quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - O Meu Amigo Viaja com seu Povo - Jardim de Infância.

Lição 7

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                     O meu Amigo Viaja com seu Povo
3° Trimestre de 2017
jardim
OBJETIVOS: Os alunos deverão confiar que o Papai do Céu está sempre conosco e Ele prova isso de várias maneiras.
É HORA DO VERSÍCULO: “Vocês sairão alegres [...], serão guiados em paz para a sua terra [...]” (Is 55.12).


Nesta lição os alunos aprenderão que chegou o grande dia para a saída do povo do Egito. Finalmente Faraó deixou o povo de Deus ir embora. Conhecendo o início da caminhada do povo pelo deserto, os alunos perceberão que o Papai do Céu está sempre conosco e Ele prova isso de várias maneiras, como durante o período que caminhou com o seu povo.

Quando viajamos, arrumamos algumas coisas para levar conosco. Fazemos nossas malas com aquilo que provavelmente precisaremos usar durante o período que estivermos fora de casa. Com o povo foi assim, eles arrumaram tudo para a viagem.

Por este motivo, a atividade de hoje sugere que as crianças preparem a própria mala para uma viagem. Então, caso haja tempo, depois que as atividades propostas na revista do professor e do aluno forem executadas, imprima a imagem abaixo, uma para cada aluno, diga para eles imaginarem que farão uma viagem com os pais e a mamãe mandou você arrumar a sua mala. Desenhe ou escreva, dentro da imagem da mala, aquilo que não pode faltar na sua bagagem.
licao7.terceirotri.jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora Responsável pela Revista Jardim de Infância da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Protegidos Dia e Noite - Primários.

Primários

Lição 7

                      Protegidos Dia e Noite
3° Trimestre de 2017
primarios
OBJETIVO: Que o aluno saiba que Deus está com os seus filhos o tempo todo, guiando e protegendo.
PONTO CENTRAL: Deus está conosco e nos ajuda em nossa jornada.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite.” (Sl 121.6)

   Querido(a) professor(a), na próxima aula seus alunos aprenderão mais sobre o cuidado e proteção de Deus com o seu povo, ao prover as colunas de nuvem e fogo para que os hebreus soubessem que o Senhor estava com eles dia e noite a caminho da Terra Prometida.

   Quantas vezes as estradas da vida se mostram fustigantes no calor das provações, confusas e frias no ápice das tribulações?! Mas seja qual for à situação ou o tempo lá está o Senhor, presente, nos provendo refrigério, proteção e encorajamento para seguir adiante.

   Com um exemplo simples e na linguagem de seus primários compartilhe com eles sobre algum momento em sua trajetória (seja profissional, familiar, etc.) que foi crucial saber que Deus estava com você. Explique que o Senhor se manifesta nos mostrando isso de muitas maneiras diferentes e precisamos estar atentos e gratos pela sua presença em nossas vidas, nos ajudando em tudo.

   Para fixar o aprendizado do versículo e objetivo proposto para esta aula, sugerimos o “Jogo dos 7 erros” com o visual da lição (Fig. 7.4). Fixe a figura em um local visível a todos e em seguida forme dois grupos. Tendo impresso previamente duas vezes o anexo abaixo, forneça uma para cada grupo; o que identificar os erros primeiro vence. Com a ilustração da lição ainda em evidência, peça que eles repitam o versículo de hoje novamente: “O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite” (Sl 121.6).
primarios.terceirotri.licao7
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Jesus é Batizado - Juniores.

Lição 7

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              Jesus é batizado - Mateus 3 
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) Professor(a),

Na aula desta semana sua classe aprenderá a respeito de uma das ordenanças deixadas para a igreja, que até mesmo o Filho de Deus cumpriu em obediência à vontade do Pai. Jesus foi batizado por João Batista. Ao tomar conhecimento deste fato, qualquer pessoa que lê as Escrituras Sagradas deve questionar: como pode Jesus ser batizado por João se ele não tinha pecado algum? Havia essa necessidade? É um fato curioso quando lemos os evangelhos e nos deparamos com esta situação.

Embora não tenhamos todas as respostas para o questionamento é possível encontrar algumas razões que contextualizam o fato de Jesus ter pedido a João que o batizasse.

“[...] O batismo de João Batista era uma verdadeira inovação religiosa. O mundo judeu conhecia dois tipos de batismos, ou purificações, com água. Havia o batismo exigido aos prosélitos na sua conversão, e havia os banhos mais frequentes de purificação que tinham suas raízes em tradições bíblicas.
Textos rabínicos indicam três coisas necessárias a um homem que desejasse tornar-se um judeu: a circuncisão, o sacrifício e o batismo.

[...] O que João fez, então, foi criar um novo símbolo a partir de elementos do antigo: um batismo em água viva (corrente), que não prometia renovação, mas que em lugar disto simbolizava o comprometimento com uma renovação interior que somente poderia ser obtida com uma dedicação completa a Deus, como uma preparação pessoal para o reino escatológico iminente” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007 p. 17,18). Desde então, o batismo é compreendido na igreja como um testemunho público daqueles que abandonaram a velha vida e tornaram-se novas criaturas. O batismo é pré-requisito para aqueles que desejam fazer parte do Corpo de Cristo e participar de uma segunda ordenança: a santa ceia.

No caso de Cristo, é bem verdade que o nosso Senhor não carecia de arrependimento. Sendo assim, seu batismo não se tratava de um ritual de purificação ou coisa semelhante. Antes, sua vida, obra e ministério deveriam se identificar com a natureza humana pecadora e cumprir de forma plena a justiça de Deus, isto é, um testemunho público de que todo aquele que se arrepende dos seus pecados e desce às águas batismais está cumprindo a vontade de divina e recebendo o perdão de seus peados (2 Co 5.17-21).

Para reforçar o ensinamento da lição, sugerimos a seguinte atividade:

Apresente para os alunos cartões com os nomes dos personagens que aparecem na cena do batismo de Jesus. Insira também outros personagens bíblicos e peça que os alunos identifiquem somente aqueles que se referem ao batismo de Jesus. Ao final, faça as devidas correções.

Abraão – Jesus – Maria – João Batista – Pedro – Maria – Deus Pai – José – Davi – Samuel – Isaías – Espírito Santo
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - A Ressurreição e Ascensão de Jesus - Pré Adolescentes.

Lição 7

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                          A Ressurreição e Ascensão de Jesus
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 24.1-12.
Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito da ressurreição e ascensão de Cristo. Após momentos de dor e angústia vivenciados por Jesus e seus discípulos tudo parecia voltar ao normal na velha Jerusalém. Os discípulos, desanimados e trancados com medo de que os líderes judeus os prendessem, não entenderam o porquê de todas aquelas coisas terem acontecido, porquanto, o entendimento deles estava obscurecido para compreender os planos de Deus e o que ainda estava por vir.
Como se não bastasse, para surpresa de todos, Maria Madalena chega inesperadamente com a notícia de que o Mestre havia ressuscitado. A cena de Jesus crucificado e moído sobre a cruz ainda era muito forte na mente dos discípulos para que eles viessem a acreditar em qualquer notícia diferente daquilo que eles haviam presenciado nos últimos dias.

Certamente os discípulos imaginaram que Maria estivesse fora de si, por não aceitar o fato de que o seu Mestre fora morto. Mas aquilo que parecia ser impossível, tendo em vista o trauma sofrido nas últimas quarenta e oito horas, se tornaria o maior milagre já contemplado pelos discípulos durante os três anos e meio do ministério de Cristo. Eles haviam comido, dormido e passado um bom tempo juntamente com o Mestre para saberem diferenciar se aquele homem que aparecera para Maria, verdadeiramente era o Cristo ressurreto.
E para que não restassem dúvidas, o mesmo Jesus aparece aos discípulos com as portas fechadas. Não era um fantasma, apesar disso, Jesus, o Mestre glorioso apresentou as marcas dos cravos e até comeu para confirmar aos discípulos aquilo que eles já sentiam no momento em que viram o Mestre no meio deles. Aleluia! Jesus havia tornado a vida e estava ali diante deles a ordená-los uma nova missão: anunciar o evangelho do Reino de Deus a todas as pessoas (Mc 16.15).
“A ressurreição de Cristo Jesus (ver Mt 28.6) é confirmada pelos seguintes fatos:
(1) O tumulo vazio. Se os inimigos de Jesus tivessem furtado o seu corpo, eles o teriam mostrado, para confirmar que Ele não ressuscitara. Se os discípulos tivessem furtado o seu corpo, nunca teriam sacrificado suas vidas e posses em prol daquilo saberiam ser mentira e engano. O túmulo vazio revelara que Jesus realmente ressuscitou e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.
(2) A existência, o poder, a alegria e a devoção da igreja primitiva. Se Jesus não tivesse ressuscitado e aparecido aos seus, estes nunca teriam passado do desânimo para a alegria, coragem e esperança indizíveis (Lc 24.52,53).
(3) A composição do Novo testamento. O Novo Testamento foi escrito por homens que deram a sua vida em prol da verdade e da justiça ensinada por Jesus. Nunca teriam se dado ao trabalho de escrever a respeito do Messias e dos seus ensinos, se a sua carreira tivesse terminado em morte e desilusão (ver 1 Co 15.12-19).
(4) O batismo com o Espírito Santo e suas inerentes manifestações na igreja. O derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, como realidade prática, comprova que Jesus ressuscitara e fora exaltado à destra de Deus (cf. At 1.3-5; 2.33). Se Cristo não tivesse ressuscitado, não teria havido nenhum batismo experimental com o Espírito Santo (cf. Jo 16.7).
(5) Os milhões de pessoas que, decurso desses últimos dois mil anos, experimentaram nos seus próprios corações e vidas a presença de Jesus e o testemunho do Espírito Santo.” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1563).
Portanto, não há como negar que tanto a morte como a ressurreição e ascensão de Cristo trouxeram novas expectativas de salvação para a humanidade. Sendo assim, aproveite e converse com seus alunos a respeito do batismo. Pergunte se eles já se batizaram. Como eles compreendem o batismo? Ouça-os e, em seguida, explique que o batismo é um testemunho público do arrependimento e comprometimento com Deus. Reforce que desde então, seus alunos devem buscar uma vida de renovação espiritual e dedicação ao serviço da obra de Deus como forma de se prepararem para o grande Dia do retorno de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Relacionando-se nas Redes Sociais - Adolescentes.

Lição 7

Relacionando-se nas Redes Sociais
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:NA REDE
PERIGOS
FAZENDO UMA LEITURA CRÍTICA
OBJETIVOS
Mostrar
 que as redes sociais não são boas ou más, depende do uso que fazemos delas;
Enfatizar os perigos das redes sociais;
Demonstrar os benefícios das redes sociais.

Prezado professor, prezada professora,
A lição desta semana é bem atual e traz grande impacto para a vida dos adolescentes da igreja. Por isso, encare a aula desta semana como uma oportunidade abençoada para orientar seus alunos quanto ao uso da rede social. Entretanto, antes de iniciar o preparo de sua aula, faça uma introspectiva, pergunte-se se como professor ou professora, você tem feito uso inteligente, moderado e sábio das redes sociais. Sim, pois muitas vezes costumamos tomar as imaturidades dos adolescentes como exemplo de desequilíbrios quando na verdade nós somos os primeiros a lidar com as coisas de forma imatura. Por isso, não deixe de fazer esse exame honesto com você mesmo. Em seguida, ore ao Senhor e entregue a sua vida aos cuidados de Deus, peça a Deus para orientar e guiar sua vida diante desse desafio.

A fim de preparar melhor a sua aula, embora o texto não verse necessariamente sobre a rede social, o assunto é um dos pilares para o bom uso das mídias sociais: Liberdade de Expressão e o Direito de Escolha. O texto é do pastor Douglas Batista, presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB. O princípio exposto pelo autor pode ser adapto a realidade das redes sociais, e o mais importante, o nosso comportamento em relação ao outro que pensa diferente de nós. Abaixo, o texto:
Assistimos estarrecidos os massacres promovidos por radicais muçulmanos nos últimos dias. O ato radical que provocou comoção e indignação internacional, sem dúvida, foi o assassinato dos cartunistas do Semanário "Charlie Hebdo" de Paris.
Segundo testemunhas os assassinos que invadiram a sede da revista dispararam contra os desprevenidos funcionários aos brados de “vingamos o profeta”. Uma clara referência a Maomé, o profeta fundador do Islamismo que tinha sido satirizado pelo Semanário.
Repudiamos fortemente a atitude terrorista e condenamos os atos criminosos praticados em nome do Islã (leia postagem anterior). Ninguém pode sair matando quem faz sátira de suas crenças ou vive e pensa diferente de sua cultura.
No entanto, é preciso parar e refletir. Concordamos que nada justifica o ato covarde e criminoso praticado em nome do Islã. Mas, uma questão deve ser racionalmente discutida: qual é o limite da liberdade de expressão? Ou será que não existem limites?
Temos o direito de ofender e satirizar a crença alheia? Podemos expor ao ridículo a fé de nosso próximo? Não devemos respeitar o direito de escolha das pessoas? Em um mundo civilizado não é consenso que nossa liberdade termina quando começa a liberdade do outro?
No Brasil é frequente, infelizmente, o uso da liberdade de expressão para ofender a fé cristã. A mídia, músicas, novelas, humoristas e programas diversos se revezam em dessacralizar o cristianismo. Não obstante nenhum cristão sai por ai metralhando e tirando a vida das pessoas que discordam de sua fé. Isto pelo fato do Evangelho de Cristo ensinar o amor e o perdão. Ao contrário do Alcorão que incita o ódio e vingança.
Será este o motivo da mídia brasileira satirizar a fé cristã e nada publicar contra o islamismo? Será por isso que fazem uso da liberdade de expressão para ridicularizar quem não vai revidar, mas se acovardam em fazer o mesmo contra quem tem histórico de violência?
O mundo repudia a ação dos terroristas islâmicos e defende o direito de liberdade de expressão. Unimos nossas vozes neste brado mundial, porém, uma pergunta não quer calar: e o direito de escolha? Não deve ser respeitado? As escolhas dos judeus, muçulmanos, cristãos e adeptos de religiões diversas? Reitero o questionamento: não existem limites para a liberdade de expressão? Esse direito deve sobrepujar os demais direitos?
Em lugar de satirizar e ofender a religião de um indivíduo, povo ou nação, não seria melhor mostrar racionalmente a realidade acerca das religiões? É verdade que não devemos fechar os olhos para o mal que emana do islã e outras religiões que incitam o ódio e a intolerância. Contudo, defendo que devemos argumentar com fatos e não fazer uso de sátiras ofensivas. Do mesmo modo os ofendidos devem defender-se com o uso das leis em vigor e não fazer "justiça" com as próprias mãos.
No entanto, o Semanário "Charlie Hebdo" não se limita a fazer críticas meramente construtivas. As charges publicadas são extremamente ofensivas e sem respeito algum a religião alheia. A capa de novembro de 2012 publicou uma charge obscena da santíssima trindade e trazia como tema o casamento gay [1]. Fazer humor ou criticar é válido no estado de direito democrático, porém, bem diferente é blasfemar e desrespeitar. Contudo, apesar da conduta desrespeitosa da revista nada justifica a violência sofrida.
Diante desta realidade não deveria a imprensa respeitar a pluralidade religiosa? E assim requerer, por exemplo, que muçulmanos respeitem às escolhas dos cristãos que vivem em países islâmicos? Repito que nada justifica a violência muçulmana, mas torno a perguntar: qual é o limite da liberdade de expressão? Até onde ela deve chegar? Enfatizo que não apoio em nem simpatizo com a censura, mas acredito no bom senso.
Entendo que o direito de escolha é tão fundamental quanto o da liberdade de expressão. Ninguém pode ser cerceado de seu direito de expressão e nem de seu direito de escolha. Ninguém pode sair matando por ter sido satirizado, mas também ninguém deveria publicar sátiras ofensivas por discordar do pensamento ou da crença de alguém. Defendo a argumentação racional e o respeito pelas diferenças e repúdio a ofensa gratuita.
O direito de escolha deve ser respeitado. Discordo dos atos violentos e reitero que nada justifica o terrorismo dos radicais islâmicos, mas insisto: não estará o mundo sendo parcial e hipócrita discutindo apenas a liberdade de expressão e de modo tendencioso ignorando o respeito que se deve ao direito de escolha?
Reflita Nisso! (Texto extraído do site CPADNEWS: < http://www.cpadnews.com.br/blog/douglasbaptista/o-cristao-e-o-mundo/116/liberdade-de-expressao-e-o-direito-de-escolha.html > Acesso em 7 de Ago. de 207.)

[1] (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/01/charges-mais-polemicas-da-charlie-hebdo.html).
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Na seção REFLETINDO, a pergunta de número 2 pede para o aluno destacar alguns pontos negativos da rede social e sobre como deveríamos nos relacionar com ela. Aproveite essa questão para ampliar a reflexão. Após a exposição de todo o conteúdo da lição, escolha três ou mais alunos para que exponham os pontos negativos da rede social. A partir desses pontos, peça para que proponham maneiras de se relacionar na rede social de acordo com os princípios do Evangelho. Conduza a discussão e ao final feche o assunto apresentando o princípio do Evangelho de acordo com a lição ministrada.

Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do Setor de Educação Cristã da CPAD
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Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Efeitos Espirituais do Avivamento - Juvenis.

Lição 7

Efeitos espirituais do Avivamento
3° Trimestre de 2017
juvenis1
ESBOÇO DA LIÇÃO1. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS
2. COMPROMISSO COM UMA VIDA DE ORAÇÃO
3. UM CORAÇÃO QUEBRANTADO DIANTE DE DEUS
OBJETIVOS
Reconhecer
 algumas marcas do verdadeiro avivamento;
Defender a centralidade da Palavra de Deus;
Perceber o valor da oração e do coração quebrantado.
   Querido (a) professor (a), passamos da metade da nossa revista e ao longo destas lições seus alunos vêm sendo instruídos e inspirados, ao aprenderem sobre genuínos avivamentos. Na próxima aula não será diferente, iremos estudar os efeitos espirituais que este movimento causa, individual e coletivamente.
   Procure bater um papo na linguagem de seus alunos sobre os impactos que um avivamento teria em suas vidas, igreja e sociedade. Deixe que se expressem livremente, a fim de perceber se há alguma barreira os impedindo de crescer espiritualmente. Se possível, converse em particular com aqueles que você achar necessário. 
   É muito importante que você sempre se disponha a ouvi-los e ajudá-los, sem condenação e represálias. Seus juvenis podem ter dificuldade de se abrir com seus pais e outros responsáveis, mas pode ver em você um amigo, conselheiro e ajudador nos seus dilemas e lutas diárias. O Senhor Jesus o ungiu para tal, afinal ser um mestre é muito mais do que apenas aplicar o conteúdo de uma revista de Escola Dominical, ou da própria Bíblia. Veja o exemplo do próprio Rabi, Jesus Cristo. Ele andava com seus discípulos, lhes era próximo, com paciência e amor tirava suas dúvidas, lhes dava exemplos com sua própria vida, os ensinava na linguagem que entendiam, os ajudava em suas falhas, vendo e os inspirando a tornarem-se servos de Deus melhores. Que seus alunos possam ver o Mestre dos mestres em você.


[...] O avivamento pode ser definido como o retorno aos princípios que caracterizavam a Igreja Primitiva. É o retorno à Bíblia como a nossa única regra de fé e prática. É o retorno à oração como a mais bela expressão do sacerdócio universal do cristão. É o retorno às experiências genuínas com o Cristo, sem as quais inexistiria o corpo místico do Senhor. É o retorno à Grande Comissão, cujo lema continua a ser: “...até aos confins da terra...” O avivamento, enfim, é o reaparecimento da Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus.

De acordo com Arthur Wallis, o avivamento é a intervenção divina no curso normal das coisas espirituais: “É o Senhor desnudando o seu braço e operando com extraordinário poder sobre santos e pecadores”.

Depois de haver reanimado tantas igrejas que jaziam à morte, Charles Finney já tinha condições de afirmar ser o avivamento um novo começo de obediência a Deus.

[...] O avivamento não é só emoções. Não é só carga afetiva, nem aquela euforia que hoje nos embala, e amanhã desaparece como que por taumaturgia. Leve-nos embora às mais ruidosas manifestações, não é este o seu objetivo primacial, conforme acentuaria Ernest Baker: “Um avivamento pode produzir barulho, mas não é nisso que ele consiste. O fator essencial é a obediência de todo o coração”.

[...] O principal objetivo do avivamento é manter a Igreja como a agencia por excelência do Reino de Deus. É preservar-lhe as características de movimento. É arrancá-la ao denominacionismo. É compungi-la a reassumir aquela missão que lhe deu o Cristo de forçar as portas do inferno.” (ADRADE, Claudionor de. Fundamentos Bíblicos de Um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: 2004, CPAD, pp. 40-41)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - Tempo Para Estar a Sós com Deus - Jovens.

Lição 7

                             Tempo Para Estar a Sós com Deus
3° Trimestre de 2017
jovens
INTRODUÇÃO
I - O SEGREDO DA ESPIRITUALIDADE
II - O TEMPO DOS TEMPOS
III - O VALOR DE ESTAR A SÓS COM DEUS
CONCLUSÃO
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivo principal levar o jovem a refletir a respeito do valor e dos benefícios de se ter um tempo para estar a sós com Deus. Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, leia o subsídio abaixo:
“Na última noite de Jesus com seus discípulos, Ele os conduziu a um jardim. Um lugar secreto, mas muito conhecido do Senhor. Um lugar de oração, de comunhão, o jardim do Getsêmani, que ficava no Monte das Oliveiras.
A opção de Jesus pelo jardim era frequente. Enquanto cada um se recolhia para descansar, Jesus saía na escuridão da noite para buscar o Pai. Essa preferência de Jesus pelo jardim da oração está espalhada em toda a Bíblia. Em João 7.53, por exemplo, há a informação de que cada um foi para a sua casa, mas logo em seguida, em João 8.1, está escrito: ‘Porém Jesus foi para o Monte das Oliveiras’.
Ocorre que, no meio do caminho para o jardim, havia o ‘Ribeiro do Cedrom’ — que significa ‘escuro’. O jardim destilava aromas, mas antes de chegar ao Getsêmani as densas trevas do ‘Cedrom’ deveriam ser vencidas. Atravessá-lo demandaria esforço. Está escrito: ‘Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí com eles’ (Jo 18.1 - ARA). Assim, mais uma vez, depois de atravessar o vale escuro, Jesus entrou no jardim do Getsêmani.
O que aconteceu naquela última noite no jardim foi especial, pois foi ali que Jesus, na companhia dos amigos, decidiu seu futuro entregando sua vida em sacrifício por nós. O Calvário foi o resultado da entrega feita no Getsêmani. Foi naquele horto que Jesus declarou sua dor, mas foi ali também que ele recebeu consolo por um anjo, e que ele curou Malco, alguém que queria lhe fazer mal, representando toda a humanidade.
Que lugar especial é esse? É o lugar aonde Deus deseja nos levar diariamente. O jardim do Getsêmani está perto de cada um de nós, logo após o ‘Cedrom’ da incredulidade e dos compromissos. Lá, desfrutaremos de ricos e decisivos momentos com Jesus.

Estar a sós com Deus no jardim, como acontecia frequentemente com Jesus, é uma experiência transformadora. A. W. Tozer, ao comentar o texto de Isaías 30.15, afirma:
Inquestionavelmente, parte do nosso fracasso hoje é a atividade religiosa que não é precedida de momentos de solidão ou de inatividade. Quero dizer, realmente ficar a sós com Deus e esperar, em silêncio e quietude, até que sejamos transformados pelo precioso e bendito Espírito de Deus. Então, quando agirmos, a nossa atividade realmente significará algo, porque fomos preparados para ela por Deus.1
Assim, viver no altar da presença de Deus, fazendo eco ao que dizia Tozer, produz transformação e impele o discípulo a impactar este mundo tenebroso pela ação do poder do Senhor.
O Senhor, em toda a Bíblia, convida seu povo continuamente para viver momentos de comunhão, para estar a sós com Ele. Na Bíblia, muitos homens tiveram audiências com Deus frequentemente, óbvio, a convite dEle. Isso aconteceu com Adão, nas virações dos dias, até que, com a Queda, o homem teve medo de Deus e se escondeu, ao que Altíssimo indagou: Adão, onde estás? (Gn 3.9). Abraão também foi levado a ter contato mais íntimo com o Senhor. Está escrito: ‘Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas [...]’ (Gn 15.5). Em pelo menos outras duas ocasiões, Deus falou com Abraão à noite e, logo de madrugada, ele cumpriu o que o Senhor determinou (Gn 21.12-14; 22.3). Davi, de igual modo, mencionou que foi convidado por Deus a ter uma vida de comunhão (Sl 27.8), mesma experiência citada por Jeremias (Jr 33.3).
Conclusão
Estar a sós com Deus constitui-se em um privilégio inenarrável. Aliás, ter comunhão com o Todo-Poderoso, mais que um privilégio, é, sem dúvida, uma necessidade.

Na verdade, em todas as épocas, o homem teve pouco acesso à augusta presença do Senhor, principalmente do ponto de vista litúrgico, pois, em regra, os contatos eram mantidos por intermédio de sacerdotes, os quais eram os oficiais do templo que ouviam a voz de povo e levavam-na a Deus; no lugar santíssimo, ademais, eles só entravam uma vez por ano. Entretanto, quando Jesus entregou o espírito ao Pai no Calvário (Lc 23.46), oferecendo o sacrifício perfeito, abriu um novo e vivo caminho em direção a Deus (Hb 10.20). Os homens, a partir dali, poderiam estar face a face com o Senhor, sem o receio da morte. Um novo tempo chegara. Emanuel! Deus estaria bem perto do seu povo para sempre.
*Este subsídio foi adaptado de ODILO, Reynaldo. Tempo Para Todas as Coisas: Aproveitando as oportunidades que Deus nos dá. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 81-85.
Antes de ensinar aos jovens, reserve um tempo para estar a sós com o Pai em oração e adoração. Ouça o que Ele tem a lhe dizer a respeito do seu ministério de ensino e para a vida de seus alunos.

Que Deus o(a) abençoe.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens


1Bíblia com Anotações A. W. Tozer. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 838.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - A Necessidade do Novo Nascimento - Adultos.

Lição 7

A Necessidade do Novo Nascimento3° Trimestre de 2017
adultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – UM LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO
II – O NOVO NASCIMENTO
III – UMA NECESSIDADE
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Compreender a necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Apresentar Nicodemos como um líder religioso bem-intencionado;
II – Compreender o que é o novo nascimento;
III – Explicar por que é necessário nascer de novo.
PONTO CENTRALExplicar por que é necessário nascer de novo.

Caro professor, prezada professora,
A Paz do Senhor!
A lição desta semana é a respeito do artigo seis do Credo das Assembleias de Deus no Brasil: “6.[Cremos] Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9)”. De acordo com esse artigo, estão claras pelo menos duas verdades em relação ao novo nascimento: (1) o ser humano sem Deus precisa nascer de novo; (2) o novo nascimento ocorre pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus, com o auxílio do Espírito Santo e da Palavra de Deus pregada às pessoas. Por isso, podemos destacar duas doutrinas básicas nesse único artigo: a da Salvação e, especificamente, uma expressão desta, a Regeneração.

A salvação da pessoa sem Deus nada tem a ver com mérito pessoal ou autojustificação, mas com o livramento do indivíduo da condenação eterna e a restauração da comunhão do ser humano com o Criador. É o que afirma a nossa Declaração de Fé:
Cremos, professamos e ensinamos que a salvação é o livramento do poder da maldição do pecado, e a restituição do homem à plena comunhão com Deus, a todos os que confessam a Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal, precedidos do perdão divino: “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
Assim, à luz das Escrituras Sagradas, mais especificamente a partir da narrativa do diálogo de Jesus com o mestre judeu, Nicodemos, todo ser humano, religioso ou areligioso, precisa passar pela experiência salvífica do novo nascimento. É preciso nascer de novo, sofrer uma transformação de dentro para fora. É preciso passar pela experiência da Regeneração.

Num contexto em que várias ideologias presentes na sociedade propõem mudar o comportamento humano por intermédio de teorias da Educação, ou teorias psicanalistas ou psicológicas, de acordo com a tentativa de forçar uma mudança de mentalidade dos indivíduos, prometendo-lhes bem-estar e felicidades, o que mostrou-se um fracasso sistemático, é importante trazermos à tona a preciosa doutrina da Regeneração. Mas antes, vejamos a opinião de um importante psiquiatra e psicanalista, Viktor E. Frankl, em sua obra intitulada “O Sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver”, sobre a saúde do “interior humano”. Frankl mostra que o ser humano moderno sofre com uma “frustração existencial” expressada por “um sentimento de inferioridade, mas de um sentimento abismal de falta de sentido, que está associado a um sentimento de vazio interior”, o qual o estudioso da mente humana denomina de um “vazio existencial”. Aqui, não discutiremos o ponto de vista profissional da saúde psíquica, mas o objetivo é mostrar que a opinião de Viktor Frankl deixa claro o caos existencial do indivíduo moderno. Ele pode estar num país desenvolvido, cuja renda per capita garante uma vida confortável, tenha tudo funcionando suficientemente bem, entretanto, esse indivíduo se vê vazio, sem sentido, num sofrimento existencial incrível.
A história da Igreja mostra, por intermédio dos seus retumbantes testemunhos, que indivíduos ao passarem por uma experiência autêntica de regeneração resgataram o significado de sua existência. Isso ocorre porque essa experiência exprime uma transformação radical na consciência, a natureza interior de um indivíduo. Não há nada projetado, sugestionado para a pessoa fazer, simplesmente o indivíduo tem um encontro com Cristo e, por intermédio do Espírito Santo, é convencido de sua real natureza e decide viver para a glória de Deus. A Declaração de Fé das Assembleias de Deus denomina esse milagre de Regeneração, isto é, a
transformação do pecador numa nova criatura pelo poder de Deus, como resultado do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Essa obra é também conhecida como novo nascimento, ou nascer de novo e nascer do Espírito. Trata-se de uma operação do Espírito Santo na salvação do pecador.3
A Palavra de Deus mostra que Nicodemos, o mestre da religião judaica, estava cheio de certezas religiosas, mas nosso Senhor o fez perceber elas não faziam sentido algum sem ter a consciência verdadeira do maravilhoso salvador. A vida só faz sentido quando nos encontramos verdadeiramente com o nosso Senhor, Salvador e Rei. É preciso nascer de novo! É preciso ser regenerado! É preciso sofrer uma metanoia do Espírito!
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Professor, professora,
Após realizar a exposição do conteúdo da lição desta semana, separe pelo menos uns cinco minutos antes de encerrar o tempo na classe. Nesse momento, escolha dois ou três alunos e peça para que conte suas experiências de novo nascimento. Após compartilharem essas experiências, repare se há algum visitante na classe que ainda não teve um encontro com o Senhor Jesus. Se houver, não deixe de fazer o convite de salvação. Ore ao Senhor para que a aula deste domingo toque os corações.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CGADB/Editora CPAD, 2017, p.109.
FRANKL, Viktor E. O Sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver. São Paulo: É Realizações, 2015, p.9.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017, p.112.
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do setor de Educação Cristã (CPAD)
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