Lição 1 - Uma Nova Fase
2º Trimestre de 2019
A lição de hoje encontra-se em: Eclesiastes 3.1-15.
Caríssimo(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre estudando a Palavra de Deus com os pré-adolescentes. Desta vez, seus alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fase que estão atravessando. A pré-adolescência é uma fase de muitas mudanças de ordem física e psicossocial, necessárias para o desenvolvimento saudável do ser humano. Estar a par do que acontece no universo dos pré-adolescentes é indispensável para qualquer professor que preze pela educação dos alunos desta classe. Além disso, o crescimento espiritual deve acompanhar o desenvolvimento físico e mental dos alunos. Ensiná-los a preservar uma vida de comunhão e santidade com Deus é um grande desafio que você, caro professor, não pode negligenciar. Para tanto, é preciso ensiná-los boas práticas que fazem muita diferença no dia a dia de seus alunos. Há um tempo determinado para todas as coisas e o tempo que seus alunos estão vivendo é um tempo de buscar a presença de Deus, plantar coisas boas, investir nos estudos para que o futuro de cada um deles seja um futuro maravilhoso de muitas bênçãos na presença de Deus.
Seus alunos estão passando por uma fase de profundo e rápido desenvolvimento. Por esse motivo, é fundamental que sejam acompanhados por alguém responsável e que saiba entender o universo pré-adolescente. Esta é também uma fase muito complicada e de muitas descobertas. O contato com o “novo” pode gerar certos momentos de aflição, crises existenciais e dificuldades para administrar as emoções. Sendo assim, o seu papel em sala de aula não se resume em expor o conteúdo da lição bíblica, mas, também em ser o conselheiro, o mentor, o referencial, enfim, alguém com quem os seus alunos possam confiar para conversar, desabafar, e compartilhar seus problemas e maiores necessidades. A seguir, algumas características dessa fase que é maravilhosa, mas, também, muito delicada para seus alunos:
O pré-adolescente passa da inteligência empírica ao pensamento formal. O imaginário então permite que o pensamento receba a duração e edifique uma noção racional do tempo, e, por isso, domine a temporalidade; o adolescente vai inaugurar a conquista do pensamento baseado em hipóteses, deduções, ou seja, pensamento lógico, fazendo com que o mundo se enriqueça com sua realidade interior. Também toma consciência dos seus sentimentos, passa a ter uma preocupação filosófica com a vida; surge a crítica à cultura, que se manifesta pela crítica à família, à escola, à igreja e à sociedade. Isso porque o seu desejo de reforma é latente.
Todo adolescente possui mil impulsos para criar. O aumento do potencial intelectual dependerá das oportunidades que ele tiver para utilizar as soluções não oficiais. É um período de transformação.
As mudanças nas características intelectuais dos adolescentes:
a. Estabelecem relações novas e mais maduras com os amigos de ambos os sexos.
b. Passam a ter a capacidade crescente para lidar com o conceito de tempo.
c. Absorvem pensamento abstrato — demonstram uma crescente preocupação do futuro.
d. Passam a ter capacidade crescente para lidar com ideias.
e. Adquirem a ideia abstrata do passado histórico.
f. São capazes de reter na memória uma hipótese e especular a respeito das suas consequências.
g. Antecipam o futuro, imaginam o que pode acontecer em várias circunstâncias.
h. Desenvolvem habilidade intelectual e conceitos necessários para a competência social.
i. Preparam-se intelectualmente para uma profissão.
j. Adquirem uma identidade pessoal, uma escala de valores e um sistema ético para a orientação da conduta.
b. Passam a ter a capacidade crescente para lidar com o conceito de tempo.
c. Absorvem pensamento abstrato — demonstram uma crescente preocupação do futuro.
d. Passam a ter capacidade crescente para lidar com ideias.
e. Adquirem a ideia abstrata do passado histórico.
f. São capazes de reter na memória uma hipótese e especular a respeito das suas consequências.
g. Antecipam o futuro, imaginam o que pode acontecer em várias circunstâncias.
h. Desenvolvem habilidade intelectual e conceitos necessários para a competência social.
i. Preparam-se intelectualmente para uma profissão.
j. Adquirem uma identidade pessoal, uma escala de valores e um sistema ético para a orientação da conduta.
O desenvolvimento de suas habilidades acontece quando este constrói, ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. A formação dessas habilidades se dá ao longo da sua integração com o meio social.
(Texto extraído do livro Os Maravilhosos Anos da Adolescência. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 48,49).
Converse com seus alunos sobre a fase que estão passando. Pergunte o que acham a respeito de pertencerem a uma nova classe da Escola Dominical? Abra espaço para que expressem o que esperam desta nova experiência. Depois, distribua uma tira de papel para cada aluno e peça que escrevam uma pergunta sobre a aula de hoje, porém não devem se identificar. Em seguida, todos deverão depositar as perguntas em uma caixa (você pode levar uma caixa de sapato decorada para utilizar como urna). Ao final, leia e responda as perguntas para toda a classe. O que não for possível responder no momento, você professor, pode pesquisar e trazer na próxima aula.
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