quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 09 - 1º Trimestre 2018 - O Que é a Igreja? Juvenis.


Lição 9 - O que é a igreja?

1º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. IGREJA: EU, VOCÊ, NÓS
2. IGREJA SAL E LUZ
3. A IGREJA E SUA MISSÃO
4. UM CONVITE AO COMPROMETIMENTO
OBJETIVOS
Compreender o termo bíblico Igreja;
Reconhecer a Igreja como Sal da terra e Luz do mundo;
Descrever a intransferível missão da Igreja.
Querido (a) professor (a), nosso Salvador Jesus Cristo não veio ao mundo com o propósito de fundar uma nova “religião”, e sim nos salvar, verdadeiramente nos levando ao Pai; Ele não queria estabelecer mais “templos”, sim uma família espiritual, que seja luz e sal neste mundo, que o impacte através de seu exemplo e atraia mais e mais pessoas à salvação. Na próxima aula você e seus alunos conversarão sobre esse importante papel do Corpo de Cristo, da Igreja de Deus, não como paredes ou denominações, não como instituição humana, onde se reúnem membros de uma religião, mas como seus legítimos representantes na Terra, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo. Querido (a) professor (a), nosso Salvador Jesus Cristo não veio ao mundo com o propósito de fundar uma nova “religião”, e sim nos salvar, verdadeiramente nos levando ao Pai; Ele não queria estabelecer mais “templos”, sim uma família espiritual, que seja luz e sal neste mundo, que o impacte através de seu exemplo e atraia mais e mais pessoas à salvação. Na próxima aula você e seus alunos conversarão sobre esse importante papel do Corpo de Cristo, da Igreja de Deus, não como paredes ou denominações, não como instituição humana, onde se reúnem membros de uma religião, mas como seus legítimos representantes na Terra, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo.
Proponha aos seus alunos esta auto-reflexão: Como você tem sido enquanto Igreja de Cristo? Tem espalhado seu amor no mundo? Tem ajudado pessoas, pregando o Evangelho não só com palavras, mas também com ações? Jesus não nos chamou para levarmos um conjunto de regras ou palavras bonitas, mas para seguir os seus passos de amor e Reino de Deus em ação. Não para sermos juízes dos pecadores, mas um pescador de almas; um edificador e gerador de vidas. Não basta freqüentarmos a igreja, mas sermos a Igreja, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Conforme o próprio Rabi nos ensinou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40). “Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” (Gl 5.14). Assim, naturalmente mais e mais pessoas irão sendo atraídas a Cristo, pelo amor dEle irradiando através de seus representantes na Terra, da legítima Igreja de Cristo (Cf At 2.47). 
A igreja tem muito a aprender com o Mestre em relação ao trato com as pessoas. Vejamos:
Os rejeitados – Como Jesus tratou a mulher adultera de João 8? Amou-a e perdoou-a. Como tratou a mulher samaritana de João 4, pecadora e rejeitada por todos? Ouviu, falou, dialogou, perdoou e a transformou numa missionária. Como Jesus tratou o desprezível leproso de Mateus 8? Tocou nele, quebrando até preconceitos legais dos judeus. Jesus nos ensina que a lei mais importante e poderosa é a do amor.
Os enfermos – Jesus tratou-os com amor e os curou, tocando neles, perdoando seus pecados, dando uma palavra de ânimo e enchendo seus corações de fé. A mulher do fluxo de sangue (Mc 5) tocou nEle e recebeu virtude, sendo curada. Tratemos os enfermos com amor e virtude para os curar em nome de Jesus. 
Os pecadores – Precisamos aprender com Jesus como tratar os pecadores. Jesus os tratou com profunda compaixão. Zaqueu (Lc 19) era um pecador terrível. Se Jesus seguisse o parecer da multidão não teria se importado com ele, porém o Mestre soube amar a ponto de ir à casa daquele homem e transformar a sua vida. E aquela mulher de Betânia, na casa de Simão, a qual lavou os pés de Jesus com uguento (Mt 26)? Jesus foi censurado por aceitar aquele ato, mas o Mestre ama os pecadores, mesmo que a maioria não concorde com o nosso amor. O importante é parecer com Jesus. 
Os pobres – Mateus 11.5 diz que “aos pobres é anunciado o evangelho”. Na verdade Jesus tratou os pobres com carinho, amor e afeto, sem discriminação. Matou sua fome e resolveu seus problemas. Que o Senhor nos ajude a amar todos sem discriminação nem preconceitos.
Os oprimidos – Jesus expulsou demônios, libertou os oprimidos, trouxe paz aos corações. Tratou os oprimidos com muito carinho, fazendo renascer a esperança que havia morrido, reviveu a motivação que tinha acabado e trouxe de volta a alegria que morrera. Existem multidões oprimidas à nossa volta. Como as trataremos? Aprendamos com Jesus a tratar com amor aos oprimidos. 
Os caídos – Como cuidaremos de nossos caídos. Desviados e fracassados? Pedro caiu, fracassou, se entristeceu e se amargurou. Porém, Jesus o tratou com carinho, perdoando-o e consagrando-o pastor. Que tratamento! Que amor! Aprendamos esta lição e tratemos os nossos caídos, em vez de abandoná-los e expulsá-los sem amor e sem afeto, com desprezo e zombaria. Que com profundo amor, busquemos os caídos de volta para a família de Deus.
Que a Igreja do início do milênio aprenda com Jesus a tratar as pessoas que precisam de uma palavra, de um afeto, de um conselho, de respeito e valorização. A Igreja pode dar isso às pessoas se aprender com Jesus.  (FERREIRA, Israel Alves. Igreja: Lugar de Soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.24-25)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Boa aula!
Por Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário