segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lição 2 - 2º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013
Deus escolhe líderes
  • Lição 2- Um Deus ou vários deuses?

    Texto bíblico: Juízes 3.1-11

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Os juízes foram os governadores de Israel desde o tempo de Josué até o reinado de Saul (At 13.19,20). Eles não eram juízes no sentido moderno, mas lembravam os arcontes entre os antigos atenienses ou os ditadores entre os romanos. Os juízes dos tempos bíblicos eram comandantes militares com poderes administrativos absolutos, mas seu ofício não era hereditário.
  •  Eles também não eram selecionados a partir de alguma tribo em particular, nem mesmo ‘eleitos’ pelo voto popular. Em vez disso, eles eram escolhidos pelo próprio Deus de alguma maneira sobrenatural e governavam estritamente dentro de um arcabouço teocrático. O verdadeiro rei de Israel era Yahweh. Os juízes eram meramente seus representantes na terra. Eles não tinham poder para legislar ou alterar as leis existentes.

    Sua única tarefa era cumpri-las. O ofício não foi contínuo porque houve intervalos nos quais nenhum juiz governou naqueles momentos. Os juízes eram pessoas extraordinárias que Deus levantava em tempos de emergência nacional como instrumentos em suas mãos para libertar Israel da tirania e da opressão.
  •  Temos como exemplo Otniel, Eúde, Sangar, Débora (e Baraque), Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, e Sansão (Eli e Samuel também foram contados entre os juízes, mas nenhum dos dois é mencionado neste livro [juízes]). Temos conhecimento do nome de 14 juízes, mas, provavelmente, existiram outros anônimos como, por exemplo, o líder que libertou o povo dos maonitas (10.12).” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.91)
    ATIVIDADES

    Com o objetivo de trabalhar o tema desta lição, a influência das amizades e a pressão de grupo, sugiro a realização da seguinte atividade:

    Faça um chapéu maluco utilizando vários materiais distintos e leve-o para a sala de aula juntamente com o mesmo material que vc utilizou para fazer o seu. Para facilitar um pouco, se quiser, leve chapéus e bonés velhos também.

    Chegue cedo à escola dominical e coloque o seu chapéu. Conforme os alunos forem chegando, informe-lhes que poderão fazer um chapéu para si, se desejarem.

    Preste atenção na reação dos alunos: se vão fazer ou não, se vão encorajar outros a fazer ou não etc.

    Depois disso, converse com os alunos a respeito desta experiência e da influência que o grupo exerce sobre nós, a tal ponto de, às vezes, sermos levados a fazer coisas que não queremos, como aconteceu com o povo de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário