quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - Crescendo Com Cristo - Pré Adolescentes.


Lição 12 – Crescendo em Cristo

1º Trimestre de 2018
Na aula desta semana seus alunos aprenderão sobre a importância do crescimento espiritual. É importante entender que o seus alunos já estão em processo de amadurecimento. Mas isso difere de aluno(a) para aluno(a), nem todos terão o interesse ou a facilidade de compreender tudo o que está sendo ensinado. Alguns podem até levar um pouco mais de tempo para amadurecer em determinado aspecto desta fase de transição entre a infância e a adolescência. No entanto, é seu papel, professor, demonstrar a paciência e sensibilidade necessárias para acompanhar com cuidado o momento que seus alunos estão vivendo.
É importante salientar que crescimento físico não é sinônimo de maturidade mental. Cada um tem o tempo certo de amadurecimento em cada área. Portanto, não espere determinado comportamento de alguém que ainda não possui condições de corresponder a determinado apelo. 
Outro aspecto importante e com relação à vida espiritual. À medida que os seus alunos estão crescendo, cresce também a responsabilidade em praticar a Palavra de Deus e ter uma conduta que sirva de testemunho para os colegas descrentes. O grande desafio com esta fase é não pressioná-los ou mesmo exigir um comportamento sem antes identificar se já deixaram, de fato, a infância. Seus alunos certamente terão muito a crescer e aprender com você, mas isso só será possível se sentirem a tranquilidade de confiar em sua capacidade de compreendê-los. Isso não significa concordar com seus erros, mas demonstrar certa assertividade na forma como aconselha seus alunos. Isso significa que você será pacífico e firme nas suas afirmações sem precisar ser agressivo.
O crescimento espiritual de seus alunos é mais uma etapa do processo de santificação e amadurecimento na fé. A respeito disso o apóstolo Pedro declara aos seus leitores que eles deveriam nutrir-se do leite racional da Palavra de Deus (1 Pe 2.2). A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, pp. 1939-40) traz um comentário sobre este versículo:
Como filhos nascidos de Deus (1 Co 6.19; Gl 4.6), devemos desejar e ansiar pelo leite puro da Palavra de Deus (1 Pe 1.23-25). Um sinal seguro do nosso crescimento espiritual é um forte desejo de nos alimentar com a Palavra viva e permanente de Deus. Assim, devemos estar alerta quanto à perda de fome e sede pela Palavra de Deus, coisas estas que nossas atitudes erradas podem destruir (v. 1) e também não deixar que as preocupações, riquezas e prazeres desta vida sufoquem a vida espiritual (Lc 8.14; ver Mt 5.6).
Aproveite o assunto da lição e pergunte aos seus alunos quais são os empecilhos para que uma pessoa possa crescer e se tornar um adulto forte. Relacione no quadro uma lista com esses empecilhos. Em um espaço ao lado, ainda no quadro, pergunte aos alunos e registre uma lista com tudo o que pode impedir o crescimento espiritual de uma pessoa após entregar a sua vida a Jesus Cristo. Reforce a lição de que o pecado e a falta de comprometimento com a aplicação da Palavra de Deus dificultam o crescimento espiritual. Mostre que a prática dos ensinamentos de Cristo leva o crente a crescer tornar-se parecido com Ele.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário