quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Lição 12 - 3º Trimestre 2020 - O menino Jesus visita a Casa de Deus - Jd. Infância.


Subsídio da Revista Jardim de Infância - Lição 12 - O menino Jesus visita a Casa de Deus
3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivo: Que a criança empenhe-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.
Aprendendo a Bíblia:É o Senhor quem dá sabedoria [...].” (Provérbios 2.6).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que a igreja é a Casa de Deus, e Jesus foi ao Templo aos doze anos conversar com os professores a respeito do Papai do Céu.
“Os livros de imagens são extremamente efetivos com as crianças pequenas, o que nos leva a querer utilizá-los mais frequentemente na educação cristã. Os livros para leitura em grupo devem ter gravuras em tamanho e definição suficiente para que todos a vejam, com bom equilíbrio entre texto e gravuras, de forma que os dois caminhem juntos na compreensão da história. Textos extensos não são aconselháveis, pois as crianças querem mover as páginas rapidamente. Na fase inicial do jardim, apreciam nomear as figuras a cada página e também os livros ‘surpresa’, nos quais tentam adivinhar o que virá na próxima página. As crianças um pouco mais velhas gostam dos livros com mais enredo. Existem três tipos de livros de imagens: 1) histórias com enredo e ação; 2) as que exploram uma ideia ou estado de espírito e 3) histórias interativas ou no estilo de jogo. Os três tipos podem ser utilizados em qualquer momento de leitura, exceto com as crianças menores, quando o primeiro exemplo deve predominar.
Inicialmente, a atividade com os livros de imagens pode ter quinze a vinte minutos de duração. Conforme o grupo for se acostumando, o tempo de duração da atividade pode ser estendido. O professor deve organizar um programa de histórias, mantendo umas duas histórias como alternativas para alguma possível mudança de planos. Se uma história mais longa começar a se ‘arrastar’, o professor deve resumi-la e encerrá-la rapidamente, lendo um outro livro ou substituindo a atividade por outra. A partir dos cinco anos pode-se apresentar histórias em gravuras, já que essas crianças apreciarão ouvi-las, formando suas próprias imagens mentais para ilustrá-las. Os livros mais extensos devem ser utilizados no princípio da aula.”
Trecho extraído de: BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 69.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo

Editora da Revista Jardim de Infância 

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