Lição 10 - Fazendo escolhas sábias
2º Trimestre de 2019
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 3.5,6.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre as escolhas que terão de fazer ao longo da pré-adolescência. Nesta fase, eles estão deixando as brincadeiras e comportamentos infantis para aprenderem a lidar com as responsabilidades, seja na escola com as atividades disciplinares, ou mesmo nas tarefas de casa, ajudando os pais, etc, Em todo tempo seus alunos se deparam com situações em que devem fazer escolhas, e importa que essas escolhas sejam feitas em Deus. Não há conselho melhor para nos instruir a respeito de qual a direção correta a seguir do que o conselho da Palavra de Deus (cf. Sl 119.105).
O livro de Provérbios está repleto de conselhos para que seus alunos aprendam a tomar decisões sábias. Em Provérbios 3, o autor ressalta o conselho de um pai a seu filho sobre a importância de ouvir e guardar os mandamentos. O autor ressalta ainda que a confiança no Senhor é fundamental para que as decisões não sejam tomadas com base na própria capacidade de raciocínio ou habilidade de discernimento. Isso não significa que Deus não tenha nos dado a capacidade de avaliar, discernir e verificar o que é mais viável. Entretanto, significa que Deus tem uma palavra de resposta para cada um de nós.
Aprender a tomar decisões sábias é um exercício que seus alunos precisam aprender a fazer a partir do discernimento da voz de Deus. Muitas vezes, o Senhor vai usar a experiência de alguém para nos mostrar o caminho certo a ser seguido. Em outras ocasiões, teremos apenas as Sagradas Escrituras para nos mostrar o caminho a ser percorrido. E quando não soubermos o que fazer, é preciso confiar no Senhor e esperar o momento certo do seu agir.
De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 930):
Confiar no Senhor de todo o coração é o inverso de duvidar dEle e da sua Palavra. Esta confiança é fundamental em nosso relacionamento com Deus e tem base na premissa de que Ele é fidedigno. Como filhos de Deus, podemos ter a certeza de que nosso Pai celestial nos ama e que cuidará fielmente de nós (ver Mt 10.31), conduzir-nos-á no caminho certo e cumprirá as suas promessas. Nos tempos mais difíceis da nossa vida, podemos entregar ao Senhor o nosso caminho (cf. Sl 37.5) e confiar nEle para agir em nosso favor.
Reforce aos seus alunos que a confiança em Deus é um exercício de aprimoramento. A cada etapa da vida, eles terão que tomar decisões importantes, algumas mais complexas do que outras. Mas o importante nesse contexto é buscar a presença do Senhor, pois é dEle que vem a nossa redenção (cf. Sl 121).
Para fixar o aprendizado da lição de hoje, faça o seguinte exercício com seus alunos: distribua uma folha de papel A4 para cada aluno da turma. Se preferir, a atividade poderá ser realizada em dupla. Peça que escrevam um resumo da história de um personagem bíblico que teve de tomar uma difícil decisão. Em seguida, eles poderão relacionar o exemplo do personagem com uma experiência própria e compartilhar com a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário