terça-feira, 30 de abril de 2019

Lição 05 - 2º Trimestre 2019 - Apenas 300? Juniores.

Lição 5 - Apenas 300?

2º Trimestre de 2019
Texto bíblico – Juízes 7.1-22.
Prezado professor,
Na lição desta semana seus alunos aprenderão mais um pouco a respeito de como o povo de Deus foi vitorioso. Os tempos agora são outros, os hebreus já haviam enfrentado adversários bem maiores e mais fortes do que podiam suportar e o Senhor foi com eles para livrá-los e conceder vitória. Tanto Moisés quanto Josué, líderes de Israel, aprenderam a lidar com suas próprias limitações e a depender de Deus de uma maneira muito especial. Com isso, eles encontraram forças para lutar e vencer, mesmo quando as circunstâncias não eram favoráveis. 
A história mencionada na lição de hoje apresenta o personagem conhecido como Gideão. No episódio em que os amalequitas e midianitas se uniram para destruir os israelitas, o Senhor levantou o seu valoroso servo para comandar o exército e livrar o seu povo. O Senhor quis mostrar a Gideão que não seria com as armas humanas que a vitória seria alcançada, e sim pela mão do Deus Todo-Poderoso. Então, o Senhor ordenou ao seu servo que mandasse os soldados beberem água no ribeiro. Aqueles que levassem a mão com água à boca para beber deveriam ser separados à parte. Mas aqueles que lamberam a água como cachorros deveriam retornar para casa. Este ato foi um teste não só para os soldados, mas, principalmente, para Gideão que estava tendo a sua fé desafiada. A vitória estava prestes a vir, mas com ela o aprendizado também. Deus realiza milagres com o propósito de ensinar grandes lições aos seus servos.
Ensine aos seus alunos que qualquer dificuldade que enfrentarem é uma oportunidade de crescimento e aprendizado. É preciso aprender a viver na dependência de Deus. Mostre-lhes como identificar as possíveis dificuldades que estão enfrentando no momento e a recorrerem a Deus em oração. 
Gideão foi vencedor porque seguiu estritamente as orientações de Deus. Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:
Sente-se com seus alunos em círculo. Depois, peça que eles citem o que faz parte da rotina de um aluno que só tira nota 10. À medida que forem falando, vá relacionando as informações numa folha de papel à parte. Explique que a rotina de um bom aluno não é fácil. É preciso horas de estudo, ter uma boa alimentação, prestar atenção na explicação do professor, dormir cedo, etc. O bom aluno trabalha duro em busca de uma nota além da média. Assim também é na vida cristã. Temos que ter disciplina: disciplina da oração, da leitura da Palavra, ida à igreja, disciplina na adoração, nos dízimos e ofertas, etc. Em seguida, pergunte: “Podemos viver de qualquer maneira?” “Quais são as disciplinas que temos que observar como um cristão? Depois de ouvir as respostas, peça que os alunos, utilizando apenas gestos, demonstrem uma das disciplinas que precisamos observar para obtermos a vitória na vida cristã. O restante terá que descobrir qual disciplina o colega está mostrando.
(Atividade adaptada do livro Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 75).

Nenhum comentário:

Postar um comentário