quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Lição 7 - 3º Trimestre 2017 - A Necessidade do Novo Nascimento - Adultos.

Lição 7

A Necessidade do Novo Nascimento3° Trimestre de 2017
adultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – UM LÍDER RELIGIOSO BEM-INTENCIONADO
II – O NOVO NASCIMENTO
III – UMA NECESSIDADE
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Compreender a necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Apresentar Nicodemos como um líder religioso bem-intencionado;
II – Compreender o que é o novo nascimento;
III – Explicar por que é necessário nascer de novo.
PONTO CENTRALExplicar por que é necessário nascer de novo.

Caro professor, prezada professora,
A Paz do Senhor!
A lição desta semana é a respeito do artigo seis do Credo das Assembleias de Deus no Brasil: “6.[Cremos] Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9)”. De acordo com esse artigo, estão claras pelo menos duas verdades em relação ao novo nascimento: (1) o ser humano sem Deus precisa nascer de novo; (2) o novo nascimento ocorre pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus, com o auxílio do Espírito Santo e da Palavra de Deus pregada às pessoas. Por isso, podemos destacar duas doutrinas básicas nesse único artigo: a da Salvação e, especificamente, uma expressão desta, a Regeneração.

A salvação da pessoa sem Deus nada tem a ver com mérito pessoal ou autojustificação, mas com o livramento do indivíduo da condenação eterna e a restauração da comunhão do ser humano com o Criador. É o que afirma a nossa Declaração de Fé:
Cremos, professamos e ensinamos que a salvação é o livramento do poder da maldição do pecado, e a restituição do homem à plena comunhão com Deus, a todos os que confessam a Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal, precedidos do perdão divino: “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (At 10.43).
Assim, à luz das Escrituras Sagradas, mais especificamente a partir da narrativa do diálogo de Jesus com o mestre judeu, Nicodemos, todo ser humano, religioso ou areligioso, precisa passar pela experiência salvífica do novo nascimento. É preciso nascer de novo, sofrer uma transformação de dentro para fora. É preciso passar pela experiência da Regeneração.

Num contexto em que várias ideologias presentes na sociedade propõem mudar o comportamento humano por intermédio de teorias da Educação, ou teorias psicanalistas ou psicológicas, de acordo com a tentativa de forçar uma mudança de mentalidade dos indivíduos, prometendo-lhes bem-estar e felicidades, o que mostrou-se um fracasso sistemático, é importante trazermos à tona a preciosa doutrina da Regeneração. Mas antes, vejamos a opinião de um importante psiquiatra e psicanalista, Viktor E. Frankl, em sua obra intitulada “O Sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver”, sobre a saúde do “interior humano”. Frankl mostra que o ser humano moderno sofre com uma “frustração existencial” expressada por “um sentimento de inferioridade, mas de um sentimento abismal de falta de sentido, que está associado a um sentimento de vazio interior”, o qual o estudioso da mente humana denomina de um “vazio existencial”. Aqui, não discutiremos o ponto de vista profissional da saúde psíquica, mas o objetivo é mostrar que a opinião de Viktor Frankl deixa claro o caos existencial do indivíduo moderno. Ele pode estar num país desenvolvido, cuja renda per capita garante uma vida confortável, tenha tudo funcionando suficientemente bem, entretanto, esse indivíduo se vê vazio, sem sentido, num sofrimento existencial incrível.
A história da Igreja mostra, por intermédio dos seus retumbantes testemunhos, que indivíduos ao passarem por uma experiência autêntica de regeneração resgataram o significado de sua existência. Isso ocorre porque essa experiência exprime uma transformação radical na consciência, a natureza interior de um indivíduo. Não há nada projetado, sugestionado para a pessoa fazer, simplesmente o indivíduo tem um encontro com Cristo e, por intermédio do Espírito Santo, é convencido de sua real natureza e decide viver para a glória de Deus. A Declaração de Fé das Assembleias de Deus denomina esse milagre de Regeneração, isto é, a
transformação do pecador numa nova criatura pelo poder de Deus, como resultado do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Essa obra é também conhecida como novo nascimento, ou nascer de novo e nascer do Espírito. Trata-se de uma operação do Espírito Santo na salvação do pecador.3
A Palavra de Deus mostra que Nicodemos, o mestre da religião judaica, estava cheio de certezas religiosas, mas nosso Senhor o fez perceber elas não faziam sentido algum sem ter a consciência verdadeira do maravilhoso salvador. A vida só faz sentido quando nos encontramos verdadeiramente com o nosso Senhor, Salvador e Rei. É preciso nascer de novo! É preciso ser regenerado! É preciso sofrer uma metanoia do Espírito!
SUGESTÃO PEDAGÓGICA
Professor, professora,
Após realizar a exposição do conteúdo da lição desta semana, separe pelo menos uns cinco minutos antes de encerrar o tempo na classe. Nesse momento, escolha dois ou três alunos e peça para que conte suas experiências de novo nascimento. Após compartilharem essas experiências, repare se há algum visitante na classe que ainda não teve um encontro com o Senhor Jesus. Se houver, não deixe de fazer o convite de salvação. Ore ao Senhor para que a aula deste domingo toque os corações.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CGADB/Editora CPAD, 2017, p.109.
FRANKL, Viktor E. O Sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver. São Paulo: É Realizações, 2015, p.9.

Declaração de Fé das Assembleias de Deus, 2017, p.112.
Marcelo Oliveira de OliveiraRedator do setor de Educação Cristã (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário