sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mais Subsídios - Lição 10 - 2º Trim. 2012.


Lição 10

O GOVERNO DO ANTICRISTO 

03 de junho de 2012 

TEXTO ÁUREO 


Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”  (1 Jo 2.18) 

VERDADE PRÁTICA 


O espírito do Anticristo já opera no mundo. Portanto, combatamo-lo com a Palavra de Deus e com a divulgação do Evangelho de Cristo até aos confins da terra.  

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”  (1 Jo 2.18) 

Nosso texto áureo inicia com a expressão “filhinhos” que indica afeição do ancião João, aos membros da Igreja, uma comunidade nova e inexperiente, que precisava ser exortada e alertada sobre os anticristos (1 Jo 2.18-26).

O idoso apóstolo João declara que “já é a última hora”, frase que ocorre somente nesta passagem de todo o Novo Testamento, mas que se assemelha as expressões: “último dia” ou “últimos dias”.

Essa expressão nos escritos de João indica um período, esse período está sendo vivenciado desde a igreja primitiva, mas que a cada momento mais se aproxima de seu clímax, que ocorrerá depois da volta do Senhor nas nuvens para arrebatar a sua Igreja, é a “grande tribulação”.

Importante ressaltar que a Confissão de Fé das Assembleias de Deus no Brasil declara: “CREMOS: Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14)”. Grifo nosso.

A expressão “último dia” para o judaísmo indicava o tempo imediato antes do advento do Messias. No cristianismo indica o tempo de crise que precederá a segunda volta de Cristo, mas não o clímax dela que é “grande tribulação”, a “ira futura”, já que não cremos que a igreja sofrerá tal ira, ou seja, a grande tribulação: “E esperar do céu a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Ts 1. 10). Grifo nosso.

Portanto, a idéia de “última hora” como está no nosso texto áureo: Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora (1 Jo 2.18), não se refere a “grande tribulação”, mas a um período onde o espírito do anticristo opera.  João declara que já é a “última hora”, ou seja, na época dele, já havia iniciado a manifestação daqueles que desposavam o pensamento do anticristo, o espírito do anticristo.

A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 2.3-13: Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;”
(Grifo nosso).

Segundo o apóstolo Paulo, existe algo que resiste a materialização imediata do anticristo, o filho da perdição, nós membros da Assembleia de Deus, compreendemos que está em foco o Espírito Santo, presente na Igreja, Senhor e Guia da Igreja, Ele é o poder refreador do anticristo.

Mas com o arrebatamento da Igreja pela atuação do Espírito Santo, nada mais há para impedir que: “...se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2.3-4).  Portanto, com a saída do Espírito Santo, com o arrebatamento da Igreja, haverá a manifestação do homem do pecado, o anticristo e a grande tribulação.

Quando o Espírito Santo sair deste mundo arrebatando a Igreja para encontrar Cristo nos ares, então o imenso dilúvio de depravação e perversidade tomará conta do globo terrestre inteiro, transformando a existência humana num autêntico inferno, é a grande tribulação que há de assolar os moradores da terra. Portanto o Espírito Santo é o único que pode reter a maré gigantesca da iniqüidade: E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;” (2 Ts 2.6-7).

É importante salientar que no judaísmo como no cristianismo, esse tempo indica um período de apostasia, de degradação moral, de levantes sociais e políticos, como se estivéssemos já na noite, mas ela se tornará ainda mais e mais escura antes da madrugada, essa é a idéia que prevalece aqui como “última hora”.

O apóstolo João afirma: “...como ouvistes que vem o anticristo,...” , isso porque já existia a tradição, na igreja primitiva do “anticristo”, provavelmente essa crença estava calcada nas palavras do Senhor Jesus (Mt 24.23-46 e João 5.43), também Paulo fala  sobre o anticristo(2 Ts 2.3).

João nesse pequeno versículo (1 Jo 2.18) declara que haverá um único anticristo, embora anunciado de antemão por diversos anticristos: ...como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos;...”.

Quem ou que é o Anticristo? A palavra original em grego para “anticristo” pode ter dois significados. Pode significar “contra Cristo”, no sentido de uma pessoa ou um certo poder estar em oposição ao trabalho de Cristo. Ou a palavra poder significar “em vez de Cristo”, no sentido de uma pessoa ou um certo poder ‘tomar o lugar de Cristo’ , ou é uma ‘imitação de Cristo’.

No nosso texto áureo (1 Jo 2.18) declara que além da vinda de um Anticristo especial, havia muitos outros anticristos em existência durante a era da Igreja primitiva.

Em 1 João 2.19 e 26 lemos: “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco... Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.”  De acordo com 1 João 2.18-26, anticristos eram falsos cristãos que se haviam separado do grupo dos verdadeiros crentes. Eram mentirosos que afirmavam que Jesus não era o Messias.

 Em 1 João 2.22 lemos: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho”, e em 2 João 1.7 lemos: “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador é o anticristo.” 

Neste contexto bíblico de 1 João 2. 18-29, os anticristos não são ateus, não são pagãos que estão lutando contra Jesus. Infelizmente são indivíduos que estão pregando um outro evangelho, obviamente, não o verdadeiro. É um ‘evangelho diferente’. A Bíblia diz em 2 Coríntios 11.4, 13-15 “Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” 

Jesus preveniu a Igreja sobre o trabalho enganador destes falsos profetas. A Bíblia diz em Mateus 7.15, 21-23 “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” 

Mais além Jesus advertiu que durante o período anterior à Sua Segunda Vinda, a última era da Igreja, os anticristos tentariam de fato fazer o papel de Cristo, pretendendo ser o Messias regressado. A Bíblia diz em Mateus 24.4-5, 24-26: “Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.” 

O escritor, teólogo e pastor Stantely Horton declara a respeito do anticristo: “Apesar de João não usar o nome ‘Anticristo’, o grego anti primariamente significa ‘em vez de’. Ele buscará ser o substituto daquele que foi Deus ungido. Noutras palavras o Anticristo não admitirá ser o Anticristo. Clamará ser o Cristo real, o fidedigno cumprimento das profecias que apontam para o rei que está vindo para implantar o seu reino” (Horton, p.172).

Que acontecerá a este Anticristo, e com o diabo que está por trás dele? A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 2:8-10 “E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos”, e em Apocalipse 20.10 declara: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta, e de dia e de noite serão atormentados para todo sempre”. 

RESUMO DA LIÇÃO 10 


O GOVERNO DO ANTICRISTO  

I.      QUEM É O ANTICRISTO

1.- Definição etimológica.

2. Definição teológica.  

II.  O APARECIMENTO DO ANTICRISTO

1.     Tempo.

2.    Lugar. 

III. O SUSTENTO DO GOVERNO DO ANTICRISTO

1. O Dragão.

2. O Falso Profeta. 

IV.- A PLATAFORMA DE GOVERNO DO ANTICRISTO

1. A promoção da mentira.

2. A promoção do pecado.

3. A promoção do culto à Satanás.

4.- A promoção de uma economia única. 

OBJETIVOS 


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

·   Definir o termo Anticristo.

·   Explicar como se dará o aparecimento e o governo do Anticristo.

·   Saber a plataforma e o fim do seu governo. 

COMENTÁRIO


introdução
Se lermos atentamente os jornais, concluiremos que o cenário já está montado para a ascensão de um governo único no mundo. O que era apenas ensaio há três décadas, já começa a ser encenado no Ocidente com os aplausos do Oriente. As nações, fustigadas pela globalização, suspiram por um líder com poderes ilimitados, a fim de reordená-las econômica e politicamente. É o que se depreende dos discursos proferidos nos organismos internacionais. O caos parece iminente. Abramos, agora, a Bíblia. As profecias mostram-nos como fato o que parecia ficção: o guia mundial, a quem a Palavra de Deus denomina de Anticristo, está mais próximo do que supomos. Ele aguarda apenas o momento apropriado, para assumir o controle absoluto da terra sob a proteção de Satanás. Em Apocalipse 13, a Palavra de Deus apresenta-nos uma tríade do mal: O Dragão (o Diabo), a Besta que emerge do mar (o Anticristo) e a que emerge da terra (o Falso Profeta). O Apocalipse nos mostra que o Anticristo e o Falso Profeta são agentes utilizados pelo Diabo para estabelecer um falso governo de paz e, desde o início da era mundial, executar seu plano para destruir a humanidade.  As Escrituras descrevem algumas características singulares para a realidade desse tempo, os últimos dias: Apostasia (2 Ts 2.3,7); Grande Tribulação (Mt 24.29,30); e Revelação do Homem do Pecado (Dn 7.24,25; 2 Ts 2.3,8,9). 

Palavra Chave 

GOVERNO: 

Capacidade ou possibilidade de exercer controle sobre um povo. 

I. QUEM É O ANTICRISTO


 A Bíblia apresenta o Anticristo como um personagem real. Não é lenda nem ficção literária. 
1. Definição etimológica. 
De origem grega, a palavra Anticristo significa, etimologicamente, aquele que se levanta contra Cristo, colocando-se em seu lugar (1 Jo 2.22). 
2. Definição teológica. 
O Anticristo é o representante máximo de Satanás. É a sua mais perfeita representação (1 Jo 2.18). Trata-se de um homem que, aliciado pelo Diabo, colocar-se-á à sua inteira disposição, com o intuito de governar o planeta em seu nome. Ele é conhecido também como a “besta que sobe do mar” e o “homem da iniquidade” (Ap 13.1; 2 Ts 2.3). Daniel no-lo mostra como o “assolador” (Dn 9.27). 


SINOPSE DO TÓPICO (I) 

O Anticristo, segundo as Escrituras, é um personagem real e não uma ficção. 

II. O APARECIMENTO DO ANTICRISTO
1. Tempo. 
O Anticristo manifestar-se-á logo após o arrebatamento da Igreja. A sua chegada coincidirá com a Septuagésima Semana de Daniel (Dn 9.27). E o seu governo terá a duração de três anos e meio (Ap 13.5). Após esse período, enfrentará a ira do Cordeiro: a Grande Tribulação. 
2. Lugar.
A sede política de seu governo será a cidade que, no Apocalipse, chama-se Babilônia (Ap 14.8). A hermenêutica profética permite-nos identificá-la com a metrópole que, no passado, sediou o Império Romano. Quando este reedificar-se, o Anticristo haverá de tomar a cidade de Roma como sede administrativa. Sua capital religiosa será Jerusalém que, espiritualmente, recebe do Evangelista os cognomes de Sodoma e Egito (Ap 11.8). Por ocasião da Septuagésima Semana de Daniel, o Santo Templo já estará reconstruído. E nele assentar-se-á o Anticristo como se fora Deus, reivindicando uma adoração que cabe apenas a Deus (Dn 9.27; Mt 24.15; 2 Ts 2.4). De Roma e de Jerusalém, a Besta que sobe do mar governará o mundo todo por quarenta e dois meses (Ap 13.5). Nessa empreitada, será sustentado pelo Dragão e pelo Falso Profeta.  

SINOPSE DO TÓPICO (II)

Após o arrebatamento da Igreja, o Anticristo haverá de se manifestar ao mundo. Suas sedes política e religiosa serão à Babilônia (Roma) e Jerusalém respectivamente.


III. O SUSTENTO DO GOVERNO DO ANTICRISTO 

O governo do Anticristo se dará através de uma tríade maligna: o dragão, o anticristo e o falso profeta, apresentada no capítulo treze do livro de Apocalipse. Tal período (A Grande Tribulação) será o mais assombroso da história humana. Apesar de a Grande Tribulação iniciar numa pretensa paz, iminentemente a humanidade será enlevada por uma repentina destruição (1 Ts 5.3). Portanto, o Anticristo contará com o suporte de dois tenebrosos personagens: um espiritual: o Dragão; e o outro humano: o Falso Profeta.

1. O Dragão.
O Dragão é identificado no Apocalipse como a Antiga Serpente (Ap 12.9). Conhecido também como Diabo e Satanás, foi o responsável pela primeira apostasia da humanidade, ao induzir Adão e Eva ao pecado (Gn 3.1-7). Nos últimos dias, seduzirá a raça humana a cometer a segunda grande apostasia da história: adorá-lo como deus na pessoa do Anticristo.
Os historiadores futuros certamente verão essa última rebelião da família adâmica como a Queda das quedas e a Apostasia das apostasias. O pastor, teólogo e escritor Stanley Horton declara:“Um gigantesco dragão de muitas cabeças e muitos chifres. Este dragão é identificado, no versículo 10 [Cap. 12], como Satanás. Assim como o cavalo vermelho, em 6.3, significa sangue e morte, também o vermelho deste dragão é uma referência ao fato de Satanás ser um assassino desde o princípio (Jo 8.44)” (Horton, pp.160,61). 

2. O Falso Profeta. 
Embora não passe de um embuste, o Falso Profeta será convincente e irresistível. Seus milagres e prodígios serão de tal forma grandiosos que até fogo fará descer do céu (2 Ts 2.9; Ap 13.13). O apóstolo Paulo chama seus milagres de mentirosos. Ele realizará dois grandes sinais. O primeiro será uma falsa ressurreição: fará com que o Anticristo, dado como morto num possível atentado, volte à vida (Ap 13.3). Diante do acontecido, a humanidade exclamará: “Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?” (Ap 13.4). Se o primeiro sinal causou admiração e espanto, o que não diremos do segundo? Ele ordenará aos que habitam na terra que ergam uma imagem à besta que sobrevivera à ferida mortal. Em seguida, dará vida à estátua, que se porá a falar (Ap 13.14,15). Com esses prodígios, convencerá todos a aceitarem a plataforma de governo do Anticristo. “[...] O Falso profeta estará a frente da igreja apóstata durante a primeira parte da Grande Tribulação (os verdadeiros crentes já terão sido arrebatados para o encontro com o Senhor Jesus nos ares). Assim, o Falso Profeta tornar-se-á o líder do sistema religioso mundial que o Anticristo estabelecerá na última parte da Grande tribulação [...]” (Horton, p.181).  

SINOPSE DO TÓPICO (III) 

O Dragão e o Falso Profeta sustentarão o governo do Anticristo. 

IV. A PLATAFORMA DE GOVERNO DO ANTICRISTO 

O Anticristo usará de todos os artifícios, quer naturais quer sobrenaturais, visando: 

1. A promoção da mentira. 
Representante do pai da mentira, o Anticristo terá por objetivo apagar toda a verdade que Deus imprimiu na Bíblia, na consciência humana e na história. Somente assim, conseguirá aprisionar a humanidade (2 Ts 2.11). Ele já começou o seu trabalho relativizando a verdade, inclusive a teológica.  

2. A promoção do pecado.
O Anticristo é conhecido também como o “homem do pecado” (2 Ts 2.3). Hoje ele promove o homossexualismo, o aborto e a eutanásia, como se tais pecados e iniquidades fossem virtudes teológicas. Amanhã, quando assumir o governo do mundo, promoverá o genocídio dos que não lhe aceitarem o sinal, e não haverá ninguém para levantar a voz contra esses crimes (Ap 20.4). 

3. A promoção do culto a Satanás. 
Durante o seu governo, constrangerá a humanidade a adorar o Dragão e seus demônios (Ap 9.20). A fim de que a idolatria, em seu mais alto grau, espalhe-se por toda a terra, o Anticristo levantar-se-á contra Deus e contra os que o adoram (2 Ts 2.4).  

4. A promoção de uma economia única. 
O Anticristo sabe que, somente controlando a economia do mundo, conseguirá subjugar a política internacional.
Por isso, instituirá um código, conhecido como a marca da besta, para que sem o seu número ninguém possa comprar ou vender (Ap 13.16-18). Com a globalização da economia, os governos caminham nesse sentido, não pressentindo o que os espera num futuro bem próximo. 

SINOPSE DO TÓPICO (IV)
As características do governo do Anticristo serão: a mentira, o pecado, a idolatria e a economia única. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Quando o Anticristo proclamar já ter alcançado todos os seus objetivos, o Dia do Senhor virá e ele sofrerá repentina destruição (1 Ts 5.3). Isso acontecerá após o seu quadragésimo segundo mês de governo (Ap 13.5). O que a Bíblia chama de Grande Tribulação abater-se-á sobre o reinado do Anticristo, levando-o à completa ruína. É a ira do Cordeiro sobre o império do mal (Ap 6.16). Jesus Cristo destruirá o império do Anticristo, para implantar o Reino de Deus em sua plenitude: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15).  

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 


HORTON, S. M. Apocalipse: As caisas que brevemente devem acontecer. 2.ed., RJ: CPAD, 2001.

MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 5.ed., RJ: CPAD, 2005.

HORTON, S. M. (Ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed., RJ: CPAD, 2007. 


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO 


Subsídio Teológico

“A Marca da Besta

Através da história, vem-se tentando identificar o Anticristo nos ditadores e tiranos. Quando me encontrava em Israel em 1962, um judeu convertido disse-me para prestar atenção no nome de Richard Nixon, pois vertido em hebraico soma exatamente 666. Mais tarde, um irmão da Itália contou-me que a inscrição dedicada ao papa, e que pode ser vista no interior da basílica de São Pedro, em Roma, em algarismos latinos, também soma 666. É digno de nota que alguns escribas antigos substituíssem o número 666, por 616, para que se encaixasse com o nome de calígula. A igreja primitiva, unanimemente, rejeitou o artifício. O Apocalipse, contudo, nada fala sobre a soma de números do nome da besta. A única chave é esta: ‘é o número de um homem’. Expositores da Bíblia interpretam o seis para simbolizar a raça humana. O três para designar a Trindade. A tripla repetição — 666 — pode simplesmente significar que o Anticristo é um homem que crê ser um deus, membro de uma trindade composta pelo Anticristo, Falso Profeta e Satanás (2 Ts 2.4; Ap 13.8)” (HORTON, S. M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed., RJ: CPAD, 2001, p.185).




Nenhum comentário:

Postar um comentário