segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lição 12 - 4º Trimestre 2018 - As Palavras do Rei Lemuel - Juvenis.

Lição 12 - As palavras do rei Lemuel

4º Trimestre de 2018
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento” (Pv 9.9).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CUIDADO COM O VINHO
2. AJUDA O NECESSITADO
3. VALORIZE AS PESSOAS VIRTUOSAS
OBJETIVOS
Apresentar o perigo das bebidas alcoólicas.
Saber que como filhos de Deus precisamos ajudar os necessitados.
Mostrar que a pessoa virtuosa deve ser valorizada.
Querido (a) professor (a), nossa próxima aula, a penúltima do ano e tão próxima ao Natal, época em que tanto refletimos sobre os nossos caminhos – é ocasião mais do que propícia para falar sobre os sábios conselhos do rei Lemuel para uma vida feliz e honrosa ao Senhor.
Você tem preparado algo especial para este próximo encontro?! Se lhe for possível, expresse seu carinho com uma lembrancinha a cada aluno. Pode ser algo confeccionado por você, um simples bombom com um cartão que diga o quanto cada juvenil, com seu jeito único, é amado, observado e apreciado por você.
Muitos jovens nesta idade ouvem mais críticas e cobranças de seus responsáveis, do que sobre suas qualidades e acertos. Não por mal, mas na correria do dia a dia pode ser que eles deem mais ênfase no que lhes falta, do que no que lhes sobra, fazendo com que esses jovens se sintam carentes, rejeitados, inseguros e com tantos complexos. 
Até mesmo para nós adultos, às vezes precisamos mais de uma palavra e afeto sincero do que de qualquer outra coisa. Afinal, a felicidade genuína não se encontra nas coisas materiais. Tantas vezes se esconde nas sutilezas, na simplicidade, nos gestos e presença muito mais do que em presentes. Com base neste princípio, que tal promover um amigo oculto diferente entre a turma?! 
Ao final da aula e aplicação do conteúdo programático de sua revista, explique a diferença do que tem preço e do que tem valor. Cada um deve ganhar muitos presentes bonitos, e isto claro é muito legal, mas não pode ser mais valorizado do que uma amizade sincera, um incentivo e abraço encorajador, uma palavra de bênção, etc.
Peça que eles citem alguns exemplos de coisas que para eles não tem PREÇO e sim VALOR. Quando você sentir que esta verdade foi bem assimilada, sorteie com o nome dos alunos presentes o amigo oculto. Diga que deverão confeccionar/escrever um cartão, dizendo palavras boas e sinceras ao amigo sorteado, o que mais admiram nele, o que lhes deseja para 2019, etc. Ao final, cada um deverá ler ou dar algumas pistas (somente positivas) sobre o seu amigo oculto para que os demais adivinhem de quem se trata.
Professor(a), obrigada por estar conosco até aqui trabalhando para semear e ver frutificar as mais valiosas sementes no Reino de Deus, a alma destes jovens. Sua recompensa não tem preço, o valor do seu trabalho não pode ser mensurado em nada que há de material neste mundo. Mas há um Senhor nos Céus, maravilhoso galardoador, ansioso por derramar bênçãos sobre a sua vida!  Este é o nosso mais sincero voto para você e sua família neste natal, aqueles presentes que dinheiro algum no mundo pode comprar, que apenas o Deus Todo-Poderoso pode e tem prazer em lhe presentear.
Parabéns por perseverar firme neste ministério! Deus dê a você e à sua casa um abençoadíssimo Natal!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário