quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Lição 12 - 3º Trimestre 2020 - A ciência e a sabedoria - Pré Adolescentes.

 


Subsídio Especial da Revista Pré-Adolescentes - Lição 12 - A ciência e a sabedoria
3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
A lição de hoje encontra-se em: Isaías 44. 6 – 8; Daniel 2. 20.
Olá prezado(a) professor(a),
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a sabedoria divina é muito melhor que a ciência humana. Novamente, é importante reforçar que a ciência não é inimiga de Deus, mas é fruto da inteligência humana concedida pelo próprio Criador. O grande problema é o modo como a ciência tem sido usada, isto é, para objetivos errados e por motivações erradas. Tudo o que Deus criou foi para que o homem pudesse conviver em harmonia num mundo provido dos recursos necessários para sua subsistência. Porém, a ambição, o egoísmo e vários outros pecados encontraram lugar na natureza humana e assim tudo o que Deus criou para sua glória tem sido distorcido. Mas ainda há os fiéis que estão à procura de fazer o que é certo e dedicar suas vidas para a glória de Deus.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que a Palavra de Deus deixa claro que há uma diferença entre a sabedoria de Deus e a sabedoria humana. Enquanto uma é celestial e visa a glorificação do Senhor Deus, Criador de todas as coisas, a outra visa a exaltação do ego humano. Esta última pensa apenas na satisfação dos desejos carnais da natureza humana e não contribui em nada para o bem do próximo. Sendo assim, é imprescindível que seus alunos saibam distinguir com que tipo de conhecimento estão lidando. Na carta de Tiago é possível encontrar esta distinção (Tg 1.5). De acordo com o Guia de Leitura da Bíblia (CPAD, 2013, p. 384) o autor comenta:
A sabedoria é o principal tema de Tiago. Se nos falta sabedoria, podemos pedi-la a Deus (1.5). A sabedoria não é medida pela quantidade de conhecimento da pessoa, mas por sua capacidade de viver bem (3.13) — uma vida que mostre o fruto do relacionamento com Deus (3.17, 18). A pessoa sabia casa atos e palavras, mas a pessoa insensata é hipócrita, ou seja, alguém que diz uma coisa, mas faz outra (3.14-16; veja também 2.1-11).Essa “sabedoria que vem do alto” (3.17) está por trás do apelo de Tiago para que seja posto em pratica o que a Palavra de Deus diz, em vez de apenas ouvi-la (1.22). A pessoa sábia, na verdade, obedece às ordens de Deus e, assim, não as esquece (1.25). A fé sem obras não só está morta (2.17, 26), mas também é insensatez (2.20); a pessoa sábia amadurece ao acompanhar a fé com obras (2.22).
Note que a sabedoria que vem do alto, isto é, a sabedoria divina tem compromisso com a verdade e com a prática de obras que acompanham o discurso. É possível observar que quando se trata da Palavra de Deus, além de ser viva e eficaz (Hb 4.12), a motivação de Deus em liberá-la trata-se de trazer o bem-estar à humanidade e que todos possam chegar ao conhecimento da verdade e serem salvos (cf. 1 Tm 2.3, 4). Em contrapartida, a ciência humana, quando direcionada para o mal, tem apenas compromisso com a hipocrisia e com os interesses espúrios da natureza humana.
Que você, caro(a) professor(a), sinta-se motivado(a) a estimular seus alunos a buscarem o conselho da Palavra de Deus no tocante à conduta e também às decisões. Esta postura passa sempre pelo crivo das motivações. Explique aos seus alunos que as nossas ações e decisões devem ser tomadas a partir de motivações sinceras e compromissadas com glorificação do nome do Senhor. Viver para Deus é viver com sabedoria e cuidar com responsabilidade da criação de Deus. Aproveite e peça a seus alunos que pesquisem na internet, exemplos de situações em que o homem atua usando a ciência para o seu bel prazer e de forma contrária à Palavra de Deus. Da mesma forma, peça que mostrem também como é possível encontrar a sabedoria divina sendo manifesta na sociedade. Peça que confeccionem um cartaz em forma de jornal, mostrando estas informações como se fosse um noticiário trazendo uma matéria sobre os assuntos.
Tenha uma boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário