quinta-feira, 18 de abril de 2019

Lição 03 - 2º Trimestre 2019 - O Filho Sonhador - Primários.

Lição 3 - O Filho Sonhador

Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus nos dá sonhos e devemos estar atentos para ouvir a sua voz.
Ponto central: Deus realiza sonhos.
Memória em ação: “Ele será generoso, e as bênção que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos” (Lc 6.38).
Querido (a) professor (a), como vão seus sonhos?! Sua capacidade de sonhar, de crer nos sonhos que o Senhor semeou em seu coração, de trabalhar por eles?! O tema da nossa próxima aula trata sobre isso. Não apenas dos sonhos que temos enquanto dormimos, em que Deus pode falar conosco, mas também daqueles que sonhamos acordados. 
Ao longo das nossas vidas, tomamos tantos “tombos”, sofremos tantas desilusões, decepções... Amadurecemos e isso é bom. Mas precisamos tomar cuidado para isto não se tornar em ceticismo, ou para esconder um medo de tentar e fracassar. Tais mecanismos de defesa de nossa mente já experiente, nem sempre nos livra só da decepção, mas pode também nos livrar de coisas boas, de realizações. Você já parou para pensar nisto? O que começaria a fazer pelos seus sonhos hoje, se não fosse o MEDO?
Eu não sei como anda os sonhos em seu coração nem a fé que você ainda tem neles, mas o Senhor conhece. Quem sabe não é através desta lição, ou mesmo a partir destas linhas, que Ele quer ressuscitar alguns sonhos seus que morreram ao longo do caminho; plantar outros dEle em sua alma; confirmar algum sobre o qual você tem orado... 
Portanto, antes de preparar esta Palavra para os seus Primários, permita que o Pai a ministre primeiro a você. Relembre a história de José. Do dia em que ele teve tão gloriosos sonhos até o momento da realização deles houve imensas lutas, não é mesmo?! Passaram-se anos, reveses e adversidades tão árduas que fariam qualquer um duvidar: Será que foi mesmo o Senhor quem falou comigo ou foi algo da minha cabeça? Será que tal sonho não era do agrado dEle? Será que fui eu, sem querer, que mudei a rota, fiz algo errado e perdi a chance? Só Deus pode, e quer lhe responder estas perguntas. Ore a Ele. Permita que o Espírito Santo fale com você, lhe dê a direção e renovo que precisa.
Lembre-se como está escrito na sessão de sua revista Ponto Central: “Deus realiza sonhos!” O verbo está no presente, é contínuo e verdadeiro hoje em sua história. 
Que tal para introduzir a lição você fazer uma roda de conversa para conhecer melhor os sonhos de seus pequeninos?! Explique a diferença entre o sonho que temos enquanto dormimos e aqueles que são desejos fortes em nossos corações. Ambos podem ser orientações de Deus para nós. Ao final da conversa, ore por todos os sonhos de Deus para cada um de sua turminha! 
Após contar a história, você pode fazer um gancho com esta data tão especial em nossas vidas que é a Páscoa, explique: 
“Você sabia que Deus também tinha um grande sonho? Sim, o sonho (maior desejo) de Deus era que pudéssemos ser amigos dEle, conversar com Ele diretamente todos os dias e um dia irmos todos morar com Ele no Paraíso... Mas tudo isso era impedido pelo pecado, a cada erro que cometemos mais nos afastamos dEle. E alguém precisava pagar por todos esses erros, levá-los e sofrer por eles em nosso lugar, para que assim conseguíssemos viver o maior dos sonhos do Papai do Céu. Mas só alguém PERFEITO poderia fazer isso. Você sabe quem foi? Isso mesmo JESUS! Ele morreu e ressuscitou para nos salvar, para realizar o sonho do Pai de nos ter pertinho dEles. E é isso que celebramos todos os dias, especialmente hoje na Páscoa. Quem quer receber este presente da salvação?” 
O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula e uma feliz verdadeira Páscoa! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário