sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Lição 11 - 3º Trimestre 2020 - Jesus é apresentado no Templo - Jd. Infância.

 

Subsídio da Revista Jardim de Infância Lição 11 - Jesus é apresentado no Templo

Objetivos: Que a criança seja mais assídua à igreja, a fim de aprender mais e conhecer melhor a Deus.
Aprendendo a Bíblia:[...] Que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida [...].” (Salmos 27.4).
Nesta lição, as crianças continuarão aprendendo que a igreja é a Casa de Deus, e Jesus foi apresentado no Templo por Simeão, assim como os bebês são apresentados hoje na igreja.
“Como Apresentar Histórias e Livros de Imagens
Primeiramente, devemos esclarecer que tratamos aqui da leitura de histórias e livros de imagens. Não estamos defendendo a leitura de uma lição bíblica para as crianças. Algumas lições bíblicas contêm histórias que podem ser lidas ou contada, de acordo com a preferência do professor. Outras lições não apresentam as histórias bíblicas como histórias. Normalmente utilizam uma história como base, entremeando-a com a pregação ou outro ‘ensinamento’. Este tipo de lição bíblica não se destina à leitura oral, mas nada impede que se acrescente a leitura de uma história.
Um dos pontos mais importantes na apresentação de histórias é o tom de voz. Não é necessário fazer a dramatização da história, a não ser que o professor tenha um talento especial para isso. Contudo, ao contar histórias, o professor deve aprender a usar as inflexões normais de voz, com expressão. A inexperiência ou o ‘medo do palco’ geralmente, leva o professor a aumentar o tom de voz, e isto excita as crianças, enquanto que o tom de voz baixo a tranquiliza.
Os inexperientes podem também cometer o erro de ler muito rápido. Isto torna difícil para as crianças compreenderem todas as palavras e acompanhar o raciocínio. Por outro lado, a leitura muito lenta contribui para o devaneio e a perda do interesse pela história. A leitura deve ser um pouco mais lenta que uma conversação normal, numa velocidade que permita a enunciação de cada palavra sem afetação. Ou seja, a leitura deve fluir naturalmente, lembrando-se que o pensamento daquele que vê e lê as palavras se processa mais rapidamente que o daqueles que ouvem a história, pois estes dependem do sentido da audição e das imagens internas. Para obtermos efeitos especiais, podemos usar variações no tom de voz e na velocidade da leitura. Excitação, suspense e outros estados de espírito intensificam-se com a leitura mais rápida ou mais lenta. Se o professor viver e apreciar a história tanto quanto seus alunos, instintivamente saberá o que fazer. Com um pouco de prática, todas estas técnicas serão usadas com naturalidade.”
Trecho extraído de: BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 68, 69.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário