quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - A Morte de Jesus na Cruz - Primários.


Lição 12 - A Morte de Jesus na Cruz

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus morreu na cruz para nos salvar.
Ponto central: Jesus é o único que pode nos salvar.
Memória em ação: “[...] Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas” (1 Co 15.3).
Querido(a) professor(a), na nossa próxima aula transmitiremos aos pequeninos  o ponto alto não só do Cristianismo, mas de toda a história da humanidade: a crucificação de Jesus. O momento do Tetelestai, em que Cristo consumou o plano da salvação, tão misericordiosamente arquitetado por Deus, por amor a nós. Querido(a) professor(a), na nossa próxima aula transmitiremos aos pequeninos  o ponto alto não só do Cristianismo, mas de toda a história da humanidade: a crucificação de Jesus. O momento do Tetelestai, em que Cristo consumou o plano da salvação, tão misericordiosamente arquitetado por Deus, por amor a nós. 
Você consegue imaginar entregar o seu bem mais precioso, o ser mais amado e único para você na terra em prol de pecadores indiferentes e impiedosos? Se não conseguimos mensurar nossa dor em tal posição que dirá a do Criador, ao oferecer o seu unigênito puro e perfeito para morrer como um criminoso mais sujo, da forma mais humilhante e brutal da época.
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. (Is 53.4-6)
É imprescindível que seus alunos compreendam que Jesus tinha todo o poder para se livrar da cruz. Para isso, sugerimos que após a lição você sente a turma em círculo e pergunte qual super-herói dos quadrinhos, desenhos ou cinema eles mais gostam e por quê. Deixe que eles se expressem livremente, porém, um de cada vez. Em seguida, enfatize que todos esses personagens não existem de verdade, eles foram criados para historinhas de ficção. Mas Jesus é real! Ele veio ao mundo de verdade e tudo o que a Bíblia nos diz realmente aconteceu.
Diga que mesmo quando Jesus estava lá na cruz, Ele tinha todo poder, aliás, poderes muito maiores do que os dos super-herois dos quadrinhos que eles mencionaram. Ele poderia ter saído daquela situação de dor tão terrível e aniquilado todos os seus inimigos, se Ele quisesse. Mas pergunte se alguém sabe por que Ele assim não fez?! Aguarde as respostas. Frise que um verdadeiro heroi salva as pessoas. E Jesus sabia que se Ele saísse da cruz, seríamos nós que iríamos para o castigo. Porque todos nós cometemos algum erro em algum momento da vida e para entrar no Céu necessitaríamos ser 100% perfeitos. Nosso herói Jesus sabia que nenhum de nós conseguiria e assim estaríamos condenados a irmos para o inferno. Então, Ele escolheu pagar pelos nossos erros no nosso lugar, na cruz Ele decidiu nos salvar. “Vamos agradecer ao nosso verdadeiro super-herói Jesus Cristo por nos dar tão grande salvação?!”
Ore com seus alunos agradecendo a Cristo por ter morrido em nosso lugar, por ter enfrentado a cruz para nos salvar e reservado um lugar para nós no Céu, ao lado dEle e do Pai. Ore com seus alunos agradecendo a Cristo por ter morrido em nosso lugar, por ter enfrentado a cruz para nos salvar e reservado um lugar para nós no Céu, ao lado dEle e do Pai.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário