segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lição 13 - 4º Trimestre 2018 - Adorando a Deus em Família - Pré Adolescentes.

Lição 13 - Adorando a Deus em Família

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Deuteronômio 6.6,7; 1 Timóteo 5.8.
Prezado(a) professor(a),
Estamos finalizando mais um trimestre e nesta última lição seus alunos aprenderão a respeito da importância de adorar a Deus em família. A família é uma instituição criada por Deus e tem sofrido violentos ataques nos últimos dias. Muitos lares estão se desfazendo porque muitas famílias não têm buscado a Deus. A vida espiritual do lar depende muito da forma como a família serve a Deus. Infelizmente, em muitos lares, no lugar da oração, da leitura bíblica e do culto doméstico o que têm prevalecido são as desavenças, as brigas e discussões intermináveis que geram apenas mágoas e divisões. Deus não quer que esse tipo de relacionamento prevaleça nos lares. Há um propósito de Deus para as famílias e o Senhor quer revelá-lo à medida que os lares se abrirem para buscar o Senhor de todo coração. Uma família unida e fortalecida na fé, certamente, estará pronta para desfrutar de todas as bênçãos que o Senhor tem reservado para aqueles que o servem com sinceridade e fidelidade. E vale ressaltar também que adorar a Deus em família significa contribuir para que a paz reine em casa. O apóstolo Paulo admoestou aos romanos: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas” (Rm 12.18). Se cada integrante da família entender a vontade de Deus e fizer a sua parte, certamente, teremos famílias melhores que servirão a Deus com alegria e integridade.
1. A vida espiritual da família. A família que serve a Deus deve zelar por uma vida espiritual saudável, pois isso é importante para que haja paz e prosperidade no lar. Muitas famílias, até mesmo cristãs, estão se dissolvendo porque os familiares têm se afastado da presença de Deus. Quando não deixam a igreja, se comportam como se já não fizessem mais parte dela. No lugar da oração, da leitura bíblica e da comunhão há somente desavenças, brigas e discussões que só contribuem para o mal estar da família. Esta não é a vontade de Deus para nenhuma família, muito menos para aquelas que se dizem cristãs, que afirmam servirem ao Senhor. Não se pode desconsiderar o fato de que a família também é atacada espiritualmente. Por esse motivo, é preciso buscar o revestimento da presença de Deus e da sua armadura que está disponível para todo aquele que deseja manter-se firme diante das batalhas espirituais (cf. Ef 6.10-18). É preciso zelar pela família em oração, organizar momentos devocionais para o alimento espiritual de cada integrante, promover encontros para o fortalecimento da comunhão. São estas e outras práticas que fortalecem a família espiritualmente.
2. Deus tem um propósito para a família. A família é fruto da criação de Deus e, como tudo que Deus criou, a família também tem seu propósito de existência no mundo (cf. Gn 1.26-28). Quando as famílias exercem corretamente o seu papel, temos como resultado, uma sociedade saudável. A sociedade está doente porque, infelizmente, as famílias estão doentes. Se Deus abençoar cada lar com paz, alegria e prosperidade a sociedade será impactada com as bênçãos de Deus e teremos um grande número de pessoas desfrutando de tudo o que Deus tem reservado para a família. Mas para que esse propósito se torne realidade é necessário que as famílias exerçam o seu chamado: busquem a presença de Deus e o se submetam à sua Palavra. É preciso que as famílias cristãs invoquem o nome do Senhor e pratiquem as recomendações que foram instituídas na Palavra de Deus (cf. Dt 6.6-25). Somente assim, teremos uma sociedade transformada pelo poder de Deus. Quando as famílias cristãs preocuparem-se em cumprir o seu propósito e levar as verdades celestiais para as pessoas ao seu redor, então, o resultado serão famílias restauradas, curadas e transformadas pelo poder de Deus.
Portanto, com base nas informações ressaltadas neste artigo, convoque seus alunos para que façam cartazes com cartolinas, informando o que é preciso que as famílias façam para que tenhamos uma sociedade transformada pelo poder de Deus. Os alunos podem recortar e colar figuras que identificam as mensagens do cartaz. Ao final faça uma oração, pedindo ao Senhor que restaure as famílias de seus alunos e também das outras pessoas que conhecem e que precisam muito de ajuda.

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - O Perdão em Família - Pré Adolescentes,

Lição 12 - O Perdão em Família

4º Trimestre de 2018
Texto bíblico: Mateus 18.15-22; Colossenses 3.12-15.
Prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito do perdão em família. A capacidade de perdoar é um exercício contínuo em nossa caminhada cristã. Muitas vezes, a falta da capacidade de perdoar os amigos, os irmãos da igreja ou mesmo as pessoas de outros espaços frequentados ocorre porque a pessoa não aprendeu a perdoar em casa. É no seio familiar onde aprendemos os ensinamentos basilares que farão a diferença na forma como nos relacionamos em sociedade. Nesta mesma perspectiva, a lição de hoje visa conscientizar seus alunos a respeito da necessidade de perdoarmos os nossos familiares mais próximos (cf. Mt 18.15-22). Se não conseguimos perdoar nossos pais, irmãos e parentes que fazem parte do nosso ciclo de convivência, como conseguiremos perdoar aqueles que fazem parte da nossa relação na sociedade? Mais do que a cura das emoções que se encontram feridas, o perdão é uma questão de inteligência, de razão. Quem decide perdoar vive melhor e se relaciona melhor com as pessoas (cf. Cl 3.12,13). Este exercício deve começar em nossa casa, pois Deus ama a família e, por mais imperfeitos que sejam, devemos agradecer pelos familiares que Deus nos concedeu. Mostre aos seus alunos na lição de hoje que o perdão é uma decisão que não pode ser procrastinada. Deus tem pressa em nos abençoar e espera que tenhamos um coração flexível para perdoar, pois da mesma forma dependemos do perdão divino para vivermos e alcançarmos a salvação eterna (cf. Mt 6.14,15).
A. A capacidade de perdoar vem de casa. Talvez seus alunos não tenham percebido, mas boa parte das vezes que nos deparamos com situações desagradáveis na escola, na vizinhança ou e outros lugares onde temos que nos relacionar com pessoas, refletimos os hábitos e atitudes que aprendemos em casa. É em nosso lar, entre os nossos familiares que aprendemos a tomar decisões, a nos comportar respeitosamente e a nos relacionar com as pessoas. Geralmente, a forma como nos relacionamos com os nossos amigos, professores e outras pessoas na sociedade é um reflexo da maneira como nos relacionamos com a nossa família em casa. Logo, se alguém não aprende a perdoar, a amar e ajudar os seus, como aprenderá a tratar bem as pessoas na sociedade? Alguém pode até discordar e dizer que é possível ter um bom relacionamento com outras pessoas que não são seus familiares. Isso pode até ser possível, afinal de contas, as famílias são diferentes e possuem culturas diversificadas, todavia, a convivência com o tempo é que vai revelar como a pessoa lida com o perdão. Não significa que devemos tratar mal as pessoas na sociedade, devemos tratá-las com o maior respeito possível, mas também é essencial que tratemos com amor e respeito, principalmente, aqueles que são da nossa família. A palavra de Deus nos ensina que “aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem” (1 Tm 5.8). Deus espera que tratemos bem os nossos amigos, vizinhos e professores, mas não podemos nos esquecer de que a nossa família, por mais imperfeita que seja, é um bem muito precioso concedido por Deus.
B. Quem decide perdoar vive melhor e se relaciona melhor. O perdão é uma decisão que não pode ser adiada. Alguém pode até questionar o fato de que uma pessoa não pode afirmar que perdoou alguém, haja vista que ainda carrega mágoas e ressentimentos em seu coração. Acontece que a Palavra de Deus nos ensina que o perdão é uma ordenança que deve ser cumprida, caso contrário, a pessoa não poderá desfrutar da comunhão e, consequentemente, da salvação eterna com o Senhor Jesus (cf. Mt 6.14,15). É uma decisão condicional que deve ser cumprida, pois se assim não for, pode acarretar consequências para a vida espiritual. Mas e quanto aos ressentimentos e mágoas ocasionados pelos males causados à alma? Caro professor, tanto você quanto os seus alunos, precisam confiar que Deus tem a cura que o ser humano precisa. O mesmo Deus que exige o perdão é o mesmo que tem o poder de curar e restaurar o coração daqueles que se encontram ofendidos (cf. Lc 4.17-19). O Espírito Santo é aquele que consola os corações abatidos (Jo 14.16-18). Ele tem pode para restaurar a saúde emocional não importa o tamanho da ferida. Esta é uma verdade e confiança que deve ser desenvolvida com seus alunos.
Ao final da lição, ore com a classe e peça para Deus restaurar o coração de seus alunos e ajudá-los a perdoar os seus familiares. Talvez seus alunos estejam enfrentando situações muito difíceis em seus lares e, de fato, seja muito difícil perdoar. Esteja à disposição de seus alunos, converse com eles e mostre que Deus entende a dor que estejam sentindo e deseja ajudá-los a lidar com o problema.
Tenha uma excelente aula.  

Lição 13 - 4º Trimestre 2018 - Amizade: Uma Coisa Boa - Adolescentes.

Lição 13 - Amizade: Uma Coisa Boa 

4º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
O AMOR COMO VÍNCULO DA AMIZADE
AMIZADE ONTEM E HOJE
É BOM FAZER AMIZADE
A CANÇÃO DO AMIGO
Claudionor de Andrade
“Apesar de tudo, hoje ela é a minha melhor amiga.” Foi o que me confessou, certa vez, um homem que, já entrado na segunda idade, amargava um divórcio de quase dois anos. Ao vê-lo tão abstraído, não pude evitar a pergunta. Precisou ele realmente repudiar aquela mulher, ainda primaveril e bela, para descobrir que, naqueles dezessete anos de vida em comum, tivera ao seu lado uma amiga incomum?
Pelo que inferi daquelas reticências, a esposa santificara-lhe um amor que ia além das fronteiras do coração. Ele, porém, desprezando a candeia que lindamente brilha na noite mais escura, preferiu a chama de uma paixão que, mesmo no dia mais claro, entenebra-se.
Mas a pergunta insistia: Pode o divórcio ressuscitar a amizade sobre a lápide do amor? 
Epitáfios, sim; afeição e apreço, jamais.
Quando jovem, ouvi um orador improvisar uns versos que me calaram na alma. Ao cinzelar a comunhão entre os cônjuges, aquele homem, já agrisalhado pela experiência, desabriu-se: “Que os namorados portem-se como velhos amigos. E que os casados vivam como eternos enamorados”. Até hoje não sei se a frase era sua ou se ele a tomou emprestada de algum cancioneiro medievo. Peregrina, soava-me aquela locução como um daqueles provérbios que adoçavam as canções de amigo da bela e distante Provença.
Quando os cônjuges fazem-se amigos
Enraizadas no folclore árabe e na rica poesia provençal, as canções de amigo enalteciam, doce e celicamente, as afeições do cavaleiro pela dama sempre amada. A geminação das almas era mais do que um matrimônio; externava-se numa amizade que as tornava gêmeas, idilicamente siamesas. Embora o autor dessas cantigas fosse um homem, o eu-lírico era uma mulher. E o bardo punha-se a traduzir em versos o que a bela e feliz dama esperava, em prosa, do cavaleiro que, brevemente, far-se-ia pai de seus filhos.
Nem sempre a dama era talhada por Fídias. Dom Quixote, porém, tinha os olhos ungidos por aquela beleza campesina e ainda adolescente. Sob o seu olhar, até o feio se alindava. Por isso, Dulcineia era-lhe deslumbrante. Assim, o Cavaleiro da Triste Figura dedica-lhe todos os triunfos de suas imaginadas batalhas. O seu amor, porém, era tão verdadeiro quanto o de Adão.
Adão, o poeta de Deus
Deus nos criou teólogos e poetas. Por um lado, não lhe podemos negar a existência, por nos haver incrustrado na alma a sua eternidade; por outro, não devemos destruir os poemas que seu o coração nos compõe.
Sim, Ele predestinou-nos à poesia, porque em versos formou Adão do pó da terra. O homem estava no Éden, mas o jardim ainda não era um paraíso: faltava-lhe Eva. Como haveria, pois, de trabalhar o jardim se este desfazia-se-lhe em desertos? Bastou, porém, um sono para que tudo mudasse. Dormiu agricultor, acordou poeta. Seus versos não são muitos; sua rima, inexistente. Mesmo assim, pequeno e quase imperceptível, o poema de Adão imortaliza-se no Gênesis: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.23).
Só os japoneses conseguem versos tão exiguamente belos. Vem-me à memória, a propósito, um haicai composto por Mário Quintana que muito bem realça a sinonímia entre o amor e a amizade no matrimônio: “A amizade é um amor que nunca morre”. Ora, se jamais morre, por que tem de renascer sobre as cinzas de um amor que o divórcio matou? O casamento é dissolvido pela morte e pode ser desfeito pela infidelidade, mas o que vejo por aí é a dureza de coração desfazer o que Deus tão lindamente fez no Éden.
Adão, portanto, foi o primeiro a compor uma canção de amor. Não tinha armadura nem bandeira. Ele não era propriamente um cavaleiro, mas, perfeito cavalheiro que era, não temeu declarar o seu amor àquela dama que, por quase um milênio, seria a sua melhor amiga. Adão e Eva, uma união que os séculos não conseguiram destruir.
Um amor eternamente duradouro
Em seu Soneto de Fidelidade, Vinicius de Morais fala de um amor que jamais seria cantado por um poeta bíblico. Nas estrofes finais de seu belíssimo, mas triste poema, descreve um sentimento efemeramente eterno: “Que não seja imortal, posto que é chama/Mas que seja infinito enquanto dure”. Somente a paixão carnal e inconsequente pode aceitar semelhante paradoxo. O amor de Amnon por Tamar, por exemplo, era uma chama tão violenta que veio a incendiar todo o clã de Davi. Mas logo se extinguiu, porquanto chama. E o que parecia infinito acabou, quando o príncipe ultrajou sua meio-irmã.
O verdadeiro amor não se extingue no leito nupcial, pois nem o sepulcro pode destruí-lo. Ao descrever as venturas do matrimônio, Salomão foi além da poesia: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas. As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Ct 8.7,8).
Vivendo as intensidades de um amor tão eternamente belo, o rei de Israel tem na esposa gentil não apenas uma amiga. Tem-na como irmã, pois entre ambos não havia apenas união de corpos, mas comunhão de almas: “Que belo é o teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus unguentos do que toda sorte de especiarias!” (Ct 4.10). Mais adiante, declara o esposo: “Já entrei no meu jardim, minha irmã, noiva minha; colhi a minha mirra com a especiaria, comi o meu favo com o mel, bebi o meu vinho com o leite. Comei e bebei, amigos; bebei fartamente, ó amados” (Ct 5.1).
Cântico dos cânticos
Salomão não precisou repudiar Sulamita, para descobrir no coração da esposa a alma da amiga. A beleza da esposa far-se-ia outono, mas aquele amor não perdeu a primavera, pois soube como resistir tanto a calma do verão como os rigores do inverno. A canção do amigo, na vida do casal, versejou todas as estações.
Ao seu lado, esposo, está a sua melhor amiga, a única pessoa que, certamente, haverá de chorar em seu funeral.

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - Falando o Que Convém - Adolescentes.

Lição 12 - Falando o que Convém

4º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
PREGUE A VERDADE
SEJA EXEMPLO DE BOAS OBRAS
AGUARDE JESUS CRISTO COM EXPECTATIVA E FELICIDADE
A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA
Marcelo Oliveira de Oliveira
A vinda gloriosa do Senhor é um fato pronunciado pelas Escrituras, pois há mais de 300 menções sobre isso em o Novo Testamento ― por exemplo, os capítulos 24 e 25 de Mateus e o 13 de Marcos são inteiramente dedicados ao assunto. Assim, é importante você rememorar o que significa a vinda de Jesus para os principais agentes da história da Igreja de Cristo no mundo. Veja o quadro abaixo:
                                         O PROPÓSITO DA SUA VINDA
 Para a Igreja  Para Israel Para o Anticristo   Para as Nações
Secreta e repentinamente, nosso Senhor aparecerá à Igreja para levá-la à profunda e eterna comunhão.O Messias prometido ao povo de Israel, o libertará da tribulação, restaurando a promessa de sua antiga terra.O Senhor virá objetivamente para destruir o Anti-Cristo e estabelecer o Milênio. Um tempo de paz e de tranquilidade.Nesta oportunidade, nosso Senhor julgará as nações e os reinos desse mundo, fazendo todos os povos sujeitos à sua autoridade e poder.
Enquanto que para a Igreja, Jesus Cristo virá misteriosamente; para Israel, o Anticristo e as Nações, Ele virá publicamente com poder e grande glória. Ninguém poderá escapar da sua justiça. O ser humano moderno vive iludido, pensando que não precisa prestar contas a ninguém. Vive a vida a seu bel prazer, não precisando pensar no que está certo nem errado. O apóstolo Paulo diz que o dia em que o nosso Senhor vir, Deus julgará “os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Rm 2.16). Diante do Pai, não haverá quem possa dissimular ou esconder o que sempre desejou e o motivou. 
Texto extraído da revista Ensinador Cristão, editada pela CPAD.

Lição 13 - 4º Trimestre 2018 - Tema ao Senhor - Juvenis.

Lição 13 - Tema ao Senhor

4º Trimestre de 2018
“O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço” (Pv 8.13).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE SIGNIFICA TEMER AO SENHOR
2. O TEMOR DO SENHOR CONSERVA A VIDA
3. O TEMOR DO SENHOR É A FONTE DA VIDA
OBJETIVOS
Ensinar o significado da expressão “temer ao Senhor”.
Mostrar a relação entre temer ao Senhor e a preservação da vida.
Conscientizar os alunos de que o temor do Senhor é fonte de vida.
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula será a última do ano. Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor! Como foi o seu Natal, o de sua família e de seus juvenis?! Ao recepcioná-los disponha-os sentados em círculo para esse bate-papo e troca de experiências.
Todo o apelo midiático e social em torno desta data pode fazer com que algumas pessoas se sintam deslocadas ou até aguçar a tristeza em outras que no momento talvez não tenham uma família estruturada, possam ter perdido um ente querido, tenham algum parente no leito de hospital ou se encontram em tantas outras lutas. Que esse seja um momento de acolhê-los, de lembrá-los que não há dor que dure para sempre ou tempestade que em algum momento não dê lugar ao sol; “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5b). O Senhor é com eles para ajudá-los a superar qualquer dificuldade.
Distribua um pedaço de papel e peça que escrevam sem se identificar o que gostariam que Deus lhes fizesse em 2019, pedidos de oração acerca de causas que apenas o Todo-Poderoso pode fazer algo a respeito. Afinal, como sabemos, Ele não faz por nós o que é da nossa responsabilidade e capacidade fazermos. Em seguida, peça que dobrem, coloquem em uma salva e sorteiem o motivo de oração de outra pessoa. Todos deverão comprometer-se a partir deste encontro orar por tais causa, na certeza que o Espírito Santo está intercedendo e cuidando das suas.
Desde já, encerre este momento orando pelos pedidos ali escritos, todas as causas impossíveis, problemas, sonhos, necessidades... E também não deixe de agradecer, trazer à memória os muitos motivos que temos para louvar ao Senhor.
Sugira a confecção do “Potinho da Gratidão”. Oriente-os para que, em tiras de papel, (depois as amarrem em rolinhos ou dobrem os papéis coloridos), eles escrevam motivos que têm para agradecer ao Senhor, milagres que já receberam, sonhos que já realizaram, amizades preciosas ou qualquer outra dádiva que os deixem felizes... 
Peça que ao finalizarem, coloquem todos dentro de um pote decorado por eles, e ao longo do novo ano que emerge, sempre que se sentirem tristes ou desanimados, tirem um ou mais rolinhos para ler e relembrar do amor e graça de Deus por eles.
Querido (a) professor (a), é com profunda sinceridade que desejamos a você, seus familiares e alunos um 2019 marcado pelas mais abundantes bênçãos do Altíssimo e, sobretudo, pela maravilhosa presença dEle!
GRATIDAO
Fonte da Imagem: iStock
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD 

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - As Palavras do Rei Lemuel - Juvenis.

Lição 12 - As palavras do rei Lemuel

4º Trimestre de 2018
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento” (Pv 9.9).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CUIDADO COM O VINHO
2. AJUDA O NECESSITADO
3. VALORIZE AS PESSOAS VIRTUOSAS
OBJETIVOS
Apresentar o perigo das bebidas alcoólicas.
Saber que como filhos de Deus precisamos ajudar os necessitados.
Mostrar que a pessoa virtuosa deve ser valorizada.
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula, a penúltima do ano e tão próxima ao Natal, época em que tanto refletimos sobre os nossos caminhos – é ocasião mais do que propícia para falar sobre os sábios conselhos do rei Lemuel para uma vida feliz e honrosa ao Senhor.
Você tem preparado algo especial para este próximo encontro?! Se lhe for possível, expresse seu carinho com uma lembrancinha a cada aluno. Pode ser algo confeccionado por você, um simples bombom com um cartão que diga o quanto cada juvenil, com seu jeito único, é amado, observado e apreciado por você.
Muitos jovens nesta idade ouvem mais críticas e cobranças de seus responsáveis, do que sobre suas qualidades e acertos. Não por mal, mas na correria do dia a dia pode ser que eles deem mais ênfase no que lhes falta, do que no que lhes sobra, fazendo com que esses jovens se sintam carentes, rejeitados, inseguros e com tantos complexos. 
Até mesmo para nós adultos, às vezes precisamos mais de uma palavra e afeto sincero do que de qualquer outra coisa. Afinal, a felicidade genuína não se encontra nas coisas materiais. Tantas vezes se esconde nas sutilezas, na simplicidade, nos gestos e presença muito mais do que em presentes. Com base neste princípio, que tal promover um amigo oculto diferente entre a turma?! 
Ao final da aula e aplicação do conteúdo programático de sua revista, explique a diferença do que tem preço e do que tem valor. Cada um deve ganhar muitos presentes bonitos, e isto claro é muito legal, mas não pode ser mais valorizado do que uma amizade sincera, um incentivo e abraço encorajador, uma palavra de bênção, etc.
Peça que eles citem alguns exemplos de coisas que para eles não tem PREÇO e sim VALOR. Quando você sentir que esta verdade foi bem assimilada, sorteie com o nome dos alunos presentes o amigo oculto. Diga que deverão confeccionar/escrever um cartão, dizendo palavras boas e sinceras ao amigo sorteado, o que mais admiram nele, o que lhes deseja para 2019, etc. Ao final, cada um deverá ler ou dar algumas pistas (somente positivas) sobre o seu amigo oculto para que os demais adivinhem de quem se trata.
Professor(a), obrigada por estar conosco até aqui trabalhando para semear e ver frutificar as mais valiosas sementes no Reino de Deus, a alma destes jovens. Sua recompensa não tem preço, o valor do seu trabalho não pode ser mensurado em nada que há de material neste mundo. Mas há um Senhor nos Céus, maravilhoso galardoador, ansioso por derramar bênçãos sobre a sua vida!  Este é o nosso mais sincero voto para você e sua família neste natal, aqueles presentes que dinheiro algum no mundo pode comprar, que apenas o Deus Todo-Poderoso pode e tem prazer em lhe presentear.
Parabéns por perseverar firme neste ministério! Deus dê a você e à sua casa um abençoadíssimo Natal!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Lição 13 - 4º Trimestre 2018 - O Vento Ainda Sopra Onde Quer - Jovens.

Lição 13 - O Vento Ainda Sopra Onde Quer

4º Trimestre de 2018
Introdução
I-Voltando a Atos 2
II-Quando o Poder de Deus Chega
III-O Vento Sopra Onde Quer
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Conscientizar da importância da igreja atual voltar-se para Atos 2;
Saber o que ocorre quando o poder de Deus chega;
Mostrar que o vento do Espírito sopra onde quer.
Palavra-chave: Pentecostes.
Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu plano de aula, leia o subsídio de autoria do pastor Alexandre Coelho:
Introdução
Ao chegar ao fim desta obra, e tendo visto os capítulos anteriores, observamos que Deus não se vê tolhido pela vontade ou pela forma de pensar dos homens. Em sua soberania, característica tão destacada nos meios teológicos tradicionais desde a Reforma Protestante, o Eterno pode agir da forma que lhe convier.
Como cristãos, valorizamos o que a Bíblia diz. Cremos que o que nela foi registrado é da vontade de Deus para as nossas vidas, e é a Palavra de Deus para nós. Aprendemos a respeitar a sua Palavra em sua inteireza.
A vontade de Deus é que sejamos todos revestidos de poder para testemunhar dEle e que sejamos usados com os dons espirituais para a edificação da Igreja. E de que forma temos respondido ao presente de Deus, o batismo com o Espírito Santo? Temos realmente levado a sério aquilo que Deus disse nesse aspecto?
I – VOLTANDO A ATOS 2
Oração em meio à Comemoração
Lucas nos diz que a descida do Espírito Santo aconteceu, como já vimos, no dia de Pentecostes, um momento de festa tradicional em Israel. O cenário em Jerusalém era festivo, com judeus vindos de diversas partes do império para celebrar a festa das colheitas. Mas enquanto a maior parte dos habitantes de Jerusalém festejava, um grupo de pessoas orava.
É interessante observar que em meio a uma comemoração de cunho nacional, chancelada pela Lei de Moisés, um grupo de judeus — especificamente seguidores de um homem chamado Jesus, que foi crucificado, morto e ressuscitou — estava em uma residência em reunião para orar. Aqueles crentes estavam debaixo de uma ordem de Jesus, a de não saírem de Jerusalém. O mesmo Jesus que os ordenou a sair e divulgar a sua mensagem em Jerusalém, Judeia, Samaria e demais lugares foi o Jesus que ordenou a permanência deles em Jerusalém com uma finalidade: serem revestidos de poder. “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.4,5)
Obter respostas de Deus implica momentos de oração a Ele e passar tempo com Ele. Justamente no dia de Pentecostes que o Espírito foi derramado, iniciando a Era do Espírito Santo. Cremos que estamos nessa Era.
O Espírito Santo lhes Concedia que Falassem
Críticos do movimento pentecostal jamais negaram que, quando o Espírito Santo veio sobre os discípulos, trouxe uma linguagem que os discípulos não conheciam. Ele fez com que eles falassem noutras línguas. Da mesma forma que o nosso espírito age em nosso corpo e em nossa forma de falar, o Espírito Santo impulsionou os discípulos a falarem palavras desconhecidas para si. As línguas que os discípulos de Jesus falaram lhes foram concedidas pelo Espírito Santo, e nenhum estudioso pode dizer o contrário, pois Lucas o registrou dessa forma. Não haviam sido aprendidas de forma pedagógica ou natural, pela convivência com pessoas estrangeiras e o contato com sua forma de falar. À medida que abriam a boca, iam saindo palavras que eles não tinham aprendido, mas que eram vocábulos que glorificavam a Deus. Eram frases que não tinham sentido para eles, mas sim para outras pessoas que estavam em Jerusalém vindas de outros lugares.
Lucas relata que, das línguas faladas pelos discípulos pelo impulso do Espírito, foram reconhecidas línguas de pelo menos 11 grupos étnicos, pessoas que estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes. E o que aquelas línguas transmitiam aos ouvintes que as identificavam? “[…] todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus” (At 2.11). Não poderia ser diferente. O Espírito Santo de Deus glorifica a Deus em todo o tempo e jamais faria alguma coisa sem a concordância da trindade. Foi um evento registrado nas Escrituras para que pudéssemos ver que o que Jesus disse que faria, Ele cumpriu e continua a cumprir.
Temor e Zombaria do Lado de Fora
Quando ocorre uma manifestação sobrenatural, é comum que as pessoas reajam de formas distintas. Quando Elias fez cair fogo do céu, os israelitas clamaram que só o Senhor é Deus. Essa mesma ocorrência não parece ter feito qualquer mudança no rei Acabe, que continuou sob a influência de Jezabel, adorando a Baal.
Já vimos que a Bíblia registra o Espírito de Deus fazendo com que os discípulos de Jesus falassem em outras línguas. Uma característica específica do milagre de falar em línguas é que, desde a origem, pode gerar nas pessoas em volta dois sentimentos: temor ou desrespeito. “E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto” (At 2.12,13). Havia pessoas surpresas, pois, na terceira hora do dia, às 9 horas da manhã, judeus em um pavimento superior em uma casa falavam das maravilhas de Deus e, pelo visto, falavam em um tom de decibéis mais alto que o normal, pois as pessoas que os ouviram não estavam no cenáculo, estavam do lado de fora.
Mas naquela mesma multidão, um grupo de pessoas deixou-se dominar por um espírito crítico e debochado, dizendo que os discípulos estavam embriagados. Os hebreus tinham o hábito de usar o vinho no seu dia a dia. Seria possível que estivessem realmente embriagados. Mas a questão é resolvida de forma simples quando lemos o texto de Lucas, em que ele diz que o Espírito concedia que os discípulos falassem aquelas línguas. Lucas não diz que aquela manifestação foi fruto de embriaguez. Quem diz isso são os hebreus que desconheciam o que havia acontecido. Eis aqui a diferença. Conhecer o que Deus diz faz diferença quando outras vozes se levantam e tentam confundir o que Deus faz.
Aquelas línguas desconhecidas pelos discípulos no cenáculo e reconhecidas por pessoas da multidão do lado de fora foram dadas pelo Espírito de Deus, independentemente da opinião das pessoas que as estavam ouvindo. Deus sabia que essas reações aconteceriam. Mesmo assim, não deixou de enviar o seu Espírito Santo. Deus não se deixou influenciar pelas críticas dos que disseram que os discípulos estavam bêbados. Ele agiu, e graças ao cumprimento da promessa de Jesus, a Igreja existe, fazemos parte dela e estamos esperando Jesus voltar.
Mesmo hoje há pessoas, até ditas estudiosas, que tentam com suas pesquisas desqualificar aquilo que o próprio Deus vem fazendo em nossos dias. Mas eis aqui uma grande verdade: as críticas dos cessacionistas podem ser publicadas, divulgadas e recebidas por muitas pessoas, mas isso não impede que Deus continue batizando pessoas com o seu Espírito Santo. A concessão do falar em línguas é uma obra do Espírito de Deus, não um frenesi coletivo desregrado e alienado. O vento sopra onde quer.
Como temos visto, em nossas igrejas, o mover de Deus? Com respeito ou com escárnio e incredulidade?
II – QUANDO O PODER DE DEUS CHEGA
Necessidade de Sabedoria na Manifestação dos dons
Cremos que as operações do Espírito Santo são reais e edificam a igreja, pois esse é o seu propósito. Por serem manifestações de um poder não humano, podem trazer reações humanas que precisam ser tratadas com prudência, para que o testemunho dos dons não seja esvaziado. No verdadeiro culto cristão, não há espaço para a ausência de domínio próprio por parte daqueles que, uma vez portadores de um dom do Espírito, serão usados para a edificação do corpo de Cristo.
Quando Deus manda o seu poder e a manifestação de um dom do Espírito, não retira da pessoa a inteligência nem o domínio próprio. Se uma pessoa recebe uma palavra profética, precisa compreender o que recebeu e ter a sabedoria para repassar à igreja, de forma compreensível, o que o Eterno mandou.
Os dons precisam ser ensinados, e também ensinado como eles ocorrem. A falta desse ensino tem gerado distorções dentro do arraial pentecostal. Pessoas que recebem os dons precisam aprender que, se o maior dos dons, a profecia, tem o seu aprendizado na ocorrência da manifestação, os outros dons podem seguir o mesmo padrão: “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados” (1 Co 14.31). Mesmo a profecia tem um caráter pedagógico, de ensinar a todos, profetas e a igreja.
Ninguém nasce sabendo, e o conhecimento que acumulamos ao longo da vida não atinge o seu ápice com títulos acadêmicos ou cursos universitários. Acadêmicos podem fazer pronunciamentos equivocados, da mesma forma que uma pessoa com pouco conhecimento pode estar equivocada em algum aspecto de sua vida.
A maioria dos teólogos que criticam o falar em línguas não tem uma formação em Letras ou Linguística, ou seja, reproduzem opiniões das quais não têm aprofundamento científico. Baseiam-se em pesquisas que estejam de acordo com sua linha teológica. O curioso é que a ciência tende a mudar a sua forma de ver o mundo de tempos em tempos, tornando uma teoria obsoleta com o passar do tempo.
O ensino é diferente da crítica, pois enquanto esta observa o que não deu certo, aquele se dedica a fornecer uma formação para que haja um crescimento e acertos. Em vez de se criticar um equívoco, é possível que se ensine as pessoas para que cresçam e venham a dar frutos na obra do Mestre.  É uma questão de maturidade cristã, e maturidade vem com o tempo.
Incredulidade
Estudados os dons e a forma como os pentecostais entendem, à luz da Bíblia, a atuação do Espírito Santo na Igreja, temos a opção de crer que Deus tem a soberania e o poder de manifestar os dons do Espírito. Há quem creia na contemporaneidade das manifestações de Deus, mas outros não.
E por que cremos? Em primeiro lugar, porque em nenhum lugar no Novo Testamento é dito que após o fechamento do cânon sagrado ou após a morte do último apóstolo de Jesus, esses dons seriam encerrados. Não há uma data de validade para o que Deus determinou em sua Palavra no tocante ao agir do Espírito na Era do Espírito.
Cremos que o movimento pentecostal é, efetivamente, o derramar de Deus sobre toda a carne, conforme está descrito na Palavra de Deus.
Segundo, porque cremos nessa promessa, vemos que ela se cumpre em nossos dias. Os discípulos de Jesus creram no que Ele disse, mesmo sem entender tudo o que Ele ia fazer. Eles não sabiam que o revestimento de poder viria no dia de Pentecostes. Não sabiam que iriam falar em outras línguas. Não sabiam que a partir daquela experiência Deus iria movê-los a um testemunho mais forte e corajoso sobre Jesus. Mas eles creram, e receberam.
Mas também temos a opção de rejeitar crer no mover de Deus. É uma opção dada ao homem, e, nesse aspecto, mesmo aqueles que condenam o livre-arbítrio, fazem uso dele para desacreditar do que Deus tem feito em nossos dias. Mais do que crer intelectualmente naquilo que Deus disse, é preciso crer que Deus não viola a nossa consciência para que creiamos no que Ele determinou. A opção é realmente nossa.
E se há dúvidas acerca de ser ou não um mover de Deus, que ao menos observem o conselho de Gamaliel (At 5.34-40), um rabino judeu cujas palavras foram registradas por Lucas: “E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus” (At 5.38).
Gamaliel, mesmo não sendo um convertido a Jesus, até onde se tem registro, teve temor suficiente para acalmar seus colegas fariseus que queriam punir os apóstolos pela pregação da Palavra de Deus. Em que pese o fato de ele não ter sido contado entre os que entregaram suas vidas a Jesus, suas palavras surtiram efeito e trouxeram um clima ameno para os apóstolos poderem falar em nome de Jesus sem serem incomodados.
Gamaliel percebeu que, apesar de outros movimentos em seu tempo terem sido levantados, como o de Teudas e Judas, tais movimentos tanto levaram à morte os líderes quanto dispersão e morte dos seguidores. E Gamaliel referiu-se ao tempo de duração desses movimentos para falar com seus companheiros a que não se envolvessem com os discípulos de Jesus.
O período interbíblico caracterizou-se por um espaço de tempo em que Deus não falou por meio de profetas inspirados... e logo após surgem João Batista e Jesus. Veio a Reforma Protestante há 500 anos... e justamente uns 400 anos depois, Deus enviou o avivamento pentecostal, numa época em que movimentos liberais estavam solapando igrejas históricas. Mais do que o conhecimento fortalecido academicamente, a Igreja precisava de um renovo, e Deus então o mandou.
Como foi dito, podemos agir com incredulidade ante aos planos do Senhor, mas também podemos dar crédito à sua Palavra.
CONCLUSÃO
Deus nos dá uma grande lição por meio de eventos que Ele mesmo criou. O Espírito de Deus não se vê limitado a nenhum comando ou pensamento humano, nem se vê limitado a uma denominação, a uma teologia acadêmica ou a um pensamento que acredita estar restrita ao passado a sua atuação.
O vento sopra onde quer. Não podemos necessariamente saber para onde ele vai, mas podemos ouvir a sua voz e ser dirigidos por Ele. O vento do Espírito vai continuar soprando até que Deus termine seus planos para com a Igreja nesta terra, e, até lá, Ele vai revestir pessoas com seu poder para testemunhar de Jesus Cristo.
*Adquira o livro. COELHO, Alexandre. O Vento Sopra Onde Quer: O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua Operação na Vida da Igreja. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - A Prioridade Missionária dos Pentecostais - Jovens.

Lição 12 - A Prioridade Missionária dos Pentecostais

4º Trimestre de 2018
Introdução
I-A Salvação na Perspectiva Pentecostal e Bíblica
II-Missões no Novo Testamento
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Analisar a salvação dentro de uma perspectiva pentecostal e bíblica;
Refletir a respeito da obra missionária no Novo Testamento.
Palavra-chave: Pentecostes.

Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu plano de aula, leia o subsídio de autoria do pastor Alexandre Coelho:
Introdução
O propósito da revelação de Deus ao homem vai além do simples conhecimento. Ele se mostra como Criador na origem de todas as coisas; como um Deus de promessas a Abraão, como um Deus de justiça por ocasião da apresentação da sua Lei a Moisés; e como um Deus que deseja ser conhecido por todas as nações.
Pentecostais são conhecidos por seu fervor missionário. Da mesma forma que os discípulos foram cheios do Espírito para testemunhar do Senhor Jesus, os pentecostais do século XX foram muito usados por Deus para alcançar pessoas que antes não conheciam a Jesus. Com a mensagem da Salvação, anunciaram também o batismo no Espírito Santo, a contemporaneidade dos dons, a cura divina e a volta de Jesus, e Deus confirmou a mensagem pentecostal. Veremos um pouco dessa obra nesta lição.  
I – A SALVAÇÃO NA PERSPECTIVA PENTECOSTAL E BÍBLICA 
Deus Amou o Mundo
Os pentecostais têm sido muito atuantes tanto no evangelismo quanto em missões. Esse ímpeto se baseia na certeza de que Jesus morreu por todos os pecadores, e não apenas por um grupo de pecadores.
Quando define o amor, na 1 Carta aos Coríntios, Paulo diz que o amor é benigno (1 Co 13.4). Benignidade é uma característica que relembra clemência, de quem transmite bondade e generosidade. Não há um decreto que determine que alguns homens são mais dignos da salvação do que outros. No tocante ao amor de Deus, ou esse amor é amplo para alcançar todos os homens, ou não é o amor de Deus.
A falta de compromisso com a interpretação bíblica impede que tais defensores da chamada expiação limitada, ou seja, que Deus reservou o sacrifício de Jesus somente para os eleitos, examine os textos bíblicos. Deus amou Caim tanto quanto amou Abel. Se não fosse assim, o Eterno não teria falado com Caim para que procedesse de forma correta em seus caminhos, para que fosse aceito (Gn 4.6,7).
Judas é outro exemplo. João 13.1 diz de Jesus que “[...] como havia amado os seus que estavam no mundo, amo-os até o fim”. Nessa mesma passagem, Jesus lava os pés dos discípulos, e João não registra que Judas estava fora daquela reunião ou que não teve os seus pés lavados. A declaração de Gower, para ser verdadeira, precisa enquadrar Jesus como um homem dissimulado, e João, o escritor, como quem produziu um texto não inspirado.
Como pentecostais não veem dessa forma, ou seja, cremos que Deus amou a Caim e a Judas, tanto quanto amou a todos os homens, não temos que distorcer a Palavra de Deus para justificar uma teologia cuja crença se baseia em um “decreto horrível” da parte de Deus.
Pentecostais evangelizam e enviam missionários porque acreditam que a salvação realizada por Deus em Jesus é um ato de amor. Deus estende seu amor e misericórdia a todos os homens. De acordo com Paulo, Deus “[...] encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” (Rm 11.32). Não há privilegiados quando se trata de homens pecadores. Todos pecaram. Todos precisam da graça de Deus.
O apóstolo Pedro diz que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pe 3.9). Diferentemente de diversos teólogos de nossos dias, que reduzem o amor de Deus ao alcance de uns poucos escolhidos, Pedro, um pescador que andou com Jesus e viu tudo que o Senhor fez, diz que Deus não deseja que alguns se percam, mas que todos sejam salvos. E o próprio Senhor Jesus Cristo disse que “[...] Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Esses textos mostram que a salvação é ofertada a todos indistintamente, e que o alcance do sacrifício de Jesus Cristo não se restringe a algumas pessoas escolhidas por uma soberania divina determinista. Não pregamos aos perdidos simplesmente para saber quais deles foi previamente escolhido por Deus para escapar da condenação. Pregamos porque entendemos que todos podem ser alcançados pela salvação, embora tenhamos a consciência de que realmente nem todos aceitarão a mensagem de Jesus.
As pessoas precisam ouvir acerca de Jesus para crer, e de acordo com a premissa paulina, “[...] todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10.13-15). Por isso, pentecostais evangelizam tanto e fazem missões. 
A Salvação pela GraçaDesde que Adão e Eva decidiram desobedecer a Deus, receberam não apenas o estado pecaminoso, mas também a capacidade de transmitir aos seus descendentes a tendência ao pecado. O homem nasce com a semente do pecado dentro de si. Ao longo da vida essa semente irá germinar e dar seus frutos, e como consequências haverá o afastamento de Deus, a ausência do perdão dos pecados e a condenação para o inferno. A salvação é justamente a mudança no estado da pessoa do pecador, que de condenado eternamente passará a ser uma pessoa perdoada de seus pecados, amiga de Deus e futura participante da vida eterna.
O homem experimenta a salvação no momento em que se arrepende de seus pecados e aceita a Jesus como seu salvador e Senhor, e essa salvação não vem por meio de boas obras, mas pela fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). A experiência de salvação pode ser vista nas atitudes das pessoas que foram transformadas pelo evangelho. A fé cristã não é somente intelectual, mas também experimental.
É Oferecida a todos
Todos podem ser alcançados pelo evangelho e pela salvação. Ela é ofertada a todos os homens, indistintamente. Jesus é o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Espírito Santo vem para convencer o “mundo” do pecado, da justiça e do juízo, e não somente os escolhidos. Pentecostais fazem missões porque entendem que a graça não é limitada. Acreditam que a provisão da salvação é para todos, universal, ainda que nem todos se apropriem dela. Visto que “[...] Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5.19), um cristão pentecostal não pode restringir o que Deus planejou que fosse de alcance amplo.
A graça é para todos: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11). Diferente do que alegam certos credos, que chegam a ser contrários a textos das Escrituras, a graça de Deus se mostrou a todos os homens, e não apenas a alguns. Cabe aqui uma observação. Não podemos confundir soberania com presciência divina. Em sua soberania, Deus, à luz da Palavra, decretou que a salvação é para todos os homens. Há aqueles que, ouvindo o evangelho, se arrependerão e receberão a Cristo. Outros ouvirão o evangelho e não se arrependerão, e Deus, em sua presciência, sabe quem há de atender ao seu chamado e quem não irá atendê-lo. Isso não significa que Ele predeterminou quem vai ou não para o céu, e sim que Ele sabe quem vai ou não.
Pentecostais fazem missões porque creem que a graça de Deus se manifestou a todos os homens. Ela é oferecida a todos, e não apenas a uma parcela da humanidade.
II – MISSÕES NO NOVO TESTAMENTO
Os Discípulos de Jesus
Os discípulos de Jesus foram missionários. Alguns deles tiveram uma experiência missionária quando enviados por Jesus aos lugares aonde Ele deveria ir. De dois em dois, foram comissionados a curar enfermos e a dizer que o Reino de Deus havia chegado. Quando retornavam, vinham eufóricos, pois até os espíritos malignos se sujeitavam a eles (Lc 10.1-17).
Marcos menciona que os discípulos, “[...] tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando apalavra com sinais que se seguiram” (Mc 16.20). Aqueles homens não tinham dúvidas de que Jesus é o Filho de Deus, que ressuscitou, que lhes enviou o Santo Espírito e que estaria com eles todos os dias. Foi esse ardor que os moveu para tornarem o nome de Jesus conhecido em sua época. Eles sabiam que Jesus tinha sido recebido nos céus, e agora era Senhor e Cristo (At 3). Em sua mensagem, eles evocavam os profetas, que davam testemunho de Jesus (At 10.43), e não eram tímidos para dizer que “[...] em nenhum outro nome há salvação” (At 4.12). 
Jerusalém, Judeia, Samaria e Confins da Terra
A ordem de Jesus era clara: que seus discípulos fossem suas testemunhas em Jerusalém, Judeia, Samaria e até os confins da terra. Da mesma forma que Ele ordenou que os discípulos estivessem esperando o cumprimento da promessa de revestimento de poder em Jerusalém — o que fizeram em oração e foram cheios do Espírito Santo — o Senhor ordenou que os discípulos se dirigissem a esses lugares para falarem ao seu respeito.
Essa orientação não significava que primeiro a mensagem teria que ser ouvida em Jerusalém, para depois ser conhecida na Judeia, Samaria e confins da terra. Os discípulos deveriam falar do Senhor simultaneamente. Mesmo com as diferenças culturais existentes nesses lugares, os seguidores de Jesus deveriam alcançar a todos.
Infelizmente, os cristãos de Jerusalém demoraram a obedecer à ordem de ir a esses grupos, e Deus levantou uma perseguição para dispersá-los no dia em que Estêvão foi apedrejado: “E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e Samaria, exceto os apóstolos” (At 8.1). Mesmo as adversidades podem ser instrumentos de Deus para fazer a sua obra.
Ensinando sobre o Batismo no Espírito SantoMissões pentecostais não podem deixar de ensinar a respeito do batismo no Espírito Santo. Vejamos o caso da terceira viagem missionária de Paulo, quando esteve em Éfeso. Essa cidade portuária era, no mundo antigo, um referencial de comércio, e recebeu a visita de Apolo, um judeu alexandrino “[...] instruído no caminho do Senhor; e fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João” (At 18.24, 25). Esse evangelista creu em Jesus e foi salvo, mas não conhecia o batismo no Espírito Santo. Quando Apolo se dirigiu para Corinto, Paulo foi visitar Éfeso, e tendo encontrado lá discípulos de Jesus — com certeza fruto do trabalho de Apolo — perguntou-lhes: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes”. A resposta dos irmãos foi sincera: “Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo” (At 19.2). Aqueles homens já haviam recebido a Jesus, pois Lucas os chama de discípulos. Entretanto, ainda não haviam sido batizados em nome de Jesus, nem no Espírito Santo. No verso 6, lemos que Paulo impôs as mãos sobre esses irmãos, uns doze servos de Deus, “e falavam línguas e profetizavam”. Desse texto, tiraremos 3 lições: a primeira, que eles já tinham sido convencidos pelo Espírito Santo de Deus para a salvação, mas não tinham sido revestidos de poder. A segunda, que eles falaram em línguas e profetizaram quando Paulo lhes impôs as mãos, uma prática que nos parece comum na época. Se Paulo impôs as mãos para que aqueles crentes fossem cheios do Espírito, não existem motivos para haver críticas a essa prática. E terceira lição: as profecias apresentadas por Lucas não são a pregação da Palavra de Deus, mas verdadeiras mensagens espontâneas de Deus à sua igreja.
CONCLUSÃO
Da mesma forma que a Igreja do Novo Testamento era pentecostal e missionária, cheia do Espírito Santo e desejosa de ver pessoas achegando-se a Cristo, devemos ser nós também. Que não nos falte o ardor missionário, e que Deus nos use para tornar seu nome conhecido.   
*Adquira o livro. COELHO, Alexandre. O Vento Sopra Onde Quer: O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua Operação na Vida da Igreja. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Lição 13 - 4º Trimestre 2018 - A Humildade e o Amor Desinteressado - Adultos.

Lição 13 - A Humildade e o Amor Desinteressado 

4º trimestre de 2018
ESBOÇO GERAL
INTRODUÇÃO
I – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES E DOS CONVIDADOS
II – AS GRANDES LIÇÕES DA PARÁBOLA E A INVERSÃO DA LÓGICA HUMANA
III – A RECOMPENSA DA HUMILDADE E DO ALTRUÍSMO
CONCLUSÃO
INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA
Wagner Tadeu dos Santos Gaby
Eliel dos Santos Gaby

Esta parábola é registrada uma única vez, em Lucas 14.7-14, com a finalidade de ensinar o valor da humildade como marca de um verdadeiro seguidor de Cristo. Jesus havia observado que muitos buscavam ocupar os primeiros asssentos nas celebrações festivas, e, que esta busca, demonstrava alguns problemas que deveriam ser confrontados. Nesta parábola há a informação que um fariseu, possivelmente muito rico e detentor de muitos bens (Lc 14.12), convidou Jesus para um banquete em sua casa. Embora este convite ter sido feito aparentemente de forma amistosa, a intenção deste fariseu era observar Cristo “mais de perto” para encontrar nEle algo que pudesse condená-lo (Lc 14.1).
Lockyer destaca que as pessoas que tinham a intenção de “pegar” Cristo em uma armadilha estavam “cegas pelo preconceito e esqueceram que o convidado a partilhar de sua hospitalidade, era o Senhor Onisciente e, como tal, estava em grande vantagem sobre eles. Eles não podiam ler os seus pensamentos, mas ele podia ler os deles e, nas parábolas desse capítulo, ele revelou os pensamentos que lhes iam na mente, e o significado sinistro dos seus atos. Naquela tarde memorável de sábado, ele dominou aquelas pessoas, e elas não o manipularam”.1
Era comum neste contexto haver uma distribuição especial de lugares para os convidados, que normalmente, se assentavam ao redor de uma mesa quadrangular, onde na posição central se posicionava o peersonagem mais importante da situação, e, bem próximo a ele, à esquerda e à direita, posicionavam-se os convidados mais importantes. Era comum também para um convidado sentir a necessidade de ser honrado pelo anfitrião, e este comportamento por si só não era errôneo, porém, a necessidade de buscar tal honra, somada ao desejo de torná-la essencial na ordem de prioridades pessoais, demonstrava ausência de humildade e desejo por reconhecimento humano.
A lição desta parábola é clara e objetiva ao exaltar o valor da humildade como marca indelével dos seguidores de Cristo, conforme Lucas 7.11: “Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Neste contexto, composto por fariseus, doutores da lei e religiosos de forma geral, a passagem de Provérbios 25.6-7 era bem conhecida: “Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; porque melhor é que te digam: Sobe para aqui, do que seres humilhado diante do príncipe a quem já os teus olhos viram”. Jesus por intermédio desta parábola tinha a intenção de ensinar o caminho correto do reconhecimento ao demonstrar que o convidado deveria ocupar os últimos lugares, e então, a partir dessa situação, recebesse o convite para ocupar outras posições de privilégio. Caso essa realidade não fosse aplicada, o convidado que tomou a atitude de ocupar o lugar de destaque sem ser convidado, poderia ser repreendido pelo anfitrião e deveria deixar o lugar que ocupava, gerando assim um grande constrangimento para si.
A lição repousa na ideia de que ocupar uma posição inferior possibilitava experimentar algo extraordinário, ou seja, ao portar-se de maneira humilde o convidado poderia trilhar um caminho de “ascenção” natural, uma vez que, se convidado fosse, avançaria em relação a posição que ocupava. Ao contrário, se ocupasse uma posição superior, sem ter sido convidado para isso, experimentaria o caminho do “declínio”, sendo convidado para se retirar de tal posição para ocupar um lugar inferior. Conegero destaca que “é melhor ser humilde em uma posição inferior do que um usurpador em uma posição superior”.2 
Jesus estava demonstrando que seria prudente a qualquer convidado ocupar sempre o lugar de menor destaque à mesa, e que esse comportamento deveria ser sincero, transferindo para o anfitirão a prerrogativa do julgamento de importância e reconhecimento. Não se trata de um ensinamento dirigido ao cumprimento de regaras, mas sim, uma lição de humildade ensinada por Jesus.
Champlin destaca na reflexão de Lucas 14.10 que “era prudente ou sábio, por motivos de auto-respeito, escolher uma posição inferior, a fim de que, qualquer modificação na posição dos convidados, não deixasse de melhorar a posição do último colocado”.3  Este autor também destaca que na prespectiva espiritual, “não é apenas prudente, e, sim, necessário, desenvolver uma atitude humilde no tocante à própria posição social e no tocante à vida em geral”. Jesus ensina aqui que a atitude humilde “deveria ser a verdeira expressão da personalidade e não tão somente uma ação sábia para impedir a possibilidade de ser envergonhado”.5  Jesus era um convidado digno de honra naquele banquete, porém, tomou o lugar mais humilde do ambiente para compartilhar uma extraordinária lição de humildade e honra.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal resume os ensinamentos de Jesus nesta parábola em duas partes: (a) Primeiro – dirigiu-se aos convidados dizendo-lhes que não buscassem lugares de honra, pois no Reino de Deus o serviço é mais importante do que a posição. (b) Segundo – disse ao anfitrião que não fosse excessivamente seletivo quanto aos convidados, numa referência direta à importância da prestação do serviço à todos, ou seja, o ensinou que Deus abre as portas do seu Reino a todos.6 
Texto extraído da obra “As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante.” 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018”.

1 LOCKYER, Herbert. Todas as parábolas da Bíblia - Uma análise detalhada de todas as parábolas das Escrituras. São Paulo: Editora Vida, 2006. p.351.
2 CONEGERO, Daniel. A parábola dos primeiros lugares. Disponível em <https://estiloadoracao.com/parabola-dos-primeiros-lugares/> Acesso em 20 de Jan. de 2018.
3 CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. Vol. 2. São Paulo: Haganos, 2002. p. 144.
4 Ibidem.
5 Ibidem.
6 Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. p. 1383.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - Esperando, mas Trabalhando no Reino de Deus - Adultos.

Lição 12 - Esperando, mas Trabalhando no Reino de Deus 

4º Trimestre de 2018
ESBOÇO GERAL
INTRODUÇÃO
I – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
II – USANDO A NOSSA CAPACIDADE PARA O REINO DE DEUS
III – TRABALHANDO ATÉ O SENHOR VOLTAR
CONCLUSÃO
TRABALHANDO ATÉ O SENHOR VOLTAR
Wagner Tadeu dos Santos Gaby
Eliel dos Santos Gaby
Jesus nunca estabeleceu uma data para a sua volta, pois Ele pode vir a qualquer momento (Mt 24.36; Mc 13.32; At 1.7). Todavia, sempre há tempo suficiente antes que Cristo venha para que os que forem servos diligentes dupliquem o capital que lhes foi confiado. Lockyer, na análise do uso dos talentos por parte dos três servos, destaca que “quando o primeiro servo recebeu os cinco talentos; e o segundo, os seus dois; lemos que ambos saíram imediatamente e negociaram com eles, ou seja, agiram de forma imediata, sem demora, porque não sabiam quanto tempo o seu senhor ficaria ausente; por isso tão logo ele partiu, começaram a negociar”.1  Este autor destaca também que “eles negociaram, fizeram permutas, até que dobraram o que tinham. O que possuía cinco talentos conseguiu outros cinco —100%. O servo com doistalentos foi igualmente bem sucedido, pois o seu lucro também foi de 100%. Em ambos os casos o capital original foi duplicado. Se o homem com apenas um talento o tivesse negociado, o seu lucro teria sido o mesmo”.2
Snodgrass destaca que “esta parábola retrata a época da morte e da ressurreição de Jesus até o segundo advento e seria dirigida aos discípulos para incentivá-los a levar uma vida nos valores do Reino”.3  Um detalhe interessante verificado nessa parábola é a conexão que ela possui com a parábola anterior, “parábola das dez virgens”. Sobre isso Trench destaca que “enquanto as virgens são apresentadas como que esperando pelo seu Senhor, temos aqui os servos trabalhando para ele; há a vida espiritual interna do fiel sendo mencionada, e aqui a sua ação externa, [...] portanto há uma boa razão para eles aparecerem na presente ordem, ou seja, primeiro as virgens e em seguida os talentos, pois a única condição para haver uma ação externa, produtiva para o reino de Deus, é que a vida de Deus seja diligentemente conservada dentro do coração".4
Em Tiago 2.14-26 a Bíblia diz: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”.
O texto de Tiago é o clímax do apelo que ele fez por uma religião pura que se justifica na ação. A sua preocupação consiste numa atitude diante da fé que se manifesta tão somente como uma confissão verbal e isso para ele é uma fé sem obras (Tg 2.20,26), a qual ele considera morta (Tg 2.17,26), inoperante (Tg 2.20) e que não tem poder para salvar (Tg 2.14) ou para justificar (Tg 2.18). O que Tiago quer dizer na verdade, não é que as obras devem ser acrescentadas à fé, mas que a fé genuína as inclui. Nesse sentido, as obras são a evidência da fé. O profeta Isaías convocou o povo de seus dias para que desse um significado real a seus ritos religiosos, conforme Isaías 58.7-9 que diz: “Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne? Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade”.
O Senhor Jesus prometeu o reino àqueles que dessem de comer e vestir “a um destes meus pequeninos irmãos”, conforme Mateus 25.31-46. O apóstolo João por sua vez, nega que qualquer pessoa que deixe de auxiliar a um irmão em necessidade possa ter o verdadeiro amor, conforme 1 João 3.17-18: “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. Muitas vezes nos limitamos a pronunciar simples palavras, quando na verdade Deus está mais interessados em nossa ação. As palavras proferidas através de pregações, orações, confissões de fé, de bons conselhos, de encorajamento, etc, são muito importantes e indispensáveis em nossa vida cristã. Todavia, Tiago está nos lembrando de que as nossas palavras somente provarão que tem um significado real e eficaz quando as pessoas que nos ouvem, virem as ações que praticamos, relacionadas ao que dizemos.
Paulo, em Ef 2.8-10, relaciona as boas obras com a fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Tiago fala da justificação diante dos homens e que a fé é provada pelas obras, em Tiago 2.18: “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. Como agência do Reino de Deus na Terra, a Igreja do Senhor (e isso significa cada cristão, inclusive eu e você) possui uma responsabilidade social.
O ministério de Jesus evidencia a primazia da fé em ação, da prática das boas obras, ou seja, da ação social. Um clássico exemplo da importância da ação social está no fim do sermão profético de Jesus, em Mateus 25.35-36: “... porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me”. A missão integral da igreja consiste em levar o Evangelho em sua plenitude aos homens. No conhecido Pacto de Lausanne um capítulo especial foi produzido com o objetivo de promover uma reflexão profunda sobre a responsabilidade social da igreja:
“Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos algumas vezes considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem obras é morta”.5
Em Atos 1.8 a Bíblia demonstra de maneira bastante clara que o Evangelho é para todos, em todos os lugares, sem discriminação: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. O Pacto de Lausanne também dedicou um capítulo específico para tratar da atividade evangelísitca: “Afirmamos que Cristo envia o seu povo redimido ao mundo assim como o Pai o enviou, e que isso requer uma penetração de igual modo profunda e sacrificial. Precisamos deixar os nossos guetos eclesiásticos e penetrar na sociedade não-cristã. Na missão de serviço sacrificial da igreja a evangelização é primordial. A evangelização mundial requer que a igreja inteira leve o evangelho integral ao mundo todo. A igreja ocupa o ponto central do propósito divino para com o mundo, e é o agente que ele promoveu para difundir o evangelho. Mas uma igreja que pregue a Cruz deve, ela própria, ser marcada pela Cruz. Ela torna-se uma pedra de tropeço para a evangelização quando trai o evangelho ou quando lhe falta uma fé viva em Deus, um amor genuíno pelas pessoas, ou uma honestidade escrupulosa em todas as coisas, inclusive em promoção e finanças. A igreja é antes a comunidade do povo de Deus do que uma instituição, e não pode ser identificada com qualquer cultura em particular, nem com qualquer sistema social ou político, nem com ideologias humanas”.6 
O amor de Deus derramado em nossos corações (Rm 5.5b) deve nos constranger a ajudar as pessoas nas sua necessidades de ordem física, emocional e espiritual, através de ações concretas, conforme recomenda Gl 6.10: “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”.
Texto extraído da obra “As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante.” 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018”.

1 LOCKYER, Herbert. Todas as parábolas da Bíblia - Uma análise detalhada de todas as parábolas das Escrituras. São Paulo: Editora Vida, 2006. p. 311.
2 Ibidem.
3 SNODGRASS, Klyne. Compreendendo todas as parábolas de Jesus. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p. 738.
4 TRENCH apud LOCKYER, Herbert. Todas as parábolas da Bíblia - Uma análise detalhada de todas as parábolas das Escrituras. São Paulo: Editora Vida, 2006. p.307.
5 STOTT, John. The Lausanne Covenant: An exposition and commentary. Minneapolis: World Wide, 1975. p. 25.
6 Pacto de Lausanne. Disponível em <https://www.lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/pacto-de-lausanne-pt-br/pacto-de-lausanne> Acesso em 11 de Jan. 2018. 

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