Lição 11 - Jesus, o Melhor Presente para a nossa Família
1º Trimestre de 2020
Objetivos: Os alunos deverão entender que Jesus tem o mesmo poder que o seu Pai, o Papai do Céu; e entender que Jesus é o amigo de toda a família.
É hora do versículo: “[...] eu e a minha família serviremos a Deus [...].” (Js 24.15)
Nesta lição as crianças aprenderão sobre os irmãos Marta, Maria e Lázaro. Eles eram uma família e Jesus era o melhor amigo que esses irmãos poderiam ter. Lázaro morreu e Jesus demonstrou todo o seu poder fazendo Lázaro voltar a viver. Jesus é amigo de todos da família, por isso, todos devemos ser amigos dEle também.
Ainda falando sobre as histórias bíblicas e como a leitura delas é importante para a faixa etária do Jardim de Infância, além da leitura o professor pode também contar a história, interagindo com o aluno, olhando-o nos olhos, cativando ainda mais sua atenção. Para ser um contador de história, o professor precisa de um certo treino, já que “os contadores de histórias praticam e desenvolvem suas habilidades como os músicos. Raramente conseguimos preparar um repertório de histórias que seja suficiente para todo o ano. Com a demanda do ensino regular, a cada domingo, se alguém deseja somente contar histórias, ao invés de lê-las, com certeza seu padrão de qualidade irá decrescer. As adaptações não serão tão bem-feitas, suas palavras se distanciarão das palavras originais do autor. Enfim, não conseguirá preparar histórias tão boas quanto poderiam ser. Mas, se o professor se convence do valor das histórias lidas, um pesado fardo cai dos seus ombros. Ele poderá se preparar melhor, usará as palavras exatas do autor, e apreciará a história, juntamente com as crianças, usando o tempo que lhe restou para outros assuntos importantes.
Para aqueles que perguntam: ‘E a comunicação direta, o contato nos olhos, que, supostamente, torna a história contada superior à história lida?’, a resposta é que realmente não sabemos. Nas universidades existem várias pesquisas a respeito dos métodos de apresentação da informação — palestras, debates, filmes, leitura programada, televisão, rádio, instrução orientada por computador. De todos estes numerosos estudos, se obteve uma conclusão geral de que ‘qualquer método de ensino é tão bom quanto outro’, quando o conteúdo abordado é o mesmo (The Psychology of Teaching Methods — A Psicologia dos Métodos de Ensino — Sociedade Nacional para o Estudo da Educação, Editora da Universidade de Chicago). Concluíram que é hora de deixarmos de comparar os métodos de ensino, estudando como cada método pode ser usado de forma mais proveitosa.” (BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.67)
O ideal é que o professor, conhecedor da sua turminha, observe o que melhor se encaixa para seus alunos terem um aprendizado bíblico signifivativo.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Editora da Revista Jardim de Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário