Subsídio da Revista Berçário - Lição 12 - Um General É Curado!
3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivo da lição: Proporcionar atividades que permitam à criança saber que Deus cura os doentes.
É hora do versículo: “[...] Jesus Cristo te dá saúde [...]” (Atos 9.34, ARC).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de Naamã, o general, que o Papai do Céu cura todas as enfermidades. O Papai do Céu cuida de nós.
Ainda tratando a respeito das dúvidas que o professor desta faixa etária possui sobre o que os bebês são capazes de aprender, discorrendo a respeito da aprendizagem bíblica sobre Jesus e Deus, cada uma das atribuições divinas citadas no subsídio da semana passada “é vista de modo concreto. Por exemplo, uma criança do maternal (e algumas do berçário) não consegue pensar em Deus como o Criador no mesmo sentido abstrato que nós fazemos. Quando diz: ‘Deus criou todas as coisas’, ela quer dizer que compreende que Deus criou as flores, as árvores ou qualquer outro ser. É uma forma de enumerar aquilo que Deus criou.
O mesmo acontece com a frase ‘Deus cuida de nós’. A ideia de cuidar é extremamente abstrata, pois inclui uma grande variedade de significados. A criança é capaz de raciocinar concretamente que Deus nos dá alimento, nos ajuda a não ter medo no escuro, e assim por diante. Utilizando estes exemplos concretos, ensinamos às crianças a nomear aquilo que Deus faz por nós. Quando ensinamos que Deus cuida de nós, ela assimila esta ideia como mais uma das coisas que Deus faz. O significado desta frase dependerá da experiência de vida de cada aluno. Uma criança pode associar o cuidar ao que a babá faz em sua casa, se esta for sua experiência com a palavra cuidar. Uma outra pode interpretar esta frase de outra forma.
Ao ensinarmos crianças precisamos continuamente utilizar exemplos concretos para demonstrar o que Deus fez, o que pode fazer ou como Ele cuida de nós. A palavra amor também é muito abstrata. A criança aprende o que é o amor mais emocional do que cognitivamente. O amor de Jesus por ela só terá significado se ela se sentir amada e aprender com as pessoas queridas que Jesus a ama. A criança não reconhece o amor, apenas o sente.várias são as abordagens utilizadas pelos professores para ensinar sobre Jesus. Alguns explicam que Jesus é o Deus-Homem. Esta expressão é efetiva em mostrar que existe algo de especial em Jesus. Ninguém mais pode ser chamado de Deus-Homem — apenas Jesus. Outros explicam que Jesus é o Filho de Deus. O efeito é o mesmo; é um nome especial usado apenas para Jesus.
Uma ou outra abordagem parece ser necessária se desejamos evitar a ideia de que Jesus é como os outros homens. Estes são nomes especiais usados apenas para Jesus. Contudo, não devemos presumir que as crianças utilizam estas expressões compreendendo as relações de paternidade e divindade inerentes a elas. Por outro lado, não podemos considerar tais abordagens inadequadas, pois as crianças veem estas palavras de forma concreta. Aprender e compreender estes nomes concretamente é o primeiro passo para uma assimilação completa do seu significado mais tarde.”
Trecho extraído de BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do maternal: não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 31-32.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Editora da Revista Berçário