sábado, 5 de setembro de 2020

Lição 10 - 3º Trimestre 2020 - Deus dá alimento - Maternal.

Lição 10 - Deus dá alimento


3º Trimestre de 2020: Subsídio Especial
Objetivo da lição: Que a criança reconheça virem de Deus os alimentos, confiando na sua provisão.
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“Somente João (“o discípulo a quem Jesus amava”) reconheceu a Jesus, na luz na luz tênue da manhã, sem dúvida porque Jesus realizara um milagre similar, anteriormente (Lc 5.1-11).
Nesta cena na praia, Jesus fez com que Pedro tivesse uma experiência que removeria a nuvem da sua negação. Pedro negara a Jesus três vezes. Três vezes, Jesus perguntou a Pedro se ele o amava. Quando respondeu que sim, Jesus lhe disse que apascentasse suas ovelhas. Uma coisa é dizer que você ama a Jesus, mas o verdadeiro teste é a disposição para servi-lo. Pedro tinha se arrependido, e aqui Jesus lhe pedia que entregasse sua vida. A vida de Pedro mudou, quando ele finalmente compreendeu quem era Jesus. Ele deixou de ser pescador e passou a ser evangelista; ele deixou de ser impetuoso e passou a ser “pedra”; e seu relacionamento com Jesus mudou – ele foi perdoado, e finalmente entendeu o significado das palavras de Jesus a respeito da sua morte e ressurreição” (Bíblia de Estudo Cronológico - CPAD).
Cuidado com as crianças
 
“As brincadeiras As crianças costumam dedicar grande parte de seu tempo aos jogos e brincadeiras. No entanto, muitos adultos ainda não compreenderam a importância que a brincadeira e o brinquedo têm na vida e no desenvolvimento infantil, pois acham que brincar é uma coisa sem importância, algo não sério, pelo fato de não ser um trabalho. No entanto, é através da brincadeira que as crianças também se constituem como indivíduos. As brincadeiras não só expressam as possibilidades que têm de se operarem à dependência e de adquirirem certa autonomia, mas também valorizam uma reação positiva: podem ser uma das formas mais variadas e construtivas de se relacionarem com os adultos e com outras crianças. É através do brinquedo que elas conquistam suas primeiras relações com o mundo exterior e entram em contato com os objetos, o que lhes permite várias possibilidades de expressão e criação. Bebês costumam brincar com o próprio corpo. À medida que crescem, vão ampliando a capacidade de perceber através das brincadeiras de “faz-de-conta”, onde substituem um objeto real por outro objeto, uma ação real por outra ação. Assim, uma tampa de panela pode se transformar num volante de carro, ou cadeirinhas enfileiradas podem se transformar num trem ou ônibus” (FILIPE, Jane. Convivendo com crianças de 0 a 6 anos. 5 ed. Porto Alegre:  Editora Mediação, 2006, p. 16).
 
Ideias para a aula
 
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu cuida de nós e nos dá os alimentos que precisamos, o leite, o mingau, o pão, etc. Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e na revista do aluno, caso haja tempo, apresente a folha com a ilustração da maçã. Diga que o Papai do Céu nos ama e cuida de nós. Ele criou as frutas para nos alimentar. Pergunte às crianças qual a fruta preferida delas. Em seguida oriente para que colem um fio de lã vermelha cobrindo o contorno da figura.  Conclua a atividade orando e lembrando que o Papai do Céu criou os alimentos (frutas e verduras). Explique que é Ele quem dá meio aos pais para comprar o alimento.
 
licao10 maternal maca
Até logo
 
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em João 21.1-14. 
 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
 
Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário