Subsídio Especial da Revista Berçários Lição 11 - O Rei Jesus!
Objetivo da lição: Demonstrar à criança, mediante atividades propostas, que Jesus é o nosso Rei.
É hora do versículo: “Dá-me, filho meu, o teu coração [...]” (Provérbios 23.26, ARC).
Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história da entrada triunfal de Jesus, como as pessoas gritavam que Jesus é o Rei. Estimule as crianças a falarem “Jesus é o meu Rei!”
O professor desta faixa etária possui muitas dúvidas sobre o que os bebês são capazes de aprender. A respeito da aprendizagem bíblica sobre Jesus e Deus, “Pesquisadores com uma teologia liberal concluíram que as crianças de dois anos confundem Deus e Jesus, visto que lhe são atribuídas as mesmas características. Por exemplo, uma criança pode dizer que Jesus criou todas as coisas e que Deus criou todas as coisas, ou que Jesus pode todas as coisas e que Deus pode todas as coisas. Tal confusão não perturba aqueles que acreditam que Jesus é Deus. A interpretação desta criança não está incorreta, apenas incompleta. Mais tarde, desenvolverá uma compreensão mais completa, abrangendo ideias que, no momento, estão além de sua capacidade. É claro, que, mesmo quando adultos, nossa compreensão de Deus sempre será incompleta.
A ideia que a criança tem de Jesus-Deus pode incluir as seguintes afirmações: (1) Ele criou as flores, a chuva, as crianças, enfim, tudo; (2) Ele ama as criancinhas; (3) Ele está com as crianças; (4) Ele ouve as orações das criancinhas; (5) Ele cuida das crianças; e, (6) Ele mora no céu. Além disso, a criança de dois anos, algumas vezes, também pode pensar em Jesus como o bebê e Deus como o Pai. Ou ainda, pensar em Jesus como o menino ou o homem que fez coisas específicas nas histórias que ouve. Embora existam determinadas coisas que diga a respeito de Jesus e não diga a respeito de Deus, isto não significa eu veja as diferenças entre eles. Isto acontece simplesmente porque ela pensa numa coisa de cada vez.
O que pareceria contradição, como, Deus está conosco, mas ao mesmo tempo está no céu, não é problema. As crianças desta faixa etária ainda não estabelecem relações, nem têm lógica suficiente para perceber as contradições aparentes. Então, isto não as incomoda.”
Trecho extraído de BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do maternal: não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 29-31.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Editora da Revista Berçário
Nenhum comentário:
Postar um comentário