-35). A ideia de paz universal surgiu com as vitórias do General Pompeu em 63 a.C. No entanto, consolidou-se com o imperador Otávio, filho adotivo de Júlio César, em 31 a.C, após uma década de disputas internas pelo poder. A violência na região era “institucionalizada” para atender os interesses dos romanos. A conquista imperial era marcada pelo uso abusivo da violência era regida por uma ideologia autolegitimadora que defendia os amigos e aliados e tinha como objetivo instaurar em todo território do império a “civilização” e “paz” (HORSLEY, 2004, p. 26). 
A instabilidade e penúria a que foi submetida fez da Palestina um dos maiores focos de resistência contra a expansão imperial romana. Os romanos faziam operações militares periódicas em pontos estratégicos da Galileia para garantir a cobrança excessiva de tributos e arrecadação de taxas especiais. Todo aparato tinha por objetivo manter a estrutura de poder, e proporcionar benefícios para uma minoria que formava o grupo social dominante: representantes oficiais dos romanos e a elite do grupo religioso judaico que também estava a serviço dos romanos. Essa situação exigia dos camponeses um grande esforço, que na maioria das vezes, não era suficiente os conduziam à miséria e desumanização. A política de dominação romana produzia na Palestina cada vez mais pobre, marginalizados, desempregados, enfermos e agricultores sem terra. 
A superioridade romana era sustentada pela capacidade militar, inclusive a conquista do cargo de imperador era influenciada pelo número de legiões que o pretendente tinha a sua disposição. Assim, o Império Romano tinha seu poder baseado na força, e controle bélico sobre os demais povos e acabava por controlar todas as áreas da sociedade como a própria cultura, a economia, a religião, a política, as questões sociais, entre outras áreas, ou seja, controle quase que absoluto sobre os conquistados. Para muitos, por longo tempo, considerado um império indestrutível, mas como tudo que se opõe ao projeto de vida de Deus para a humanidade, como apresentado por Jesus, a exemplo dos poderes que se levantaram durante a história mundial, também caiu. Pois, todo poder está debaixo do poder de Deus.
O poder dos impérios mundiais na narrativa da tentação de Jesus 
A terceira e última tentação de Jesus tem muito a nos ensinar a respeito do poder e sua utilização. O risco de dar lugar ao impulso de desfrutar das glórias do mundo, em detrimento da adoração ao Deus verdadeiro. 
O lugar da terceira tentação é um monte muito alto. Existem várias especulações de estudiosos de qual seria esse monte. Essas especulações são inúteis, isso não é relevante aqui, além do mais nenhum monte do planeta seria alto o suficiente para avistar todos os reinos do mundo. O que importa são os princípios que o evangelista quis passar com a narrativa dessa tentação. As montanhas altas tinham um significado especial nas tradições do povo israelita: provação de Abraão e recebimento de promessa de descendência e bênçãos para todas as nações (Gn 22.2-18); Elias no Monte Horebe/Sinai (1 Rs 19.8); local mais próximo de Deus. Do monte escolhido se dá uma visão de todos os reinos. A grande altura e reinos dão a sensação do poder. O ser humano tem uma tendência de buscar o poder. Todos querem o poder, a diferença é que alguns têm equilíbrio, enquanto outros não se importam com os meios para conquistá-lo. Para estes os meios justificam os fins. 
Storniolo (1991, p. 45) afiança que o “poder é liberdade do povo acumulada na mão de poucos ou de um só. Deus não quer isso. [...] Deus não quer que alguns poderosos dominem e oprimam o povo enfraquecido”. Ele reforça com uma afirmação polêmica: “poder e riqueza são coisas diabólicas, pois se fazem à custa da opressão e exploração do povo” (STORNIOLO, 1991, p. 46). Será verdade? Em parte pode ser, todavia será que podemos generalizar? O texto dá a entender que o Adversário do Reino do céu domina os reinos do mundo, pois ele tem a petulância de oferecer a Jesus, como se o poder sobre os reinos estivessem em suas mãos. Analisando dessa forma, parece que Storniolo tem razão. No entanto, certamente existem pessoas, verdadeiros discípulos de Jesus em posição de destaque que refletem seu exemplo, não se curvando diante das benécias do poder para o mal, mas sim para o bem. 
Que mundo é esse? Carter (2002, p. 152) alega que esse mundo “é a esfera da vida política, social, econômica e religiosa quotidiana. Embora criado por Deus e objeto dos propósitos de Deus (Sl 24,1) é reclamado pelo Diabo e tem a necessidade de salvação (5,14; 13,38; 24,21)”. Quando uma pessoa se torna importante com poder e riqueza muito rápido, algumas pessoas usam a expressão “fulano (a) fez um pacto com o Diabo”. Essa expressão parece caber no texto em estudo, ou seja, ele tenta oferecer e negociar com Jesus. Todavia, Jesus rejeita e o vence. Sua vitória final é na cruz, quer dizer, ao cumprir a sua missão e receber o corpo glorificado. O próprio Mateus descreve que esse Jesus ressurreto com corpo glorificado recebe a autoridade não somente sobre toda a terra, mas também sobre o céu de Deus Pai e Criador de todas as coisas (Mt 28.18).
O poder idolátrico das glórias dos reinos do mundo
O grande líder aguardado pelo povo judaico, dentro da expectativa messiânica, deveria dominar o mundo e favorecer a nação, tendo Sião como o centro do planeta. A centralidade de Sião estava relacionada com o centro da adoração de todos os povos, como lugar da fonte principal de benção e, consequentemente, de adoração. O raciocínio humano conduz pela busca da posse desse trono como poder centralizador para prover os povos em suas necessidades e como contrapartida receber as “glórias” deles. Algo realmente tentador. Quantas pessoas desejaria tal posição? Você conhece alguém? O ser humano gosta do poder e de ser bajulado. Essa é uma tentação que precisa ser constantemente monitorada, pois um pequeno descuido pode colocar a missão do cristão em segundo ou último plano.
Richards (2014, p. 20) faz um interessante comentário quando se refere a terceira tentação de Jesus. Ele argumenta que: “[...] é provável que, se Jesus foi tentado, não foi pela glória dos reinos do mundo, mas sim pelo bem que seu governo poderia fazer”. Talvez essa seja uma das mais perigosas tentações, quando você pensa que está fazendo um bem e na realidade está sendo usado para fazer o mal a você e as pessoas que poderia beneficiar com sua ação. Muitas pessoas já perderam o alvo de sua missão por tentar fazer e pensar estar fazendo o bem, enquanto na realidade está colocando tudo ou quase tudo a perder por falta de discernimento. Por isso, a importância de estar sincronizado com Deus para não ser enganado pelo mal, pensando fazer o bem. Quando uma pessoa pensa que esta fazendo o bem sem perceber que está prejudicando as pessoas sob sua responsabilidade, dificilmente ela recuará, pois acredita no que está realizando e vai fazer o máximo para sua “missão” ter êxito. Sendo assim, a importância da ação responsável e consciente quando se trata de fazer a obra de Deus e cumprir com a missão cristã da pregação do evangelho. 
Entretanto, Jesus estava consciente que para cumprir sua missão e atender os propósitos de Deus para sua vida terrena deveria trilhar pacientemente o caminho da cruz. Ele estava totalmente comprometido em cumprir a vontade do Pai, mesmo quando seu suor misturava-se com sangue no Getsêmani. O objetivo era cumprir sua missão, não importava o preço. Ele chegou à glorificação porque passou pela cruz, apesar de sua vontade humana pedir para “afastar o cálice”. Muitas pessoas, assim como Jesus fez, têm pedido para Deus afastar o cálice, pois o imediato e as glórias são as mais desejadas e bem-vindas. Jesus não priorizou o imediato, mas a eternidade. A vitória sobre a tentação trouxe a possibilidade de libertação para toda humanidade. A probabilidade de uma vida eterna com Deus. Conquanto, muitas pessoas não têm conseguido superar a tentação e tem buscado o imediatismo e, com isso, atendido seus próprios interesses priorizando as glórias humanas.
O cristão que quer cumprir sua missão deve seguir o exemplo de Jesus em todas as suas tentações. Como o mundo é feito de escolhas, elas devem ser pautadas pelos princípios estabelecidos pela Palavra e tendo a cruz de Cristo como referência para a glorificação final dada por Deus, e não pelos homens ou pelo Diabo. Portanto, cuidado quando lhe for oferecido o poder e as glórias desse mundo. Prostre-se somente diante de Deus, que Ele seja a prioridade em sua vida, pois tudo aquilo que você coloca antes dEle é idolatria.
Que a reflexão sobre a tentação de Jesus e como Ele as venceu conduza os cristãos a refazerem opções que são fundamentais para a fé cristã, expulsando para longe os “demônios” que atormentam em luta interior os seres humanos.
II. DEUS ESTÁ ACIMA DE TODO E QUALQUER PODER
O poder de Pôncio Pilatos, a quem Jesus foi entregue para ser julgado
Jesus nasceu na época do primeiro imperador romano, César Augusto, que morreu em 14 d.C. Ele é julgado durante o reinado do sucessor de César, seu genro e filho adotivo, Tibério, citado em Lucas 3.1. Ele reina até 37 d.C. Nesse período, diferente da época anterior em que a Judeia era governada por reis subalternos como foi Herodes, Tibério governava a região por meio de procuradores. Pilatos era um desses procuradores, um tipo de governador da Judeia. Pilatos não era um procurador querido pelos judeus, uma vez que era considerado um sanguinário autoritário. A relação entre eles pode ser percebida em Lc 13.1 “E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios”. Ele era tido como arrogante e que não respeitava os limites do Templo de Jerusalém, local onde tentou introduzir uma imagem do imperador e se apropriou dos tesouros ali depositados para construir um aqueduto na capital. 
O sinédrio, corpo do legislativo e judiciário judaico, antes do domínio romano, tinha o poder de infligir sentença de morte. Todavia, na época de Jesus essa sentença tinha que ser sancionada pelo representante do poder romano, no caso, o procurador Pôncio Pilatos. Sendo assim, apesar de rivais, os principais líderes judeus governavam junto com o representante romano, mas tinham seus poderes limitados. Caifás, o sumo sacerdote da época era tido como alguém com habilidades diplomáticas e políticas acima da média, assim mesmo com as limitações conseguia certa influência sobre Pilatos. O fato de Caifás se manter no cargo durante todo o período em que Pilatos foi procurador romano na Judeia demonstra seu poder de influência política. Assim, a crucificação de Jesus foi resultado de um julgamento religioso e um civil. Em João 19.11, Jesus aponta Caifás como responsável pela sua condenação, uma vez que planejou a incitação da morte de Jesus de forma diabólica. 
O poder político-religioso opositor a Jesus
O autor do Evangelho de João utiliza o termo “os judeus” de forma diferenciada dos demais evangelistas. Quando utilizado com conotação adversativa é para indicar os opositores de Jesus e seus discípulos, um grupo judaico dominante específico com certo poder político, social e poder de decisão ou de influencia. Eles eram autoridades político-religiosas, que exerciam o poder por intermédio do Sinédrio, como expressão política, e do Templo e culto oficial, como expressão religiosa e teológica (Jo 1.19; 2.18; 5.10; 5.15; 7.13; 8.22; 8.59; 9.40-41). Na época da redação final do evangelho o grupo representado pelos membros da sinagoga judaica sucedeu ao grupo do Templo, após sua destruição em 70 d.C. Esses foram os responsáveis pela expulsão dos cristãos das sinagogas (Jo 9.22,34) depois do Sínodo realizado em Jâmnia na década de 80 d.C., que: a) definiu o cânon do AT (Bíblia Hebraica); b) fixou o calendário das festas judaicas; c) transformou a sinagoga na grande expressão do judaísmo, em substituição ao Templo destruído; d) definiu o corpo de doutrinas de identificação do povo judeu. Destaca-se a elaboração da birkat hamminin (a bênção dos hereges), eufemismo para designar a maldição dos dissidentes, a 12ª de 18 bênçãos pronunciadas na sinagoga, as chamadas Amidah. 
João evidencia que mesmo entre os fariseus existiam pessoas que havia crido em Jesus, mas estavam tão arraigados no sistema religioso das sinagogas que não confessavam Jesus como o Cristo para não serem expulsos da sinagoga (Jo 2.23; 8.31; 12.10,11; 12.42). Ser expulso da sinagoga implicava ser excluído da própria comunidade, pois toda a vida judaica era controlada pela sinagoga (proteção de religião permitida pelo império, trabalho, relações sociais e comerciais, tradição e serviços religiosos). O poder da tradição sendo mais forte do que a própria fé, a preferência por uma vida de aparência para não perder privilégios e o status social do que viver pelo que realmente acredita. O poder religioso que exclui as pessoas com posicionamentos diferentes das convicções e fé como forma de dominação e controle. Isso somente é possível porque o próprio ambiente deu a essas pessoas o “poder” e a “autoridade” para decidir sobre os outros.  Desse modo, os judeus citados representam todas as pessoas que se opõem à fé em Jesus durante toda a história depois de Cristo.
Entre as principais causas da oposição desse grupo a Jesus estavam: sua messianidade, sua origem, suas pretensões de Reino, sua posição em relação ao sábado e a divindade (Jo 8.52; 10.30,31). Em João, a rejeição acentuada dos judeus fica bem evidente em suas atitudes agressivas, que são respondidas também de forma hostil por Jesus que critica severamente suas práticas religiosas e o “conhecimento” de Deus dos judeus (Jo 5.37-47; 8.19,55; 18,19). 
O resultado do conflito entre Jesus e as autoridades político-religiosas judaicas foi a entrega de Jesus para ser morto pelos romanos. Uma evidência clara da oposição formada pela esfera religiosa e política, poderes dominantes, à missão de Jesus. 
Pilatos fica inseguro diante da afirmação da divindade de Jesus
No primeiro século, o Império Romano empunhava sobre os liderados a chamada teologia “augustana”, centrada na divindade do imperador. Essa divindade é primeiramente uma prerrogativa dinástica, depois imperial. Antes de Jesus Cristo, estes foram os títulos de César Augusto: Divino, Filho de Deus, Deus, Deus de Deus, Senhor, Redentor, Libertador, Salvador do Mundo. A partir do ritual de cremação do imperador tinha início o processo de sua divinização, conhecido como celebração da apoteose (apotheosis = transformação em deus) do imperador. O processo passava por um debate entre os senadores sobre os méritos do imperador falecido. Se aprovado, o senado proclamava a divindade do soberano. Os judeus, apesar de algumas liberalidades religiosas, não estavam isentos de oferecer sacrifícios. No Templo de Jerusalém ofereciam-se sacrifícios diários por César e por Roma. A dinâmica do poder romano não permitia separação entre a religião e a política. Pilatos era o representante do governo romano e praticante da teologia “augustana”. No entanto, quando ele se depara com a afirmação dos judeus de que Jesus teria afirmado ser o Filho de Deus, o evangelista assevera que ele “mais atemorizado ficou” (Jo 19.8).
Pilatos já havia tentando de várias formas liberar Jesus, quer seja o punindo com açoites, que seria uma forma de correção romana para delitos menores, assim poderia livrá-lo da pena de morte; ou afirmando publicamente não ver motivos plausíveis para condená-lo à morte, como queriam os líderes judeus. A ansiedade o faz voltar novamente para dentro do pretório para dialogar com Jesus. Pilatos quer saber a origem de Jesus (Jo 19.9), mas dessa vez Ele se “impõe” por meio do silêncio. O representante máximo do poder romano naquele lugar, se apequena diante de Jesus, aparentemente indefeso. Então, Pilatos tenta fazer uso do poder e a autoridade a ele conferida pelo Império Romano, mas mesmo assim, Jesus afirma que acima do “todo poderoso Império Romano” há um poder maior. Portanto, demonstra segurança de que tudo o que estava por acontecer estava no controle de quem tem o poder sobre tudo e todos, o Pai e Deus Todo Poderoso. 
A narrativa do julgamento no Evangelho de João demonstra como o poder temporal influencia a decisão das pessoas. O exemplo de Pilatos, que na dúvida prefere optar pelo que está visível aos olhos humanos e é passível de ser explorado, é o retrato da maioria das pessoas envolvidas pelo amor ao poder que deixam de praticar a justiça para não perderem os privilégios que o poder temporal oferece. 
O contraste entre a realeza de Jesus e o poder imperial
No confronto direto de Jesus com as autoridades dominantes ficam expostas determinadas contradições do poder constituído. A atitude de Jesus causava entusiasmo e admiração popular em função do desgaste das autoridades devido à exploração da população. Como resultado Jesus é colocado diante de um tribunal para ser julgado, mas mesmo assim, mediante a habilidade literária do autor do Evangelho de João, de julgado Ele acaba se tornando juiz e continua expondo as autoridades que vivem em função de sua ganância pelo poder. João desenvolve o Evangelho de Jesus destacando o contraste entre a realeza de Cristo, que não se identifica com privilégios, hierarquias, dominação e honras humanas, com o poder dominante que fazia uso de tudo isso, mas que gradativamente começa a ser desmascarado. No episódio do julgamento de Jesus, Pilatos até aparenta estar impressionado com a postura de Cristo, mas demonstra a leviandade do poder que representa. Primeiro ele manda açoitar e humilhar Jesus (Jo 19.1-3), sendo que tinha a intenção de soltá-lo (v. 4) e até o reconhece como rei (vv. 14, 15). Por outro lado, as autoridades máximas do judaísmo, querendo a condenação de Jesus e manter o bom relacionamento como poder maior de Roma, traem a própria tradição judaica e a aliança com Deus, pois afirmam que o único rei que reconhecem é César (v. 15). Jesus e a multidão assistem a desmoralização desse poder arrogante exercido pelos romanos e líderes judaicos. Os judeus para se manterem puros segundo a tradição judaica não entram no pretório, lugar do julgamento, pois queriam participar da celebração da Páscoa. No entanto, não se preocupam de condenar um Justo por meio de simulações e mentiras. Além disso, o grande Pilatos, se ausenta da sala, ora para conversar com os líderes judeus, ora para conversar com Jesus. Ele saiu quatro vezes e voltou a entrar três vezes. Que cena! No comportamento desses representantes do poder imperial da época fica evidente como a falsidade e a perversidade controlam pessoas com sede egoísta de poder. Eles fazem de tudo para manter o status de controle centralizado sobre a maioria dominada. Se precisarem mentir, levantar falso testemunho, cometer injustiça, subornos, violência, entre outros males para conseguir manter ou ascender a um poder maior, essas pessoas não têm dificuldade de fazê-lo, já que são motivadas pela sede de poder. Por isso, os judeus e Pilatos chantageiam-se mutuamente e isso é possível porque eles compactuam o desejo desenfreado do poder, querem salvar sua própria vida, mas do que cumprir a justiça ou fazer prevalecer a verdade. 
*Adquira o livro do trimestre. NEVES, Natalino. Cobiça e Orgulho: Combatendo o desejo da Carne, o Desejo dos Olhos e a Soberba da Vida. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 10 - 2º Trimestre 2019 - O Sistema de Sacrifícios - Adultos.

Lição 10 - O Sistema de Sacrifícios 

2º Trimestre de 2019
ESBOÇO
I – A OFERTA VOLUNTÁRIA: O HOLOCAUSTO (Lv 1.1-3)
II – A OFERTA DE MANJARES (Lv 2.1-3)
III - A OFERTA PACÍFICA, O SACRIFÍCIO PELO PECADO E O DIA DA EXPIAÇÃO (Lv 3.1,2; 7.1,2)
Elienai Cabral 
A necessidade e a importância dos sacrifícios pelos pecados tornaram-se indispensáveis à vida do homem, começando com Adão e Eva. Depois que eles pecaram, Deus estabeleceu em sua infinita sabedoria que o seu trono de justiça requeria a punição pelo pecado (ver Rm 5.12). Por sua perfeita justiça, Deus criou o sistema de sacrifícios para punição e perdão dos pecadores e, por esse modo, satisfazer a justiça de Deus e promover a paz entre Ele e o homem (Rm 5.1).  
O sistema de sacrifícios adotado por Israel, antes de ser uma ideia de Moisés, foi ordenado por Deus e colocado na mente e no coração da nação israelita. Os livros de Êxodo e Levítico são os livros que apresentam com precisão as práticas dos sacrifícios a Deus pelos pecados do povo. Os sacrifícios e ofertas eram tomados tanto do reino vegetal quanto do reino animal. Do reino vegetal, empregavam-se alguns alimentos como, por exemplo, farinha, cevada, trigo, bolos e incenso, e as libações eram feitas com vinhos nas ofertas de bebidas. Do reino animal, traziam-se bois, cabras, carneiros e pombos. Não se ofereciam peixes e nem sacrifícios humanos (ver Lv 18.21; Lv 20.2). Os sete primeiros capítulos levíticos falam-nos de cinco tipos de ofertas (sacrifícios) para chegar-se ao sacrifício supremo, que foi o sacrifício de Cristo (Rm 5.8-10). Em termos de tipologia, as cinco ofertas — sem falar na oferta do Grande Dia da Expiação — apontam para Jesus, o Filho de Deus, que se fez carne para identificar-se com os homens e que fez o sacrifício maior na cruz do Calvário. Cada uma das ofertas constitui figura do sacrifício maior e único do Senhor Jesus Cristo.   
A OFERTA VOLUNTÁRIA – HOLOCAUSTO (Lv 1.1,2)
Todas as ofertas levíticas eram essenciais para representar a obra de Cristo. Cada tipo de oferta era relativo às prescrições divinas em termos de qualidade e natureza da oferta. A primeira de todas as ofertas tinha um caráter vicário, e, a partir de então, todas as demais ofertas dependem dessa primeira. Não se podia oferecer uma oferta pelo pecado a menos que houvesse sido feita uma oferta de expiação. Não se oferecia uma oferta de paz a menos que se tivesse sido feita uma oferta expiatória. 
Num capítulo anterior, foi dito que o Altar de Sacrifícios é o mesmo utilizado para as outras ofertas feitas com fogo. Esse Altar tinha na sua estrutura interna madeira de cetim (acácia) e era recoberto com bronze (ou cobre). Havia uma grelha ou tela de bronze colocada no fundo do Altar para assar as carnes ou queimá-las. Para essa oferta, Deus estabeleceu leis que orientariam os ofertantes e, especialmente, os sacerdotes quanto a sua efetivação. Os rituais seriam executados pelos sacerdotes, Arão e seus filhos; por isso, o fogo no altar deveria ser mantido o tempo todo aceso (Lv 6.9). As ofertas de holocausto eram chamadas “ofertas queimadas” porque o animal oferecido era queimado por inteiro até virar cinza (Lv 6.12,13). 
A palavra “holocausto” vem de Olah, no hebraico, que significa “levantar, fazer subir, que ascende”. Era uma peça impressionante, quadrada, em forma de baú e cheia de terra até a metade. Nos seus quatro cantos, havia quatro chifres cobertos com bronze (ou cobre), que significavam segurança e autoridade. Quando o sacerdote colocava a vítima do sacrifício sobre o altar, “o cheiro suave” do sacrifício subia até chegar às “narinas de Deus”. Esse é um modo antropomórfico de referir-se a Deus, atribuindo a Ele coisas típicas humanas.
Os holocaustos eram oferecidos a cada manhã e ao cair da tarde. Nos dias comuns, era oferecido apenas um cordeiro com um ano de idade, sem defeito algum. Aos sábados, eram oferecidos dois cordeiros, um pela manhã e outro pela tarde (ver Nm 28.9,10). Os animais oferecidos podiam ser bois, ovelhas, cabras, pombinhos ou rolas. Cada um desses animais tipifica o sacrifício de Jesus, que foi chamado servo de Jeová (ver Is 52.13-15; Hb 12.2,3). 
A oferta era voluntária, da própria vontade do ofertante (Lv 1.3) e tinha por objetivo aproximar-se de Deus para conquistar sua aceitação. Antes de o sacerdote imolar o animal perante os olhos do ofertante, este colocava as mãos sobre a cabeça do animal, dando a entender que aquele animal para o sacrifício era o seu substituto (Lv 1.4). A aceitação do ofertante dependia da aceitação da oferta perante o Senhor. O animal era imolado fora da tenda e, em seguida, conduzido ao Altar de Sacrifícios. O animal inteiro, com exceção do seu sangue, era queimado, e a fumaça do holocausto subia como cheiro suave ao Senhor. O próprio ofertante, com a ajuda dos levitas, tinha que degolar a sua vítima (Lv 1.4-11).  
O sacrifício de Cristo no NT, assim como o holocausto no AT, foi uma oferta agradável ao Pai. Dois textos exprimem essa verdade. Um está em Efésios 5.2: “[...] Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. O outro está em Hebreus 9.14: “[...] pelo Espírito Eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus”. O mérito infinito de seu sacrifício é atribuído por Deus ao pecador que recebe a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. 
Texto extraído da obra “O TABERNÁCULO”, editada pela CPAD. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

domingo, 2 de junho de 2019

Lição 09 - 2º Trimestre 2019 - O Papai do Céu me Protege - Berçário.

Lição 9 - O Papai do Céu me protege

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Levar a criança a reconhecer, através das atividades e exposições, que o Papai do Céu as protegerá.
É hora do versículo: “[...] Tu és o meu protetor [...]” (Sl 61.3).
Nesta lição, as crianças reconhecerão que o Papai do Céu nos protege. Assim como Ele fez com Daniel quando foi lançado na cova dos leões e não foi atacado pelos animais.
Ajude as crianças a entenderem que da mesma forma que o papai e a mamãe nos protegem em seus braços, o Papai do Céu nos protege muito mais. Dê um forte abraço nas crianças e diga que elas estão protegidas pelo Senhor, assim como Daniel.
Faça cópias da imagem abaixo, e distribua para as crianças colorirem o leão. Explique que os leões não atacaram Daniel porque o Papai do Céu não deixou. Falem todos: O Papai do Céu me protege! 
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Lição 09 - 2º Trimestre 2019 - Quando eu Oro, o Papai do Céu me dá Coragem - Maternal.

Lição 9 - Quando eu oro, o Papai do Céu me dá coragem

2º Trimestre de 2019
Objetivo da lição: Que o aluno compreenda que quando oramos Deus nos dá coragem. 
Para guardar no coração: “Sejam fortes e tenham coragem” [...] (Sl 31.24).
Perfil da criança
“A criança do maternal não possui inibições. Ao contrário do adulto, ou de uma criança mais velha, ainda não aprendeu a dissimular suas emoções. Se determinada atividade não lhe parecer atraente, ela não fingirá interesse a fim de agradar ao professor. Mas se gostar, mostrará isto com toda a vibração e participação. Se, por algum motivo, irritar-se com um colega ou com o professor, não se dará ao trabalho de esconder sua zanga. O professor deve estar preparado para lidar com situações embaraçosas, lembrando que a criança não faz isto por mal, mas por reagir obedecendo apenas aos impulsos do seu temperamento” (Marta Doreto). 
Ideias para a aula
“Um clima emocional positivo deve ser criado logo na recepção das crianças, para que se sintam bem durante toda a aula. Receba-as com alegria e calma. Um professor nervoso, que chegou atrasado e ainda está ocupado na arrumação da sala não é uma boa coisa. Elas devem encontrar um ambiente de ordem e sossego, e ao mesmo tempo bonito e alegre. Seja atencioso ao cumprimentar os alunos que vão chegando, e note pequenos detalhes em sua aparência, como uma bolsinha na mão da menina, um corte de cabelo do menino, uma peça nova no vestuário, etc. Encontre algo a elogiar em cada um deles. Algumas crianças chegam com novidades todos os domingos; outras, com menos recursos, quase nunca têm algo novo a mostrar. Mas certamente têm um cabelo, um nariz, um sorriso, ou um comportamento bonito, que você deve sempre admirar” (Marta Doreto).
Oficina de ideias 2
Depois de contar a história bíblica e realizar as atividades propostas na seção “Oficina de Ideias” da sua revista, caso ainda haja tempo e queira realizar mais uma atividade manual, sugerimos que entregue para cada criança uma cópia da atividade proposta abaixo. As crianças deverão colar bolinhas de papel crepom enfeitando o grande peixe que engoliu Jonas. Oriente os alunos para que confeccionem as bolinhas e as cole. Enquanto realizam a atividade, diga que o Papai do Céu nos guia.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Lição 09 - 2º Trimestre 2019 - Jesus Ajuda um Homem a Escutar - Jd. Infância.

Lição 9 - Jesus ajuda um homem a escutar

2º Trimestre de 2019
Objetivos: Os alunos deverão compreender que os seus ouvidos devem ouvir a Palavra de Deus, e sua boca, anunciá-la a todos. 
É hora do versículo:  “[...] O povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças [...] e ele curava todos” (Mt 4.24).
Nesta lição, as crianças aprenderão que Jesus curou um homem que não podia ouvir porque era surdo. E como ele era surdo, ele também não aprendeu a falar. Jesus é poderoso para fazer o surdo ouvir e o mudo falar, e aqueles que podem ouvir falar de Jesus, também devem falar de Jesus para todas as pessoas.
Fale com as crianças sobre os cinco sentidos que temos e como podemos usá-los para honrar a Jesus e demonstrar o nosso amor por Ele. 
Visão – Os olhos são os responsáveis pelo sentido da visão e com eles podemos ver as coisas boas que o Papai do Céu fez para nós. Quando admiramos as coisas lindas da natureza do Papai do Céu e agradecemos por elas, honramos a Jesus e demonstramos o nosso amor por Ele. 
Audição – Os ouvidos são os responsáveis pelo sentido da audição e com eles podemos ouvir as histórias da Bíblia e aprender mais sobre o Papai do Céu. Quando ouvimos os lindos cânticos dos passarinhos na natureza do Papai do Céu e agradecemos por eles e por poder ouvi-los, honramos a Jesus e demonstramos o nosso amor por Ele.
Paladar – A língua é responsável pelo sentido do paladar e com ela podemos sentir o sabor dos alimentos que o Papai do Céu criou para que possamos nos alimentar e crescer fortes e saudáveis. Quando comemos toda a comida que a mamãe colocou no prato, comemos frutas e os legumes que o Papai do Céu criou e agradecemos por eles, honramos a Jesus e demonstramos o nosso amor por Ele.
Tato – As mãos são responsáveis pelo sentido do tato e com elas podemos tocar as flores, os animais, as pessoas, sentir a temperatura e a textura das coisas que o Papai do Céu criou. Quando ficamos felizes de poder tocar nos animais e sentir as plantas, honramos a Jesus e demonstramos o nosso amor por Ele.
Olfato – O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato e com ele podemos sentir o cheiro do perfume das flores, da brisa do mar, da comida gostosa da mamãe... Quando ficamos felizes de poder sentir esses cheiros e agradecidos por todos eles, honramos a Jesus e demonstramos o nosso amor por Ele.
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Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 09 - 2º Trimestre 2019 - Indo ao Egito - Primários.

Lição 9 - Indo ao Egito

2º Trimestre de 2019
Objetivo: Demonstrar ao aluno que Deus prova o nosso caráter para verificar se fomos transformados pelo seu poder.
Ponto central: Deus prova a nossa fé.
Memória em ação: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês [...]” (Rm 12.2a).
Querido (a) professor (a), nesta próxima lição nós vamos ter a oportunidade de contar para as crianças sobre o grande encontro, após tantos anos, de José com seus irmãos. Como nós nos comportaríamos se fosse conosco? Imagine se deparar com aqueles que são sangue do seu sangue, supostamente os que deveriam ser seus mais leais protetores, mas na verdade foram os algozes que te venderam, traíram e abandonaram. Como encará-los após todo o sofrimento que foi vivenciado?! 
É o que sempre dizemos aqui, não importa a que faixa etária a Palavra será transmitida, ela sempre precisa passar e trabalhar primeiro em nós mesmos, que a transmitimos. Então, neste momento pré-lição analise-se a si mesmo (a), reflita se há algo ou alguém que você precisa perdoar, libertar seu coração deste fardo tão amargo da mágoa – o veneno que tomamos nós, pensando no dano para o outro. Pense também se você mesmo não foi também o causador de alguma amargura. Como liberar ou encontrar o perdão para o “imperdoável”? Foi isso que Jesus Cristo respondeu na cruz. Portanto, Ele pode nos ajudar. Ore sobre estas questões, apresente-as diante daquele que pode curar a ferida incurável, te redirecionar para o caminho da paz novamente. 
Sugerimos que antes do momento da história e de aplicar todos os demais itens indicados no planejamento de aula em sua revista, você se sente com seus Primários em círculo e bata um papo com eles sobre quando nos magoam ou quando nós magoamos alguém. A importância de não mentir sobre isso, mas sim de pedir perdão, tentar reparar o dano mesmo quando não foi a nossa intenção causá-lo e de também perdoar. Pergunte se tem alguém com quem estão magoados e se estão dispostos a perdoá-los, assim como o Papai do Céu também nos perdoa todos os dias. Ore por essas questões, pedindo ao Senhor que crie em nós um coração perdoador. Esse é um bom gancho para introduzir a história de hoje. Faça suspense sobre se José irá ou não conseguir perdoar aos seus irmãos, para que ninguém falte nas próximas aulas e possamos descobrir juntos o que aconteceu. 
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 09 - 2º Trimestre 2019 - Ezequias Confia em Deus - Juniores.

Lição 9 - Ezequias confia em Deus - Isaías 37.1-37

 2º Trimestre de 2019
Prezado(a) professor(a),
A revista Lições Bíblicas Juniores tem abordado as vitórias conquistadas pelo povo de Deus. Em vários exemplos citados nas Escrituras Sagradas encontramos servos que expressaram a sua confiança em Deus não somente por palavras, mas também por atitudes.
Confiar em Deus é essencial para que o milagre aconteça, afinal de contas, a Palavra de Deus nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que a pessoa que afirma confiar nEle, creia na sua existência e que Ele é recompensador daqueles que o buscam de todo o coração (cf. Hb 11.6).
Na lição de hoje encontramos o exemplo do rei Ezequias que esteve diante de uma circunstância desafiadora. Senaqueribe, rei da Assíria, intentou invadir todas as cidades de Judá, inclusive, Jerusalém. O rei assírio mandou Rabsaqué, comandante do seu exército, afrontar o povo de Judá e blasfemar contra Deus, afirmando que “deus” nenhum livrou as nações do poder assírio e com a cidade de Jerusalém não seria diferente (Is 36.1-22).
Ao saber da afronta o rei de Judá mandou seus servos ir ao encontro do profeta Isaías para pedir que ele clamasse a Deus por uma resposta para aquela situação que parecia irreversível. A resposta de Deus veio com uma promessa de que flecha alguma seria atirada contra a cidade de Jerusalém e o rei assírio não entraria nela, antes, retornaria para sua nação sem provocar dano algum ao povo de Deus (cf. Is 37.33,34).
Como se não bastasse, Rabsaqué tornou a Judá, trazendo uma carta de afronta enviada pelo rei da Assíria, cujo conteúdo continha blasfêmias, afrontas e desprezo ao verdadeiro Deus. Ao receber a carta o rei Ezequias tomou uma decisão correta que lhe trouxe bons resultados: o próprio rei entrou na Casa de Deus trazendo a carta de afronta enviada pelo rei assírio. Ezequias apresentou a carta diante do altar e clamou ao Senhor de todo o seu coração por um milagre. O livramento de Deus veio na hora certa, o Senhor enviou o seu anjo que estendeu a espada inflamada sobre o arraial dos assírios e, naquela mesma noite, cerca de cento e oitenta e cinco mil soldados assírios morreram. Assim o Senhor livrou o seu povo daquela grande ofensiva, porque Deus é fiel (Is 37.36).
Este episódio nos ensina que quando as aflições atingirem nossa vida e as circunstâncias parecerem incontroláveis, devemos fazer exatamente como Ezequias — entrar na presença de Deus, em oração fervorosa e confiante. Deus tem prometido que livrará os seus servos das mãos dos inimigos e que não permitirá que aconteça nada fora da sua vontade (Mt 6.25-34). Permanecendo em Deus, com fé e confiança, teremos sua paz como guarda dos nossos corações e mentes (Fp 4.6,7).
“A oração de Ezequias, para que prevaleça a glória de Deus e que seus caminhos e propósitos na história sejam conservados, manifesta o mais alto desejo de todos os que amam o Senhor. Assim, também Moisés (Êx 32.12; Nm 14.13-16; Dt 9.26-29) e Davi (Sl 59.13; 83.18) expressaram esse mesmo desejo nas suas orações. Nós, como crentes, devemos nos identificar com Deus, de tal maneira que nosso interesse principal seja prevalecer a sua reputação e honra (cf. Jo 17.4-6). Nossa petição principal deve ser: ‘santificado seja o teu nome’ (Mt 6.9)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 605).
A principal arma de Ezequias naquela ocasião não foi a capacidade bélica de seu exército, e sim a oração. Hoje não é diferente, Deus continua sendo o mesmo defensor do seu povo. Ele está à disposição da sua igreja e pronto a responder as orações.
Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Distribua uma folha de papel sulfite A4 e um envelope para cada aluno. Em seguida, peça que escrevam seus pedidos de oração e coloquem no envelope. Os alunos deverão formar duplas e trocar de envelope com o respectivo colega da dupla. Cada aluno terá a oportunidade de orar pelo pedido de oração do seu colega mesmo sem saber do que se trata. Reforce aos alunos que na oração eles deverão pedir a Deus que tudo aquilo que traz desânimo seja removido da vida do colega de oração. Este é um importante exercício para que seus alunos se preocupem com a causa do seu irmão e ore para que ele obtenha vitória.